Glórias do Passado: Clube Despotivo do Montijo

 

Clube Despotivo do Montijo



O Clube Desportivo do Montijo foi fundado no dia 1 de Setembro de 1948, tendo a sua sede na Avenida dos Pescadores na cidade do Montijo, no distrito de Setúbal. Trata-se de um clube da margem sul do Tejo que atingiu o ponto alto da sua história durante a década de 70, altura em que militou na 1ª Divisão Nacional da Futebol.

Alem daquele período auge vivido durante os anos 70, o CD Montijo é também conhecido a nível nacional por ter sido a casa onde despontaram jogadores como Paulo Futre ou o guarda-redes Ricardo, que mais tarde se tornariam conhecidos internacionais portugueses. Alem destes, é comum ainda realçar a passagem de João Alves (o famoso luvas pretas) por aquele clube, no início da sua carreira como sénior.

Presentemente, depois de mais de 60 anos de história, o CD Montijo já não existe, vivendo apenas na nostalgia das suas gentes. Como tantos outros clubes da margem sul do Tejo, o CD Montijo viveu, desde finais dos anos 80, imensas dificuldade financeiras, passando por sucessivas crises de subsistência que levou ao seu encerramento em 2007.
.
Nos primeiros vinte anos de vida, o CD Montijo dedicou essencialmente à prática do futebol, mas também a outras modalidades como o basquetebol e o ténis de mesa, conquistando diversos títulos regionais, nos escalões seniores e na formação.
.
(CD Montijo na época de 1963/64)
.
Em 1965/66 ocorreu o primeiro feito de realce nacional. A equipa de futebol principal do CD Montijo conquistou o título de Campeão Nacional da 3ª Divisão. Depois de alguns anos na 2ª Divisão Nacional, o CD Montijo chegou pela primeira vez na sua história à 1ª Divisão Nacional, vencendo destacado a Zona Sul do segundo escalão do futebol português na época de 1971/72.

No ano de estreia na principal prova futebolística portuguesa, o CD Montijo, atravessando algumas adversidades, nomeadamente pela instabilidade técnica devido à passagem de 3 treinadores pelo comanda da equipa, poderá dizer-se teve um excelente desempenho, garantindo no final a manutenção na competição, naturalmente o grande objectivo.
.
Foi o 13º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, contabilizando 23 pontos, resultantes de 9 vitórias e 5 empates, em 30 partidas. Naquela altura, registe-se, a equipa do CD Montijo, actuava no Campo Luís de Almeida Fidalgo, um recinto pelado sem iluminação para jogos oficiais.
.
(Afonso)
.
(Celestino)
.
(Francisco Mario)
.
(Gijó)
.
(Jose Martins)
.
(Louceiro)
.
(Moreira)
.
(Sabino)
.
Participou novamente no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1973/74, mas desta vez, não foi capaz de alcançar a manutenção no principal escalão do futebol português. Na segunda época consecutiva entre os melhores, numa altura em que a equipa montijense já contava com o contributo de João Alves, o CD Montijo não conseguiu fugir ao último lugar na tabela classificativa e assim desceu novamente à 2ª Divisão Nacional.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1973/74, o CD Montijo amealhou somente 20 pontos, em resultado de 7 vitórias e 6 empates nas 30 partidas da prova.

Naturalmente que nesta duas épocas, o CD Montijo defrontou também o Vitoria SC, nesta sua passagem pela 1ª Divisão Nacional. Podemos dizer que a equipa da margem sul do Tejo nunca foi uma pêra doce para a equipa vimaranense.

Se é certo que no conjunto das quatro partidas disputadas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão das épocas de 1972/73 e 1973/74 o CD Montijo nunca venceu o Vitoria SC, também é bem verdade que a equipa da cidade berço teve sempre imensas dificuldades para levar de vencida a formação montijense.
.
Nos jogos disputados no pelado do Campo Luís de Almeida Fidalgo na cidade do Montijo o resultado cifrou-se sempre num empate a 1-1, enquanto que, em Guimarães, a equipa do Vitoria SC venceu sempre pela margem mínima de 1-0.
.
(Bambo)
.
(Eurico)
.
(Evaristo)
.
(João Alves)
.
(Luis Filipe)
.
(Patricio)
.
(Rachão)
.
(Rolo)
.
O CD Montijo regressaria novamente à 1ª Divisão Nacional na temporada de 1976/77, depois de 3 épocas a disputar a Zona Sul da 2ª Divisão Nacional. Nesta época de 1976/77, o ano do regresso e ao mesmo tempo o ultimo deste clube no escalão máximo do futebol português, o CD Montijo voltou a descer de divisão e desta vez para sempre.
.
Classificou-se em 14º lugar com 23 pontos contabilizados, decorrentes das 7 vitórias e 9 empates nos 30 desafios do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nesta temporada, o CD Montijo venceu pela primeira e única vez o Vitoria SC em jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Na cidade do Montijo os vimaranenses perderam por 1-0, enquanto que na cidade de Guimarães, o Vitoria SC venceu, com dificuldades, o CD Montijo por 3-2.
.
(CD Montijo na decada de 70)
.
(CD Montijo na época de 1976/77)
.
(Abrantes)
.
(Arnaldo)
.
(Bolota)
.
(Carlos Pereira)
.
(Candeias)
.
(Chainho)
.
(Coentro Faria)
.
(Delgado)
.
(Fonseca)
.
(Gilberto)
.
(Júlio)
.
(Lazaro)
.
(Rodrigues Dias)
.
A partir de então o CD Montijo teve momentos altos e momentos baixos. Muitas vezes tentou o regresso à 1ª Divisão Nacional, enquanto em outras alturas acabou mesmo relegado à 3ª Divisão Nacional. O único factor que atravessou praticamente todo o período até à extinção do clube foi mesmo as constantes dificuldades financeiras.
.
(CD Montijo na época de 1978/79)
.
(CD Montijo na temporada de 1979/80)
.
(CD Montijo na temporada de 1980/81)
.
(CD Montijo na época de 1980/81)
.
(CD Montijo na temporada de 1981/82)
.
(CD Montijo na temporada de 1981/82)
.
Na época de 1988/89, depois de quase uma década na 2ª Divisão Nacional, o CD Montijo desceu à 3ª Divisão Nacional. Na época seguinte de 1989/90 regressaria novamente ao segundo escalão do futebol português, conquistando, registe-se, o ceptro de Campeão Nacional da 3ª Divisão.
.
(CD Montijo na temporada de 1989/90)
.
Pareceu então que o clube entraria em recuperação. Andou nos anos seguintes sempre classificado pelos lugares cimeiros da Zona Sul da 2ª Divisão B, algumas vezes perto de ascender à 2ª Divisão de Honra.

Porem, no final da época de 1995/96 voltou a ser relegado à 3ª Divisão Nacional e no final de 1998/99 caiu mesmo nos distritais da AF Setúbal. Em 2000/01 voltou a subir aos nacionais, mas em 2006/07 voltou ao Campeonato Distrital da AF Setúbal.

Neste último período o clube perdeu ainda o Estádio Luís Almeida Fidalgo, o seu recinto de jogos, pois os terrenos onde o mesmo estava implantado eram propriedade privada, e os seus donos decidiram vender aquele espaço para a construção habitacional.
Passou então a jogar no Campo da Liberdade no Montijo, um pequeno recinto com capacidade para pouco mais de 1500 espectadores.
.
(CD Montijo na temporada de 2005/06)
.
Este clube, que era um referencia no distrito de Setúbal e o principal embaixador da cidade do Montijo, que chegou a ter mais de 250 praticantes no futebol e modalidades com expressão nacional como o basquetebol, onde teve uma equipa profissional, e no andebol, estava nesta altura próximo do fim.

Devido a dificuldades financeiras que se revelaram inultrapassáveis, essencialmente depois de penhorados os subsídios anuais da própria autarquia, o CD Montijo, sem recurso monetários, decidiu no ano de 2007 extinguir o clube no decorrer de uma assembleia-geral convocada para o efeitos onde os sócios votaram o pesaroso fim.
.
Actualmente, a cidade do Montijo tem um novo clube, que participa na 2ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal. O Clube Olímpico do Montijo, dizem, sucedeu ao CD Montijo.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Um olé ao Montijo, clube da terra de Custódio e Manuel Pinto e também do mais recente Paulo Futre.
 
Amigo Abreu,

Excelente mesmo! Notei que escreveu numa foto "Loureiro". N�o me lembro de nenhum Loureiro no Montijo. Talvez seja "Louceiro".

Numa outra foto escreveu "Coentr�o". Deve-se tratar de Coentro Faria. N�o sabia que ele era conhecido por Coentr�o!

Siga com este seu GRANDE trabalho!
.
 
Amigo Dingo,

Sigo as indicações que me deu, tomando-as como válidas naturalmente, pelo que procedi as alterações mencionadas.

Abraço,

Alberto
 
Queria dar os parabéns a todos os que fizeram este trabalho sobre a história do Clube Desportivo do Montijo.

Até agora o mais completo que encontrei na Net.

Eu por sou de Lisboa e fui viver muito novo para o Montijo e lembro-me de assistir a passagem do pelado para piso relvado. Morava mesmo em frente ao antigo estádio.

Hoje existe o Olimpico, clube recém formado e que pretende num futuro próximo alcancar objectivos que o anterior atingiu.

Fala-se por cá, de um míudo talentoso que ainda é juvenil e já alinha nos séniores. estando a despertar as atenções de vários clubes de nomeada. Chama-se Hélio Vaz e para já vai prestar provas no Bolton. Fixem esse nome!

Cumprimentos

Trsite tamb´+em foi ver morrer este emblemático clube, que neste principio de século não foi capaz de suportar as sucessivas crises financeiras.

Fala-se por cá num novo valor eminente e que vai dar que falar
 
Nuno Gonçalo:

Agradeço desde já as palavras elogiosas dirigidas ao post em questão bem como a visita que fez a este blogue, na esperança, naturalmente, que se torne num visitante assiduo.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
Amigo Alberto ao ler este pedaço de historia do meu Clube Desportivo do Montijo tive um misto de emoções muito grande. Saudade , tristeza...mas com um sorriso nos lábios...

Muito obrigado do fundo do coração de um montijense que representou com grande orgulho esta camisola durante 9 anos.

David(inho) Henriques
 
desde já um MUITO MUITO OBRIGADO a quem teve esta linda ideia de expor o meu clube desportivo de MONTIJO aki ao seu alto nivel , faz me lembras a primeira vez em que ia ver o montijo , onde os meus idolos na altura era o bradao, o taira, o humberto e o rogerio, com o passar do tempo vi so o meu montijo a piorar a cada dia que passava, mas o amor que sentia pelo montijo ainda continua e estas fotos que eu vejo faz me lembrar esses tempo. MUITO OBRIGADO. AMO TE MONTIJO
 
um grande abraço ao autor deste espaço que conseguiu relembrar de forma muito digna a vida do CDM. formei-me como atleta e como homem neste clube e apesar de ja na minha altura os abutres abundarem e o sangue do CDM ser roubado, não consigo deixar de amar o que foi o CDM e o que ele representou para mim. infelizmente esses abutres, que enxotavam qualquer pessoa que surgisse para tentar salvar a carcaça, conseguiram levar o clube á falência e apenas assim sairam do clube, quando ja nem restavam os ossos. não me revejo no Olimpico, mas desejo a maior sorte ás pessoas envolvidas e que no futuro consigam criar condições para representar o MontijE com outro nivel. a nivel humano sempre tivemos grandes atletas e basta consultar os resultados de clubes que surgiram depois de inteiras secções terem abandonado o CDM por falta de apoio. é ver os resultados do Ginásio com o judo, as camadas jovens do montijo basket, atletismo com bons atletas sempre, campeão nacional tiro com arco, etc...
infelizmente a politica foi sempre a de ir canalizando as verbas para o futebol e deixar morrer tudo.
obrigado aos que ainda hoje fazem estes milagres com tão poucas condições.
aos outros que viveram o CDM um grande abraço aldeano a todos!

aos grandes adeptos do Vitória desejo que consigam ir á champions, porque uma realidade como a vossa tem de merecer uma presença, não esporadica, mas assidua! numa epoca onde o Setubal fez uma xelente epoca e roubou um trofeu a um grande, espero que tambem voces consigam roubar a champions aos grandes de lisboa.
um abraço com toda a alma.

ps:falta um R no "desportivo".
 
Ao David, ao Luis Pereira e ao Roma, muito obrigado pelos comentários deixados neste post do CD Montijo.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
ORGULHO ALDEANO


Orgulho Aldeano, fundado a 1 de Abril de 2008, pretende ser um movimento pró-cidade.
Através de manifestações culturais, sociais e desportivas, visamos promover a história da nossa terra, Montijo, sem nunca esquecer as nossas raízes, desde 1514, a nossa Aldeia Galega.
Hoje atravessamos uma época em que as dificuldades de identificação com a região em que vivemos são cada vez mais abstractas. Assim sendo, este movimento de dedicação e amor à cidade do Montijo é apenas o despertar de uma nova mentalidade, que terá como expoente máximo o orgulho imenso em ser aldeano!!!
Nunca vamos esquecer quem fomos, muito por culpa de não sabermos quem vamos ser, se algum dia não existir a nossa gente para nos dizer "sou do Montijo e sou muita rijo, sou um Aldeano a sério, glória ao nosso Império".



Saudações Aldeanas!!


Pelo prazer que teve em escrever esta magnífica obra prima sobre a história do clube mais "histórico" da cidade do Montijo, nos revemos com prazer redobrado nas palavras,nas imagens, apesar de distantes!!!

Quem não sente, não entende!!!

www.orgulhoaldeano.blogspot.com
 
Caros amigos,

Só vos queria lembrar, duma velha glória nascida e criada no Montijo, tendo começado a dar os primeiros pontapés no "Desportivo do Montijo", onde deu nas vistas e que rapidamente foi "pescado" pelo Sport lisboa e Benfica, tendo participado activamente e conquistado grandes feitos e títulos, ao serviço do mesmo, sendo os de maior relevo, as duas Taças dos Campeões Europeus de clubes conquitadas no início da década de 60 contra Barcelona e Real Madrid, de seu nome JOSÈ NETO, o "NETO" do Montijo, um bem haja para todos.

P.S.Que adeptos fantásticos tem o Vitória de Guimarães,parabéns.
 
Caro Luis Neto:

Obrigado pela sua visita ao blogue "Glorias do Passado" bem como o comentário que fez questão de aqui deixar recordando o Neto, antiga glória do SL Benfica.

Volte sempre,

Saudações Vitorianas,

Alberto de Castro Abreu
 
desde ja queria filicitalos por esta lembrança.
keria corrigir algumes coisas para que não caiam em erro .
a cede do clube desportivo do mentijo, antes de ser num pequeno bar na avenida dos pescadores era numa belissima casa que agora está a servir de museu munincipal para alem disso o paulo futre nunca foi do clube desportivo, mas sim ele ia de manhã cedo todos os dias para lisboa treinar pro sporting.
de resto se quiserem ser esclarecidos por mais algumas coisas perguntei ao sr henrique que mora na rua serpa pinto. ele foi tesoureiro do desportivo quase o tempo todo e sabe a historia do desportivo toda tal como os nomes das pessoas que por lá andaram. para alem disso o sr. henrique é presidente de um clube fundado em 2 de abril de 2007 , logo depois do desportivo, camado montijo futebol clube. esse clube pretende recordar toda essa historia do desportivo e relembrar quem por lá passou e quem viu as maiores glorias do desportivo, por isso o montijo utiliza o emblema do desportivo e os equipamentos (camisola amarela torrada, calsoes verdes e meias amarelas) com que o desportivo subiu á primeira divisão para alem do nosso hino ser a musica "fado do montijo" com que comessavam os jogos do desportivo nessa epoca no estádoi jose almeida fidalgo.
 
Só uma pequena correcção. Paulo Futre nunca jogou no Clube Desportivo de Montijo, nem sequer futebol de 11 federado em nenhum clube do Montijo. Foi descoberto num torneio de futebol de salão e fez toda a formação no Sporting Clube de Portugal
 
Caros Montigenses, foi por acaso que vos descobri, masdou os meus Parabens a quem teve esta linda ideia. E´ademonstração que ´~ao esquecem os que deram gloria ao clube.Sou amigo de Infancia de Manuel e Custodio Pinto e foi ao andar a ver se os encontrava que vos descobri.Se por acaso me poderem informar deles ficava muito grato. fico fã de vós pois posso recordar jogadores dos meus tempos de moço. Muito obrigada e que continuem com este vosso site. cumprimentos.jcmp_109@sapo.pt
 
o paulo futre nunca jogou no montijo mas o pai dele sim
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter