Glórias do Passado: Temporada de 1969/70 - 2ª Parte

 

Temporada de 1969/70 - 2ª Parte


Seguiu-se a 9ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão com um derby minhoto disputado no Estádio 28 de Maio em Braga no dia 23 de Novembro de 1969. O Vitoria SC foi derrotado pelos bracarenses por 2-1, num jogo onde esteve em particular evidencia a arbitragem de David Rocha da A.F. do Porto.

O Vitoria SC revelou-se ao longo de tudo a partida tecnicamente bastante superior ao SC Braga, acabando por perder um desafio que esteve perfeitamente ao seu alcance. Os vimaranenses até estiveram a vencer por 0-1 com um golo do avançado brasileiro Manuel.

Todavia, após o golo do Vitoria SC, a equipa retraiu-se um pouco, adoptando um estilo que tão bem a caracterizava, de pautar o jogo e atacar com todas as cautelas. Entretanto, o SC Braga obteve o tento do empate por intermédio de Mário e marcou o golo da vitória por meio de Palmeira.
.
Ainda antes do segundo golo bracarense aconteceram os casos do jogo: Uma grande penalidade indiscutível não assinalada a favor do Vitoria SC e um golo inexplicavelmente anulado ao avançado vimaranense Carlos Manuel, impediram o Vitoria SC de voltar a adiantar-se no marcador.
.
(SC Braga - Vitoria SC)
.
Após o injusto desaire em Braga, o Vitoria SC recebeu, na semana seguinte, em Guimarães, a formação do Vitoria de Setúbal. Numa satisfatória exibição, o Vitoria SC venceu os setubalenses por 2-1, calando assim algumas vozes criticas que já pairavam sobre a analise à equipa de Guimarães.

O Vitoria SC venceu um fortíssimo adversário como o Vitoria de Setúbal que na semana anterior havia vencido o SL Benfica, goleado o FC Porto por 5-0 e realizava um fantástico percurso nas competições europeias.
.
Neste jogo da 10ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria de Guimarães foi, porem, visivelmente superior em toda a partida, com os golos vitorianos a serem apontados pelo médio Artur e o avançado Manuel, enquanto pelos setubalenses marcou Tomé.
.
(Vitoria SC - Vitoria de Setubal)
.
Depois do excelente resultado obtido frente a uma das melhores equipas da competição, com era o caso do Vitoria de Setúbal, seguiu-se um novo resultado positivo, com a vitória alcançada em Tomar frente ao União por 1-2.

Mais um jogo que ficou marcado pela superioridade técnica da equipa do Vitoria SC, que entrava, indiscutivelmente, numa fase de franca recuperação, não só em termos de resultados, como na qualidade exibicional patenteada.

A título de curiosidade, refira-se que a equipa do União de Tomar era comandada por Óscar Telechea, um antigo treinador do Vitoria SC. A equipa vimaranense adiantou-se no marcador por intermédio de Manuel.

Num lance de clara infelicidade do guarda-redes do Vitoria SC, Rodrigues - que esteve algum tempo afastado da equipa devidos às obrigações militares - o União de Tomar viria ainda a empatar por meio de Tito, avançado que mais tarde veio a representar o Vitoria SC com enorme sucesso.

O Vitoria SC viria todavia a vencer o jogo num golo apontado por Mendes, na execução de mais um dos seus brilhantes remates vindos do seu fabuloso pé esquerdo.

À 12ª jornada nova vitoria, desta feita, frente ao FC Barreirense, mais uma das sensações da edição da época de 1969/70 do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. No dia 21 de Dezembro de 1969, em Guimarães, o Vitoria SC venceu a popular equipa do Barreiro por 3-0, com golos da autoria de Peres, Manuel Pinto e Artur.

A equipa vimaranense realizou frente ao FC Barreirense uma exibição muito boa, essencialmente na primeira parte, diante de uma equipa forte e muito moralizada depois de um vitoria na Povoa de Varzim e um empate frente ao SL Benfica.
.
O Vitoria SC, como disse, vinha apresentando evidente melhorias, com uma famosa defesa de bom nível, um meio campo batalhador e muito empreendedor e um ataque que voltava a mostrar-se avassalador.
.
(Vitoria SC - FC Barreirense)
.
A sequência de bons resultados foi entretanto interrompida à 13ª jornada na deslocação da equipa do Vitoria SC à cidade invicta, para enfrentar a equipa do FC Porto, e onde acabou derrotada por 1-0.

Foi um resultado tremendamente injusto, que se verificou essencialmente devido à falta de sorte da equipa do Vitoria SC e a uma arbitragem apelidada na época como cobarde do árbitro Américo Barradas da A.F. Lisboa, que não teve a coragem de marcar uma grande penalidade a favor do Vitoria SC quando o jogo ainda se encontrava empatado a 0-0.

O jogo disputou-se no dia 28 de Dezembro de 1969, numa tarde fria e cinzenta, no Estádio das Antas. O jogo foi todo ele muito repartido entre o meio campo das duas equipas, sem que, na verdade, qualquer uma merecesse vencer, já que as oportunidades foram muito poucas. Uma oportunidade para o FC Porto, desperdiçada por Chico na recarga a uma incompleta defesa de Rodrigues e para o Vitoria SC, apenas duas evidentes chances de golo, ambas desaproveitadas por Carlos Manuel.

O golo portista aconteceu a três minutos do final do encontro, numa jogada muito confusa, cheia de ressaltos felizes que acabaram por bater Rodrigues, o guarda-redes do Vitoria SC. O tento foi atribuído ao portista Nóbrega.
.
O lance polémico da partida e que motivou fortes protestos das personalidades ligadas ao Vitoria SC, ocorreu dentro da aérea do FC Porto. Numa jogada de ataque do Vitoria SC, Mendes desfere um fantástico remate, defendido pelo guarda redes portista de forma incompleta e, quando Artur se aprestava para introduzir, na recarga, a bola para dentro da baliza do FC Porto, foi visivelmente rasteirado por Nóbrega que o impediu de concretizar o golo. O árbitro, numa atitude que causou incredulidade a todos, nada assinalou, numa altura em que a partida ainda estava empatada a 0-0.
.
(FC Porto - Vitoria SC)
.
(FC Porto - Vitoria SC)
.
Depois da derrota nas Antas, seguiu-se nova derrota, agora na Povoa do Varzim e por números nada condizentes com os pergaminhos da equipa do Vitoria SC. O Varzim SC venceu o Vitoria SC por concludentes 4-1.

O primeiro jogo da 2ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, já realizado no novo ano de 1970, decorreu sobre um dia de chuva torrencial, que deixou o terreno de jogo completamente alagado o que prejudicava a melhor técnica da equipa do Vitoria SC.

O Vitoria SC entrou forte no jogo, disponde de varias hipóteses para marcar, o que de resto, viria a acontecer logo aos 7 minutos por intermédio de Mendes. Mesmo após o golo o Vitoria SC manteve-se na mo de cima, tendo de imediato novas oportunidades para ampliar o pecúlio, com por exemplo, num lance em que Carlos Manuel não conclui de cabeça um bom cruzamento de Bernardo da Velha.

Na segunda parte o jogo foi completamente diferente, com o Varzim SC a jogar muito melhor e a aproveitar não só o vento que se fazia sentir e lhe corria de feição, bem como os deslizes da defensiva vitoriana.

Os varzinistas empatariam exactamente com uma jogada que contou com o apoio do vento que se fazia sentir. E do 1-1 até ao 3-1 foi uma questão bem rápida, já que após o empate, o Vitoria SC perturbou-se e a equipa do Varzim SC, com toda a raça e determinação, tomou conta do jogo e consequentemente do resultado.

O 2-1 chegou na cobrança de um livre directo, cujo remate foi desviado pela barreira do Vitoria SC enganando o guarda-redes Rodrigues. O terceiro golo da equipa poveira chegou num lance aéreo bem finalizado e o quarto tento numa clamorosa falha do defesa Costeado.

Para o Varzim SC marcaram Aleixo, Sousa e Nuno Pinto por duas vezes, enquanto para a equipa do Vitoria SC marcou o avançado Mendes.
.
Derrotado pelo FC Porto, derrotado pelo Varzim SC, antevia-se grandes dificuldades para o Vitoria SC na jornada 15ª do Campeonato Nacional da 1ª Divisão onde teria que enfrentar a equipa do SL Benfica. Ainda para mais, os encarnados visitavam Guimarães numa altura decisiva na caminhada do SL Benfica rumo à revalidação do título de Campeão Nacional. Por isso, os encarnados, comandados por Otto Gloria, apresentaram-se em Guimarães com toda a força e decididos a levar de vencida a equipa do Vitoria SC.
.
(Golo do Vitoria SC frente ao SL Benfica no Estádio Municipal)
.
Todavia, o Vitoria SC deu uma lição de futebol aos encarnados, vencendo os Campeões Nacionais em titulo e realizando uma grande exibição. O triunfo vimaranense começou logo pelo dispositivo táctico montado, que assentava numa exemplar organização, posse de bola e mudança de flancos, marcações apertadas aos melhores jogadores do SL Benfica e muita inspiração dos elementos mais técnicos do Vitoria SC, em constantes desmarcações.

O Vitoria SC não defendeu apenas, pois quando necessário comandou os destinos do jogo, ganhando claramente o jogo no aspecto individual como colectivo, destacando-se, individualmente, Peres, na transposição defesa ataque, a técnica de Mendes e a insuperável defesa do Vitoria SC.
.
O primeiro golo do Vitoria SC surgiu bem cedo por intermédio do extremo brasileiro Zezinho. Após a vantagem, o Vitoria SC limitou-se a gerir com mestria o jogo até concretizar o segundo golo ainda na 1ª parte por Manuel. Assinale-se que os golos do Vitoria SC tiveram na sua execução, essencialmente, o mérito individual dos seus autores. O golo do SL Benfica chegou na 2ª parte, com Abel a reduzir o resultado para 2-1.
.
(Vitoria SC - SL Benfica)
.
(Vitoria SC - SL Benfica)
.
Na 16ª jornada o Vitoria SC voltou a jogar no Estádio Municipal de Guimarães, carimbando uma nova vitória na competição, vencendo e convencendo, o Leixões SC por 2-0.

O Leixões SC era um conjunto recheado de jovens valores, que se apresentaram em Guimarães de forma algo surpreendente, sem grandes preocupações defensivas e disputando taco a taco o jogo com o Vitoria SC.

Além da competente equipa leixonense o Vitoria SC teve também como grande adversário o terreno de jogo do Estádio Municipal de Guimarães, que se apresentava bastante pesado e escorregadio, devido às constantes intempéries que se abateram sobre a cidade berço.

O Vitoria SC realizou uma exibição suficiente para merecer a vitória e os dois pontos em disputa. Beneficiou, ao longo de jogo, de algumas oportunidades de golo, concretizando apenas duas delas pelos avançados brasileiros Zézinho e Manuel.
.
Na 17ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1969/70 o Vitoria SC voltou a jogar na condição de visitante. Desta feita deslocou-se ao Estádio Almirante Américo Tomaz para defrontar a equipa do CF Belenenses que venceu por 1-0.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Caro Alberto,

Informo que a edição da revista Futebolista referente ao mês de Março já se encontra à venda.
Na secção intitulada Ao Raio-X, da minha autoria, a escolha recaíu sobre o Vitória de Guimarães.
Para aguçar o apetite, aqui fica um breve excerto daquilo que podem ler:

História de prestígio

"Na cidade que viu nascer Portugal, o Estádio D. Afonso Henriques liga as memórias da história com o orgulho do presente. Reduto de vimaranenses, afonsinos ou conquistadores, palco do Vitória Sport Clube, também conhecido como Vitória de Guimarães, ali mora o monumento de um futuro que se espera brilhante.
Determinado em prosseguir essa história e acrescentar-lhe novos capítulos de sucesso, o Vitória Sport Clube procura hoje um projecto de renovada ambição, tendo como principal suporte a fidelidade e apoio dos seus muitos associados e adeptos. Conseguirá a cidade de Guimarães voltar a fazer história
"?

Capítulos seguintes:

O conquistador do séc. XXI
Artistas do futebol espectáculo
O pentágono reforçado por dois quadrados (ilustrado com imagens que retratam o modelo de jogo)
Consolidação como 4.º grande

Cumprimentos.
 
Já agora, congratulo-o pela qualidade dos textos, nesta viagem ao passado...

Abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter