Glórias do Passado: Seixal Futebol Clube

 

Seixal Futebol Clube


O Seixal Futebol Clube é um clube desportivo português com sede no Município do Seixal, concelho na margem sul do Rio Tejo, no distrito de Setúbal. Este clube que utilizava normalmente as cores listadas azul e grana foi fundado no dia 5 do mês de Fevereiro do ano de 1925.

Foi, em tempos, um dos clubes de sucesso na região de Setúbal com a alavanca da expansão económica daquela época na região. Na década de 50 do século passado, o Seixal Futebol Clube venceu por três ocasiões o Campeonato Distrital de Setúbal, nomeadamente nas temporadas de 1951/52, 1954/55 e 1955/56.

Mais tarde, já em plena década de 80, precisamente na temporada de 1984/85, o Seixal FC voltou a vencer esta prova distrital, mas numa altura em que a crise começava a assolar aquele clube e os feitos nesta época eram bem menos relevantes do que aqueles que conquistara anteriormente, comparado com o histórico palmares que foi contabilizando.

Depois de atingir o auge regional na década de 50, o Seixal FC atingiria maior notoriedade e as suas conquistas destaque no plano nacional, nomeadamente, quando na temporada de 1960/61 venceu o Campeonato Nacional da 3ª Divisão. Escalão que, registe-se, voltou a sagrar-se Campeão Nacional na época de 1967/68.

Entretanto, antes de ter voltado a vencer o Campeonato Nacional da 3ª Divisão na temporada de 1967/68, o Seixal FC militou na 2ª Divisão e até mesmo no primeiro escalão do futebol português.

De facto, no Campeonato Nacional da 2ª Divisão da época de 1962/63, o Seixal FC venceu a Zona Sul daquele escalão e assim assegurou o direito a ascender à 1ª Divisão Nacional. O Seixal FC sagrou-se vice campeão nacional pois na final da prova não conseguiu bater o Varzim SC - o vencedor da Zona Norte - que conquistou o ceptro nacional do segundo escalão.
.
Fez então a estreia no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1963/64. Com uma equipa modesta, mas onde pontificavam jogadores como Vítor Manuel, António José, Hermenegildo, Caldeira, Pereira, Aniceto, Serra Coelho, Cambalacho, José Carlos, Necas, Carda, Presumido e Feijão, o Seixal FC conseguiu de alguma forma surpreender no ano da estreia entre as principais equipas de futebol português.
.
(Seixal FC na época de 1963/64)
.
Obteve um 12º posto na classificação geral da competição o que lhe permitia garantir a permanência na 1ª Divisão Nacional, afinal o grande objectivo do clube. Nesta época, que teve o SL Benfica como Campeão Nacional, o Seixal FC contabilizou 14 pontos fruto de 4 vitórias e 6 empates alcançados nas 26 jornadas da prova, onde apontou 28 golos e consentido 66.

Naturalmente, o Seixal FC defrontou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1963/64 a equipa do Vitoria SC. Nas duas partidas em que rivalizaram, o Vitoria SC venceu em Guimarães o Seixal FC por 4-2, enquanto que, no jogo em que os vimaranenses deslocaram-se ao reduto dos seixalenses, a vitoria voltou a sorrir à equipa da cidade berço, desta feita por 3-4.

Já na época seguinte de 1964/65 em que o Seixal FC voltou a disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, os embates contra o Vitoria SC voltaram a redundar em duas vitórias a favor dos vimaranenses. Desta feita sempre pela vantagem mínima de 1-0, quer em Guimarães, quer na partida disputada no Seixal.

Alias, os encontros oficiais entre o Vitoria SC e o Seixal FC, a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão ou para a Taça de Portugal, resultaram sempre em vitorias para a formação da cidade de Guimarães, pois, das três ocasiões em que as equipas se defrontaram para a Taça de Portugal, os vimaranenses venceram sempre.

Se na primeira época na 1ª Divisão Nacional o Seixal FC conseguiu, de alguma forma surpreendentemente, manter-se naquele escalão mais um ano, na temporada seguinte os seixalenses não foram alem do 13º lugar na classificação final, não evitando desse modo o regresso ao segundo escalão do futebol português.
.
Foram indubitavelmente estes os tempos de ouro da história do Seixal Futebol Clube, que a partir dali nunca mais atingiu a 1ª Divisão Nacional. Contabiliza na sua historia somente aquelas duas épocas na 1ª Divisão Nacional, às quais se adiciona mais de duas dezenas de presenças na 2ª Divisão Nacional e mais de 30 participações no Campeonato Nacional da 3ª Divisão.
.
(Seixal FC na temporada de 1979/80)
.
(Seixal FC na época de 1979/80)
.
(Seixal FC na temporada de 1980/81)
.

(Equipa de Juvenis do Seixal FC no Estádio da Luz em 1981)
.
Na história deste clube do concelho do Seixal destaque ainda para a conquista da 1ª Taça Ribeiro dos Reis, em 1961/62, prestigiosa competição que na final venceu o Vila Real por 4-2.
.
Assinale-se ainda o recinto desportivo que o clube utiliza na condição de visitado. Hoje apelidado de Estádio do Bravo, situado na Quinta do Bravo, antigamente propriedade do clube, que possui um campo de futebol actualmente relvado e com capacidade para cerca de 4.000 espectadores.
.
(Campo do Bravo em 1963)
.
Este clube seixalense, alem do futebol que sempre foi a sua principal modalidade, fez também historia no panorama desportivo português em outra variantes desportivas como o basquetebol, o hóquei em patins e, mais recentemente, o futsal.

Quanto ao futebol, a história recente do clube é lúgubre, após a extinção da equipa de futebol sénior na presente temporada. Na época de 2002/03 o clube não consegue aguentar-se na 2ª Divisão Nacional Zona Sul e fruto do 20º posto na classificação final desce à 3ª Divisão Nacional.

Depois de descer à 3ª Divisão Nacional a crise financeira continua a agudizar-se seguindo-se nova descida de divisão, desta feita aos campeonatos regionais da A.F. Setúbal, onde o clube militou na época transacta.
.
Na presente temporada desportiva, devido a incomportáveis encargos financeiros, os responsáveis directivos do Seixal FC decidiram extinguir temporariamente a equipa de futebol sénior não alinhando, por esse motivo, em qualquer competição oficial futebolística.
.
(Seixal FC na época de 2006/07)

Autor: Alberto de Castro Abreu

A foto do estádio tem de ser após 1990 ano em que foi implantada a relva (5/10/1990)
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter