Glórias do Passado: Nélson

 

Nélson


Poucos são os jogadores que podem gabar-se de ao longo da sua carreira ter representado, pelo menos, dois grandes clubes nacionais como o SL Benfica e o Sporting CP. Nelson Fernandes, nascido no dia 3 de Agosto de 1946 no Funchal, na Ilha da Madeira, está incluído nesse lote restrito de jogadores. Este madeirense, alem dos dois grandes clubes da capital, representou ainda o Varzim SC, o CS Marítimo e o Portimonense SC.

A sua carreira de futebolista iniciou-se no principal clube da sua terra natal, o CS Marítimo, jogando entre as épocas de 1957/58 a 1960/61 no escalão de juvenis da turma madeirense.

As qualidades futebolísticas de Nelson foram detectadas precocemente, pelo que, no início da temporada de 1961/62 transferiu-se para o SL Benfica, integrando a equipa dos encarnados que disputou os campeonatos de juniores.

Foi na equipa de juniores do SL Benfica que o jovem madeirense completou o seu processo de formação realizando 3 épocas consecutivas naquele escalão. Atingida a maioridade, Nelson foi cedido pelos encarnados a titulo de empréstimo ao Varzim SC na época de 1964/65, integrando a equipa sénior varzinista que disputou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, aí se estreando no principal escalão do futebol português.

Com apenas 18 anos de idade, Nelson teve a possibilidade de evidenciar todo o seu potencial, realizando ao serviço do Varzim SC, treinado por Artur Quaresma, uma temporada de grande nível, confirmando toda a excelência do seu futebol.

Nelson alinhou em 24 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1964/65, onde apontou 11 golos, uma marca de registo numa equipa de pequena dimensão como o conjunto varzinista. Foi mesmo o melhor marcador da equipa do Varzim SC nesta competição, muito contribuindo, com o seu desempenho, para o excelente 11º lugar obtido pela formação nortenha e a consequente manutenção entre os grandes do futebol português.
.
(Varzim SC - Sporting CC na época de 1964/65)
.
Bela Guttman, técnico dos encarnados, ordenou o retorno de Nelson ao SL Benfica, incluindo-o no plantel dos encarnados que atacou a temporada de 1965/66. No SL Benfica desta época, que foi o vice campeão nacional, atrás do Sporting CP, o campeão, Nelson teve a oportunidade de alinhar em 12 desafios do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, nos quais apontou 4 golos, o que perfaz uma boa media para um miúdo de apenas 20 anos de idade numa equipa com a dimensão dos encarnados.
.
De resto, naquela altura, bem como nas épocas que se sucederam, Nelson Fernandes, nunca passou efectivamente de um suplente. O conjunto encarnado possuía na frente do seu ataque jogadores de referência histórica como José Augusto, José Torres, Eusébio ou Simões, que tapavam literalmente a afirmação de Nelson na equipa do SL Benfica.
.
(SL Benfica na época de 1965/66)
.
Por causa desse facto, Nelson apenas realizou 12 golos, onde apontou 5 golos, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1966/67, na equipa do SL Benfica, treinada pelo chileno Fernando Riera, que se sagrou Campeão Nacional. Foi o primeiro título de campeão nacional de Nelson Fernandes, feito que repetiria, ao serviço dos encarnados na temporada seguinte.
.
Mas, na época de 1967/68, Nelson Fernandes foi parcamente utilizado pelos sucessivos técnicos dos encarnados (Fernando Riera, Fernando Cabrita e, finalmente, Otto Gloria), actuando tão só em 4 desafios do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sem ter apontado qualquer golo na prova.
.

(SL Benfica na temporada de 1967/68)

(No SL Benfica na época de 1967/68)
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1967/68)
.
Agora com 22 anos de idade, parecia esgotado o percurso de Nelson no SL Benfica, e talvez na alta-roda do futebol nacional. Para evitar esse desiderato e procurando um novo rumo na sua carreira, acabou por deixar o clube da Luz e ingressar novamente na equipa do Varzim SC, que continuava a militar na 1ª Divisão Nacional.

Ao serviço do Varzim SC na época de 1968/69, cujo treinador era Monteiro da Costa, Nelson Fernandes voltou a atingir o protagonismo que marcou a sua primeira passagem pela equipa da Povoa do Varzim.

Colectivamente a equipa do Varzim SC realizou mais uma grande temporada alcançando um meritório 9 lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1968/69, com Nelson Fernandes a actuar em 22 partidas da competição e apontando 6 golos.
.
(No Varzim SC na temporada de 1968/69)
.
As suas exibições ao serviço dos nortenhos da Povoa de Varzim, abriu-lhe também as portas da Selecção Nacional. Nelson tinha um percurso bem marcado nas selecções mais jovens de Portugal, contabilizando 5 internacionalizações pela Selecção Nacional de Juniores e, posteriormente, 5 pelas Esperanças, anteriormente designadas de Promessas e 2 pelas Selecção Nacional “B”.

Em 6 de Abril de 1969, Nelson fez a sua estreia pela selecção principal de Portugal, num jogo particular disputado no Estádio Nacional entre a equipa principal portuguesa e a Selecção do México. Nessa partida que terminou empatada a 0-0, com a Selecção Nacional comandada por José Maria Antunes e Juca, Nelson entrou no segundo tempo para o lugar de Laurindo.
.
Ao longo da sua carreira o madeirense Nelson Fernandes contabilizou mais duas internacionalizações pela Selecção “A” de Portugal, uma numa partida em Bucarest frente à Roménia, que os romenos venceram por 1-0, e outra num desafio disputado na capital portuguesa frente à Itália, que os italianos venceram por 1-2.
.
(Selecção Nacional de Esperanças em 1969)
.

(Selecção Nacional de Portugal)
.
Entretanto, a carreira de Nelson prosseguiu com o ingresso no Sporting CP, depois da excelente temporada realizada ao serviço do Varzim SC. Nos leões da Alvalade permaneceu 7 temporadas consecutivas, período durante o qual conquistou dois campeonatos nacionais e três Taças de Portugal.

Sagrou-se Campeão Nacional logo na época de estreia com a camisola do Sporting CP. Foi em 1969/70, actuando em 26 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sob o comando técnico de Fernando Vaz. Nesta temporada destaque para o número de golos obtidos por Nelson, 17 tentos, consagrando-se tão só como o melhor marcador da equipa leonina.
.
(Plantel do Sporting CP na época de 1969/70)
.
(Nelson no Sporting CP)
.
Na temporada seguinte voltou a ser um dos melhores marcadores do Sporting CP no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1970/71 com 7 golos apontados, os mesmos de Fernando Peres e Lourenço, seus companheiros no ataque da equipa de Alvalade, em 26 jogos em que alinhou.
.
(Equipa do Sporting CP na decada de 70)
.

(Plantel do Sporting CP no inicio da decada de 70)

(No Sporting CP na temporada de 1970/71)
.
Nesta época o Sporting CP, que continuava a ser tecnicamente liderado por Fernando Vaz foi somente o 2º classificado na principal liga portuguesa, atrás do SL Benfica, o Campeão Nacional.

Ao longo da sua carreira Nelson Fernandes defrontou variadíssimas vezes o Vitoria SC. Iremos destacar um desses jogos, precisamente o ocorrido na época de 1970/71 no Estádio José de Alvalade durante o Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O jogo foi arbitrado pelo juiz Carlos Monteiro de Setúbal, tendo a equipa do Sporting CP alinhado com o seguinte onze inicial: Damas; Tome, Calo, Zé Carlos e Hilário; Peres e Nelson; Chico Faria, Marinho, Lourenço e Dinis. No decorrer da partida Fernando Vaz lançou Gonçalves no lugar de Lourenço e o vimaranense Pedras no lugar de Peres.

A equipa do Vitoria SC, que atravessava imensas dificuldades nesta temporada de 1970/71, lutando pela sobrevivência no escalão máximo do futebol português, apresentou a seguinte equipa neste desafio de Alvalade: Rodrigues; Costeado, Herculano, Manuel Pinto, Joaquim Jorge e Silva; Artur, Augusto e Osvaldinho; Zezinho e Ademir. Jogariam ainda Ângelo que entrou no lugar do defesa Costeado e o jovem avançado Ibraim que substituiu Zézinho.
.
Neste encontro o Vitoria SC não conseguiu suster a equipa do Sporting CP que venceu por 4-0, com golos apontados por Dinis, logo aos 2 minutos de jogo e, já no decorrer da 2ª parte e numa altura em que o Vitoria SC tentava tudo por tudo por empatar, por Peres aos 65 minutos, Ze Carlos aos 70 minutos e finalmente o recordado Nelson Fernandes aos 78.
.
(Plantel do Sporting CP na decada de 70)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1971/72 o Sporting CP foi apenas o 3º classificado, desta feita, atrás de Vitoria de Setúbal e SL Benfica, novamente Campeão Nacional. Nelson Fernandes continuava a ser titular indiscutível na equipa do Sporting CP, realizando, nesta época, 28 jogos na divisão maior e apontado 5 golos.
.

(Equipa Sporting CP na temporada de 1971/72)

(Equipa do Sporting CP em meados da decada de 70)
.

Mas colectivamente, bem pior seria o ano seguinte com o Sporting CP a não ir alem do 5º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ronnie Allan primeiro e Mário Lino depois, os treinadores do Sporting CP durante esta época não conseguiram guindar o clube aos êxitos.

Nelson, porem, manteve a sua bitola exibicional, alinhando em 28 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Já a sua veia goleadora esteve novamente no seu melhor, anotando 18 golos na competição, formando com Yazalde uma dupla de ataque tremenda, que melhores frutos traria ao Sporting CP na época seguinte.

(Equipa do Sporting CP na temporada de 1972/73)

É que em 1973/74 o Sporting CP voltou a sagrar-se Campeão Nacional, com o português Mário Lino no comando técnico. Nelson Fernandes alinhou nas 30 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontado 11 golos na prova, mas numa época em que seria um dos principais municiador do avançado Yazalde que marcou 46 tentos.

Nelson Fernandes era um médio de ataque que jogava muito próximo dos avançados da equipa. Muitas vezes era também utilizado na frente de ataque no apoio mais próximo ao ponta de lança. Era um jogador essencialmente de construção de jogadas ofensivas e de assistências, contudo, como os números bem revelam, não deixava de ser um goleador.

Apesar da posição de centro campista, Nelson Fernandes tinha uma outra característica que o tornou celebre, precisamente, o seu espectacular jogo de cabeça. De facto, Nelson Fernandes era exímio a finalizar lances aéreos e frequentemente apontava golos finalizando jogadas dessa estirpe.

(Plantel do Sporting CP na temporada de 1973/74)

(Nelson no Sporting CP)

(Equipa do Sporting CP na temporada de 1973/74)
.

(Nelson Fernandes no Sporting CP)

(Sporting CP na época de 1973/74)

A temporada de 1974/75 foi bem mais conturbada para o Sporting CP com sucessivas alterações no comando técnico. Primeiro o mítico Alfredo Di Setefano, que foi substituído por Osvaldo Silva, que mais tarde também cedeu o lugar a Fernando Riera, foram os treinadores do Sporting CP nesta época. Realce para o reencontro de Nelson Fernandes com Fernando Riera, treinador chileno com quem tinha sido campeão no SL Benfica.

O Sporting CP foi o 3º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1974/75, apresentando os números individuais de Nelson uma presença em 28 partidas do nacional maior e 10 golos apontados.

(Sporting CP na decada de 70)

(No Sporting CP na temporada de 1974/75)
.

(Ao serviço do Sporting CP)

A época seguinte, de resto a ultima de Nelson no Sporting CP, foi colectivamente ainda pior que a anterior, já que a turma de Alvalade foi somente o 5º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/76. Treinado desta feita por Juca, Nelson alinhou em 27 partidas e apontou 4 golos na principal competição portuguesa.

Com 30 anos de idade, algo surpreendentemente, Nelson deixou o Sporting CP no final da temporada de 1975/76, colocando assim ponto final a uma relação com o clube da Alvalade que durou 7 anos. Decidiu regressar à sua terra natal e aos seu primeiro clube da carreira de futebolista com o propósito de auxiliar o CS Marítimo a subir à 1ª Divisão Nacional.

(Sporting CP na época de 1975/76)
.
(Caricatura de Nelson Fernandes com as cores do Sporting CP)
.
Terá sido a principal aquisição do CS Marítimo para a temporada de 1976/77. Depois de uma luta titânica com o GD Cuf, o CS Marítimo conseguiu vencer a Zona Sul da 2ª Divisão Nacional e assim ingressar no máximo escalão do futebol português. Nesta época, a acção de Nelson foi naturalmente essencial no feito alcançado pelo maritimista, que tinha como treinador o jovem portugues Pedro Gomes.
.
(Plantel do CS Maritimo na época de 1976/77)
.
(Equipa do CS Maritimo na decada de 70)
.
(Nelson Fernandes no CS Maritimo)
.
(Equipa do CS Maritimo na época de 1976/77)
.
Assim, na época de 1977/78, Nelson Fernandes estava de regresso à 1ª Divisão Nacional, agora em representação do CS Marítimo. O clube madeirense conseguiria - depois de superar varias dificuldades, nas quais se inclui varias alterações no comando da equipa técnica - a manutenção, fruto do 11º lugar na classificação geral.

Nelson actuou em 19 partidas e apontou 1 golo com a camisola do CS Marítimo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1977/78. Na ponta final desta temporada trabalhou novamente com treinador Fernando Vaz, seu antigo técnico no Sporting SC, que entrou no CS Marítimo a substituir Luís Agrela, que já havia ocupado o lugar inicialmente entregue a Pedro Gomes, este antigo companheiro de equipa nos tempos de Alvalade.
.
(CS Maritimo na temporada de 1977/78)
.
(Na equipa do CS Maritimo na temporada de 1977/78)
.
(Equipa do CS Maritimo)
.
(Nelson no Estádio dos Barreiros em 1977/78)
.
(Equipa do CS Maritimo na temporada de 1977/78)
.
Voltou a jogar na 2ª Divisão Nacional na época de 1978/79, agora representando o Portimonense SC, que apostava num rápido regresso à 1ª Divisão Nacional. Para esse desiderato a equipa algarvia dispunha um plantel de inegável qualidade, onde se destacava o sector ofensivo composto por Nelson Fernandes, já veterano, e Nelson Moutinho. Efectivamente, o Portimonense SC conseguiu vencer a Zona Sul da 2ª Divisão Nacional e consequentemente regressar à 1ª Divisão Nacional.
.
A temporada de 1979/80 foi a ultima época de Nelson Fernandes na 1ª Divisão Nacional e ultimo ano da sua carreira ao mais alto nível. Continuou em representação do Portimonense SC, apenas alinhando em 9 jogos e apontando 1 golo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do Portimonense SC na época de 1979/80)
.
(No Portimonense SC na temporada de 1979/80)
.
(Nelson com a camisola do Portimonense SC)
.
(Equipa do Portimonense SC na temporada de 1979/80)
.
O Portimonense SC conseguiria conquistar um meritório 8º lugar na principal competição nacional, atingindo facilmente o objectivo proposto que, evidentemente, passava pela manutenção, principalmente depois de Manuel Oliveira assumir o comando técnico da equipa algarvia.
.
(Caricatura do Nelson aquando da passagem pelo Portimonense SC)
.
(Em representação da equipa do Portimonense SC na época de 1979/80)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Já não me lembro dele no Benfica, e quase nada no Sporting. Mas, quanto ao Marítimo, foi uma das grandes re-aquisições do Marítimo para a época de 1976/77. Em grande jogador, tanto a médio de ataque, como a avançado recuado.

Um senhor do nosso futebol.

Comento mais... mais tarde!
.
 
SÓ É PENA QUE APÓS TANTA PESQUISA NÃO SAIBAM QUE O NOME NÃO É NELSON FERNANDES MAS SIM NELSON FERNANDO.
 
o nome é Nelson Fernandes.
Parece que quem anda a pesquisar mal é o anónimo.
 
O nome é mesmo "Nelson Fernando".
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter