.
.
(Lúcio no Varzim SC)
.
Foi um bom espectáculo de futebol, sem grande qualidade técnica é verdade, mas bem disputado e combativo. Na primeira parte o Vitoria SC dominou completamente o encontro dispondo de varias oportunidades de golo, teimosamente negadas pelas majestosas intervenções de Lúcio, o guarda-redes poveiro.
.
Na segunda metade o Varzim SC adiantou-se no marcador um pouco contra a corrente do jogo. Após um deficiente lançamento de linha lateral pelo vitoriano Carvalho, o médio do Varzim SC Miranda cruzou para a área onde surgiu Manuelzinho a rematar para a defesa incompleta de Jesus e na recarga Lufemba a facturar.
.
(Varzim SC na época de 1986/87)
.
O Vitoria SC foi em busca do golo da igualdade, que surgiu poucos minutos depois, por intermédio de N´Dinga a responder eficientemente a um cruzamento de Adão. A partir de então o Vitoria SC tentou adiantar-se no marcador, dispondo de três soberanas ocasiões para conseguir, todas elas através de Paulinho Cascavel.
.
Em duas dessas oportunidades foi o guarda-redes varzinista Lúcio que evitou o golo ao avançado brasileiro do Vitoria SC e a última, foi o poste da baliza, que rechaçou um colocado remate de Paulinho Cascavel na cobrança de um livre frontal à baliza do Varzim SC.
.
(Varzim SC na temporada de 1986/87)
.
(Lúcio no Varzim SC)
.
Brilhante 7º lugar a classificação do Varzim SC na época de 1986/87, altura em que Lúcio era presença assídua nos trabalhos da Selecção Nacional. Nesta altura, era o suplente na Selecção Nacional do guarda-redes vitoriano Jesus.
Concretizou a sua 1ª e única internacionalização pela selecção principal portuguesa no dia 5 de Dezembro de 1987, no mítico Estádio de San Siro na cidade de Milão. Portugal defrontava a congénere italiana num desafio importante para o apuramento para o Euro 88.
O titular dessa partida na baliza da selecção lusa foi o vitoriano Jesus. Ocorre que este sofreu uma lesão impeditiva de continuar em campo e nesta altura é substituído por Lúcio que defende praticamente todo o encontro.
.
Portugal, treinado naquela altura por Juca encontrava-se bastante fragilizado pelos castigos impostos aos melhores jogadores portugueses por causa do caso Saltilho. Acabou derrotado por 3-0, com os golos, sofridos por Lúcio, apontados por Vialli, Giannini e De Agostini.
.
(Varzim SC na época de 1987/88)
.
(Lúcio em caricatura)
.
A época de 1987/88 foi a ultima temporada de Lúcio ao serviço do Varzim SC, colocando assim ponto final a uma ligação de seis anos. Nessa época o Varzim SC voltou a não conseguir a manutenção, sobretudo após a debandada dos melhores jogares no final da temporada anterior. Nesta ultima época, Lúcio voltou a ser totalista no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na baliza da equipa poveira.
.
(Lúcio no Varzim SC na época de 1987/88)
.
Com 33 anos de idade, velho e conceituado, o guarda-redes Lúcio ingressa no FC Tirsense na época de 1988/89, sob o comando do Prof. Neca, na 2ª Divisão Nacional. A excelente temporada realizada pelo FC Tirsense redundou numa talvez inesperada subida à 1ª Divisão Nacional.
.
(FC Tirsense na temporada de 1988/89)
.
Já novamente na 1ª Divisão Nacional, desta feita ao serviço do FC Tirsense, Lúcio volta a estar em evidência no futebol português. Apesar da idade é considerado um dos melhores guarda-redes do futebol nacional e o melhor jogador do conjunto de Santo Tirso na fantástica temporada realizada em 1989/90.
.
(Lúcio no FC Tirsense na época de 1980/90)
.
(FC Tirsense na época de 1989/90)
.
(Lúcio)
.
(FC Tirsense na temporada de 1989/90)
.
(Lúcio no FC Tirsense na época de 1989/90)
.
(FC Tirsense na época de 1989/90)
.
1990/91 Será a ultima temporada de Lúcio na alta-roda do futebol português. Titular no FC Tirsense - apesar de ter alternado a titularidade na baliza com o guardião Balseiro – Lúcio, com 36 anos de idade, ainda se cotava entre os melhores. Quanto ao FC Tirsense, vitima também da debandada dos melhores jogadores no final da temporada anterior, não foi capaz também de evitar a descida à 2ª Divisão de Honra.
.
(FC Tirsense na temporada de 1990/91)
.
(Lúcio no FC Tirsense na época de 1990/91)
.
(FC Tirsense na época de 1990/91)
.
Terminada a carreira de futebolista profissional, Lúcio continuou e continua ligado ao futebol. Integra, como treinador adjunto, a equipa técnica lidera por Carlos Brito, trabalhando, nessa função, mais de 10 anos no Rio Ave FC, curiosamente grande rival de um dos mais importantes clubes da sua carreira como jogador – o Varzim SC.
.
Com Carlos Brito, Lúcio Pereira esteve ainda no CF Estrela da Amadora na época de 2000/01, no Boavista FC na temporada de 2005/06, no Nacional da Madeira em 2006/07 e, presentemente, trabalha no Leixões SC, o clube da sua cidade natal.
.
(Rio Ave FC na época de 1996/97)
.
(Rio Ave FC na temporada de 1997/98)
.
(Rio Ave FC na época de 1998/99)
.
(Rio Ave FC na temporada de 1999/00)
.
(Boavista FC na época de 2005/06)
.
(CD Nacional na época de 2006/07)
.
(Leixões SC na temporada de 2006/07)
.
(Lúcio Pereira)