Glórias do Passado: Temporada de 1963/64

 

Temporada de 1963/64


Antes do inicio oficial da preparação para a época de 1963/64 tomaram posse no Vitoria Sport Clube os novos membros dos órgãos sociais da agremiação, cuja Direcção era liderada por Cardoso do Vale, presidente que se irá manter naquele cargo durante 3 mandatos consecutivos.

Este será um período marcante na história do Vitoria Sport Clube, essencialmente devido à inauguração do Estádio Municipal de Guimarães, um equipamento condizente com a dimensão da cidade e do seu principal clube, dotado de um piso relvado. Era de facto um espaço que o clube tanto ansiava para a realização dos seus jogos de futebol na condição de visitado, sonha que na época de 1964/65 irá finalmente concretizar. Por isso, esta temporada de 1963/64 será a ultima em que o Vitoria SC jogará inteiramente no velhinho Campo da Amorosa.

A preparação para a nova temporada - que vai terminar com o Vitoria SC a igualar, com um 4º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a sua melhor classificação de sempre até aquela altura – inicia-se com a renovação de contrato com o treinador José Valle, dando assim sequencia ao bom trabalho desenvolvido na época anterior.

Na constituição do plantel vitoriano regista-se desde logo a importante saída do avançado centro brasileiro Lua, transferido para o Racing White da Bélgica, apesar de devidamente compensada com a entrada de uma expressiva quantia monetária. A perda daquele avançado, que tinha mesmo sido o melhor marcador da equipa do Vitoria SC na época anterior, foi equilibrada com a contratação dos avançados Djunga e Prata, mas essencialmente com o brasileiro Rodrigo, mais um jogador enviado por António Pimenta Machado, o vimaranense radicado no Brasil.
.
A equipa base do Vitoria SC nesta época de 1963/64 é constituída essencialmente por Roldão; Caiçara, Silveira, Virgílio e Daniel; Manuel Pinto e Peres; Teodoro, Rodrigo, Mendes e Paulino. E exactamente esta a formação que o Vitoria SC apresenta na jornada inaugural do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1963/64 frente ao Sporting CP, num encontro disputado no Campo da Amorosa e que termina empatado a 1-1.
.
(Vitoria SC-Sporting CP no Campo da Amorosa)
.
O Vitoria SC realiza uma primeira metade da época de grande nível, terminando-a na 3ª posição da classificação geral e exibindo-se com um futebol ofensivo de qualidade e extremamente eficiente. De resto, esta toada ofensiva, mas também bastante produtiva como o números documentam, manteve-se ao longo de toda a época, de tal forma que o conjunto vimaranense foi mesmo a segunda equipa com maior número de golos marcados, à frente de FC Porto e Sporting CP.

O Vitoria SC marcou 62 golos nas 26 jornadas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1963/64, atrás da equipa do SL Benfica que marcou 103 golos, num ataque onde pontificavam Eusébio e José Torres, os dois melhores marcadores da competição. Já na equipa do Vitoria SC destaca-se na frente de ataque o brasileiro Rodrigo, o máximo realizador da equipa com 19 tentos, mas também o 3º melhor do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
Ainda no decorrer da 1ª volta do Campeonato Nacional regista-se o encontro frente ao FC Porto, que terminou empatado a 2-2, disputado no Campo da Amorosa completamente lotado, naquela que é considerada a maior enchente de sempre daquele recinto desportivo.
.
(Vitoria SC-FC Porto no Campo da Amorosa lotado)
.
(Vitoria SC-FC Porto no Campo da Amorosa)
.
(Vitoria SC-FC Porto no pelado do Campo da Amorosa)
.
O Vitoria SC manteve uma toada de bom nível ao longo de toda a temporada. Em Guimarães apenas perdeu por uma vez, por 1-4 precisamente frente ao SL Benfica, que se sagrou o Campeão Nacional. De resto, alem dos empates contra FC Porto e Sporting CP, contabilizou por vitoria todas as restantes partidas efectuadas na condição de visitado.
.
(Vitoria SC-SL Benfica no Campo da Amorosa)
.
(Vitoria SC-SL Benfica)
.
Algumas dessas vitórias alcançadas pelos vimaranenses no seu recinto cifraram-se mesmo em verdadeiras goleadas. Foi assim contra o GD Cuf e Lusitano de Évora, ambos com vitórias por 4-0, contra o Varzim SC por 5-2 e frente ao SC Olhanense por 5-1.
.
(Vitoria SC-Academica de Coimbra no Campo da Amorosa)
.

(Vitoria SC-SC Olhanense no Campo da Amorosa)
.
(Vitoria SC-Seixal FC no Campo da Amorosa)
.
Além destes registos caseiros o Vitoria SC alcançou ainda bons resultados extramuros, nomeadamente com 6 vitórias conseguidas fora de casa, de onde se destacam essencialmente aquelas conquistadas frente ao CF Belenenses e Académica de Coimbra, ambas por 0-3.
.
(FC Porto-Vitoria SC no Estádio das Antas)
.
(CF Belenenses-Vitoria SC no Estádio do Restelo)
.
(SL Benfica-Vitoria SC no Estádio da Luz)
.
O Vitoria SC terminou a época em 4º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com 34 pontos, exactamente a mesma pontuação obtida pelo Sporting CP que foi o 3º colocado. Esses 34 pontos advêm das 16 vitória alcançadas, somente 2 empates e 8 derrotas. A equipa de Guimarães apontou 62 golos, como já disse o 2º melhor ataque da prova, e consentiu 42 tentos.

Alem dos jogadores acima mencionados e que constituíram a equipa base do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1963/64, outros foram utilizados e que faziam parte do plantel vimaranense. Assim sendo, alem de Roldão (18 jogos) que foi o titular, jogaram ainda na posição de guarda-redes, o Dionísio (8 jogos) e o Zeca Santos (2 jogos).

Na defesa alem de Caiçara (22 jogos), Silveira (13 jogos), Virgílio (16 jogos) e Daniel (20 jogos), foram ainda utilizados o vimaranense Freitas (10 jogos), Artur (11 jogos) e Mário Costa (3 jogos). O meio campo contava, alem dos titulares Manuel Pinto (24 jogos) e Peres (26 jogos), com a presença do médio centro João da Costa (11 jogos)
.
A linha da frente, que tão goleadora se revelou, viveu essencialmente do contributo de Paulino (19 jogos), Rodrigo (26 jogos), Teodoro (24 jogos) e Mendes (18 jogos). Jogaram ainda Castro (9 jogos), Djunga (2 jogos), Prata (1 jogo) e o extremo Armando (5 jogos).
.
(Vitoria de Guimarães época de 1963/64)
.
Os 62 golos que a equipa do Vitoria SC marcou na época de 1963/64 no Campeonato Nacional da 1ª Divisão deveu-se, como acima se referiu, essencialmente ao contributo do avançado brasileiro Rodrigo com 19 golos. Mas na equipa do Vitoria SC marcaram ainda Teodoro 13 golos, Mendes que concretizou 9, Peres com 8 golos, Caiçara que anotou 6, Paulino com 3, o jovem Castro com 3 golos e Armando com 1.

Relativamente à Taça de Portugal, a segunda prova mais importante no país e na qual o Vitoria SC tinha atingido a final na época anterior, a equipa vimaranense apenas ultrapassou duas eliminatórias, sendo eliminado na 3ª ronda pela equipa do FC Porto.
.
Na primeira ronda eliminou o Seixal FC, que naquela altura militava na 1ª Divisão Nacional, com duas retumbantes vitorias, por 6-0 e 0-4. Na segunda fase, a equipa vimaranense eliminou o AC Marinhense com uma vitória por 5-0 em Guimarães, depois de a equipa da cidade berço ter perdido na 1ª mão por 2-1.
.
(Vitoria SC-Seixal FC no Campo da Amorosa)
.
Encontrou depois a equipa do FC Porto que venceu o Vitoria SC em ambas as partidas com 1-2 em Guimarães e 3-1 na invicta cidade do Porto. Os azuis e brancos foram os finalistas da competição que acabou, todavia, por ser vencida pelo SL Benfica que assim conquistou a “dobradinha” juntando a Taça de Portugal ao ceptro de Campeão Nacional na época de 1963/64.
.
A época de 1963/64 finalizou com uma viagem da equipa do Vitoria SC aos Estados Unidos da América, para aí disputar algumas partidas de carácter amistoso, mas que naquela altura, dada a importância destas digressões, revelavam bem a grandiosidade da equipa minhota, cujo o nome era já reconhecido internacionalmente.
.
(Concentração da comitiva do Vitoria SC antes da digressão aos E.U.A.)
.
Nessa digressão aos Estados Unidos da América onde se conquistaram vários troféus, destaca-se essencialmente os confrontos com outras equipas europeias, como foi o caso do Estrela Vermelha de Belgrado com quem o Vitoria SC empatou a 0-0 e o AEK de Atenas a quem os vimaranenses venceram por 1-0.
.
(Desfile de apresentação da equipa do Vitoria SC nos E.U.A.)
.
(Troca de galhardetes entre os capitães de equipa nos E.U.A.)
.
(Troca de galhardetes entre o capitão do Vitoria SC e o capitão do Estrela Vermelha de Belgrado)
.
(Peres o capitão do Vitoria SC com a miss dos E.U.A.)
.
(Peres, vestido de negro a receber um troféu nos E.U.A.)
.
(No aeroporto os jogadores do Vitoria SC pousando para os "flashes" com os troféus conquistados)
.
(Jantar de homenagem em Guimarães depois da digressão aos E.U.A.)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter