Glórias do Passado: Mladenov

 

Mladenov


Considerado unanimemente - durante a sua permanência em Portugal - como um dos melhores estrangeiros a jogar no nosso país, Stoycho Mladenov era um jogador internacional búlgaro, um avançado de inegável qualidade que representou o CF Belenenses, o Vitoria de Setúbal, o GD Estoril – Praia e o SC Olhanense entre meados da década de 80 e os primeiros anos da década de 90.

Stoycho Dimitrov Mladenov nasceu em Sofia na Bulgária no dia 24 de Abril de 1957. A sua carreira de futebolista começou por pequenos clubes búlgaros, subindo gradualmente na carreira até atingir o CSKA de Sofia, talvez o principal clube do seu país.

Em 1974/75 e 1975/76 representou o FC Dimitrovgrad e nas 3 temporadas seguintes, entre 1976/77 e 1978/79 a formação do FC Beroe Stara Zagora. Na temporada de 1977/78, ao serviço do FC Beroe Stara Zagora, conquistou o troféu de melhor marcador do Campeonato Nacional da Bulgária com 21 tentos.

Depois de um ano em que esteve impedido de jogar pela Federação Búlgara de Futebol, Mladenov chegou finalmente a equipa do CSKA de Sofia na época de 1980/81, clube no qual permaneceu durante 6 temporadas até transferir-se para o futebol português.

Pelo popular clube da capital da Bulgária, Mladenov atingiu grande notoriedade no futebol do seu país atingindo a Selecção Nacional. Pela equipa nacional da Bulgária, Mladenov contabilizou 59 internacionalizações, tendo participado numa grande competição mundial como foi o Campeonato do Mundo disputado no México em 1986, onde chegou mesmo a apontar um golo da selecção do seu país naquela competição.
.
No CSKA de Sofia conquistou por quatro ocasiões Campeão Nacional na Bulgária, nomeadamente nos anos de 1980, 1981, 1982, 1983, sagrando-se assim tetra-campeão. Aos quatro Campeonatos Nacionais da Bulgária juntou-lhe ainda 2 Taças daquele país, conquistadas nos anos de 1985 e 1986.
.
(Mladenov ao serviço do CSKA de Sófia da Bulgária)

.
Às conquistas a nível colectivo, o búlgaro Mladenov foi também individualmente distinguido no seu país com o prémio de Jogador do Ano em 1983. Também a nível individual é destacado frequentemente pelos fervorosos adeptos do CSKA de Sofia como o “Liverpool´s Executor”, quando se recordam a sua exibição e os golos apontados numa celebre eliminatória da Taça dos Campeões Europeus na temporada de 1981/82, quando aquele clube búlgaro eliminou o poderoso Liverpool nos quartos de final.
.


(CSKA de Sofia - Liverpool de Inglaterra - 1º Golo de Mladenov)
.

(CSKA de Sófia - Liverpool de Inglaterra - 2º Golo de Mladenov)
.

(CSKA de Sófia na temporada de 1982/83)

.
Depois da participação ao serviço da Selecção da Bulgária no México 86, Mladenov foi contratado pelo CF Belenenses no início da época de 1986/87. Quando chegou a Portugal era considerado um dos jogadores mais prestigiados no seu país, já com 29 anos de idade e uma enorme experiência futebolística. Assinou com o clube da cruz de Cristo um contrato valido por três temporadas.
.
Naturalmente, pela sua imensa valia, facilmente se impôs no futebol português, conquistando um lugar cativo na equipa principal do CF Belenenses da época de 1986/87 comandada pelo belga Henry Depireux. O perfume do seu futebol cedo encantou não só os adeptos do clube do Restelo como os aficionados do futebol em Portugal.
.

(CF Belenenses na época de 1986/87)

. (No CF Belenenses na temporada de 1986/87)

.

(CF Belenenses na temporada de 1986/87)
.
Mladenov era de facto um jogador de qualidade, com uma capacidade técnica apuradíssima e de uma classe futebolística evidenciada essencialmente pela precisão dos seus passes, pela sua inteligência na leitura de jogo, pelo seu posicionamento no terreno e também pela veia goleadora, pois tratava-se de um jogador exímio na finalização, quer com os pés ou de cabeça.
.
Logo na primeira época em Belém formou com Mapuata um dupla de ataque demolidora. Fez 26 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo apontado 13 golos na prova em que o CF Belenenses foi o 6º classificado.
.
(CF Belenenses na época de 1986/87)
.
(Na época de 1986/87 no CF Belenenses)
.
Ao longo da sua carreira em Portugal, Mladenov defrontou varias vezes o Vitoria SC. Recordemos, porém, a sua primeira passagem pela cidade Guimarães, aquando do encontro da penúltima jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1986/87, numa partida em que apontou um dos golos do CF Belenenses na vitoria sobre os vimaranenses por 2-3.

O Vitoria SC já tinha, naquela altura, a 3ª posição na tabela classificativa definitivamente assegurada, pelo que naquele jogo apenas estava em jogo o objectivo do brasileiro Paulinho Cascavel conquistar a denominada “Bola de Prata” troféu que distinguia o melhor marcador do Campeonato Nacional.

A equipa da cidade berço lançou-se então numa toada atacante desenfreada e disso aproveitou-se o CF Belenenses para em contra ataque vencer o encontro por 2-3. Pelo Vitoria SC foi conseguido o objectivo, com Paulinho Cascavel a apontar os dois tentos, enquanto o CF Belenenses conseguia uma boa vitória forasteira, frente a uma das melhores equipas na competição.

Nesse jogo destacou-se, naturalmente, a mestria de Mladenov, não só no lançamento dos perigosos contra ataques azuis, bem como no golo que apontou. Recorde-se as equipas que alinharam daquele desafio, disputado numa tarde de Domingo do mês de Maio de 1987 sob arbitragem de Carlos Valente de Setúbal.

O Vitoria SC apresentou: Jesus; Costeado, Toze, Miguel e Carvalho; Nascimento e Adão; Roldão, Paulinho Cascavel, Ademir e N´Kama. No banco de suplentes, o técnico brasileiro Marinho Peres tinha Vítor Pontes, Basílio, Dinis, Basaula e Nivaldo, sendo que apenas o médio zairense entrou na partida, aos 70 minutos, para o lugar de Roldão.

O CF Belenenses alinhou com Jorge; Galo, José António, Sobrinho e Artur; Jaime, Hilário, Joaquim Murça e Guina; Mladenov e Djão. Paulo Monteiro e Silvério entraram para os lugares, respectivamente, de Galo e Jaime.
.
O resultado cifrou-se numa vitória azul em Guimarães por 2-3. Os tentos do Vitoria SC, como dissemos, foram apontados por Paulinho Cascavel, enquanto que pelo CF Belenenses os golos foram marcados por Djão, Mladenov e Paulo Monteiro.
.
(CF Belenenses na temporada de 1986/87)
.
Na temporada de 1987/88, o CF Belenenses passou a ser treinador pelo brasileiro Marinho Peres, precisamente o anterior treinador do Vitoria SC. Nesta época o búlgaro Mladenov notabilizou-se no ataque azul junto de Chico Faria.

Nesta época de ouro da equipa do Restelo, fruto essencialmente do 3º lugar na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Mladenov foi naturalmente um elemento de destaque, apontado 11 golos nas 34 partidas disputadas na principal competição.
.
(CF Belenenses na época de 1987/88)
.
(Com a camisola do CF Belenenses)
.

(Caricatura de Mladenov com as cores azul e branco do CF Belenenses)
.

(Equipa do CF Belenenses na temporada de 1987/88)
.

(Mladenov em acção pelo CF Belenenses na época de 1987/88)
.
No último ano em que esteve ao serviço do CF Belenenses, o internacional búlgaro Mladenov haveria de conquistar o seu único troféu em Portugal. Numa época em que o clube do Restelo não começou nada bem, terminou a temporada em beleza conquistando a Taça de Portugal na edição de 1988/89 e onde um dos momentos altos foi a presença na Taça Uefa.
.
Alias, nesta competição internacional, destaca-se entre os adeptos azuis a majestosa jogada de Mladenov que fabricou o golo de Mapuata no desafio frente ao FC Barcelona no Estádio do Restelo.
.
(CF Belenenses na temporada de 1988/89)
.
(Mladenov no CF Belenenses na época de 1988/89)
.
O CF Belenenses começou a temporada a ser treinado pelo inglês John Mortimore, mais tarde substituído pelo regressado Marinho Peres, atingindo um 7º lugar na classificação final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde Mladenov anotou 7 golos nas 28 partidas que disputou.

Mladenov não jogou na partida da final do Jamor, em que o CF Belenenses venceu o SL Benfica por 2-1, mas foi decisivo no encontro das meias-finais em que o clube da cruz de Cristo eliminou o Sporting CP, vencendo no Estádio do Restelo por 3-1, sendo um dos tentos apontados pelo búlgaro, e diga-se de passagem, um fantástico golo.
.
(No CF Belenenses na época de 1988/89)
.
Finalizado o seu contrato com o CF Belenenses, Mladenov, perfeitamente integrado no nosso país, continuou a sua carreira no Vitoria de Setúbal, clube que representou nos dois anos seguintes.
.
Se na época de 1989/90, em que o Vitoria de Setúbal foi o 7º classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo realizado com Manuel Fernandes e mais tarde Conhé no comando técnico, um brilhante campanha, já na época seguinte o clube sadino não conseguiu evitar a despromoção à 2ª Divisão de Honra.
.
(Plantel do Vitoria de Setubal na época de 1989/90)
.
(Mladenov no Vitoria de Setubal na temporada de 1989/90)
.
(equipa do Vitoria de Setubal na épocade 1989/90)
.
Na temporada de 1989/90, apesar dos seus 33 anos de idade, Mladenov foi um dos jogadores mais preponderantes nos setubalenses, de tal forma, que seria mesmo o melhor marcador da equipa na principal competição nacional com 13 golos anotados nas 32 partidas em que alinhou.
.
(Mladenov no Vitoria de Setubal)
.
(equipa do Vitoria de Setubal na época de 1989/90)
.
(Mladenov no Vitoria de Setubal na época de 1989/90)
.
Na época seguinte formou com o nigeriano Yekini dupla no ataque do Vitoria de Setúbal. Alinhou em 31 jogos e marcou 9 golos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1990/91, marcas naturalmente de registo para um atleta em final de carreira.
.
Mas a equipa do Vitoria de Setúbal que inicialmente foi treinada por José Romão e mais tarde pelo mágico Quinito não conseguiu ir alem do 17º lugar no Campeonato e dessa forma foi relegado ao segundo escalão do futebol português.
.
(Plantel do Vitoria de Setubal na temporada de 1990/91)
.
(Mladenov no Vitoria de Setubal)
.
(Vitoria de Setubal na época de 1990/91)
.
Mladenov não seguiu com turma de Setúbal para a 2ª Divisão de Honra e ingressou ma época de 1991/92 no GD Estoril – Praia a militar na 1ª Divisão Nacional. Na surpreendente equipa estorilista comandada por Fernando Santos, que se classificou na 10ª posição da prova, Mladenov foi figura importante, participando em 28 encontros e apontando 4 golos.
.
(GD Estoril - Praia na época de 1991/92)
.
(Plantel do GD Estoril - Praia na época de 1991/92)
.
(Mladenov no GD Estoril - Praia na temporada de 1991/92)
.
(GD Estoril Praia na época de 1991/92)
.
(GD Estoril - Praia na época de 1991/92)
.
A sua última época na 1ª Divisão Nacional foi a temporada de 1992/93, ao serviço do GD Estoril – Praia, o 13º posicionado na tabela final da competição. Mladenov, com 36 anos de idade, obviamente já não era o jogador fulcral que tinha sido anteriormente.
.
(Plantel do GD Estoril - Praia na época de 1992/93)
.
(Equipa do GD Estoril - Praia na temporada de 1992/93)
.
(Mladenov no GD Estoril - Praia)
.
(Plantel do GD Estoril - Praia na época de 1992/93)
.
(Equipa do GD Estoril - Praia na época de 1992/93 em Guimarães)
.
(Caricatura de Mladenov com as cores do GD Estoril - Praia)
.
(Formação do GD Estoril - Praia em 1992/93)
.
(No GD Estoril - Praia)
.
Em 1993/94 conheceria o seu quarto clube em Portugal. Rumou ao SC Olhanense na 2ª Divisão “B”, Zona Sul, onde simultaneamente foi jogador e treinador, começando aí a carreira técnico.
.
(SC Olhanense na temporada de 1993/94)
.
Como treinador de futebol esteve em Portugal mais três temporadas à frente dos destinos da equipa de Olhão. Em 1996/97 regressou ao seu país onde foi treinador adjunto do CSKA de Sofia da Bulgária.
.
Na temporada de 1997/98 voltou a Portugal e ao CF Belenenses assumindo o cargo de treinador principal da equipa do Restelo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Todavia, não foi longa a sua passagem pelo futebol português nesta condição, pois ao cabo de 6 jornadas, contabilizando três empates e três derrotas, não resistiu à chicotada psicológica, sendo substituído pelo actual treinador do Vitoria SC, Manuel Cajuda.
.

(CF Belenenses na temporada de 1997/98)
.
(Mladenov como técnico do CF Belenenses)
.
Posteriormente, exerceu o cargo de seleccionador da Selecção de Sub 21 da Bulgária e mais tarde o de treinador da Selecção principal búlgara, entre Janeiro de 2000 e Outubro do ano de 2001.
.
(Como treinador da Selecção bulgara em 2000)
.
(Com Balakov na Selecção da Bulgária em 2001)
.
(Em 2001 na Selecção da Bulgária)
.
Foi também técnico principal do CSKA de Sofia, onde conquistou o título de Campeão Nacional búlgaro em 2002/03. Treinou ainda as equipas do PFC Litex Lovech na Bulgária e o Kastoria FC, Kallithea FC e o PAE Veroia na Grécia.
.
Na temporada de 2006/07 voltou a assumir o cargo de treinador principal do seu clube de coração o CSKA de Sofia, formação que comanda actualmente.
.
(Como treinador do CSKA de Sófia da Bulgária)
.
(Stoycho Mladenov)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Alem de ser Grande Jogador, como
HOMEM.Era simplesmente DIFERENTE
Dos outros Pé barros.SOLIDARIO
VERDADEIRO AMIGO GOSTAVA PASSAR
DESPERCEBIDO SENDO ELE VERDADEIRA
ESTRELA.MAS ACIMA DESTES ADJECTIVOS TINHA UM ACIMA MEDIA
MUITISSIMO INTELIGENTE.
GRANDE SER HUMANO DIFICIL IGUALAR. UM GRANDE ARAÇO.
Hilario Gomes
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter