Glórias do Passado: Associação Naval 1º de Maio

 

Associação Naval 1º de Maio


A Associação Naval 1ª de Maio é actualmente a colectividade desportiva mais representativa da cidade da Figueira da Foz. Este popular clube foi fundado no dia 1 de Maio de 1893, o dia mundial do trabalhador, a data escolhida para a criação desta associação desportiva com origem no humilde proletariado da Figueira da Foz e que assim sucedia à extinta Associação Naval Figueirense.

Inicialmente a Associação Naval 1ª de Maio teve uma índole essencialmente náutica, nomeadamente no Remo, modalidade pioneira no clube e na qual conquistou grandes sucessos desportivos, onde se destaca, naturalmente, a Taça de Lisboa, a primeira grande conquista nacional do clube no ano de 1911.

Esta data está também ligada a outro episódio curioso na história do clube figueirense. Até aquela altura as cores da Associação Naval 1ª de Maio eram o azul e branco, exactamente as mesmas cores que distinguiam a monarquia, regime que praticamente acabava de ser derrubado. Este facto provocou bastante desagrado aos espectadores que assistiam as provas de remo em Lisboa naquele ano de 1911 pelo que o clube decidiu alterar as suas cores oficiais para verde e branco.

Com o passar do tempo o clube foi criando outras modalidades alem daquelas ligadas à água. Surgiu a ginástica, a patinagem, o basquetebol, o futebol, o voleibol, entre outras, tornando-se a Associação Naval 1ª de Maio um clube bastante eclético.

Assinale-se, que o popular clube da Figueira da Foz trata-se de um clube centenário, sendo actualmente a quarta colectividade mais antiga do país com quase 115 anos de existência. Tem ainda orgulho no facto de ter sido a terceira colectividade a ser reconhecida pelo Comité Olímpico Português.

Actualmente, a principal mola impulsionadora do clube figueirense é realmente o futebol, modalidade que nos últimos anos atingiu os mais altos patamares desportivos em Portugal, estando presente, pelo terceiro ano consecutivo, na principal liga portuguesa.

A Associação Naval 1ª de Maio conta actualmente com 33 participações na 3ª Divisão Nacional, 24 presenças na 2ª Divisão Nacional, e mais recentemente 8 presenças na Liga de Honra ou 2ª Liga e 3 presenças na 1ª Liga.
.
(Associação Naval 1º de Maio em 1919)
.
A centenária colectividade da Figueira da Foz começou por notabilizar-se futebolisticamente na época de 1961/62 quando venceu a sua série na 3ª Divisão Nacional e assim ascender ao segundo escalão do futebol português.

Depois de ser rebaixado à 3ª Divisão Nacional, voltou a repetir aquele feito, vencendo novamente a sua série desta feita na temporada de 1967/68. De então para cá o clube militou praticamente sempre na 2ª Divisão Nacional.
.
(Associação Naval 1º de Maio na temporada de 1979/80)
.
(Equipa da Associação Naval 1º de Maio na época de 1980/81)
.
(Associação Naval 1º de Maio na temporada de 1980/81)
.
(Associação Naval 1º de Maio na época de 1982/83)
.
(Associação Naval 1º de Maio na temporada de 1994/95)
.
Em 1997/98 conseguiu finalmente ascender à 2ª Divisão de Honra do futebol português com o treinador Luís Agostinho. Venceu a Zona Centro da 2ª Divisão “B” depois de diversas tentativas falhadas. Depois de três segundos lugares consecutivos obtidos nas edições anteriores da Zona Centro da 2ª Divisão Nacional “B”, a equipa da Figueira da Foz conseguiu à quarta tentativa subir à 2ª Divisão de Honra deixando atrás de si o SC Covilhã.
.
(Associação Naval 1º de Maio na temporada de 1998/99)
.
(Associação Naval 1º de Maio na época de 1999/00)
.
(Equipa da Associação Naval 1º de Maio na temporada de 1999/00)
.
(Plantel da Associação Naval 1º de Maio na época de 2000/01)
.
(Equipa da Associação Naval 1º de Maio na temporada de 2001/02)
.
(Com um equipamento alternativo na época de 2002/03)
.
(Plantel da Naval 1º de Maio na época de 2003/04)
.
A partir da época de 1998/99 o clube figueirense passou ao militar na 2ª Divisão de Honra conseguindo manter-se naquele escalão durante 8 anos consecutivos, altura em que de forma algo surpreendente conseguiu atingir a 1ª Liga quando sagrou-se vice campeão nacional da 2ª Liga portuguesa na época de 2004/05.
.
(Associação Naval 1º de Maio na temporada de 2004/05)
.
Na temporada de 2005/06 a Associação Naval 1ª de Maio disputou pela 1ª vez na sua história a 1ª Liga, principal competição do futebol português, tendo como treinador o técnico Manuel Cajuda.

Desde que subiu à 1ª Liga, a equipa da Associação Naval 1ª de Maio, que regularmente joga no denominado Estádio José Bento Pessoa, tem garantido a manutenção, objectivo que persegue actualmente na Liga da temporada de 2007/08.
.
Haverá ainda que salientar na história mais recente do clube a figura de Aprígio de Jesus Ferreira dos Santos, o actual Presidente da Direcção da Associação Naval 1ª de Maio, como o principal obreiro dos êxitos desportivos nunca antes atingidos.
.
(Associação Naval 1º de Maio na época de 2005/06)
.
(Equipa da Naval 1º de Maio na época de 2005/06)
.
Recentemente, por via da ascensão da Associação Naval 1ª de Maio ao principal panorama do futebol português, é que se encontram registos de encontros oficiais entre a equipa da Figueira da Foz e o Vitoria SC.
.
À excepção da presente temporada de 2007/08, em que o Vitoria SC venceu os dois encontros da 1ª Liga, a Associação Naval 1ª de Maio nunca foi um agradável adversário para os vimaranenses.
.
(Plantel da Naval 1º de Maio na época de 2005/06)
.
O primeiro desafio de carácter oficial ocorreu no dia 17 de Dezembro de 2003 em partida a contar para a Taça de Portugal. A formação da Figueira da Foz, a militar na 2ª Liga na época de 2003/04, veio vencer e eliminar surpreendentemente o Vitoria SC no Estádio D. Afonso Henriques por 0-2.

O Vitoria SC fica indubitavelmente ligado à história da equipa da Associação Naval 1ª de Maio, já que foram os vimaranenses o adversário que apadrinhou a estreia da formação figueirense na 1ª Liga Nacional de futebol.

A partida, a contar para a 1ª jornada da 1ª Liga da época de 2005/06, ocorreu na noite de 21 de Agosto de 2005 no Estádio D. Afonso Henriques, sob a arbitragem do árbitro Soares Dias da A.F. do Porto.

Nesse encontro que os figueirenses venceram por 0-2, a equipa do Vitoria SC, treinada por Jaime Pacheco alinhou com a seguinte formação inicial: Nilson; Mário Sérgio, Dragoner, Cléber e Rogério Matias; Flávio Meireles, Moreno e Neca; Manoel, Saganowsky e Clayton. Neste encontro, pelos vimaranenses, jogaram ainda Paulo Sérgio, Tiago Targino e Emanuel Rivas.

Por seu turno, a equipa da Associação Naval 1ª de Maio, orientada por Manuel Cajuda, o actual treinador do Vitoria SC, apresentou o seguinte onze inicial: Taborda; Bessa, João Paulo, Fernando e China; Gilmar, Glauber e Fajardo; Lito, Bruno Fogaça e Eder. Jogaram ainda Nelson Veiga e Saulo.

O Vitoria SC denotou grandes dificuldades para se impor e levar de vencida este estreante no primeiro escalão do futebol português. Durante a primeira parte do jogo os vimaranenses ainda dispuseram de algumas oportunidades de golo não concretizadas.

Na segunda parte da partida passou a estar em evidencia, a capacidade de contra ataque da equipa figueirense que acabou por adiantar-se no marcador através de um espectacular remate do “meio da rua” do seu avançado brasileiro Bruno Fogaça, que bateu inapelavelmente o guardião vitoriano Nilson aos 63 minutos.
.
Depois desse golo o Vitoria SC tentou sem sucesso a igualdade, mas viria a ser a Associação Naval 1ª de Maio, através do seu avançado Lito a aumentar a vantagem para 0-2 - o resultado final - através de um rápido contra ataque.
.
(Associação Naval 1º de Maio na época de 2006/07)
.
(Novamente em 2006/07 a equipa da Associação Naval 1º de Maio)
.
(Associação Naval 1º de Maio na temporada de 2007/08)
.
(Equipa da Associação Naval 1º de Maio na temporada de 2007/08)
.
(Associação Naval 1º de Maio na temporada de 2007/08)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Excelentes recordações . Optimo trabalho!

http://catedraldapalavra.blogspot.com/
 
Na realidade,nao e a quarta colectividade mais antiga do pais, mas sim a sexta - A.Naval Lisboa(1856)-Ginasio C.Portugues(1875)-Fluvial Portuense(1876)-Academica de Coimbra(1887)-Clube Naval Lisboa(1892)-Naval l de Maio(1893).
 
Meu caro

Onde foi buscar essa informação? Que a Naval 1ª Maio é a sexta mas antiga?
 
isto e que sao as glorias do passado? so se for de um passado recente, porque as fotos das equipas sao as equipas mais recentes. onde estao as fotos das equipas mais antigas?
 
Meu caro Ferber:

Efectivamente são apenas essas as imagens que possuo sobre a Naval 1º de Maio no meu arquivo.

As mais antigas pode você envia-las para o meu email. Terei muito gosto em arquiva-las.

gloriasdopassado@gmail.com

Saudações Vitorianas,

Alberto de Castro Abreu
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter