Glórias do Passado: Temporada de 1968/69 - 2ª Parte

 

Temporada de 1968/69 - 2ª Parte


A 2ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1968/69 iniciou-se com uma deslocação da equipa do Vitoria SC ao terreno do Leixões SC, para aí disputar a partida a contar para a 14ª jornada da competição. Naquela que é considerada sempre uma difícil viagem o Vitoria SC alcançou um precioso empate a 1-1, sendo o golo dos vimaranenses apontado pelo brasileiro Manuel.
.
De regresso ao Guimarães na jornada seguinte o Vitoria SC venceu no Estádio Municipal a formação do Varzim SC por 4-2. Surpreendentemente, tratou-se de um jogo disputado taco a taco, com a equipa varzinista a apresentar-se nada defensivo ao contrário do que seria de esperar em face da evidente superioridade técnica da equipa do Vitoria SC.
.
Esta vitória dos vimaranenses ficou a dever-se essencialmente a uma magnífica exibição do avançado Mendes, ele que abriu mesmo as portas do triunfo nesta partida frente ao Varzim SC, já que os dois primeiros golos do Vitoria SC nasceram de dois primorosos livres directos apontados pelo “Pé Canhão”. Os golos da equipa de Guimarães neste desafio da 15ª jornada foram apontados por Mendes, Artur e pelo brasileiro Manuel que anotou dois tentos.
.
(Vitoria SC - Varzim SC)
.
(Vitoria SC - Varzim SC, com Benje o guarda redes varzinista no chão e Artur no interior da baliz do Estádio Municipal de Guimarães)
.
À 16ª jornada o Vitoria SC, que vinha numa senda de excelentes resultados, visitou o Atlético CP disputando mais um encontro do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1968/69, desta feita, no Estádio da Tapadinha.

Nesse dia o Vitoria SC foi verdadeiramente demolidor perante um Atlético CP que era o último classificado na tabela classificativa e jogava aí uma das suas derradeiras oportunidades para encetar uma recuperação.

A crónica do jogo revela que, apoiado numa considerável moldura humana, o Atlético CP entrou decidido a assumir as despesas da partida lançando-se no ataque ao último reduto vitoriano. Sucede que, como já se referiu, exactamente no sector defensivo residia uma das principais armas da equipa do Vitoria SC que resistiu sempre às investidas alcantarenses.

Paulatinamente, o Vitoria SC foi tomando conta do jogo, passando então a sobressair a melhor capacidade técnica dos vimaranenses cuja inegável luta e força do Atlético CP não conseguiria resistir. O Vitoria SC que venceu o encontro por 0-3, viu o activo ser inaugurado pelo cotado avançado Mendes “Pé Canhão”, que em mais um violento remate atingiu a baliza do Atlético CP sem hipóteses de defesa para o guarda-redes alcantarense.

Depois, do primeiro tento a equipa do Vitoria SC geriu com personalidade o desafio, alcançando mais dois golos, um por intermédio do veloz extremo Vieira, e outro da autoria do goleador brasileiro Manuel.
.
Na 17ª jornada tinha lugar mais um jogo grande na cidade de Guimarães. O Vitoria SC recebia no Estádio Municipal o Sporting CP que chegava a Guimarães abalado por um conjunto de maus resultados em jogos precedentes.
.
(Vitoria SC - Sporting CP)
.
O Vitoria SC venceu o jogo por 2-1, com golos da autoria, uma vez mais, do seu avançado Manuel. E venceu não deixando margens para dúvidas a ninguém, ganhando com toda a justiça aquele importante encontro.
.
A equipa do Sporting CP apenas na parte final do desafio e quando já perdia por 2-0 é que criou algum perigo e importunou a baliza à guarda de Rodrigues, apesar de nesse período, as melhores oportunidades de golo terem pertencido ao Vitoria SC através de dois perigosos contra ataques finalizados por Vieira e Artur.
.
(Vitoria SC - Sporting CP)
.
(Vitoria SC - Sporting CP)
.
Depois deste excelente resultado obtido frente a um candidato ao titulo o Vitoria SC voltou a actuar no seu reduto, recebendo e vencendo a equipa do União de Tomar por 3-0. Foi clara a superioridade da equipa do Vitoria SC, apesar da brava luta que o União de Tomar deu durante largo período do encontro.
.
O primeiro golo do Vitoria SC, magnifico por sinal, foi apontado logo no início da partida através de Manuel. Depois desse tento inicial o Vitoria SC sofreu uma assinalável pressão da equipa do União de Tomar. Porem, já na parte final do encontro, Mendes “Pé Canhão” apontou mais dois golos na sequência de duas verdadeiras bombas lançadas à baliza tomarense.
.
(Vitoria SC - União de Tomar)
.
(Vitoria SC - União de Tomar)
.
O Vitoria SC voltou a jogar fora na 19ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, aquando da visita ao GD Cuf. Era uma deslocação dificílima a um campo onde o Vitoria SC enfrentaria uma equipa de grande qualidade e galvanizada já que acabava de derrotar o SL Benfica por inapeláveis 3-0.

Os vimaranenses optaram, como não poderia deixar de ser, por um ritmo de jogo pausado e fundamentado essencialmente num elevado índice de posse de bola, acabando por garantir assim um empate a 1-1, com o golo do Vitoria SC a ser apontado novamente por intermédio de Manuel.
.
Em seguida, foi a vez de a Académica de Coimbra visitar o Estádio Municipal de Guimarães no desafio da 20ª jornada da principal competição portuguesa. A Académica de Coimbra montou aquilo que se poderá chamar de um esquema ardiloso para manietar da melhor forma o estilo de jogo da equipa do Vitoria SC.
.
(Vitoria SC - Academica de Coimbra)
.
Melhor ficou o cenário para os conimbricenses quando o avançado Manuel António colocou a Académica de Coimbra na frente do marcador. Este golo da equipa de Coimbra enervou a formação vitoriana que acabou por precipitar-se precocemente.
.
Ao Vitoria SC valeu-lhe contudo, nesta partida, a raça e a força de vontade para superar todas as adversidades que se lhe deparavam. Alicerçado no apoio do seu publico o Vitoria SC conseguiu dar a volta ao marcador com dois golos do médio Silva, acabando por vencer o encontro por 2-1.
.
(Vitoria SC - Académica de Coimbra)
.
(Vitoria SC - Academica de Coimbra)
.
Após esta 20ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1968/69, o Vitoria SC completava uma série de 15 jogos seguidos sem perder. Estava posicionado no 1º lugar da tabela classificativa, “exequo” FC Porto e SL Benfica, todos com 29 pontos amealhados. Era ainda, a equipa vimaranense, aquela que menos golos tinha sofrido e também a que menos derrotas tinha consentido.

A seis jornadas do fim da competição o Vitoria SC era já considerado como um sério candidato a conquistar o troféu de Campeão Nacional. Afirmava-se definitivamente como estatuto de grande equipa.
.
Na jornada seguinte defrontavam-se dois dos primeiros classificados. A equipa do Vitoria SC rumava à cidade invicta para defrontar ao FC Porto na 21ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1968/69, num desafio que teve no Estádio das Antas um recinto completamente lotado de apaniguados das duas equipas.
.
(FC Porto - Vitoria SC)
.
(FC Porto - Vitoria SC)
.
O FC Porto teve uma ligeira ascendência no encontro, é certo, mas o Vitoria SC controlou sempre e bem o domínio da equipa portista. Fazendo uso do contra ataque a equipa do Vitoria SC adiantou-se ainda no decorrer da primeira parte por intermédio de Zezinho.

Na 2ª parte o FC Porto, naturalmente, apostou tudo e alargou a frente de ataque e logo no primeiro minuto da segunda metade iguala o marcador por Nóbrega. A equipa portista manteve a toada ofensiva na busca do segundo tento, enquanto os vimaranenses apostavam nos venenosos contra ataques.

Duas hipóteses de golo tiveram os vimaranenses para arrematar definitivamente os dois pontos em disputa. Num desses lances, Zezinho remata colocado e Américo, guardião portista, defende com uma excelente intervenção, com Manuel ainda a recarregar sem êxito.

O FC volta a marcar por Bernardo da Velha, adiantando assim no marcador para 2-1. O Vitoria SC teve ainda o empate na ponta das botas de Manuel que desperdiçou uma última oportunidade no derradeiro minuto do encontro.
.
O Vitoria SC perdeu, é verdade, mas foi um digno vencido, num encontro unanimemente considerado pela imprensa como um excelente espectáculo de futebol, disputado num estádio cheio e entre duas grandes equipas.
.
(FC Porto - Vitoria SC)
.
(FC Porto - Vitoria SC)
.
Para o Vitoria SC, o líder do Campeonato Nacional da 1ª Divisão estava somente a dois pontos na classificação geral e na jornada imediata visitava a cidade de Guimarães. A recepção ao SL Benfica foi preparada com todo o cuidado e a massa associativa acreditava seriamente numa vitória da equipa da cidade berço.

A equipa vimaranense assumiu um estilo de jogo verdadeiramente matreiro, acabando por levar de vencida o SL Benfica, numa vitoria táctica impressionante dos comandados do brasileiro Jorge Vieira.
.
O Vitoria SC renunciou literalmente ao ataque, adoptando um estilo inicial muito conservador, defendendo com eficácia as investidas da equipa do SL Benfica recheada com as mais badaladas estrelas nacionais.
.
(Vitoria SC - SL Benfica)
.
(Vitoria SC - SL Benfica)
.
O jogo disputado no dia 19 de Março de 1969 no Estádio Municipal de Guimarães teve como juiz da partida o arbitro Marcos Lobato da A.F. de Setúbal. A equipa do Vitoria SC apresentou o seguinte onze inicial: Rodrigues; Gualter, Manuel Pinto, Joaquim Jorge e Costeado; Artur, Augusto e Peres; Zezinho, Manuel e Mendes.

Por seu turno, a equipa do SL Benfica, treinada por Otto Gloria, apresentou-se com a seguinte formação: José Henrique; Adolfo, Humberto I, Humberto II e Cruz; Jaime Graça e Jacinto; José Augusto, José Torres, Eusébio e Simões.
.
A equipa lisboeta atacou e procurou insistentemente o golo, esbarrando porem, de forma consecutiva, na muralha defensiva do Vitoria SC, que da melhor forma ia sustendo o ímpeto do SL Benfica.
.
(Vitoria SC - SL Benfica)
.
(Vitoria SC - SL Benfica)
.
Quando a equipa do SL Benfica se cansou de bater contra uma pedra que nunca mais furava, o Vitoria SC operou uma mudança brusca no seu estilo de jogo, transformando-se completamente e assumindo todas as despesas do jogo.

O SL Benfica, desgastado, não foi capaz de fazer frente à verdadeira avalanche atacante vitoriana e acabou por claudicar. O Vitoria SC acabou por marcar dois golos por intermédio do cerebral Peres, vencendo dessa forma o SL Benfica por 2-0.
.
Os jogadores encarnados enervaram-se com a toada imposta pelo Vitoria SC e a verdade é que nunca mais conseguiram reagir ao resultado adverso, terminando assim os vimaranenses por vencer justamente aquele importante desafio que voltava a colocar a formação vitoriana na rota do titulo de Campeão Nacional.
.
(Vitoria SC - SL Benfica)
.
(Vitoria SC - SL Benfica)
.
(Vitoria SC - SL Benfica)
.
Na 23ª jornada, aquela que se seguiu a vitória sobre o SL Benfica, o Vitoria SC acabou lamentavelmente por hipotecar as suas aspirações à conquista do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1968/69. Uma derrota considerada injusta no Estádio do Restelo frente ao CF Belenenses por 1-0 deixou a equipa de Guimarães irremediavelmente atrasada na luta pelo ceptro nacional.

Aquela derrota foi considerada unanimemente como um resultado injusto para o Vitoria SC tendo em conta o desenrolar do encontro. Durante os primeiros 20 minutos do encontro assistiu-se a um domínio territorial por parte da equipa do CF Belenenses.

A partir de então, a equipa do Vitoria SC tomou conta da partida, fazendo uso da sua capacidade passe e desmarcação, sucedendo-se várias oportunidades de golo para os vimaranenses.

Zézinho, à sua conta, teve três magnificas oportunidades de golo, sendo uma delas decorrente de um portentoso remate que embateu na trave da baliza dos azuis do Restelo.

A equipa do CF Belenenses limitava-se a defender e a fazer uso da sorte que lhe bafejou durante todo jogo. Essa fortuna foi mesmo ao ponto de conseguir apontar um golo na transformação de uma grande penalidade e assim vencer a partida por 1-0.
.
Antes da partida da 24ª jornada, o Vitoria SC, a convite de um grupo de madeirenses, realizou uma viagem até à Ilha da Madeira para aí disputar dois encontros amigáveis com a formação do CS Marítimo.
.
(Vitoria SC à chegada à Ilha da Madeira em 1969)
.
Na 24ª rodada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1968/69 teve lugar mais um derby minhoto, entre o Vitoria SC e o SC Braga. Os vimaranenses não foram nada modestos com o vizinho e rival SC Braga, vencendo-os no Estádio Municipal de Guimarães por 5-0.

Manifesta superioridade da equipa do Vitoria SC redundou num resultado expressivo, praticamente construído durante a 1ª parte do encontro. Durante essa primeira metade do desafio o Vitoria SC jogou muitíssimo bem, num futebol rendilhado e espectacular, o qual poderia ter atingido números históricos tantas foram as oportunidades de golo criadas.
.
O SC Braga não conseguiu em nenhum momento do jogo resistir ao futebol da equipa da cidade berço, acabando por ser facilmente vergado ao poderio técnico-tactico do Vitoria SC. Os golos dos vimaranenses foram marcados por Zezinho, por duas ocasiões, Manuel, Manuel Pinto, na transformação de uma grande penalidade, e Mendes.
.
(Vitoria SC - SC Braga)
.
Na 25ª e penúltima jornada da competição, o Vitoria SC deslocou-se à cidade de Setúbal para defrontar o Vitoria FC. Este desafio cifrou-se num empate a 1-1, resultado considerado sempre como extremamente meritório.

Naquele jogo estava em causa tão só a verificação da melhor classificação de sempre na história do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Se o Vitoria SC vencesse garantia um segundo lugar na prova. Se perdesse, praticamente iria classificar-se no 4º posto da tabela geral pois o Vitoria de Setúbal estava somente a um ponto de distância dos vimaranenses. Se sobreviesse um empate, o Vitoria SC garantia o 3º lugar na classificação final.

Este aperitivo e alguma rivalidade criada entre os dois clubes ao longo da temporada de 1968/69 levou milhares e milhares de adeptos ao Estádio do Bonfim para assistir ao encontro entre o Vitoria de Setúbal e o Vitoria de Guimarães.
.
Quanto ao jogo, é verdade que o Vitoria de Setúbal teve um ligeiro ascendente sobre a equipa de Guimarães que, com maior ou menor dificuldade, sempre conseguiu suster as investidas sobre a sua baliza. O empate acaba por ajustar-se ao desenrolar dos acontecimentos, registando-se, desde já, os autores dos golos naquele encontro disputado no dia 20 de Abril de 1969. Para os setubalenses marcou Figueiredo, para o Vitoria de Guimarães maçou, inevitavelmente, o brasileiro Manuel.
.
(Vitoria de Setubal - Vitoria de Guimarães)
.
A última ronda do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1968/69 foi a jornada da consagração para a equipa vimaranense que acabou por confirmar definitivamente o 3º lugar na competição.

O opositor do Vitoria SC no último desafio era a AD Sanjoanense, que matematicamente estava condenado a descer à 2ª Divisão Nacional. A resistência da equipa de São João da Madeira durou somente 8 minutos, pois naquele momento o Vitoria SC adiantou-se no marcador por intermédio de Manuel.

Perto do final da primeira parte o Vitoria SC chegou ao segundo golo, novamente por intermédio de Manuel, mas após uma excelente jogada do médio brasileiro Augusto. Diga-se, desde já, que neste momento o avançado brasileiro Manuel estava na luta pela conquista do prémio de melhor marcador do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Manuel António, avançado da Académica de Coimbra, liderava nesta altura a lista de melhores marcadores da competição e o avançado do Vitoria SC Manuel estava no seu encalço.

No início da segunda parte do jogo frente a AD Sanjoanense o avançado do Vitoria SC Mendes foi derrubado dentro da grande área. Chamado à conversão da grande penalidade, Manuel falhou o alvo atirando ao lado do poste da baliza à guarda de Fidalgo.

A toada ofensiva do Vitoria SC era verdadeiramente imparável pela débil defesa da AD Sanjoanense, por isso, não surpreendeu que aos 65 minutos os vimaranenses tivessem chegado ao 3-0, novamente por meio de Manuel depois de uma combinação com Carlos Manuel.

O 4º golo chegou pouco depois, mais uma vez por intermédio de Manuel, que cobrou com êxito nova grande penalidade a favor do Vitoria SC. O último golo da equipa vimaranense, que resultou no 5-0 final, ocorreu aos 80 minutos, novamente por Manuel, após uma magistral passe de desmarcação efectuado por Peres.
.
Manuel com os cinco golos apontados neste último desafio atingiu a marca de 18 tentos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, não conseguindo, todavia, suplantar a marca de Manuel António que concretizou 19. Mesmo assim, não deixa de ser digno de registo o segundo lugar alcançado na lista de melhores marcadores.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Fantástica esta época, de que tenho vagas recordações.
Foi a primeira época em que me comecei a interessar pelo Vitória e a descobrir o meu vitorianismo.
Obrigado por estas belas recordações!!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter