Glórias do Passado: Estádio da Tapadinha

 

Estádio da Tapadinha


A propósito da próxima eliminatória da Taça de Portugal na edição de 2007/08 em que o Vitoria Sport Clube irá defrontar o popular Atlético Clube de Portugal cabe aqui recordar o recinto onde se realizará essa partida, o histórico Estádio da Tapadinha, situado no Bairro de Alcântara na cidade de Lisboa.

Trata-se de um recinto de jogos que ao longo de muitos e muitos anos foi cenário de emocionantes jogos de futebol da equipa do Atlético Clube de Portugal que até à década de 70 foi um dos principais clubes portugueses, essencialmente durante o período balizado entre as décadas de 40 e 50 do século passado.

O Atlético Clube de Portugal, um dos históricos clubes portugueses, considerado o quarto maior clube da cidade de Lisboa, é associação desportiva sedeada na freguesia de Alcântara daquela cidade. Teve a sua génese em 18 de Setembro de 1945 resultante da fusão de dois clubes, o União Foot-Ball Lisboa e o Carcavelinhos Football Clube, colectividades enraizadas respectivamente em Alcântara e Santo Amaro populares localidades alfacinhas.

O Estádio da Tapadinha foi desde sempre a casa do Atlético Clube de Portugal, clube que se destacou no fenómeno futebolístico português, destacando-se, desde logo os dois 3º lugar alcançados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão em 1943/44 e 1949/50 e as duas presenças na Final da Taça de Portugal, uma em 1945/46 onde perdeu para o Sporting CP por 4-2, e outra em 1948/49 onde foi derrotado pelo SL Benfica por 2-1.
.
Antes de ser intitulado como estádio, já anteriormente se denominava aquele local como Campo da Tapadinha, junto à Tapada da Ajuda, num terreno pelado onde se praticava futebol em jogos oficiais.
(Campo da Tapadinha)
.
O Campo da Tapadinha foi alvo de profundas obras de melhoramente e ampliação que resultaram no actual Estádio da Tapadinha, oficialmente inaugurado no dia 23 de Setembro de 1945, num desafio disputado entre o Atlético CP e o Sporting CP, convidado especial para aquele evento. A equipa leonina venceu o desafio amigável ali disputado naquele dia por concludentes 0-6.
A nova versão do Estádio da Tapadinha apresentava melhoramentos assinaláveis para a época, desde logo, um terreno relvado, algo de muito invulgar naquela altura. A partir daí aquele recinto desportivo de excelência em Portugal foi palco de inúmeros jogos de futebol, alguns deles marcantes para a histórica dos alcantarenses, onde se verificavam verdadeiras romarias para assistir ao espectáculo.
.
(Estádio da Tapadinha)
.
O Vitoria Sport Clube também ali se deslocou em diversas ocasiões, nomeadamente para disputar jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Recordemos uma das partidas realizadas pelo Vitoria SC e o Atlético CP no Estádio da Tapadinha.

Decorria a 16ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1968/69 época áurea dos vimaranenses que no final da prova alcançaram o 3º lugar na competição, tão só a melhor classificação de sempre do clube. O Vitoria SC, que vinha numa senda de excelentes resultados, visitou o Atlético CP no dia 19 de Janeiro de 1969 disputando mais um encontro no Estádio da Tapadinha.

Nesse dia o Vitoria SC foi verdadeiramente demolidor perante um Atlético CP que era o último classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e jogava aí uma das suas derradeiras oportunidades de encetar a recuperação.

A crónica do jogo revela que, apoiado numa considerável moldura humana, o Atlético CP entrou decidido a assumir as despesas da partida lançando-se no ataque ao último reduto vitoriano. Sucede que, exactamente nesse sector residia uma das principais armas da equipa do Vitoria SC que resistiu sempre às investidas alcantarenses.

Paulatinamente, o Vitoria SC foi tomando conta do jogo, passando então a sobressair a melhor capacidade técnica dos vimaranenses cuja a luta e força do Atlético CP não conseguiria resistir. O Vitoria SC, que, diga-se desde já, venceu o encontro por 0-3, viu o activo ser inaugurado pelo cotado avançado Mendes “Pé Canhão”, que em mais um violento remate atingiu a baliza do Atlético CP sem hipóteses de defesa.

Depois, do primeiro tento a equipa do Vitoria SC geriu com personalidade o desafio alcançando mais dois golos, um por intermédio do veloz extremo Vieira, e outro da autoria do goleador brasileiro Manuel.

O Vitoria SC, naquela época treinado pelo brasileiro Jorge Vieira, apresentou naquele dia 19 de Janeiro de 1969 a seguinte formação inicial: Rodrigues; Costeado, Manuel Pinto, Joaquim Jorge e Daniel; Artur e Peres (o capitão de equipa); Zézinho, Manuel, Mendes e Augusto. O técnico brasileiro operou tão somente uma substituição, entrando Vieira, o autor de um dos golos, para o lugar de Zézinho.
.
Registe-se ainda que aquele encontro foi apitado pelo juiz João Gomes da A.F. Porto, tendo, como se disse, o Vitoria SC vencido por 0-3, num triunfo indiscutivelmente revelador de uma clara supremacia, não só defensiva, como ofensivamente.
.
(Estádio da Tapadinha)
.
A partir da década de 70 a formação do Atlético CP entrou em declínio acabando por ser relegado à 2ª Divisão Nacional e posteriormente ao terceiro escalão do futebol português. Actualmente a equipa do Atlético CP encontra-se a disputar a 2ª Divisão Nacional “B”.

Enquanto isso o velhinho Estádio da Tapadinha vai-se degradando a olhos vistos. Situado na aludida freguesia de Alcântara na cidade Lisboa, praticamente debaixo da Ponte 25 Abril, é um recinto desportivo com três bancadas descobertas para uma lotação a rondar os 10.000 espectadores e sem iluminação artificial.
.
(Estádio da Tapadinha)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Parabéns ao autor deste artigo.

No domingo lá estarei a assistir a este grande e importante encontro.
 
Boas!

Estive há pouco tempo na Tapadinha a assistir a um jogo e fiquei ao lado de um desconhecido que, vim a saber depois, era sócio do clube há longos anos. O velhote teria perto de 80 anos e recordava-se perfeitamente das gloriosas tardes de futebol na Tapadinha.

Em conversa informal disse-me que a decadência do Atlético coincidiu com a inauguração da Ponte 25 de Abril, que passa mesmo por trás de uma das balizas.

Terá sido a ponte que retirou a Alcântara uma boa parte do seu bairrismo. Alcântara passou a ser um ponto de passagem para muitas pessoas, mas as raízes perderam-se. Passou a ser fácil chegar e partir.

De facto, faz todo o sentido.
 
não deixem morrer essa história do futebol português, sei que a crise é grande, mas lutar para voltar seria uma alegria imensa pela paixão dos anos 70 e 80 - TAPADINHA;FAZ _ ME RECORDAR FUTEBOL E GLORIA TAÇA DE HONRA DA A F LISBOA E GRANDES FINAIS ARRIBA ATLÉTICO CLUBE DE PORTUGAL
 
GOSTARIA QUE TODOS LUTASSEM POR UM FUTEBOL INTEGRO E COMPETITIVO; MAS INFELIZMENTE JÁ SABEMOS ONDE ESTAMOS; MAS O ATLÉTICO PERTENCE AO LADO DE OUTROS GRANDES À HONRA AGORA E TRABALHAR - EXEMPLOS LUSO BARREIRO; CUF; BARREIRENSE;V GUIMARÃES; V SETÚBAL, TENHO SAUDADES DESSE TEMPO; VAMOS LÀ
 
Domingo lá estarei pela primeira vez no mitico estádio da Tapadinha, para apoiar o VITÓRIA, contra o Atlético.

Espero que seja um bom jogo e que o Vitória FC ganhe.

Aqui fica o meu prognóstico

Atlético 1-3 Vitória

Saudações Vitorianas a todos os adeptos deste clube.

Pedro Dores sócio 4.776 do V.F.C.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter