Glórias do Passado: Franklim

 

Franklim


Franklim Oliveira, ou simplesmente Franklim, era um avançado muito conceituado nas décadas de 40 início da de 50. Representou o Vitoria SC durante 8 temporadas consecutivas, tendo ingressando no clube da cidade de berço na época de 1945/46 proveniente do CF Belenenses.

Foi a principal aquisição para a temporada de 1945/46 numa altura em que a equipa do Vitoria de Guimarães era orientada pelo seu antigo jogador e capitão Virgílio Freitas, coadjuvado pelo Dr. Moura Machado, professor no Liceu de Guimarães, a quem estavam adstritas as funções de preparador físico.

Franklim era um jogador que ocupava a posição de avançado centro, muito conceituado na época, contratado a um grande da capital o CF Belenenses. De resto, esta transferência só foi mesmo possível devido à inadaptação do jogador à vida lisboeta.

Ao serviço do CF Belenenses, Franklim foi companheiro de equipa de nomes como Artur Quaresma e Mariano Amaro, personagens que também viriam a representar o Vitoria SC, mas na função de técnicos.

No clube da cruz de Cristo, Franklim foi treinado por técnicos como Alejandro Scopelli e Rodolfo Faroleiro, vencendo em 1942/43 a Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, uma das mais importantes competições de futebol em Portugal.

Mas a grande vitória colectiva, o troféu de maior relevo conquistado, foi a Taça de Portugal de 1941/42 ao serviço do CF Belenenses, numa final disputada precisamente frente ao Vitoria SC.

A grande final disputou-se na tarde do dia 12 de Julho de 1942 no Campo do Lumiar, recinto utilizado pelo Sporting CP, na cidade de Lisboa, sob a arbitragem de Vieira da Costa do Porto.

O CF Belenenses apresentou a seguinte linha: Salvador; José Simões e Feliciano; Mariano Amaro, Gomes e Serafim, Artur Quaresma, Eloi, Gilberto Vicente, José Pedro e Franklim. O seu treinador era o português Roberto Faroleiro.
.
O Vitoria SC, por seu turno, apresentou a seguinte formação: Machado; Lino e João; Castelo, Zeferino e José Maria; Laureta, Miguel, Alexandre, Ferraz e Arlindo. O treinador da equipa vimaranense era o Alberto Augusto.
.
O CF Belenenses, grande potência do futebol luso da época, venceu o Vitoria por 2-0 com golos de Artur Quaresma a cinco minutos do intervalo, e por intermédio de Gilberto, reinicio da segunda metade do desafio, conquistando assim a Taça de Portugal.
Rezam as crónicas que a partida foi disputada debaixo de condições climatéricas adversas e incaracterísticas. Estava uma enorme ventania, que se fez sentir ao longo de todo o jogo, o que proporcionava o levantamento de imensa poeira, prejudicando o desenrolar da partida.
.
(CF Belenenses 1942)
.
Logo na primeira temporada no Vitoria SC sagra-se Campeão do Minho, competição assim intitulada pela junção na mesma competição de equipas da AF Braga e da região de Viana do Castelo. A prova foi pautada pela enorme supremacia da equipa do Vitoria SC em relação aos demais opositores consecutivamente vergados ao poderio da formação vimaranense.

O Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1945/46, onde o Vitoria SC foi o 8º classificado, inicia-se com o impedimento do clube utilizar o Campo do Benlhevai, a sua casa oficial até então. Decretado aquele impedimento urgente se tornou a construção de um novo campo de futebol na cidade de Guimarães. E assim nasce o Campo da Amorosa, inaugurado a 13 de Janeiro de 1946 numa partida frente ao Boavista FC.

O Vitoria SC venceu a formação axadrezada por 3-1, no jogo de inauguração daquela que será a casa oficial do clube durante quase 20 anos, com Franklim a integrar aquela histórica equipa vimaranense, composta por: Machado; Garcia e João; Luciano, Curado e José Maria; Franklim, Miguel, Alexandre, Brioso e Arlindo.

Em 1946/47 há novo treinador no Vitoria SC, Artur Baeta, homem que se tornou famoso pela dedicação à formação de jovens jogadores de futebol. No Campeonato Distrital, o Vitoria SC sagra-se novamente campeão. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão volta a classificar-se em 8º lugar, desta feita numa prova disputada já por 14 clubes.

Na temporada seguinte, a de 1947/48 outro técnico chega a Guimarães. Alfredo Valadas vem comandar a equipa do Vitoria SC durante duas épocas consecutivas. Franklim continua a ser um dos jogadores mais preponderantes da equipa e o mais temido pelos adversários. Nesta época registe-se o 7º lugar na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, numa prova em que os vimaranenses tiveram uma prestação muito razoável, garantindo, bem cedo, o objectivo da manutenção.

1948/49 marca o ingresso no Vitoria SC do avançado Custodio, jogador que viria a fazer com Franklim, um dupla verdadeiramente demolidora, espalhando o terror nas defesas contrarias.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC foi 6º colocado, a melhor classificação de sempre do clube da cidade berço no principal escalão do futebol português até aquela altura. Registe-se a principal equipa do Vitoria SC nesta altura: Machado; Ferreira e Francisco Costa; Jorge, Curado e Joaquim Teixeira; Brioso, Miguel, Teixeira da Silva, Custodio e Franklim.

Nesta temporada Franklim, avançado do Vitoria SC, foi o melhor marcador da 1ª Divisão nos clubes do norte do país participantes na 1ª Divisão Nacional, facto que originou uma justa homenagem prestada pelos jornalistas desportivos da região.
.
Na época de 1949/50 ingressa, como treinador, no Vitoria SC, o húngaro naturalizado português Janos Biri, conceituado técnico em Portugal. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1949/50 o Vitoria SC foi apenas o 11º classificado. Já na época seguinte de 1950/51 o Vitoria SC correu sérios riscos de descer de divisão, algo que ainda não tinha acontecido na história do clube, salvando-se in extremis desse desiderato.
.
(Vitoria SC 1949/50)
.
(Vitoria SC 1950/51)
.
(Vitoria de Guimarães 1950/51)
.
(Vitoria Sport Clube 1950/51)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1951/52 o Vitoria SC atravessou algumas dificuldades, mas quedou-se na 10ª posição, mantendo-se, por via disso, entre os maiores clubes do futebol português.

Esta temporada fica marcada todavia pela entrada no Vitoria SC do treinador húngaro Alexandre Peics. Um conceituado treinador que chegado a Guimarães aqui aplicou um novo sistema táctico muito em voga naquela época. O modelo de jogo, muito controverso na altura na doutrina táctica do futebol mundial, era conhecido pelo WM, onde havia uma marcação homem a homem dos defesas centrais aos avançados centro.
.
A equipa do Vitoria SC, que se adaptou a este sistema de jogo, constavam os seguintes elementos: Silva; Vieira, Cerqueira e Costa; Matias e Rebelo; Nuno, Lourenço, António Teixeira, Alcino e Franklim.
.
(Vitoria Sport Clube 1951/52)
.
Em 1952/53 o Vitoria SC tornou-se no clube com mais participações consecutivas na 1ª Divisão Nacional a seguir ao SL Benfica, Sporting CP, FC Porto e CF Belenenses, feito de assinalar naquela altura para uma colectividade da província. No nacional maior o Vitoria SC foi o 8º classificado depois do húngaro Alexandre Peics ter sido substituído a meio da prova por Cândido Tavares.

Esta foi a ultima época de Franklim na equipa do Vitoria SC. Era já um veterano jogador disputando uma competição onde as exigências físicas eram cada vez maiores. Por isso, decidiu colocar um ponto final na sua carreira de jogador deixando contudo bem vincado o seu nome nas páginas da história do Vitoria SC.
.
Terminada a sua carreira de jogador profissional de futebol, o saudoso Franklim não abandonou a cidade de Guimarães, continuando a residir na cidade que o abraçou no ano de 1945.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Justa glória do passado.
Falta dizer que era natural de Vila Praia de Âncora... e que morreu e foi sepultado no cemitério da Atouguia.
Já agora... dizer que passei toda a minha infância com ele.
 
Sou a(o) neta(o) mais babada , por ter um avo que marcou tanto o meu clube do coração ! :)
 
já agora , o Franklim não é natural de Âncora , e sim de Belem, em Lisboa!
De Âncora era sim a avó ! LOL
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter