Glórias do Passado: Frank Rabarivony

 

Frank Rabarivony


Rabarivony foi um defesa lateral esquerdo que ingressou no Vitoria de Guimarães na época de 2001/02, reforçando o plantel da formação vitoriana as ordens de Augusto Inácio, que, para aquele sector, contava apenas com o português Rogério Matias, jogador que não tinha sido muito feliz na sua primeira temporada com a camisola do clube de D. Afonso Henriques em 2000/01.

A passagem deste defesa francês pelo Vitoria SC foi demasiado efémera, pois apenas permaneceu ao serviço dos vimaranenses uma única temporada, onde, alem disso, foi escassamente utilizado na 1ª Liga Nacional pelo técnico Augusto Inácio.

Franck Rabarivony nasceu em Madagáscar, antiga colónia francesa, no dia 15 de Novembro de 1970. Ingressou nas escolas de futebol do AJ Auxerre no ano de 1985 com apenas 15 anos de idade. Nas escolas de formação daquele clube francês, de resto umas das mais conceituadas no futebol mundial, o jovem Franck fez todo o seu percurso futebolístico nas camadas jovens até atingir a equipa principal do AJ Auxerre treinado pelo conceituado e eterno técnico gaulês Guy Roux.

Na sua carreira no futebol juvenil destaca-se a conquista do Campeonato Nacional Francês de Cadetes na temporada de 1986/87 ao serviço do AJ Auxerre, bem como algumas internacionalizações contabilizadas pelas selecções mais jovens da França incluindo a de sub 21.
.
Atingida a idade de sénior, “Raby”, como carinhosamente era tratado pelos colegas e adeptos da equipa gaulesa, permaneceu nos quadros do AJ Auxerre, alinhando pela equipa “B” daquele clube que militava na 3ª Divisão Nacional. Em 1990/91 já fazia parte do plantel principal do AJ Auxerre integrando regularmente os treinos da principal equipa, apesar de continuar a actuar pela segunda equipa.
.
(AJ Auxerre 1990/91)
.
(AJ Auxerre)
.
(AJ Auxerre)
.
No AJ Auxerre “B”, onde Rabarivony era dos jogadores mais cotados, conquistou dois Campeonatos Nacional da 3ª Divisão Francesa, concretamente nas temporadas de 1989/90 e 1991/92.
.
O ano de 1992 marca mesmo a estreia oficial de Rabarivony na equipa principal do AJ Auxerre, numa partida a contar para a Taça Uefa frente aos belgas do Standard de Liege. Lançado naquele desafio pelo técnico Guy Roux, “Raby” não desiludiu, bem pelo contrário, realizando mesmo, reconhecidamente, uma excelente exibição.
.
(AJ Auxerre 1991/92)
.
(AJ Auxerre)
.
(AJ Auxerre)
.
A partir daí Rabarivony ganhou um lugar cativo na equipa principal do AJ Auxerre. Fez a sua estreia na 1ª Liga francesa no dia 19 de Dezembro de 1992 numa partida em que o AJ Auxerre derrotou inaplavelmente a equipa do Le Havre por 4-1.
.
(AJ Auxerre 1992/93)
.
(AJ Auxerre)
.
(AJ Auxerre)
.
Jogou então 6 épocas consecutivas na equipa principal do AJ Auxerre onde teve sempre algum destaque, sendo quase sempre o titular no posto de lateral esquerdo da equipa francesa. A sua melhor época foi sem duvida a temporada de 1995/96 onde realizou 32 jogos na campanha do AJ Auxerre na conquista do campeonato da 1ª Liga, principal competição no calendário futebolístico francês.
.
É verdade que nunca marcou qualquer golo na 1ª Liga de França ao serviço do AJ Auxerre, mas realizou, entre as épocas de 1992/93 e 1997/98, 113 jogos oficiais. Ao serviço do AJ Auxerre registe-se ainda a conquista de duas Taças de França nas temporadas de 1993/94 e 1995/96.
.
(AJ Auxerre 1993/94)
.
(AJ Auxerre)
.
(AJ Auxerre)
.
(AJ Auxerre)
.
(AJ Auxerre-PSG de Raí)
.
(AJ Auxerre 1995/96 - Campeão de França)
.
(Nantes-AJ Auxerre)
.
(AJ Auxerre 1996/97)
.
(AJ Auxerre-Tenerife, "Raby" disputa a bola com Redondo)
.
(AJ Auxerre 1997/98)
.
(AJ Auxerre)
.
Com 27 anos de idade, Rabarivony decidiu dar um novo rumo à sua carreira de futebolista acedendo ao convite para jogar no Real Oviedo de Espanha na época de 1998/99, ingressando assim na mais mediática competição nacional de clubes, a apelidada “Liga de las Estrellas”.
.
Na equipa asturiana do Real Oviedo, Rabarivony jogou durante 3 épocas onde chegou a ser companheiro de equipa do nosso conhecido Paulo Bento. Foi titular indiscutível nas duas primeiras temporadas em Espanha, concretamente as épocas de 1998/99 e 1999/00, onde a equipa do Real Oviedo, com algumas dificuldades, conseguiu alcançar o objectivo da manutenção.
.
(Real Oviedo 1998/99)
.
Em 2000/01 no Real Oviedo sob o comando de Radomir Antic, o defesa Franck Rabarivony teve uma utilização intermitente que contrastava um pouco com o sucesso das duas primeiras épocas em Espanha. Apenas jogou 18 encontros na “Liga de las Estrellas” de 2000/01. Talvez por esse motivo acabou por não renovar o contrato com os espanhóis do Real Oviedo e nessa medida decidiu dar um novo rumo na sua carreira.
.
(Atlético Bilbao-Real Oviedo)
.
(Real Oviedo 2000/01)
.
Com 30 anos de idade foi seduzido pelo convite para jogar no Vitoria de Guimarães na época de 2001/02 que depois de uma época conturbada pretendia melhorar a sua classificação. Ainda chegou a ser sondado pelo SL Benfica na mesma altura, mas o negócio não se viria a consumar.
.
Assim, vinculou-se ao Vitoria Sport Clube com um contrato com a duração de um ano, o qual incluía uma cláusula de mais uma época de opção. Debateu-se em Guimarães com a concorrência de Rogério Matias, português que levou a melhor na disputa pelo lugar de lateral esquerdo na equipa comandada por Augusto Inácio.
.
(Vitoria Sport Clube 2001/02)
.
“Raby” até iniciou a época de 2001/02 como titular do Vitoria SC, mas acabou por ceder definitivamente o lugar na lateral esquerda da defensiva vitoriana a Rogério Matias. Ao longo da temporada de 2001/02 alinhou em 8 partidas oficiais na 1ª Liga portuguesa onde a equipa do Vitoria SC realizou uma prova tranquila embora de qualidade mediana.
.
A passagem de Rabarivony pelo Vitoria SC passou completamente despercebida pelo que não surpreendeu que fosse dos primeiros jogar a receber guia de marcha no final da época de 2001/02 não integrando os planos da equipa técnica liderada por Augusto Inácio para a nova época de 2002/03.
.
(Vitoria SC 2001/02)
.
Caracteristicamente, Franck Rabarivony apresentava-se como um atleta de baixa estatura e franzino. Era porem um jogador com uma vivacidade enorme e muito difícil de contornar nos aspectos defensivos pois fazia as marcações aos adversários na perfeição. Bastante rápido e ágil, era também um tecnicista puro e com uma mobilidade ofensiva destacada, de forma que facilmente se incorporava nas manobras atacantes da equipa.
.
(Vitoria de Guimarães 2001/02)
.
Deixou Guimarães e depois das passagens pelo futebol francês, espanhol e português, seguiu a carreira no futebol grego ingressando na equipa do Skoda Xanthi na época de 2002/03. Não foi uma época de sucesso já que apenas alinhou em 14 jogos oficiais ao serviço da equipa grega que não foi alem de um 9º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Porem, na época em que “Raby” alinhou na Grécia, o Skoda Xanthi participou na Taça Uefa.
.
Depois da experiência no futebol grego deixou definitivamente a pratica do futebol profissional, mas não deixou de jogar o desporto que tanto gosta. Desde 2004 que regressou ao Madagáscar, concretamente à Ilha Reunião, onde passou a jogar na equipa do US Stade Tamponnaise conquistando o Campeonato de Futebol da Ilha Reunião em 2004, 2005 e 2006.
.
(US Stade Tamponnaise)
.
(US Stade Tamponnaise)
.
Actualmente, com 37 anos de idade o defesa Franck Rabarivony, vive com a família na Ilha Reunião em Madagáscar, continuando a jogar futebol pela equipa do US Stade Tamponnaise, onde os jogadores são semi-amadores, disputando o Campeonato regional daquela Ilha.
.
(US Stade Tamponnaise)
.
(US Stade Tamponnaise)
.
(US Stade Tamponnaise)
.
(US Stade Tamponnaise)
.
(US Stade Tamponnaise)
.
(US Stade Tamponnaise)
.
(US Stade Tamponnaise)
.
(Em acção num jogo do US Stade Tamponnaise)
.
(US Stade Tamponnaise)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter