Glórias do Passado: Estádio do Restelo

 

Estádio do Restelo


O CF Belenenses é inquestionavelmente um dos mais tradicionais e históricos clubes do futebol português. Desde 1956 que o seu recinto de jogos é oficialmente o Estádio do Restelo, palco de muitas e muitas glorias azuis.

O Estádio do Restelo encontra-se localizado numa das zonas mais nobres da cidade de Lisboa, na Avenida do Restelo, rodeado por monumentos históricos como o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, ou mesmo a Ponte 25 de Abril e, mais recentemente, o Centro Cultural de Belém.
.
Com uma esplendorosa vista sobre o Rio Tejo e, dizem alguns, abençoado pelo Cristo-Rei, por causa do monumento de Cristo de braços abertos erigido em 1959 no alto do Pragal, em Almada, na margem sul do rio que banha a capital portuguesa, o Estádio do Restelo, foi arquitectónicamente, de facto, bem conseguido.
.
(Estádio do Restelo no dia da inauguração em 1956)
.
Revela uma arquitectura clássica, muito próxima de construções desportivas portuguesas realizadas naquela época. Veja-se, por exemplo, a construção do Estádio Nacional ou do estádio actualmente denominado de 1º de Maio na cidade de Braga.

Todavia, a necessidade da construção do Estádio do Restelo por parte do CF Belenenses não surgiu pelos melhores motivos. A realidade é que o clube ficou sem o seu campo de jogos naquela altura e viu-se obrigado a construir um novo estádio.
.
De facto, o CF Belenenses era proprietário do Campo das Salésias, mais tarde denominado como Estádio José Manuel Soares Pepe, em memória do antigo jogador do clube. Este recinto foi durante vários anos simplesmente o melhor de Portugal. Possuía um campo de futebol relvado, tão só o primeiro em Portugal, tinha uma bancada coberta, que também seria a primeira no nosso país, um campo de treinos alem do principal, um ginásio e outros espaços capazes de albergar algumas das modalidades amadoras do clube.
.

(Inauguração do Estádio do Restelo)

(Inauguração do Estádio do Restelo)

No entanto, em finais da década de 40 no século passado, o CF Belenenses foi expropriado daquele terreno onde se localizava o Campo das Salésias, que seria sacrificado em prol da construção de uma urbanização, o que nunca se veio a verificar.

Em troca, o CF Belenenses recebia em um terreno onde se localizava uma antiga pedreira da cidade de Lisboa bem por trás do Mosteiro dos Jerónimos. Nesse terreno, o clube iniciou a construção do actual Estádio do Restelo o qual viria a ficar concluído no ano de 1956, sendo Presidente da Direcção do clube o Capitão Francisco Soares da Cunha, conhecido como “o homem do estádio”.

(Estádio do Restelo em 1963)

(Estádio do Restelo)
.
A estrutura do Estádio do Restelo apresentava-se naquela época como algo verdadeiramente impar. À excelência da construção, adicionava-se umas magníficas instalações sonoras e luminosas, um excelente campo de futebol relvado, uma pista de atletismo e uma lotação para cerca de 44.000 espectadores, divididas por quatro bancadas unidas de forma oval, com duas bancadas cobertas e três delas com dois anéis, um inferior e outro superior. Num dos topos havia, e há, apenas um anel reduzido o que permite a quem esta nas outras bancadas uma visão fantástica sobre a cidade de Lisboa.
.
Na altura da inauguração o estádio tinha apenas duas bancadas - as centrais - cobertas, mas desde logo nasceu e ficou lá a estrutura necessária para o aumento da capacidade do recinto para cerca de 60.000 lugares, com a construção de uma bancada superior no topo sul, e para a construção de uma cobertura, no topo norte, conforme veio a verificar-se cerca de 50 anos depois.
.
(Estádio do Restelo em 1984)
.
(Visão do topo sul do Estádio do restelo)
.
O Estádio do Restelo foi inaugurado no dia 23 de Setembro de 1956 com um jogo entre o CF Belenenses e Sporting CP, que o clube anfitrião venceu por 2-1. Coube a Mirando do CF Belenenses a autoria do primeiro golo no novo Estádio do Restelo.
.
Apenas dois dias depois foi a vez da inauguração do Estádio do Restelo à noite, nomeadamente da excelente instalação eléctrica que comportava, também numa partida de futebol, desta feita frente ao clube Stade Reims de França, onde actuava o mítico ponta lança Just Fontaine, que o CF Belenenses venceu por 2-0.
.
(Visão aérea do Estádio do Restelo antes da cobertura do topo norte)
.
(Novamente o topo norte ainda sem cobertura)
.
Já o primeiro jogo oficial realizado no Estádio do Restelo opôs a equipa do CF Belenenses ao Vitoria de Setúbal a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1956/57, que o azuis venceram por categóricos 5-1.
.
Sucede que devido à construção do Estádio do Restelo o CF Belenenses viu-se envolvido em avultadas dividas que o clube não podia manifestamente suportar. Por causa desse endividamento, o clube viu-se obrigado, em 1961, a ceder a propriedade do Estádio do Restelo à Câmara Municipal de Lisboa, passando o CF Belenenses a pagar uma renda à edilidade pela utilização do recinto.
.
(Estádio do Restelo mais recentemente parcialmente com cadeiras)
.
(Uma das bancadas centrais do Estádio do Restelo)
.
Posteriormente, os associados do clube, bem como outras forças vivas, iniciaram uma luta visando reaver o Estádio do Restelo. Aqui surge a figura do Almirante Américo Thomaz, o Presidente da Republica, assumido adepto do clube, personagem importantíssima no processo que levou à concessão do direito de superfície do Estádio do Restelo ao CF Belenenses.

Exactamente pelo esforço empreendido e após a “devolução” do estádio ao CF Belenenses é que a partir de 11 de Janeiro de 1970 o campo de jogos do clube da cruz de Cristo passou a denominar-se Estádio Almirante Américo Thomaz. Realizou-se, naquele dia, para celebrar a data, um jogo de futebol entre o CF Belenenses e o Sporting CP onde foi disputada uma Taça designada de “Américo Thomaz” e que a equipa azul venceria por 3-2.
.
Com o 25 Abril de 1974 e a abolição do nome de todos as personagens do regime anterior que figurassem como denominação de edifícios, o estádio passou novamente a designar-se, desde Maio de 1974, como Estádio do Restelo.
.
(Bancada central do Estádio, coberta, ainda sem cadeiras)
.
(A outra bancada central do Estádio do Restelo)
.
A relação do Vitoria SC com o Estádio do Restelo é tão longínqua quanto a história daquela infra-estrutura. Ali a equipa vimaranenses disputou dezenas de desafios de futebol. É certo que, tradicionalmente, não é um lugar de êxito para a equipa do Vitoria SC.

Recordemos um dos muitos jogos que o Vitoria SC ali defrontou a equipa do CF Belenenses. Denominava-se então aquele recinto como Estádio Almirante Américo Thomaz. O jogo contava para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1971/72, disputou-se precisamente na tarde do dia 17 de Outubro de 1971, sob a arbitragem de César Oliveira de Faro.

O Vitoria SC, treinador por Mário Wilson, apresentou a seguinte equipa inicial: Rodrigues; Costeado, Manuel Pinto, José Carlos e Osvaldinho; Ribeiro, Custodio Pinto e Hélder Ernesto; Jorge Gonçalves, Tito e Ibraim. Maria Wilson fez entrar no decorrer da partida Silva para o lugar de Ibraim e Leal para o lugar do luso-brasileiro Jorge Gonçalves.

Este encontro marcou o regresso do Vitoria SC às boas exibições no Campeonato Nacional. Os vimaranenses apresentaram-se com forte coesão defensiva com um guarda-redes à altura das exigências.
.
A estes predicados adicionou-lhe uma boa circulação de bola, sempre ao primeiro toque, e muita entreajuda e humildade em todas as funções, tanto ofensivas como defensivas, ganhando assim, com justeza, um desafio difícil por 0-1, com um golo da autoria do médio Hélder Ernesto.
.
(Estádio do Restelo em remodelação)
.
(A localização previligiada do Estádio do Restelo)
.
(Exteriro do Estádio do Restelo)
.
O Estádio do Restelo registou em Outubro de 1975 aquela que é considerada maior enchente de sempre, quando cerca de 60.000 pessoas que se amontoava verdadeiramente nas bancadas do Estádio, assistiram à partida entre o CF Belenenses e o SL Benfica a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, que a equipa do Restelo venceu por 4-2.
.
A verdade é que ao longo dos últimos anos, essencialmente a partir de finais da década de 80, o clube passou a perder assistência, sendo por vezes bastante desolador a imagem dos desafios de futebol disputados no Estádio do Restelo com aquelas bancadas enormes completamente despidas.
.
(Visão exterior de uma das entradas do Estádio do Restelo)
.
(Estádio do Restelo em remodelação)
.
O Estádio do Restelo passaria para as mãos do CF Belenenses definitivamente na década de 90. A sua história viria a sofrer novas incidências nos últimos anos. Veio a ser poupado a uma prevista demolição e em seguida foi alvo de profundos melhoramentos que lhe retocaram a imagem.
.
Nos últimos anos, foi finalmente coberta a bancada do topo norte e ficou completamente melhorado com a colocação de cadeiras o que concede efectivamente maior conforto aos espectadores que ali se deslocam. Hoje possui uma capacidade oficial a rondar os 25.000 lugares sentados.
.
(interior do "novo" Estádio do Restelo)
.
(Visão aérea do Estádio do Restelo, já com bancada coberta e o Tejo ao fundo)
.
(O topo sul do Estádio do Restelo, hoje praticamente desactivado)
.
(Ao fundo o topo norte do Estádio do Restelo)
.
(A bancada central do Estádio do Restelo)
.
(Do topo norte vista da bancada central do Estádio durante um jogo)
.
(Estádio do Restelo)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Sim senhora belo trabalho sobre o nosso estádio do Restelo, infelizmente o que se escreve sobre os últimos anos é uma verdade objectiva. Apesar de tudo um abraço para Guimarães que é deve ser o único clube do norte que os adeptos do belém nutrem alguma simpatia e respeito (aliás o ano passado gostamos que os Vitorianos tenham aplaudido conjuntamente os nossos campeões de Rugby e Voleibol feminino).

Carlos Faísca, sócio nº 32234 do C.f. "Os Belenenses"
 
Obrigado ao editor por este trabalho. O Victória de Guimarães é uma instituição respeitada e admirada por todos os Belenenses.

DE facto actualmente o CF "Os Belenenses" não está em situação fácil, mas como grande instituição que é , não deixará de continuar a ser um baluarte do desporto em Portugal.

Mais uma vez obrigado pela reportagem.
Dinis sócio do CF"Os Belenenses"
 
Apesar de ser do Estrela e existir alguma rivalidade com o Belenenses nos ultimos anos, acho o estádio do Restelo o mais bonito de Portugal (excluo os novos do euro-2004).
 
Muitos parabéns por este dedicado espaço onde todos os clubes são históricos. Agradeço por haver um sítio como este na internet. Como belenense retribuo um voto de simpatia para as boas gentes vimaranenses, de onde ainda tenho uma série de costelas.
 
É por coisas como esta que sou adepto do Belenenses e simpatizante do Vitoria Sport Clube. E sempre que vem a Lisboa assisto e aplaudo os seus jogos. Viva o Belenenses! Viva o Vitoria!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter