Glórias do Passado: Alessandro

 

Alessandro


Alessandro Beretta era um avançado brasileiro que jogou no Vitoria SC no inicio da década de 90, que inicialmente conquistou muito sucesso em Guimarães, chegando a mesmo criar grandes expectativas quanto ao seu potencial goleador junto da massa associativa vitoriana, o que, infelizmente, não se veio a confirmar.

Alessandro, nasceu numa pequena cidade brasileira chamada de Votoporanga no dia 16 de Outubro de 1968. Este cidadão brasileiro de ascendência italiana jogou muito jovem pelas equipas transalpinas do Caerano (na época de 1987/88 e 1988/89) e do Monfalcone (na temporada de 1990/91) da 5ª Divisão Nacional de Itália.
.
No Brasil e ainda antes de ingressar no futebol português, Alessandro actuou pelas equipas do Colorado EC e ainda no Paraná Clube. Mas seria ao serviço do União Bandeirantes no ano de 1992, onde marcou vários golos e fez exibições decisivas para a conquista do titulo de vice campeão paranaense de 1992 por aquele pequeno clube, que Alessandro convenceu os responsáveis do Vitoria SC para a sua contratação.
.
(União Bandeirantes em 1992)
.
Já com a época de 1992/93 em andamento o Vitoria SC, naquela altura treinado por Bernardino Pedroto, sofreu um inesperado revés no seu plantel fruto da lesão sofrida por um dos seus jogadores mais influentes no sector atacante. Numa partida frente ao FC Porto, a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o jugoslavo Dane lesionou-se com gravidade, impedindo-o de dar o seu contributo à equipa do Vitoria SC durante vários meses.

Para substituir o desafortunado Dane o Vitoria SC contratou Alessandro Beretta. Proveniente do futebol brasileiro, este avançado chegou a Portugal a meio da época de 1992/93, onde ainda realizou ao serviço do Vitoria SC 13 partidas a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando 5 golos.
.
Fez a sua estreia oficial com a camisola do Vitoria SC no Estádio Mário Duarte na cidade de Aveiro no dia 10 de Janeiro de 1993 na partida entre o SC Beira Mar e os vimaranenses, onde Alessandro foi titular na frente de ataque ao lado do tunisino Ziad. Naquele dia de uma tarde cinzenta e muito fria, com cerca de 8.000 espectadores nas bancadas do Mário Duarte, a equipa aveirense, treinada por Vítor Urbano, venceu o Vitoria SC por 1-0 com um golo da autoria de Dino.
.
(Com a camisola do Vitoria SC)
.
O primeiro golo apontado com a camisola do clube da cidade berço foi logo naquele que seria o seu segundo jogo. Em Guimarães, numa tarde primaveril do dia 31 de Janeiro de 1993 no Estádio Municipal com cerca de 10.000 espectadores, o Vitoria SC empatou a 2-2 com o CS Marítimo. O CS Marítimo, treinador por Paulo Autuori, adiantou no marcador aos 43 minutos através de Edmilson. Já na segunda parte o Vitoria SC empatou aos 50 minutos por Alessandro e passou para frente do marcador através de Pedro Barbosa aos 56 minutos, porem, logo no minuto seguinte, o CS Marítimo por intermédio de Jorge Andrade atingiu o 2-2 final.

Nessa primeira época em Portugal, Alessandro, ao serviço do Vitoria SC, foi decisivo em vários encontros, marcando, por exemplo, o golo da vitória dos vimaranenses sobre o CF Belenenses por 2-1, o da vitoria sobre o FC Famalicão por 1-0, ao SC Braga, também por 0-1, mas desta feita em pleno Estádio 1ª Maio e com o golo a ser apontado no ultimo instante do desafio, e por ultimo, na vitoria sobre o Boavista FC por 3-2.

A sua primeira época foi inquestionavelmente de qualidade, deixando nos adeptos do Vitoria SC a sensação que poderia tratar-se de um jogador importante para o futuro. Todavia, as expectativas criadas não se confirmaram pois Alessandro nunca mais conseguiu atingir os níveis revelados na primeira época.

Em 1993/94, ainda com Bernardino Pedroto no comando da equipa do Vitoria SC, Alessandro nunca passou da condição de suplente. Apesar disso, era regularmente utilizado, pois foi suplente utilizado em 20 ocasiões, alem de ter actuado em 5 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na condição de titular.
.
Todavia, nesses 25 jogos que alinhou pelo Vitoria SC na edição de 1993/94 do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Alessandro apenas apontou um golo, números que ficam aquém daquilo que se esperava deste avançado brasileiro. O golo apontado nesta competição foi concretizado no desafio entre o Vitoria SC e o CF União da Madeira que os vimaranenses venceriam por 2-0, sendo este um dos poucos encontros em que Alessandro foi titular.
.
(Vitoria SC na época de 1993/94)
.
Alessandro ainda integrou o plantel do Vitoria SC para a época de 1994/95 às ordens do mestre Quinito, sem nunca conseguir convencer este técnico português. Ainda teve uma oportunidade para se mostrar na partida frente ao Vitoria de Setúbal a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1994/95, mas em face da fraca produção, foi substituindo logo ao intervalo por Basaula.
.
Seria este o seu último encontro com a camisola do Vitoria SC pois a meio da época de 1994/95 foi cedido ao FC Felgueiras a disputar a 2ª Divisão de Honra. No FC Felgueiras encontro o técnico Jorge Jesus e foi ainda a tempo de colaborar na recuperação da equipa felgueirense que guindaria o clube a uma inesperada subida à 1ª Divisão Nacional.
.
(No FC Felgueiras)
.
Permaneceu no FC Felgueiras na época de 1995/96 na 1ª Divisão Nacional. Desde o início da caminha do FC Felgueiras na 1ª Divisão Nacional, Alessandro não foi utilizado uma única vez que fosse. Como tal, em Outubro de 1995, decidiu deixar a equipa nortenha e ingressar no SC Beira Mar que depois de ter descido de divisão estava agora a militar na 2ª Divisão de Honra.
.
(FC Felgueiras na época de 1995/96)
.
(No FC Felgueiras)
.
(FC Felgueiras na temporada de 1995/96)
.
No SC Beira Mar, Alessandro apontou 3 golos em 17 partidas no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra de 1995/96, onde a equipa aveirense não passou do 10º lugar na classificação geral, bem longe de atingir o objectivo inicialmente traçado, que passava pela subida à 1ª Divisão Nacional.
.
(SC Beira Mar na temporada de 1995/96)
.
No final da época deixou o SC Beira Mar e terá regressado ao Brasil. Regressou de novo ao futebol português, ingressando nos algarvios do Imortal de Albufeira da 2ª Divisão Nacional “B” na época de 1997/98 ao serviço do qual apontaria 6 golos nas 20 partidas em que actuou.


Autor: Alberto de Castro Abreu

fiquei muito contente ao ler a reportagem sobre minha carreira em portugal, agadeço a você Alberto pele lembrança e gostei de ter morado em Portugal onde aprendi muito e onde nasceu minha primeira filha.Um grande abraço e estou a disposiçao aqui no Brasil se precisar de alguma coisa.Email: alexandrokako@brturbo.com.br
 
Caro Alexandro:

É com enorme prazer que fico a saber que teve conhecimento desta recordação que fiz da sua carreira, especialmente, a sua passagem pelo Vitoria de Guimarães.

Já agora, aproveito para o desafiar a partilhar com os nossos leitores, afinal, o que é feito de si. O que fez, o que faz, por onde passou, após ter deixado o futebol português.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
Quando voltei ao Brasil joguei por alguns clubes:Pelotas(RS),Tubarão(SC),Comercial(SP), e depois com 32 anos resolvi encerrar minha carreira. Hoje moro em Bandeiantes,no estado do Paraná,cidade natal de minha esposa,tivemos outra filha.Trabalho na Coca Cola no setor de vendas.Um grande abraço aos Vitorianos.
 
Papaaai,me sinto muito orgulhosa por esta sua carreira de jogador!Parabéns por todas essas suas conquistas merecedoras !Te amo Muitooo,beijo BRENDA
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter