Glórias do Passado: Tito

 

Tito


Uma das personagens mais importantes da história do Vitoria Sport Clube é a figura do avançado Tito, um jogador português que representou a equipa da cidade berço na década de 70. Tito distinguiu-se como uma personalidade que marcou uma geração de futebolistas em Guimarães, mas também, e essencialmente, pela sua qualidade como atleta pois certamente muitos daqueles que o viram jogar jamais se esquecerão de algumas das exibições que o mesmo protagonizou com a camisola do Vitória.

Alem disso, Tito conserva desde aqueles tempos e até aos dias hoje uma marca histórica que ainda ninguém conseguiu suplantar. Tito é o melhor marcador do Clube em jogos da 1ª Divisão Nacional, com os seus 82 golos apontados ao longo das 7 temporadas que representou o Vitoria de Guimarães.

Tito José da Costa Santos, natural da cidade de Lisboa, nasceu no dia 8 de Fevereiro de 1946, iniciando a sua carreira de futebolista no Atlético Clube de Portugal na época de 1962/63 com 16 anos de idade. Ao serviço do popular clube lisboeta fez a transição do futebol de formação para o futebol sénior jogando durante 7 épocas consecutivas.
Era dos jogadores mais destacados na equipa do Atlético CP na época de 1968/69 que disputou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Apesar de no final da temporada a equipa de Lisboa ter descida à 2ª Divisão Nacional, o avançado Tito foi contratado pelo União de Tomar para a temporada de 1969/70.
.
(União de Tomar)
.
A equipa do União de Tomar militava naquela altura também na 1ª Divisão Nacional. E foi essa competição que disputou na época de 1969/70. Todavia, no final dessa mesma temporada o União de Tomar foi relegado à 2ª Divisão Nacional pois classificou-se na última posição da tabela geral. Contudo, Tito foi dos jogadores que mais se destacou e começava a despertar o interesse de clubes de maior dimensão pela sua contratação.
.
(União de Tomar na época de 1969/70)
.
(Tito no União de Tomar)
.
Apesar do interesse demonstrado na sua aquisição Tito veio a permanecer mais uma época ao serviço do União de Tomar, desta feita disputando a 2ª Divisão Nacional na época de 1970/71. Esta passagem pela 2ª Divisão Nacional foi porem efémera já que a equipa do União de Tomar retornou logo nessa época ao convívio dos grandes. Para essa subida muito contribuiu os desempenhos do avançado Tito.
.
No Vitoria de Guimarães a época de 1970/71 não foi a nenhum título famosa tendo pairado de forma eminente o espectro da descida de divisão que apenas veio a ser evitada com um dramático empate no Estádio das Antas frente ao FC Porto. A equipa era constituída por jogadores que se encontravam já em final de carreira o que demonstrava a evidente necessidade de proceder a uma reestruturação no plantel vimaranense.

Assim, no final da época de 1970/71 abandonam definitivamente Guimarães jogadores emblemáticos do clube como o caso de Augusto, Bernardo da Velha, Zezinho, Herculano, Ademir ou Peres que abandonou o futebol para passar a ser o secretario técnico do Vitoria. Outro dos jogadores que deixou o Vitoria foi o avançado Mendes, o “Pé Canhão”, que assumiu as funções de treinador/jogador do Paços de Ferreira.

Mendes era um dos principais goleadores da equipa durante praticamente toda a década de 60 e a sua saída teria necessariamente que ser devidamente compensada. A escolha do substituto recaiu em Tito, o avançado do União de Tomar, que seria contratado pelo Vitoria.
.
Pela transferência de Tito para Guimarães o Vitoria pagou ao União de Tomar a quantia de 500 contos, montante bastante avultado para aquela época e que desde logo, significava tratar-se da contratação mais cara do Vitoria até então. Dessa transferência registe-se um episódio curioso. Consta-se que o Presidente do União de Tomar se encantou por Guimarães e pelo vinho verde da região, acedendo posteriormente que o aquisição de Tito, que envolvia um valor total bastante elevado para aquela altura, fosse paga pelo Vitoria em suaves prestações de 20 contos por mês.
.
(Reforços do Vitoria SC para a época de 1971/72: Tito, José Romão, Rodrigo, Leal e Ernesto em pleno relvado do Estádio Municipal de Guimarães)
.
(Vitoria de Guimarães época de 1971/72)
.
(Tito no Vitoria SC)
.
(Vitoria SC na temporada de 1971/72)
.
Tito chegou assim à cidade de Guimarães com 25 anos de idade no início de Agosto de 1971, durante as majestosas Festas Gualtarianas. O Presidente do Vitoria naquela altura era Antero Júnior e o treinador recentemente contratado para o cargo era o capitão Mário Wilson. Já agora assinale-se o primeiro ordenado que Tito auferia no Vitoria de Guimarães no valor de 17.000$00 por mês.

Este jogador era um avançado que se caracterizava pela sua baixa estatura mas com um instinto goleador notável. Era um verdadeiro rato de aérea, um batalhador incansável, com um sentido de desmarcação estonteante que deixava os defesas adversários completamente perdidos em campo. Era dotado de velocidade na execução e um sentido posicional primoroso. Muitos e muitos golos apontou com a camisola do Vitoria, sempre na raça, na vontade, na habilidade e no enorme talento.
.
Tito era também um jogador cuja enorme valia era reconhecida nacionalmente. Pelas suas similares características com o avançado alemão, Tito era invariavelmente apelidado como o “Muller de Guimarães”. Sem duvida nenhuma um grande jogador de futebol que no Vitoria, juntamente com outros atletas de eleição, formou frentes de ataque de enorme sucesso que enchem de nostalgia todos aqueles que se recordam de os ver jogar.
.
(Vitoria Sport Clube em 1971/72)
.
A estreia de Tito com a camisola do Vitoria ocorreu na 1ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1971/72 no Estádio Municipal de Guimarães frente ao FC Barreirense, numa partida que os vimaranenses venceram por 2-0. O trio atacante do Vitoria era formado por Tito, o brasileiro Jorge Gonçalves e Ibraim. Durante esta época, Tito alinhou em todos os 30 jogos do Campeonato Nacional tendo apontado 14 golos, menos 1 que Jorge Gonçalves que concretizou 15 tentos.
.
O Vitoria realizou uma prova acima média, sempre próxima dos lugares da frente o que superou todas as expectativas para uma equipa praticamente nova. Terminou posicionado no 6º lugar da tabela geral, numa competição que veio a ser vencida pelo SL Benfica e cuja grande sensação foi a CUF que acabou classificado no 4º posto.
.
(Tito no Vitoria SC)
.
Na época seguinte o Vitoria repetiu o 6º lugar final na classificação geral, num Campeonato Nacional onde o SL Benfica revalidou o título e onde, desta feita, o Vitoria de Setúbal foi a sensação da prova com o 3º lugar alcançado. Era o reflexo da pujança do tecido industrial da zona sul do Tejo.
.
Tito formou a frente de ataque novamente com Jorge Gonçalves e Ibraim. Todavia, desta feita, teve ainda a companhia do visiense Rodrigo que muitas vezes substituía Ibraim e do jovem Romeu, primo de Ibraim, que chegou ao Vitoria substituindo Jorge Gonçalves que acabou por se lesionar com gravidade.
.
(Vitoria SC época de 1972/73)
.

(Vitoria de Guimarães na temporada de 1972/73)
.
Na época de 1972/73, o avançado Tito alinhou novamente em todas as 30 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando 7 golos no decurso da competição. Foi o segundo melhor marcador da equipa do Vitoria atrás de Custodio Pinto que apontou 8 tentos.
.
(Vitoria SC na época de 1972/73)
.
(Tito no VSC)
.
(Equipa do Vitoria SC em 1972/73)
.
(Vitoria SC na temporada de 1972/73)
.
Em 1973/74 o Vitoria repetiu o 6º lugar na principal prova nacional que teve o Sporting CP como Campeão Nacional e na qual Tito alinhou novamente nas 30 jornadas da prova, concretizando 11 golos, sagrando-se o melhor marcador da equipa do Vitoria juntamente com Custodio Pinto que também apontou 11 tentos.
.
A temporada seguinte era a 4ª época de Tito ao serviço do Vitoria. Seria aquela que o Vitoria mais perto esteve de garantir, pelo Campeonato Nacional, o apuramento para as competições europeias de clubes durante a década de 70.
.
(Vitoria SC na época de 1973/74)
.
Rodrigues Guimarães era o novo Presidente da Direcção do Vitoria, continuando o capitão Mário Wilson como treinador da equipa principal na época de 1974/75. Ao Vitoria chegara entretanto um avançado brasileiro que fez enorme sucesso em Guimarães, de seu nome Jeremias, que juntamente com Tito e Romeu formariam uma tripla ofensiva que espalhou classe e magia nos campos de futebol em Portugal.
.
(Apresentação da equipa do Vitoria SC na época de 1974/75)
.
(Vitoria SC na temporada de 1974/75)
.
(Vitoria de Guimarães na temporada de 1974/75)
.
O Vitoria disputou taco a taco o 4º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão com o Boavista FC. Curiosamente o ultimo jogo do Vitoria no Campeonato Nacional daquela temporada disputa-se no Estádio Municipal de Guimarães frente ao Boavista FC. O jogo era decisivo para o 4º lugar. O Vitoria tinha uma vantagem de 2 pontos sobre os boavisteiros e um empate era suficiente para a turma vitoriana garantir o apuramento europeu.

Acontece, que essa tarde de futebol teve um inesperado protagonista que influenciou decisivamente o resultado final que veio a ser favorável aos boavisteiros por 1-2. António Garrido, o juiz do encontro, teve uma arbitragem miserável prejudicando gravemente o Vitoria. Diversos foram os lances em que deliberadamente - assim pareceu aos adeptos do Vitoria na altura – decidiu mal e contra o Vitoria. Para a historia fica um celebre golo anulado ao Vitoria por António Garrido que inacreditavelmente entendeu que a bola não tinha ultrapassado a linha de golo.

Os sócios do Vitoria não se contiveram e graves incidentes provocaram no final da partida no exterior do Estádio Municipal de Guimarães destruindo inclusivamente o veiculo automóvel do árbitro António Garrido. Tudo isto, alem dos inúmeros protestos dentro do recinto protagonizados por jogadores, técnicos e dirigentes, alem naturalmente dos adeptos que se sentiam vilipendiados dentro da sua própria casa.
.
O certo é que o Boavista FC venceu o encontro e alcançou o 4º lugar na geral garantindo dessa forma o acesso às provas internacionais de clubes ficando o Vitoria com a 5ª posição. Nesta época, Tito participou em 28 encontros e apontou 17 golos, menos 1 que o brasileiro Jeremias, que foi o melhor marcador da equipa vitoriana com 18 golos.
.
(Vitoria SC na época de 1974/75)
.
(Caricatura de Tito)
.
(Vitoria SC na época de 1974/75)
.
(Vitoria de Guimarães na temporada de 1974/75)
.
Na temporada de 1975/76 o Vitoria tinha um novo treinador o português Fernando Caiado e voltou a classificar-se na 6ª posição da tabela geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A equipa perdeu os avançados Jeremias que se transferiu para Espanha e Romeu que rumou a Lisboa para representar o SL Benfica.
.
A frente de ataque do Vitoria era constituída na época de 1975/76 pelo aqui recordado Tito, e também Rui Lopes e Pedrinho. Tito alinhou novamente nos 30 jogos do Campeonato Nacional sagrando-se o melhor marcador da equipa vimaranense com 16 golos apontados à frente de Rui Lopes que marcou 9 tentos.
.
(Vitoria SC na época de 1975/76)
.
(Tito n.º 10 do Vitoria SC)
.
(Vitoria SC na época de 1975/76)
.
O ponto alto da equipa do Vitoria na época de 1975/76 foi mesmo a presença na final da Taça de Portugal, disputada no Estádio das Antas, frente ao Boavista FC. O Boavista FC venceu o decisivo encontro por 2-1 com o golo do Vitoria a ser apontado por intermédio de Rui Lopes.
.
O Vitoria perdeu novamente uma final da Taça de Portugal significando este momento para Tito como um dos episódios mais tristes da sua carreira. A verdade é que foi novamente o árbitro António Garrido, o juiz escolhido para apitar a final, que fez das suas habilidosas arbitragens impedindo clamorosamente a equipa do Vitoria de conquistar o troféu.
.
(Frente ao SC Braga no Estádio 1º Maio, Tito desmarca-se ao fundo numa jogada de iniciativa de Abreu)
.
(Vitoria SC época de 1975/76)
.
(Lance disputado entre Tito e Teixeirinha do FC Porto)
.
(Vitoria SC na época de 1975/76)
.
(Jogada de Tito frente ao Sporting CP)
.
(Vitoria SC na temporada de 1975/76)
.
(Tito em lance individual no relvado do Estádio Municipal de Guimarães)
.
(Equipa do Vitoria SC na final da Taça de Portugal em 1976)
.
(Tito no Vitoria SC)
.
A época seguinte de 1976/77 não correu de feição a turma vimaranense devido a sucessivos percalços ocorridos ao longo de toda a temporada. Essencialmente ao nível de lesões que apoquentaram alguns dos melhores jogadores da equipa. Por exemplo, o avançado Rui Lopes, jogador bastante importante na manobra da equipa que continuava a ser treinada por Fernando Caiado, sofreu uma grave lesão que o impediu de dar o seu contributo à equipa ao longo de grande parte da época.
.
(Vitoria SC na época de 1976/77)
.
(Tito no Vitoria SC)
.
(Jogada de Tito frente ao CF Belenenses no Estádio do Restelo)
.
(Tito)
.
(Caricatura de Tito)
.
(Tito e Abreu disputando um lance no Estádio Municipal de Guimarães numa partida entre o Vitoria SC e o Leixões SC)
.
O plantel ficou apenas com um avançado de raiz, concretamente Tito que ainda assim apontou 13 golos em 29 jogos disputados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1976/77. Dois desses treze golos apontados pelo avançado Tito ao longo da prova revelaram-se decisivos para o Vitória garantir a manutenção na principal divisão nacional.
.
A equipa do Vitoria andou sempre pelos lugares mais baixos da tabela classificativa nesta época de 1976/77 apenas garantindo matematicamente a manutenção num jogo decisivo frente ao Leixões SC no Estádio Municipal de Guimarães em que os vimaranenses venceram por 2-0 com ambos os tentos a ser apontados por Tito. O Vitoria terminaria a época na 9ª posição da geral.
.
(Tito na capa da Revista equipa com a menção de o "Muller Vimaranense")
.
(Vitoria SC na época de 1976/77)
.
(Tito no Vitoria SC em 1976/77)
.
(Tito no Vitoria SC)
.
(No Vitoria SC na época de 1976/77)
.
(Tito no Vitoria SC na temporada de 1976/77)
.
Em 1977/78 o Vitoria Sport Clube tem um novo Presidente da Direcção – Gil Mesquita – que contrata novamente Mário Wilson para comandar a equipa. Tito mantém-se titular indiscutível na frente de ataque do Vitoria que recebe ainda dois reforços de peso, nomeadamente os avançados Mané, que é contratado ao Boavista FC, e Romeu que regressa a Guimarães depois de alinhar pelo SL Benfica.
.
A equipa efectua uma primeira parte temporada de qualidade, sempre próxima dos lugares da frente, mas acaba por perder novamente o acesso às competições europeias devido a uma ponta final do Campeonato de fraca qualidade. Perde jogos essenciais na luta por uma acesso as provas internacionais de clubes.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1977/78)
.
(Vitoria SC na temporada de 1977/78)
.
(Tito observa no centro do terreno o lance disputado entre Seninho e Osvaldinho no FC Porto - Vitoria SC)
.(Vitoria SC na época de 1977/78)
.
(Vitoria SC na temporada de 1977/78)
.
Tito disputou 25 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1977/78 sendo autor de 5 golos, o seu pior registo com a camisola do Vitoria. Todavia, de forma algo surpreendente, Tito, que terminava o seu contrato com o Vitoria, não renovou o vínculo para a temporada seguinte.
.
Este facto marcou negativamente o jogador que assim sofreu uma enorme desilusão pois era sua intenção terminar a sua carreira de futebolista no clube que lhe deu maior projecção e do qual era já o capitão de equipa. O Presidente Gil Mesquita dissera-lhe que apenas renovaria com qualquer jogador do plantel depois de escolher o novo treinador, todavia, uma semana depois renovou o contrato com o jogador Soares, facto que Tito entendeu como uma falta de respeito à sua pessoa.
.
(Tito no Vitoria SC)
.
(Vitoria SC na época de 1977/78)
.
(Tito no Vitoria SC na época de 1977/78)
.
(Vitoria SC na temporada de 1977/78)
.
(Tito no Vitoria SC)
.
Foi ao serviço do Vitoria que sofreu o grande susto da sua carreira profissional. Num jogo frente ao CF Belenenses Tito chocou violentamente com o guarda-redes azul Feliz Mourinho (pai do antigo treinador do FC Porto e do Chelsea) e ficou prostrado no relvado inanimado. A violência do choque foi de tal ordem que a assistência ficou convencida que Tito tinha morrido. O jogador acabou por ser retirado do relvado em maca e já no hospital foi suturado com 13 pontos mas felizmente acabou por recuperar.
.
Este jogador lisboeta que se fixou definitivamente em Guimarães jogou no Vitoria com enorme brilhantismo durante 7 épocas consecutivas. Era um jogador que raramente estava lesionado pois alinhava em praticamente todos os jogos da época e o seu pecúlio particular revela bem da sua importância para a equipa.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1977/78)
.
(Tito no Vitoria SC)
.
(Vitoria SC na temporada de 1977/78)
.
(Tito no Vitoria SC na época de 1977/78)
.

Acabou porem por deixar o Vitoria e prosseguir a carreira no vizinho FC Famalicão que iria disputar a 1ª Divisão Nacional na época de 1978/79.

Tito já um experientíssimo jogador com 32 anos de idade encontrou como treinador Mário Imbelloni e alguns jogadores de qualidade que formaram uma boa equipa como o caso do guarda redes Tibi, o defesa Virgílio, o médio Vítor Oliveira, que anos mais tarde foi treinador do Vitoria, e o avançado Jacques, principal estrela da companhia.
.
Tito alinhou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1978/79 em 17 partidas com a camisola dos famalicenses apontando 5 golos ao longo da prova. O FC Famalicão alcançou a 13ª posição da geral.
.
(FC Famalicão na época de 1978/79)
.
(Tito no FC Famalicão)
.
(Tito em 1978/79 ao serviço do FC Famalicão)
.
(FC Famalicão na época de 1978/79)
.
(Tito com a camisola do FC Famalicão)
.
Em seguida rumou ao Estados Unidos da América e ao Canada para jogar futebol seduzido pelos dólares americanos, mas ainda jogou na época de 1979/80 pelo Feirense na 2ª Divisão Nacional Zona Norte.
.
Já em 1980/81 regressou ao concelho de Guimarães para abraçar o projecto do GD Coelima, clube desportivo ligado a conhecida empresa de Pevidém, para desempenhar a função de treinador/jogador. O GD Coelima disputava nesta primeira temporada de Tito o Campeonato Distrital da A.F. Braga.
.
(Tito ao serviço do GD Coelima)
.
Competição que também disputou na segunda temporada de Tito ao serviço do GD Coelima. Sucede que nesta época de 1981/82 o sucesso foi imenso pois o conjunto fabril do GD Coelima conseguiu ascender à 3ª Divisão Nacional garantindo o 1º lugar na classificação, apenas com 2 derrotas ao longo de toda a prova e à frente de formações bem mais cotadas na prova como o Tarf e o GC Taipas. A brilhante carreira do GD Coelima assentava evidentemente na categoria e experiência de Tito que continuava como jogador/treinador.
.
(Grupo Desportivo da Coelima)
.
Mas a relação profissional de Tito com o Vitoria não tinha acabado com as funções de jogador profissional. De facto, Tito regressou ao futebol profissional do Vitoria na época de 1985/86 desta feita como treinador adjunto de António Morais.
.
(Equipa técnica do Vitoria SC em 1985/86, com Pina de Morais, Antonio Morais e Tito)
.
(Equipa de Velhas Guardas do Vitoria SC em 1986/87)
.
Além de adjunto de António Morais, Tito foi também por algumas vezes adjunto do treinador português Eurico Gomes, em clubes como CD Nacional da Madeira e o FC Tirsense.
.
(CD Nacional na época de 1991/92)
.
(FC Tirsense na temporada de 1994/95)
.
Tito continua a viver com toda a sua família na cidade de Guimarães e continua um incondicional adepto do Vitoria Sport Clube. É também um dos integrantes da equipa das velhas glórias do Vitoria que esporadicamente se reúne para disputar alguns jogos ou torneios amigáveis.
.
(Velhas Guardas do Vitoria SC em 2000)
.
(Glórias do passado do Vitoria SC)
.
(Tito)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Um sujeito amigo meu, que é de Tomar, disse-me que se lembra do Tito na U. Tomar e contou-me que o Tito teve problemas em Tomar, principalmente, por não se 'comportar' como jogador de equipa.

Sabe algo sobre isso?
.
 
Ola meu caro Dingo,

Realmente, não tenho qualquer indicação desse alegado "mau comportamento" do Tito enquanto jogador do U. Tomar.

Posso garantir-lhe que em Guimarães foi sempre um jogador exemplar que ainda hoje é reconhecido pela massa associativa do Vitoria SC.

Mas, desafie o seu amigo a deixar aqui a sua versão da historia, pois poderá ser interessante auscultar a opinião sobre o Tito ao serviço de outro clube além do Vitoria de Guimarães.

Um abraço,

Alberto
 
Um lembrete, como ajuda construtiva:
Em 1983/84 Tito foi o treinador que subiu o antigo F. C. Felgueiras à então "2ª Divisão Nacional" (antes da remodelação que criou a Divisão de Honra e 2ª B)-tendo a equipa, que nessa época comandou, vencido a Série B da 3ª Divisão Nacional. Isto segundo um livro que foi editado em Felgueiras há alguns meses.
 
resta acrescentar que Tito ainda se tornou campeao da national Soccer League no Canada ao servico do First Portuguese Canadian Club tendo sido o melhor marcador na epoca de 1979/80 com o mesmo numero de golos que o seu cunhado "Marinho" antigo jogador do Sporting C.P.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter