Glórias do Passado: Keita

 

Keita


Salif Keita Traoré, um puro jogador africano, conhecido pela alcunha de “L´Aigle du Mali”, traduzindo significa “A Águia do Mali”, ingressou no futebol português em 1976 para representar o Sporting CP. Sobre ele dizem tratar-se de um excelente jogador, que deixou marcas na sua época, não só junto dos sportinguistas como no futebol português em geral.

Keita era um avançado bastante volátil, com velocidade, ao estilo de uma verdadeira gazela africana e uma pontaria verdadeiramente mortífera. Com um pé esquerdo fantástico, cheio de habilidade técnica, tinha uma leveza fina como jogador, apesar do ar atlético que ostentava.

Quando Keita chegou a Portugal para jogar no Sporting CP vinha já jogador feito, com quase 30 anos de idade e uma carreira ao mais alto nível, essencialmente com experiência adquirida no futebol francês e espanhol, de onde era proveniente.
.
O futebolista Keita nasceu no dia 12 de Dezembro de 1946 na cidade de Bamako no Mali. Desde muito cedo começou a jogar futebol, inicialmente no Pionniers de Oulofobougou do Mali em 1963/64 e mais tarde no AS Real Bamako um dos principais clubes do Mali.
.
(Equipa do AS Real Bamako do Mali)
.
Também precocemente chegou à Selecção Nacional do Mali, onde se estreou somente com 16 anos de idade, tornando-se ao longo dos tempos como o principal jogador da equipa nacional daquele país africano. Ele que é historicamente considerado como o melhor jogador do Mali de todos os tempos, contabilizou 13 aparições na Selecção Nacional, tendo apontado 11 golos.
.
(Keita na Selecção do Mali)
.
(Selecção do Mali em 1972)
.
Como acima se afirmou, antes de rumar à Europa, Salif Keita alinhou no AS Real Bamako entre as épocas de 1964/65 e 1966/67, com interregno de um ano, precisamente o de 1965/66 em que jogou no Stade Malien, também do Mali. Porem, foi na equipa do AS Real Bamako que Keita conquistou 3 Campeonatos Nacionais do Mali.

Meio clandestinamente, Salif Keita vem para a Europa em 1967, ingressando na equipa francesa do AS Saint-Etienne, onde se tornou um verdadeiro ídolo no futebol francês, principalmente nesta equipa verde e branca.
.
Foram 5 épocas consecutivas ao serviço do AS Saint-Etienne, clube no qual apontou 125 golos em jogos oficiais e conquistou vários títulos. Em 1967/68, a sua primeira época no clube venceu as duas principais competições nacionais francesas, o Campeonato da 1ª Divisão e a Taça de França.
.
(Keita no AS Saint-Etienne de França)
.
(Keita no AS Saint-Etienne de França)
.
(Equipa do AS Saint-Etienne)
.
Em 1968/69 e 1969/70 renovou a conquista do título de Campeão Nacional da 1ª Divisão, sagrando-se assim com o AS Saint-Etienne tri-campeão francês. Ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1969/70 adicionou-lhe ainda a conquista novamente da Taça de França.
.
Ao serviço do AS Saint-Etienne, este avançado africano ganhou imensa projecção internacional com a qualidade incomparável do seu futebol, de modo que em 1970 conquistou mesmo o Bola de Ouro, premio individual destinado a distinguir o melhor jogador do continente africano no ano de 1970.
.
(Keita vai marcar pelo AS Saint-Etienne)
.
(Keita no AS Saint-Etienne)
.
(Keita com a Bola de Ouro)
.
(No seu estilo muito característico)
.
Fez a sua última temporada ao serviço do AS Saint-Etienne na época de 1971/72 transferindo-se seguidamente para o Olympique de Marselha, clube pelo qual actuou na temporada de 1972/73.
.
(Keita no OM)
.
(Festejando um golo no OM)
.
(Keita ao serviço do OM)
.
(Equipa do Olympique de Marselha em 1972/73)
.
(Keita em esforço pelo OM)
.
(No tapete o n.º 9 Keita)
.
(Na execução de um remate com o fabuloso pé esquerdo)
.
(Keita)
.

Em 1973/74 Salif Keita rumou ao fantástico futebol espanhol para ingressar na equipa do Valência CF, onde militou durante 3 temporadas consecutivas onde foi praticamente sempre um titular indiscutível. Nesta sua primeira época realizou 29 jogos oficiais com a camisola valencianista, apontando 7 tentos.
.
Na temporada de 1974/75 registou 24 presenças em partidas oficiais do Valência CF, nas quais apontou 11 golos, a sua melhor marca durante o período que jogou no país vizinho. 22 Partidas e 5 golos foram os números de Keita na época de 1975/76, a ultima temporada a jogar no Valência CF.
.
(Keita no Valencia CF)
.
(Caricatura de Keita no Valencia CF)
.
Ainda chegou a iniciar a época de 1976/77 naquela equipa espanhola realizando mesmo um encontro de carácter oficial pelos valencianistas, mas em meados de Agosto de 1976 foi seduzido pelo convite do Sporting CP, treinado por Jimmy Hagan, ingressando o conceituado africano, desta forma, na equipa portuguesa conhecendo assim o terceiro país na Europa.
.
Em Alvalade, na primeira época, formou uma tripla de ataque que ainda hoje causa enorme nostalgia entre os sportinguistas. Juntamente com Manuel Fernandes e brasileiro Manoel, Keita completava um trio atacante inesquecível.
.
(Keita de verde e branco do Sporting CP)
.
(Keita no Estádio Jose de Alvalade)
.
(Keita no encontro frente ao Vitoria SC)
.
(Sporting CP na época de 1977/78)
.
A sua estreia em Portugal deu-se na 1ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na época de 1976/77 numa partida em Alvalade entre o Sporting CP e o SL Benfica o eterno rival. Os leões de Alvalade venceram por categóricos 3-0, sem que Keita tivesse anotado qualquer golo, mas realizando uma exibição que augurava um bom futuro no Sporting CP.

No segundo jogo em Portugal coube a Keita defrontar pelo Sporting CP o Vitoria SC numa viagem até à cidade de Guimarães. Em pleno Estádio Municipal de Guimarães o Sporting CP venceu por 1-3 com o avançado Keita a apontar os seus dois primeiros golos em Portugal exactamente nesta partida.
.
Foi uma partida equilibrada no jogo jogado, mas que os erros defensivos dos vimaranenses e a pouca produtividade no ataque, redundaram num resultado negativo. Influência decisiva, comentava-se na época, foram as ausências do defesa central vimaranense Torres e a lesão logo aos 25 minutos do encontro do avançado Rui Lopes.
.
(Keita no Sporting CP)
.
(No Sporting CP)
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1976/77)
.
(Keita no Estádio do Restelo)
.
(Keita com a camisola do Sporting CP)
.
Quanto a Keita registe-se que na primeira época em Portugal marcou 16 golos nas 27 partidas oficiais em que participou numa campanha em que o Sporting CP ficou em 2º lugar na classificação atrás do SL Benfica que se sagrou campeão nacional. Nas épocas seguintes em Alvalade, o Sporting CP de Keita não foi alem de dois terceiros lugares no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1977/78 e 1978/79 onde o FC Porto conquistou o ceptro mais importante.
.
(Sporting CP na época de 1977/78)
.
(Keita com a camisola do Sporting CP)
.
(Sporting CP na época de 1978/79)
.
Por isso, em Portugal, Keita não conseguiu vencer a principal prova do calendário português. Venceu apenas a Taça de Portugal de 1977/78 frente à equipa do FC Porto naquela época treinada pelo malogrado José Maria Pedroto.

O Sporting CP que tinha no seu comando técnico o treinador Rodrigues Dias chegou à final da Taça de Portugal defrontando o FC Porto. No primeiro encontro, onde Keita foi titular na equipa dos leões, o resultado cifrou-se num empate a 1-1 com os golos a serem apontados por Meneses para o Sporting CP e por Gomes para o FC Porto.
.
Foi necessário proceder-se a um jogo apelidado de finalíssima, onde desta feita, a equipa do Sporting CP conseguiu vencer por 2-1. Keita foi novamente titular com o Sporting CP a marcar por intermédio de Vítor Gomes e Manuel Fernandes e o FC Porto novamente pelo avançado internacional português Gomes.
.
(Keita no Sporting CP)
.
(Sporting CP na temporada de 1978/79)
.
No período em que Keita esteve em Alvalade o Sporting CP ainda atingiu novamente a final da Taça de Portugal na época de 1978/79, mas desta feita acabou por perder a conquista do troféu para o Boavista FC treinado por Milorad Pavic, mais uma vez somente no encontro da finalíssima. Nestes dois encontros notou-se a ausência de Keita que já não era utilizado com tanta frequência na equipa do Sporting CP.
.
Anote-se ainda os números oficias de Keita no Sporting CP na época de 1977/78 em que marcou 9 golos em 29 jogos oficias, e na época de 1978/79, a ultima em Portugal, onde o avançado africano, internacional pelo Mali, fez 10 golos em 21 partidas.
.
(Sporting CP na época de 1978/79)
.
Salif Keita deixou o Sporting CP no ano de 1979, mas perto de completar 33 anos de idade ainda rumou ao futebol americano para representar o Ney England Tea Men Bóston na temporada de 1979/80.
.
Colocado o ponto final da carreira de futebolista profissional, Keita continuou ligado ao futebol. Criou o primeiro centro de formação desportiva do Mali em 1994 e em Junho do ano de 2005 foi eleito o presidente da Federação Maliana de Futebol, depois de ter desempenhado ainda as funções de Ministro do Desporto.
.
(Keita Homenageado)
.
(Salif Keita na actualidade)
.
Actualmente, Salif Keita é um dos homens mais ricos e respeitados do Mali, ainda hoje considerado como o melhor jogador de sempre do futebol daquele país. É também um empresário no ramo da hotelaria e restauração, sendo proprietário de um hotel e de um restaurante de luxo.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Parabéns por este post. Não podia ficar sem escrever umas palavras sobre este jogador fora de série que, vi jogar muitas vezes! Foi o melhor jogador estranjeiro que passou por Portugal até hoje! Para mim não há dúvidas! Tinha uma técnica fabulosa, velocidade, classe e inteligência. Tinha tudo menos idade, e as faculdades fisicas já não eram as melhores mas mesmo assim, foi o melhor até hoje. Lembro-me de ver uma vez meia equipa do Académico de Viseu a correr atrás dele para lhe tirar a bola e ele passou por todos em jeito de brincadeira, com o Estádio de Alvalade a bater palmas! Era fabuloso!
Não podia deixar de prestar esta homenagem...
 
Amigo Abreu,

Excelente trabalho, como sempre! Queria lhe mencionar um detalhe. A foto do Sporting que tem o Conh�, o Marinho 'Mateus' e o Valter, entre outros, � de 1976/77 e n�o como voc� por lapso, documentou " (Equipa do Sporting CP na temporada de 1977/78)". Como sabe, o Conh� foi para o Braga em 1977/78, e o Valter e o Marinho 'Mateus' foram para o C.S. Mar�timo.
.
 
Obrigado Dingo pela correcção, a qual, está concretizada no local próprio.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
Os meus parabéns para este blog de " Glórias do Passado"ao recordar a figura de um dos maiores genios do futebol que vi jogar em Portugal,infelizmente estrangeiro e já velho e com muitas lesões!...Tinha eu então 23 anos de idade e ia propositadamente ao futebol sempre que podia para ver este grande jogador.Valia a pena.Embora sportinguista tenho por muitas razões o Vitoria de Guimarens no meu coração.Parabens ao autor por esta verdadeira hitória do futebol portugês.
 
FOI UM GRANDE JOGADOR NO SCP UMA BOA EPOCA GOSTEI QUE AINDA AGORA TENHO O NOME ARTISTICO DE KEITA
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter