Glórias do Passado: Temporada de 1969/70 - 3ª Parte

 

Temporada de 1969/70 - 3ª Parte


O Vitoria SC entrou no último terço do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1969/70 com legitimas expectativas de alcançar um lugar entre os clubes portugueses que se classificariam para disputar as competições europeias.

Nas últimas 9 jornadas da liga portuguesa o Vitoria SC manteve um desempenho que, sem se apelidar de brilhante, considerou-se suficiente para atingir o objectivo proposto e uma vez mais apurar-se para disputar a Taça Uefa.
.
Se na condição de visitado os vimaranenses venceram todas as partidas disputadas nesta ponta final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, já nos jogos realizados fora de Guimarães, a equipa do Vitoria SC apenas foi capaz de empatar por uma vez, contabilizando por derrotas todos os outros encontros.
.
(Treino da equipa do Vitoria SC no Campo da Amorosa em 1970/71)
.
Assim, à 18ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1969/70 o Vitoria SC recebeu e venceu categoricamente a sempre incomoda equipa da Académica de Coimbra por 4-0. Os quatro golos dos vimaranenses nesta partida foram marcados pelos avançados Mendes “Pé Canhão” e Manuel, pelo médio Augusto e ainda um através do defesa Osvaldinho, um jovem alentejano que se ia fixando na equipa principal do Vitoria SC.

Na jornada seguinte, o Vitoria SC viajou até à margem sul do Tejo, precisamente até ao Barreiro, para no excelente Estádio Alfredo da Silva, disputar o encontro contra o GD Cuf. O Vitoria SC saiu derrotado por 1-0, não conseguindo, mais uma vez, ultrapassar as tradicionais dificuldades que aquela equipa do Barreiro impunha jogando no seu reduto.

Regressando a Guimarães, o Vitoria SC recebeu no seu Estádio Municipal a formação do Boavista FC, que naquela altura lutava desesperadamente com o SC Braga pela fuga à despromoção.

O Vitoria SC viveu nesse jogo grandes dificuldades em derrotar a equipa boavisteira que se bateu com considerável galhardia, tendo em conta as diferenças de qualidades entre as duas formações.
.
A equipa vimaranense acabou todavia por vencer o encontro da 20ª jornada por 3-2, sendo os golos do Vitoria SC, registe-se, apontados pelo brasileiro Ademir, Mendes e o pelo médio Artur.
.
(Vitoria SC na temporada de 1970/71)
.
No encontro da 21ª jornada o Vitoria SC deslocou-se a Lisboa para defrontar a fortíssima equipa do Sporting CP, que sagrar-se-ia campeão nacional na época de 1969/70 com 8 pontos de vantagem sobre o SL Benfica o 2º classificado.

Na partida disputada no Estádio José de Alvalade o Vitoria SC foi totalmente impotente para suster a equipa leonina que venceu inapelavelmente por 5-1, tendo o golo de honra obtido pelos vimaranenses sido apontado por Mendes.
.
Seguiu-se o sempre apetecível derby minhoto, disputado no Estádio Municipal de Guimarães, em partida a contar para a 22ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O Vitoria SC, sem grandes dificuldades, venceu o SC Braga por 2-0, com golos da autoria do brasileiro Zézinho.
.
(Treino da equipa do Vitoria SC no Estádio Municipal)
.
À passagem da 23ª jornada surgiu uma nova derrota, desta feita, em Setúbal, frente ao Vitoria FC por 2-0. Nada teve de surpreendente este resultado, pois a equipa setubalense encontrava-se a realizar um desempenho a todos os títulos brilhante na temporada de 1969/70.

Alias, a equipa do Vitoria de Setúbal foi mesmo a 3ª classificada no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, longe da disputa do título de campeão nacional - em face do desempenho verdadeiramente demolidor do Sporting CP - mas que não deixa de ser uma classificação de relevo e demonstrativa da qualidade da equipa setubalense.

O Vitoria SC entraria então numa fase decisiva para a concretização dos seus objectivos. Com o CF Belenenses e FC Porto arredados da luta pelo apuramento para as competições europeias, e com o Sporting CP, SL Benfica e Vitoria de Setúbal bem distanciados no topo da classificação, o Vitoria SC, viu-se envolvido com o FC Barreirense e Varzim SC pela disputa de dois lugares de acesso às provas internacionais de clubes.

A 3 jornadas do fim do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, restava ao Vitoria SC receber no Estádio Municipal de Guimarães o União de Tomar e o FC Porto, e deslocar-se novamente ao Barreiro para enfrentar a equipa do FC Barreirense, concorrente directo na disputa por uma vaga de acesso às competições europeias.
.
Este último e decisivo ciclo iniciou com um vitória por 2-1 sobre União de Tomar, já condenado à descida à 2ª Divisão Nacional. Para o Vitoria SC marcaram Manuel e Zezinho, tendo o golo tomarense sido apontado pelo defesa vitoriano Joaquim Jorge na própria baliza.
.
(Vitoria SC na época de 1970/71)
.
Seguiu-se então um jogo decisivo. O Vitoria SC não podia perder na deslocação ao Estádio D. Manuel de Melo no Barreiro para defrontar o FC Barreirense, sob pena de hipotecar todas as hipóteses na luta pela classificação que permitisse o apuramento europeu.

Foi um jogo extremamente difícil, mas onde se impôs a capacidade da equipa do Vitoria SC de forma a garantir um empate final a 1-1, resultado por si só suficiente para que a equipa de Guimarães dependesse exclusivamente de si, no jogo da ultima jornada, para atingir o objectivo. Registe-se, ainda, que o golo do Vitoria SC foi apontado novamente por Zézinho que se encontrava, nesta altura, em grande forma e com uma capacidade goleadora notável.

Na última jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC venceu no Estádio Municipal de Guimarães o FC Porto, que foi tão só o 9º classificado na prova.

Foi uma vitoria difícil por 1-0, é certo, mas incontestável e também imprescindível, que deixava a equipa do Vitoria SC definitivamente no 5º lugar do Campeonato Nacional, com os mesmo pontos do 4º e 6º classificado, respectivamente o FC Barreirense e o Varzim SC.
.
O golo do Vitoria SC foi apontado somente no ultimo minuto do encontro por intermédio do internacional português Mendes, numa altura em que se calhar já poucos seriam os que acreditavam no sucesso da equipa, depois de muito sofrimento, não só dentro do campo, como nas bancadas do Estádio Municipal de Guimarães.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Caro Sr. Alberto,
Mais uma bela peça da história do VSC e do próprio futebol Português.
Parabéns!
Fernando (lusologos)
 
Caro Sr. Alberto,

Parabéns pelo seu blog e o meu obrigado pelo fantástico post sobre o Clube Desportivo das Aves!

Numa só palavra: Fantástico!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter