Glórias do Passado: Lúcio Santarem

 

Lúcio Santarem


O Vitoria SC começou muito cedo a preparação da época de 1981/82. Ainda antes de terminar a temporada de 1980/81, o treinador adjunto do mestre José Maria Pedroto, Artur Jorge, rumou ao Brasil para observar potenciais reforços para o plantel vimaranense.

Mais tarde, António Mendes, chefe do departamento de futebol profissional do Vitoria SC naquela altura - deslocou-se ao Brasil e de uma assentada contratou os serviços de três jogadores brasileiros, o médio Jeová e os avançados Ivanir e Lúcio Santarém.

O avançado Lúcio Santarém foi contratado ao Ceara SC, tendo assinado com os vimaranenses um contrato valido por 3 temporadas. Terá sido, em comparação com os outros dois jogadores contratados, aquele que mais sucesso teve no clube, apesar de nunca ter sido um jogador preponderante na equipa do Vitoria SC.
.
Lúcio Santarém, tal como Jeová e Ivanir, chegaram à cidade de Guimarães muito antes do início da temporada de 1981/82, numa altura em que não tinha sequer cessado oficialmente a época de 1980/81.
.
(Vitoria SC época de 1981/82)
.
(No Vitoria SC na temporada de 1981/82)
.
Por isso, a primeira aparição de Lúcio Santarém ao serviço do Vitoria SC dá-se ainda no decurso do mês de Junho de 1981, num jogo de carácter particular no final de época, disputado na cidade de Fafe frente à AD Fafe e em que os vimaranenses venceram por 1-3.

O brasileiro Lúcio Santarém, que vinha rotulado de goleador, actuava predominantemente em posições da linha atacante, ora jogando como extremo ora no apoio ao ponta de lança. Fisionomicamente era um jogador leve e de baixa estatura, que tinha na velocidade e capacidade de desmarcação as suas principais características.

Lúcio Mota Matos, que ficou futebolisticamente conhecido como o Lúcio Santarém - adoptando o nome da sua cidade natal - entrou no Vitoria SC com 24 anos de idade. Nasceu no dia 8 de Novembro de 1956 na denominada cidade de Santarém, no Estado do Para, no Brasil.
.
O Vitoria SC na época de 1981/82, sob a égide de José Maria Pedroto, fez outras aquisições para a nova temporada futebolística, alem dos brasileiros Jeová, Ivanir e Lúcio Santarém. Ingressaram também no clube os guarda-redes Jesus e Paulino, os defesas Alfredo Murça e João Gouveia, o médio Pedroto e, finalmente, os avançados Narciso, Carraça e Flávio. Estas contratações compensavam, essencialmente, as saídas do guarda-redes Melo, do médio Ferreira da Costa e dos avançados Mundinho e Blanker.
.
(Vitoria SC na época de 1981/82)
.

(Lúcio Santarém em acção no Vitoria SC - Portimonense SC)
.
(Vitoria SC na temporada de 1981/82)
.
José Maria Pedroto reservou um lugar na frente de ataque do Vitoria SC ao brasileiro Lúcio Santarém no início da temporada de 1981/82. Até se lesionar, ainda no decorrer da 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Lúcio Santarém formou um trio de ataque com Joaquim Rocha e Fonseca.

Numa altura em que se adaptava ao futebol português e cimentava a sua posição na equipa do Vitoria SC, Lúcio Santarém foi vítima de uma grave lesão. O Lúcio Santarém sofreu uma fractura numa perna em pleno Estádio José de Alvalade, na cidade de Lisboa, saindo do terreno de jogo em maca no decorrer da partida entre o Sporting CP e o Vitoria SC a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão que terminou empatada a 2-2.
.
Foi sujeito a uma intervenção cirúrgica e posteriormente a um longo período de recuperação que o afastou quase que definitivamente da equipa do Vitoria SC na época de 1981/82.
.
(Lúcio Santarém no Vitoria SC)
.
(Vitoria SC na época de 1981/82)
.
(Lúcio Santarém no Estádio Municipal de Guimarães)
.
O Vitoria SC realiza mais uma época de alto nível terminando a prova no 4º lugar do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1981/82. Todavia, o 4º lugar alcançado na prova, sendo uma das melhores classificações de sempre do Vitoria SC, não foi porem suficiente para atingir a tão almejada participação nas provas internacionais de clubes. É o SC Braga que vai à Taça das Taças, por ter participado na final da Taça de Portugal contra o Campeão Sporting CP.
.
Quanto a Lúcio Santarém realizou, ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1981/82, um total de 16 jogos com a camisola do Vitoria SC, sendo 14 deles como titular e os 2 restantes na condição de suplente utilizado. No decorrer da competição foi o autor de 3 golos do Vitoria SC.
.
(Vitoria SC na época de 1981/82)
.
(No Vitoria SC na temporada de 1981/82)
.
(Vitoria SC na época 1981/82)
.
(Lúcio Santarém em acção pelo Vitoria SC)
.
(Vitoria SC na época de 1981/82)
.
(Lúcio no Estádio Municipal de Guimarães)
.
(Vitoria SC na época de 1981/82)
.

Apesar de clinicamente recuperado da lesão que foi vitima, era nítido que o jogador denotava algum receio na disputa dos lances com os adversários. A este facto acresce o facto de a concorrência ter aumentado dentro do plantel do Vitoria SC o que levou a uma menor utilização do avançado brasileiro ao longo da temporada de 1982/83.

Ao plantel vitoriano comandado pelo jovem Manuel José na época de 1982/83, chegam o guarda redes Silvino, o defesa Amândio, o médio cabo verdiano Kiki, e o médio/avançado Paquito, como as principais aquisições do Vitoria SC para a nova temporada onde o objectivo era claramente o regresso às competições europeias, propósito que vinha sendo consecutivamente adiado na temporadas anteriores.
.
A meio da temporada chegaria ainda a Guimarães o avançado brasileiro Paulo Ricardo, que viria a revelar-se fundamental na manobra atacante da equipa do Vitoria de Guimarães.
.
(Vitoria SC na época de 1982/83)
.
(Lúcio Santarém no Vitoria SC)
.
(Vitoria SC na temporada de 1982/83)
.
Lúcio Santarém não conseguiu efectivamente impor-se na equipa que, sob o comando técnico de Manuel José, conseguiu conquistar novamente o 4º lugar no Campeonato Nacional, classificação que permitiu finalmente o tão almejado regresso às competições europeias.

Passando grande parte da época na condição de suplente, Lúcio Santarém ainda apareceu em grande forma na ponta final da competição. Tinha readquirido a confiança necessária e acabou por ter um papel importante na equipa do Vitoria SC no último terço do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1982/83.
.
Todavia, os registos individuais de Lúcio Santarém ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1982/83 foram bem mais modestos do que aqueles que registou no ano de estreia no futebol português. Na segunda temporada ao serviço do Vitoria SC, Lúcio Santarém apontou 1 golo na prova, tendo alinhado somente em 11 partidas, 5 como titular e 6 entrando como suplente.
.
(No Vitoria SC na época de 1982/83)
.
(Na frente de ataque do Vitoria SC com Joaquim Rocha na partida frente ao CS Maritimo no Estádio Municipal de Guimarães na época de 1982/83)
.
No final da temporada de 1982/83, o Vitoria SC e o brasileiro Lúcio Santarém acabaram por rescindir o contrato de trabalho que os ligava. O avançado brasileiro acabaria por seguir as pisadas de outros ex vimaranenses que ingressaram no Portimonense SC na época de 1983/84.
.
Os algarvios teriam como treinador na temporada de 1983/84 o técnico Manuel José e como adjunto Valdemar Custodio, exactamente a equipa técnica do Vitoria SC na época anterior, que tão bem conhecia Lúcio Santarém, ou Pedroto e João Gouveia, que também tinham sido companheiros do brasileiro no equipa vimaranense.
.
(Portimonense SC na época de 1983/84)
.
(Lúcio Santarém no Portimonense SC na época de 1983/84)
.
Mas a carreira de Lúcio Santarém por terras algarvias também não foi particularmente agradável. Lúcio Santarém foi sempre suplente na equipa do Portimonense SC, onde não marcou qualquer golo nos 10 encontros do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1983/84 em que actuou, sendo que apenas 2 deles o fez na condição de titular.
.
Lúcio Santarém tinha uma concorrência de respeito neste Portimonense SC que foi o 10º classificado. Na frente de ataque a equipa de Portimão alinhava normalmente com os avançados Rui Aguas e Norton de Matos, ficando como suplentes, alem de Lúcio Santarém, o belga Cadorin.
.
(Caricatura de Lúcio Santarém com as cores do Portimonense SC)
.
Aos 27 anos de idade, o brasileiro Lúcio decidiu regressar ao Brasil onde iria terminar a sua carreira de jogador profissional de futebol. Como jogador ainda jogou em 1984 no EC Bahia onde se sagrou campeão baiano. Alinhou ainda no Atlético Rio Negro Clube da cidade de Manaus.

Concluída a carreira de futebolista, Lúcio Santarém abraçou a função de treinador, atingindo bastante notoriedade principalmente em clubes da região de onde é natural. Foi treinador do Independente no Campeonato Oriximinaense, do Tuna Luso Brasileiro de Belém do Para ou do São Raimundo EC no Campeonato do Para. Alias, no São Raimundo EC foi técnico durante varias épocas, inclusive no decorrer do passado ano de 2007.

Lúcio Santarém é um cidadão bastante conhecido e respeitado na cidade de Santarém no Estado do Para. Na sua cidade, onde residirá actualmente, foi também o administrador do Estádio Barbalhão, a principal infra-estrutura desportiva daquela localidade.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter