Glórias do Passado: Temporada de 1969/70 - 1ª Parte

 

Temporada de 1969/70 - 1ª Parte


A temporada de 1969/70 fica marcada por mais um excelente desempenho da equipa do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, mas acima de tudo, é a época da primeira participação do clube em provas internacionais de carácter oficial, mercê da sensacional classificação obtida na temporada transacta.

Jorge Vieira, o mentor técnico do Vitoria SC da época de 1968/69, tinha interesses e problemas comerciais e familiares no Brasil e por isso não pôde regressar a Portugal para continuar a orientar a equipa vimaranense.
.
Para o seu lugar chegou um novo treinador oriundo do Brasil. Gilberto Carvalho, conhecido pelo diminutivo de Giba, conceituado técnico no Brasil, foi a escolha da Direcção do Vitoria SC para comandar a equipa na temporada que se iniciava.
.
(Apresentação do Vitoria SC para a época de 1969/70)
.
As aquisições para a nova época foram escassas, praticamente na exacta medida das saídas operadas no plantel do Vitoria SC. Assim, entrou, desde início, o médio Bilreiro, que havia sido um dos mais cobiçados e melhores jogadores da época anterior, oriundo da equipa do União de Tomar.

Chegou ainda o avançado brasileiro Ademir, um ponta de lança vindo do Estado de Pernambuco por indicação expressa do técnico Giba, e ainda o conceituado médio Bernardo da Velha, jogador proveniente do FC Porto, envolvido como moeda de troca na transferência do vitoriano Gualter para a equipa portista.

De resto, a saída do lateral direito Gualter foi o a principal baixa do plantel do Vitoria SC em relação à época transacta, já que todos os outros elementos titulares mantiveram-se no clube. Saíram ainda o médio Ribeiro e os avançados Vieira e Manafá.
.
A época de 1969/70 iniciou-se no dia 2 Agosto de 1969, um sábado de verão, no Campo da Amorosa, local onde a equipa realizou grande parte da pré-temporada, que se avizinhava e se adivinhava exigente para a equipa do Vitoria SC.
.
(Imagem do inicio de um treino do Vitoria SC no Campo da Amorosa)
.
O Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1969/70 iniciou-se no Estádio Municipal de Guimarães no dia 7 de Setembro de 1969, numa partida que terminou empata a 0-0 entre o Vitoria SC e o Varzim SC.

A equipa varzinista apresentou-se com uma formação ultradefensiva, que, com maior ou menor dificuldade, foi detendo as investidas do ataque do Vitoria SC. Então na 2ª metade do encontro a equipa do Varzim SC esqueceu-se literalmente de jogar, limitando-se a defender e a enviar bolas para a bancada.
.
O Vitoria SC não conseguiu marcar cedo, como se exigia nesta condições, e cada mez mais o Varzim SC acentuou o seu estilo de jogo defensivo. O certo é que a equipa vimaranense demonstrou ainda algumas insuficiências típicas de início de temporada, não conseguindo vencer e causando alguma frustração nos adeptos.
.
(Vitoria SC - Varzim SC)
.
(Vitoria SC - Varzim SC)
.
Na 2ª jornada o Vitoria SC viajou até a cidade de Lisboa para defrontar o SL Benfica no Estádio da Luz. Neste que viria a ser o ultimo jogo do treinador Giba à frente da equipa do Vitoria SC, os vimaranenses foram copiosamente derrotados pelos encarnados por 5-0.

A equipa do SL Benfica vinha de um desaire na semana anterior em Matosinhos frente ao Leixões SC e precisava de se redimir dessa mau resultado. O Vitoria SC, ainda em baixo de forma, teve imensas dificuldades em suster a mais valia da equipa do SL Benfica que cedo se adiantou no marcador por intermédio de Diamantino.
.
O meio campo do Vitoria SC não conseguia de forma alguma impor um ritmo diferente aos encarnados e Eusébio e seus pares colocaram a “cabeça em água” aos elementos que compunham a defesa vitoriana.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1969/70)
.
Entretanto, depois do encontro frente ao SL Benfica, o Vitoria SC ficou sem o seu treinador principal. Giba foi afectado por uma doença grave que se agudizava em Portugal e foi obrigado a regressar ao Brasil, já que não havia condições para permanecer em Guimarães.

O Vitoria SC ficou assim, repentinamente, sem treinador. Foi porém um homem que deixou saudades em Guimarães, não só pelos seus conhecimentos técnicos mas também pela pessoa que era. Faleceu pouco tempo depois, em Janeiro de 1970, no Brasil.
.
Giba saiu do Vitoria SC na 2ª feira 15 de Setembro de 1969 após o jogo frente ao SL Benfica e já na 5ª feira era apresentado em Guimarães o novo treinador do Vitoria SC, o português Fernando Caiado.
.
(Apresentação oficial do tecnico Fernando Caiado)
.
Entrou com o pé direito no Vitoria SC o treinador Fernando Caiado, com uma vitória no sempre terreno difícil do Leixões SC por 0-1. Num recinto onde o SL Benfica havia sido derrotado 15 dias antes, não se apresentava nada fácil a missão do Vitoria SC.

No Estádio do Mar, o Vitoria SC fez um grande exibição, coroada com um golo, alem de muitas oportunidades perdidas ao longo de todo o encontro, em contraponto com o Leixões SC que apenas dispôs de uma verdadeira ocasião de golo.
.
O destaque na equipa do Vitoria SC neste jogo vai inteirinho para a exibição do capitão Peres, um verdadeiro motor do meio campo vimaranense, tanto a defender como nas manobras ofensivas.
.
(Leixões SC - Vitoria SC)
.
(Leixões SC - Vitoria SC)
.
O bom resultado conseguido frente ao Leixões SC não teve sequencia na jornada seguinte quando o Vitoria SC foi derrotado no seu reduto pelo CF Belenenses por 1-2. A verdade é que o Vitoria SC não fez um jogo de qualidade, mas fez o suficiente para pelo menos não perder.
.
Perdeu muitas oportunidades de golo, onde os seus avançados estiveram decididamente em tarde não. Por seu turno, a equipa de Belém apresentou-se muito bem em Guimarães, certa a defender e sempre apta a realizar perigosos contra ataques, forma, alias, que chegou aos golos.
.
(Vitoria SC - CF Belenenses)
.
À 5ª Jornada o Vitoria SC foi até Coimbra defrontar a equipa dos estudantes. Antevia-se um jogo difícil contra um adversário que tradicionalmente colocava muitas dificuldades à equipa vimaranense.

Foi um jogo em toada de parada e resposta. Aos 12 minutos surgiu o primeiro golo do desafio para a equipa da Académica de Coimbra, apontado pelo defesa Rui Rodrigues na conversão de um livre indirecto, que todavia, tocou inadvertidamente em Joaquim Jorge, enganando o guarda redes vitoriano Roldão, que não esboçou qualquer defesa.

Logo no minuto imediato o avançado brasileiro do Vitoria SC Manuel poderia ter igualado o marcador com um fantástico remate executado de ângulo difícil. Contudo, aos 18 minutos, aproveitando uma hesitação dos defesas centrais do Vitoria SC, o avançado conimbricense Nené colocou a briosa a vencer por 2-0.

Após o segundo golo da Académica de Coimbra, o Vitoria SC dispôs de três flagrantes oportunidades para reduzir o marcador. Todas por intermédio do avançado vitoriano Manuel. Uma depois de uma exemplar desmarcação proporcionada por Bernardo da Velha, outra, chegando atrasado a uma solicitação de Mendes e uma outra, quando isolado, atirou lamentavelmente ao lado da baliza à guarda de Viegas.

Aos 39 minutos de jogo, porem, surgiu o primeiro golo do Vitoria SC, por intermédio de Manuel, na resposta à cobrança de um canto por Mendes. E a 2 minutos do intervalo o Vitoria SC igualou o marcador a 2-2, depois de um colocado remate de Mendes ao poste, com Manuel na recarga a finalizar.

Já no segundo tempo, aos 17 minutos, a Académica de Coimbra adiantou-se novamente no marcador, através de um contra ataque venenoso, superiormente finalizado pelo avançado Manuel António.

Depois de Fernando Caiado refrescar a equipa do Vitoria SC, com as substituições de Carlos Manuel e Bilreiro por Zezinho e Augusto, os vimaranenses fizeram tudo para empatar, o que veio a verificar-se apenas a 5 minutos do fim da partida e já depois de varias oportunidades desperdiçadas.

O terceiro golo do Vitoria SC, que redundou no resultado final de 3-3, foi apontado novamente por Manuel, desta feita, na cobrança de um livre frontal à grande área da baliza da Académica de Coimbra.

Depois do excelente resultado conquistado em Coimbra, o Vitoria SC conquistou uma vitoria na partida da 6ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1969/70, no Estádio Municipal de Guimarães, no desafio frente ao GD Cuf.

O GD Cuf, tradicionalmente outro adversário não menos difícil que o anterior, visitava Guimarães, numa partida em que se estreava o jovem defesa central Torres, que nessa partida substituía Manuel Pinto que se encontrava adoentado. Segundo rezam as crónicas, Torres realizou uma exibição deveras auspiciosa.

O Vitoria SC venceu por incontestáveis 4-0. Manuel abriu caminho à folgada vitoria da equipa vimaranense. A partir do primeiro golo o Vitoria SC limitou-se a gerir a partida e apenas na ponta final “esmagou” a equipa do GD Cuf.
.
Os 15 minutos finais o Vitoria SC empreendeu um futebol de ataque que teve essencialmente em Mendes o principal protagonista, apontando, com mestria, os 3 golos do Vitoria SC que selaram uma robusta vitoria por 4-0.
.
(Vitoria SC - GD Cuf)
.
Na 7ª jornada o Vitoria SC enfrentou o Boavista FC no Campo do Bessa na cidade do Porto. Reza a crónica que se tratou de uma má partida de futebol, jogado num campo pelado de reduzidas dimensões como era o Campo do Bessa naquele tempo.

O Boavista FC, como era normal, fazia uso das reduzidas dimensões do terreno de jogo, adoptando um estilo de jogo combativo e baseado no futebol directo. O Vitoria SC, cujo futebol mais técnico era o principal atributo, sentiu enormes dificuldades para se impor.

O Vitoria SC adiantou-se no marcador com um galo de Manuel logo aos 19 minutos. Desde então, teve varias chances para aumentar a vantagem, porém, seria o Boavista FC a alcançar a igualdade à passagem do minuto 75º por intermédio de Augusto.

Para a 8ª jornada estava reservada a visita do Sporting CP ao Estádio Municipal de Guimarães. Nesta partida a figura do jogo foi indiscutivelmente o arbitro Fernando Leite da A.F. do Porto, que realizou uma péssima arbitragem em claro prejuízo dos vimaranenses.
.
O Sporting CP venceu por 1-2, com os golos leoninos a serem apontados por Marinho e Dinis, enquanto o golo do Vitoria SC teve a autoria de Mendes. O Vitoria SC entrou extremamente cauteloso no encontro, tentando desgastar o adversário e posteriormente aplicar-lhe o golpe fatal. Não correu, todavia, de feição a táctica montada.
.
(Vitoria SC - Sporting CP)
.
(Vitoria SC - Sporting CP)
.
Essencialmente, fruto dos erros de arbitragem como se referiu. Em relação aos lances polémicos, destaca-se o segundo golo do Sporting CP obtido em clara posição de fora de jogo e um penalty não assinalado a favor do Vitoria SC que toda a imprensa classificou de clamoroso.
.
(Vitoria SC - Sporting CP)
.
(Vitoria SC - Sporting CP)


Autor: Alberto de Castro Abreu

A temporada referida já é proxima da entrada do internacional Custódio Pinto no clube, vindo do F C Porto onde foi um símbolo (mais um que não teve uma saída condigna) e um jogador que muito admirei e estou com curiosidade em rever seu currículo.
 
Caro Anonimo:

De facto Custodio Pinto merecerá honras de destaque neste blogue naturalmente, já que foi um dos jogadores mais importantes do Vitoria SC na decada de 70, onde chegou mesmo à condição de capitão de equipa.

Não deixe de visitar o nosso blogue, pois, quando possivel, será recordada na integra toda a carreira de Custodio Pinto, com recurso a dezenas de imagens.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
Caro Alberto,

Aproveito para anunciar uma notícia que interessa a todos os Vitorianos, Afonsinos ou Conquistadores...

Sou autor do blog Catenaccio e colaborador da Revista Futebolista, de forma mais ou menos esporádica.

Se visitarem o Catenaccio, podem ler algumas das rubricas que tenho vindo a escrever desde Novembro de 2006, nomeadamente o "Onze do Mês" e a Secção "Táctica".

Desta feita, fui convidado para escrever um artigo na Secção Ao Raio-X. Normalmente, é dissecada uma equipa: história, sistema táctico e/ou modelo de jogo, jogadores-chaves, perspectivas futuras.

Para a edição do mês de Fevereiro, a minha escolha recaíu sobre o Vitória Sport Clube. Espero que apreciem a rubrica. Será publicada no final deste mês.

Cumprimentos.
 
Meu caro Catenaccio:

Obrigado pela informação, sendo certo que eu e todos os vitorianos ficarão atentos a essa rubrica sobre o Vitoria SC.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
Obrigado e, desde já, os meus parabéns por este espaço sobre Glórias do Passado.

O blog tem imensa qualidade e revela histórias bem interessantes. Continue a encantar com estes escritos que orgulham a nação vimaranense.

Cumprimentos.
 
Qual era o nome civil do Bilreiro ?
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter