Glórias do Passado: Taça das Cidades com Feiras 1969/70 - Vitoria SC - Banik Ostrava - 1ª Eliminatória

 

Taça das Cidades com Feiras 1969/70 - Vitoria SC - Banik Ostrava - 1ª Eliminatória


A estreia do Vitoria SC nas competições internacionais de clubes verificou-se na época de 1969/70 depois do excelente 3º lugar obtido no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1968/69.
.
O primeiro adversário dos vimaranenses naquela competição foi a equipa do Banik Ostrava, uma das melhores equipas do futebol da Checoslováquia, que na temporada de 1968/69 se havia classificado na 3ª posição da liga daquele país.
.
(Banik Ostrava)
.
A 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça das Cidades com Feiras da temporada de 1969/70 realizou-se na cidade de Guimarães. Chegou a ser conjecturado que o jogo se realizasse a um Domingo à tarde ou num dia em que fosse feriado, todavia, esta ideia, não foi possível concretizar e o desafio teve que ser realizado a meio da semana.

Como o Estádio Municipal de Guimarães não estava dotado de iluminação artificial ainda foi pensado na possibilidade de que o jogo fosse realizado na cidade do Porto, uma solução economicamente mais viável, um factor sempre a ter em conta, mas que implicaria um enorme sacrifício aos adeptos do Vitoria SC.

A participação nesta competição europeia importava para os cofres do clube um custo a rondar os 220.000 escudos, não só com a organização do jogo, mas essencialmente, com a viagem da equipa à Checoslováquia.

O jogo foi aprazado para as 17.45 horas do dia 10 de Setembro de 1969, data que naturalmente ficará marcada na história do clube. A cidade Guimarães, tal como nos dias de hoje, mobilizou-se em massa para aquele momento importante na vida do clube. O comércio e a indústria do concelho respondeu afirmativamente à solicitação do Vitoria SC, de forma que foi dada tolerância de ponto aos seus trabalhadores, permitindo que todos os interessados pudessem assistir ao encontro.

Foi um jogo que obviamente alterou a rotina da cidade de Guimarães, tendo a sua população respondido presente, mobilizando-se em massa para o Estádio Municipal e no apoio à sua equipa de futebol.

A título de curiosidade recordemos o preço dos bilhetes que permitiam o ingresso no Estádio Municipal de Guimarães para assistir à partida entre o Vitoria SC e o Banik Ostrava. Os sócios do Vitoria SC tinham à sua disposição bilhetes para a bancada central a 45 escudos, para a bancada lateral a 27.50 escudos e para a superior ao preço de 20 escudos.
.
O público em geral dispunha de bilhetes ao preço de 60 escudos para a bancada central, 40 escudos para a bancada lateral, um ingresso para a superior custava 30 escudos e para a geral importava o pagamento de 20 escudos.
.
(Um bilhete para o jogo Vitoria SC - FC Banik Ostrava)
.
Aquele dia 10 de Setembro de 1969, contrariamente ao esperado, foi um dia muito chuvoso, de tal forma que parecia estarmos em pleno inverno. As péssimas condições climatéricas condicionaram a afluência de publico ao Estádio Municipal de Guimarães, que ainda assim registou a presença de cerca de 7.000 espectadores, originando uma receita para os cofres do clube na ordem dos 185.000 escudos.

A partida foi arbitrada pelo árbitro espanhol Adolfo Bueno, que diga-se de passagem, segundo as crónicas, terá efectuado uma excelente arbitragem. Quanto às equipas, o Vitoria SC, treinado pelo português Fernando Caiado, apresentou o seguinte onze inicial: Roldão; Costeado, Joaquim Jorge, Manuel Pinto e Silva; Peres, Artur e Augusto; Zezinho, Carlos Manuel e Manuel. Pelo Vitoria SC alinhou ainda o avançado Mendes que entrou no decorrer da partida para o lugar de Manuel.

Por seu turno, a equipa do Banik Ostrava, apresentou a seguinte formação: Schmucker; Vecerek, Herot, Pisek, Weis, Kniesek, Hunger, Michalik, Kolecko, Bartalsky e Mazanik. No decorrer do encontro entrariam para o lugar de Kniesek, o atleta Sionko, e para o lugar de Kolecko, entrou Postulka.
.
Desde o apito inicial que o Vitoria SC lançou-se no ataque, tentando solucionar rapidamente a eliminatória em Guimarães. Essa entrada em campo e a forma como a equipa abordou inicialmente o jogo valeu-lhe, logo aos 10 minutos da partida, um golo apontado por Carlos Manuel, nome que assim ficará ligado à história do clube como o jogador que marcou o primeiro golo do Vitoria SC nas competições europeias.
.
(Cumprimentos entre os capitão do Banik Ostrava e do Vitoria SC, Peres, sob a supervisão do arbitro espanhol Adolfo Bueno, no Estadio Municipal de Guimarães)
.
Ao longo de toda a partida o Vitoria SC apresentou um sentido colectivo muito próprio, sempre sob a batuta do maestro Peres no meio campo, ganhando em todas as vertentes o jogo ao adversário. Mesmo após o primeiro golo os vimaranenses continuaram na mesma toada ofensiva tentando ampliar a vantagem.

Segundo as crónicas, ao longo da primeira meia hora de jogo, o Vitoria SC terá sido mesmo demolidor, jogando de forma rápida e desconcertante, cortando verdadeiramente a respiração à equipa da Checoslováquia que viu-se e desejou-se para aguentar aquela toada. Neste período o Vitoria SC dispôs de várias e flagrantes oportunidades de golo.

Depois dessa primeira meia hora o Vitoria SC perdeu algum fulgor, essencialmente fruto de algum preparo físico tão costume no início da época. A partir de então, também devido ao estado do terreno, passou a prevalecer a força em detrimento da técnica, e aí os checos tiveram algum ascendente sobre a equipa da cidade berço.
.
O Vitoria SC passou então a praticar um futebol de contenção, lutando freneticamente pela manutenção daquele resultado de 1-0 que lhe dava boas perspectivas para o jogo da 2ª mão na Checoslováquia.
.
(Vitoria SC - Banik Ostrava no Estádio Municipal de Guimarães)
.
A partida da 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça das Cidades com Feiras foi realizada no Estádio Bazaly, na cidade de Ostrava. Este jogo ficou marcado pela eficiência defensiva do Vitoria SC, com uma grande exibição de todo o sector mais recuado da equipa vimaranense, essencialmente o veterano guarda-redes Roldão que foi verdadeiramente espectacular.

Neste jogo disputado no dia 2 de Outubro de 1969, com a arbitragem de Barulescu da Roménia, a equipa do Banik Ostrava apresentou na equipa inicial os seguintes jogadores: Schmucker; Vecerek, Herot, Kniesek e Weis; Krizak, Junger e Bartalsky; Cuzik, Kolecko, e Michalie, o capitão, que seria substituído no decorrer da contenda por Postulka.
.
A equipa do Vitoria SC apresentou-se em Ostrava com a seguinte linha inicial: Roldão; Costeado, Manuel Pinto, Joaquim Jorge e Silva; Artur, Peres e Bilreiro; Manuel, Mendes e Carlos Manuel.
.
(Em Ostrava, imagem do jogo entre o Banik e o Vitoria SC)
.
Resultado final deste desafio cifrou-se num empate a 1-1, o que desde logo permitiu aos vimaranenses ultrapassar o adversário da Checoslováquia e assim prosseguir na competição, feito sempre assinalável para um estreante. O sucesso desta eliminatória foi a vitória do colectivismo de uma equipa que soube ultrapassar as dificuldades impostas pela valorosa equipa do Banik Ostrava.

Quanto ao jogo em si mesmo, reza a historia que o Banik Ostrava entrou na partida decidido a virar o rumo da eliminatória, pressionando fortemente a equipa de Guimarães. Contudo, o Vitoria SC não vacilou nem por um instante que fosse. Perante a ofensiva da formação checa, a equipa vimaranense, de forma brava, aguentou com maior ou menor dificuldade a pressão e manteve as suas redes invioladas.
.
Todavia, apesar do maior ascendente do Banik Ostrava, o Vitoria SC nunca perdeu o ensejo de causar alguns calafrios no último reduto da equipa checa, através de venenosos contra ataques.
.
(O guarda-redes Roldão do Vitoria SC na partida frente ao Banik Ostrava)
.
A equipa da Checoslováquia ainda acreditou que podia dar a volta à eliminatória quando aos 70 minutos de jogo o avançado Cuzik marcou o primeiro golo do desafio. Porém, apenas 7 minutos depois, precisamente aos 80, o médio do Vitoria SC Artur restabeleceu a igualdade no encontro, garantindo assim o resultado final de 1-1 e a passagem dos vimaranenses à próxima eliminatória da Taça das Cidades com Feiras.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Boas...

A margem direita deste blogue tem imagens fantásticas dos adeptos Vitorianos. Gostava de saber se as pode disponibilizar, principalmente as mais antigas.

bruno_ferreira@vitoriagrande.com

Saudações Vitorianas,
 
caro amigo, sou um colecionador de bilhetes de equipas portuguesas nas comp. europeias, estaria interessado em vender o bilhete do Vitoria-Banik que se apresenta no blog (isto se o bilhete for seu é claro) Cumps
 
Caro Gustavo:

O bilhete que surge neste post apenas tenho a sua imagem e não fisicamente.

Saudações Vitorianas,

Alberto de Castro Abreu
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter