Glórias do Passado: Manafá

 

Manafá


Descoberto em Africa pelo conhecido Senhor Luís da Marisqueira, sócio do Vitoria SC, chegou em Agosto de 1966 à cidade de Guimarães, o jovem Manafá, uma grande promessa do futebol guineense. Com apenas 20 anos de idade, ingressou no plantel principal do Vitoria SC comandado pelo francês Jean Luciano na época de 1966/67.

António Manafá D´Janco, nasceu em Nossa Senhora da Calendária na Guine Bissau, no dia 7 de Outubro de 1947 e no seu país iniciou a pratica do futebol na formação do Grupo Cultural da Sociedade Comercial Ultramarina. Antes de ingressar no Vitoria SC ou quando regressou à Guiné-Bissau em 1969 para cumprir o serviço militar, o Manafá alinhou em equipas de futebol como o Sporting Clube Nampula e o Sporting Lourenço Marques.

Manafá chegou ao Vitoria SC como avançado. Mas ao longo da sua carreira ocuparia outras posições no terreno de jogo. Com Mário Wilson, no Vitoria SC, experimentou a posição de defesa centra e no Varzim SC foi também meio campista.

Na primeira época no Vitoria SC não passou da condição de suplente. A verdade é que os vimaranenses exigiam uma linha ofensiva composta de jogadores com mais experiência o que prejudicava naturalmente a aparição de novos jogadores, essencialmente mais novos, como era o caso do Manafá.

Tal como outros jovens do Vitoria SC, o avançado Manafá era frequentemente utilizado na equipa de reservas dos vimaranenses que disputava o campeonato regional da categoria ou na Taça Ribeiro dos Reis, onde foi adquirindo a experiência necessária.

Ainda assim, o jovem Manafá alinhou em 7 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1966/67 onde apontou mesmo 2 golos, predominantemente, numa altura da temporada em que Mendes “Pé Canhão” esteve afastado por lesão e o avançado brasileiro Campinense teimava em não convencer.

No ano de estreia de Manafá no futebol português e no clube, o Vitoria SC terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão na 6ª posição da tabela classificativa, numa competição vencida pelo SL Benfica e com uma surpreendente Académica de Coimbra que foi vice campeã.
.
Em 1967/68, com Juca no comando técnico do Vitoria SC, pensava-se que Manafá iria ser uma aposta definitiva na equipa principal. Porem, isso não se veio a verificar, pois o jovem guineense apenas actuou em 2 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sem ter apontado qualquer golo.
.
(Em 1967/68 no Leixões SC - Vitoria SC na Taça Ribeiro dos Reis)
.
Foi também vítima da onda de lesões que fustigou a equipa do Vitoria SC nesta temporada, que quiçá, terá impedido a equipa de chegar bem mais longe na principal prova futebolística nacional. Todavia, a parte principal da época passou-a novamente a actuar frequentemente pela equipa de reservas do Vitoria SC.
.
O Vitoria SC foi o 6º colocado na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, atrás de SL Benfica, Sporting CP, FC Porto, Académica de Coimbra e Vitoria de Setúbal respectivamente.
.
(Vitoria SC - SC Braga no Estádio Municipal na época 1967/68)
.
Na época seguinte de 1968/69, apesar da chegada do novo treinador, o brasileiro Jorge Vieira, Manafá não passou de ser considerado um suplente. Alinhou apenas em 4 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontado 2 golo num desses encontros.
.
O jovem Manafá encontrou, porém, nesta temporada, a concorrência de vários jogadores de qualidade na linha avançada, como Manuel, Zézinho ou Mendes, bem como os suplentes Carlos Manuel, Vieira ou Bilhó. A brilhante temporada que toda a equipa estava a realizar ao longo do Campeonato Nacional permitiu também poucas mudanças na estrutura montada.
.
(Vitoria SC na época de 1968/69)
.
Nesta época de 1968/69, o Vitoria SC terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão no 3º posto da tabela classificativa, com 36 pontos, atrás do SL Benfica, treinado por Otto Glória, que se sagrou campeão nacional, com um pecúlio de 39 pontos, e do FC Porto, o vice-campeão, com 37 pontos amealhados.
.
(Varzim SC - Vitoria SC na temporada de 1968/69 no Estádio da Povoa do Varzim)
.
Em 1969 a progressão de Manafá ao serviço do Vitoria SC sofre um considerável revés. O jovem é convocado para prestar o serviço militar obrigatório em Africa. Ao abrigo da Lei Militar é transferido para o Sporting Clube de Nampula, onde mais uma vez se destaca como um dos melhores jogadores nos países africanos de língua portuguesa.
.
Regressa a Guimarães apenas em Dezembro de 1971, precisamente a meio da temporada de 1971/72, com o Vitoria SC a ser treinado pelo velho capitão Mário Wilson, participando logo na semana seguinte na vitoria em Guimarães sobre o FC Tirsense por 7-1 em jogo a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Vitoria SC na temporada de 1971/72)
.
(Manafá com Vitor Damas guarda redes do Sporting CP)
.
Depois do regresso de Africa, vai permanecer ao serviço do Vitoria SC durante 3 temporadas consecutivas, sempre treinado por Mário Wilson. Em 1971/72, chegando a meio da época apenas alinhou em 6 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde o Vitoria SC foi 6º classificado.
.
(Vitoria SC na época de 1971/72)
.
Na temporada de 1972/73 a grande novidade na carreira de Manafá passa a ser a sua utilização como defesa central. No início desta época o Vitoria SC perdeu um dos seus mais importantes jogadores nos últimos anos, precisamente o defesa central Joaquim Jorge, já em final de carreira.

Para o seu lugar entra o jovem José Carlos, mas uma lesão de Manuel Pinto, obriga à utilização de Manafá na posição de defesa central. A realidade é que Manafá denotava bastante versatilidade no seu jogo o que permitia alguma polivalência de sectores na sua utilização.
.
Nesta época de 1972/73 onde o Vitoria SC repetiu o 6º lugar na classificação, Manafá apenas alinhou em 7 encontros do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sem ter apontado qualquer golo novamente.
.
(Vitoria SC na temporada de 1972/73)
.
Em 1973/74, ainda com Mário Wilson no comando técnico da equipa, o Vitoria SC repete o 6º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e uma vez mais Manafá não passa de um suplente raramente utilizado. Contabiliza apenas 6 encontros na principal competição nacional.
.
(Vitoria SC na época de 1973/74)
.
Deixou o Vitoria SC no final desta época de 1973/74. Regressaria à 1ª Divisão Nacional ao serviço do Varzim SC na temporada de 1976/77, alinhando desta feita, na posição de médio. No Varzim SC, treinado pelo antigo jogador do Vitoria SC e do FC Porto, António Teixeira, Manafá foi titular na surpreendente equipa poveira que terminou a competição na 7ª posição da geral.
.
(Varzim SC na época de 1976/77)
.
(Manafá no Varzim SC na época de 1976/77)
.
(Caricatura de Manafá com as cores do Varzim SC)
.

(Como suplente em Alvalade no Varzim SC)
.
(Manafá com a camisola do Varzim SC)
.
Na sua carreira de futebolista, voltou aos palcos da 1ª Divisão Nacional na temporada de 1978/79, desta feita ao serviço da equipa do Académico de Coimbra, treinado pelo seu conhecido Juca.

Apesar da sua condição de centrocampista, varias lesões em jogadores da defesa academista, obrigou Juca a lançar mão da versatilidade de Manafá, que actuou a maior parte dos jogos da temporada de 1978/79 na posição de defesa. Nesta época, contabilizou 21 encontros na competição, sem ter obtido qualquer golo.
.
O Académico de Coimbra não foi nada feliz na temporada de 1978/79 e acabou por descer à 2ª Divisão Nacional.
.
(Académica de Coimbra na época de 1978/79)
.
(Na Académica de Coimbra na época de 1978/79)
.
(Académica de Coimbra na temporada de 1967/68)
.
(Manafá)
.
Terminada a carreira de futebolista, Manafá regressou à Guiné-Bissau para trabalhar naquele país na empresa Soares da Costa. Passados pouco mais de 3 anos regressou a Portugal, dedicando-se novamente ao desporto e trabalhando na formação de jogadores de futebol.
.
Ingressaria novamente nos quadros do Vitoria SC. Radicou-se definitivamente em Guimarães, cidade que o acolheu pela primeira vez em Portugal e onde residiria até ao dia da sua morte.
.
(Vitoria SC na temporada de 1997/98)
.

(Vitoria SC na época de 1998/99)
.
No Vitoria SC faria de tudo um pouco. Foi técnico na formação, detector de talentos e funcionário no departamento de futebol profissional do clube, nomeadamente como técnico de equipamentos. Dizia-se ser ele um filho do Vitoria SC tanto o tempo que dedicava ao clube.
.
Fica na memória vimaranense, não só o Manafá enquanto jogador do Vitoria SC durante largos anos, mas acima tudo, o homem que era. Simples, humilde, simpática e um grande vitoriano.
.
(Vitoria SC na temporada de 1999/00)
.
(Manafá)
.
No fim da vida, Manafá padeceu de uma doença degenerativa que lhe turvava visivelmente os movimentos. Depois de ser hospitalizado viria a falecer no dia 22 de Fevereiro de 2007 na cidade de Guimarães.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Um victoriano de coração e um ser humano impressionante que não merecia ser visitado pela "morte" tao prematuramente nem um adeus tao frio da direcção victoriana!!!
 
Havia um Manafa no Salgueiros na época 1979/80. Era o mesmo ?
 
Pertenceu a uma equipa da qual fazia parte um irmao meu SILVA que saudades.
 
Quero so fazer uma pergunta o lateral direito do vitoria Evaldo nao faz parte das glorias do Vitoria porque??Obrigado saudacoes desportivas...
 
Manafa!!Grande homem!!Com uma simplicidade unica,humilde,generoso alegre e amigo do amigo.Um verdadeiro senhor!!Nao teve sorte na vida foi pisado por um senhor sem escrupulos e ditador em pleno seculo 21 o senhor Pimenta machado que fez do homem gato sapato!!Descansa em paz grande Manafa e que deus o tenha em paz!!!
 
Evaldo ainda não faz parte deste "album" de recordações do Vitoria SC como não fazem parte outras centenas de personalidades que passaram pelo clube.

Um dia, a seu tempo, quem sabe não faça uma recordação de Evaldo.

Saudações Vitorianas,

Alberto de Castro Abreu
 
Conheci o Manafá em 1969/70 durante o serviço militar em Nampula, Moçambique.
Evocando o seu nome, fiquei hoje a saber do seu falecimento neste "site" Glórias do Passado.
Curvo-me perante a sua memória e conservo dele a imagem de um homem muito humano, amigo e com extraordinária facilidade de relacionamento. Paz à sua alma.
Fernando Ferreira
 
joguei com manafa no ano 1970 no sporting de nampula excelente pessoagrande jogador foi com grande tristezaao saber desta noticia descanca em paz amandio bento
 
alguem sabe onde se encontra sepultado?por favor digam que eramos amigos de a muitos anos e gostaria de prestar uma ultima homenagem.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter