Glórias do Passado: Clube Desportivo das Aves

 

Clube Desportivo das Aves


Reza a historia que o Clube Desportivo das Aves foi fundado no dia 12 de Novembro do ano de 1930. Não foi porém esta a primeira designação oficial que o clube adoptou, pois, inicialmente, denominava-se de “Onze Vermelhos das Aves”. Sucede que pela alusão ao termo “vermelhos”, expressão naquela época conotada ao comunismo, foi determinado pelas autoridades a mudança do nome do clube.

Antes de adoptar a denominação actual como Clube Desportivo das Aves, aquela agremiação desportiva ainda foi conhecida Sport Clube Avisense ou por “Os Amarelos”.

O CD Aves é oriundo do concelho de Santo Tirso, mais precisamente da simpática Vila das Aves, uma vila que através do seu clube desportivo atingiu os picos da notoriedade no futebol nacional, nomeadamente quando participou com a sua equipa de futebol no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, ou mais recentemente na denominada 1ª Liga.

Desde a sua fundação até aos dias de hoje o Clube Desportivo das Aves teve um crescimento sustentado, atingindo feitos notáveis para um clube da sua dimensão. Iniciou-se com uma afirmação ao nível concelhio em confronto com o FC Tirsense, passou depois pelo patamar distrital, até atingir as provas nacionais de futebol.

A primeira participação em provas oficiais remonta à época de 1932/33 quando a equipa de futebol do CD Aves participou na 2ª Divisão Distrital da AF Porto, mas o primeiro título do seu orgulhoso palmares foi conquistado em 1934/35 quando se sagrou Campeão do Concelho de Santo Tirso, feito que viria a repetir na temporada de 1936/37.

A década de 50 do século passado fica marcada essencialmente pela elevação de S. Miguel das Aves à categoria de Vila no ano de 1955, um marco histórico, que de alguma forma acabou por impulsionar o crescimento do popular clube da terra.

Se há entrada daquela década o clube militava a 2ª Divisão Distrital da AF Porto, depois da histórica passagem daquela localidade a Vila, logo a partir de 1956, o CD Aves passou a disputar a 1ª Divisão Distrital com firme propósito de ascender à 3ª Divisão Nacional.

Atingiu esse escalão do futebol nacional português. Entretanto inscreveu mais alguns títulos no seu palmares de onde se destacam a conquista da Taça Dr. Paulo Sarmento da AF Porto em 1950/51 e o Campeonato Distrital da 2ª Divisão da mesma associação em 1962/63.

Mas o primeiro acontecimento que catapultou o nome do CD Aves para o panorama futebolístico nacional foi uma eliminatória a contar para a edição da Taça de Portugal de 1968/69 que disputou com o Sporting CP, um dos maiores clubes portugueses. O modesto CD Aves recebeu o Sporting CP em Fevereiro de 1969 no jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal e quando todos previam um valente goleada, a equipa nortenha bateu-se dignamente sendo apenas derrotada por 0-2.
.
O CD Aves tinge pela primeira vez a 2ª Divisão Nacional na época de 1972/73, realçando-se nesta altura o papel desempenhado pelo treinador Daniel Barreto, elemento fulcral no sucesso da colectividade. Recorde-se que Daniel Barreto e uma figura de proa na história do Vitoria Sport Clube, pois alem de ter sido técnico dos vimaranenses é ainda, nos dias de hoje, o jogador que mais vezes vestiu a camisola do clube da cidade berço.
.
(CD Aves época 1980/81)
.
Chegada a década de 80 o CD Aves entra definitivamente na rota daqueles que serão os seus maiores sucessos. Em 8 de Dezembro de 1981 inaugura o seu Estádio, em 1983/84 sobre da 3ª para a 2ª Divisão Nacional depois de vencer a Série A daquele escalão. Da equipa do CD Aves da época de 1983/84 destacam-se, desde logo, três jogadores. O guarda-redes Nini, o defesa Vasco e o jovem avançado Rui Alberto.
.
(Nini)
.
(Rui Alberto)
.
(Vasco)
.
Em 1984/85, ou seja, logo na época seguinte, sagra-se Campeão Nacional da 2ª Divisão, ascendendo assim, pela primeira vez na sua história, ao mais alto escalão do futebol português. De 1984/85 registemos a presença de dois nomes: Rui Manuel e Ventura.
.
(CD Aves temporada 1984/85)
.
(Rui Manuel)
.
(Ventura)
.
Aqui começa também a destacar-se um daqueles nomes do nosso futebol que todos associam ao CD Aves. Trata-se do Professor Neca, treinador que pegou na equipa na 3ª Divisão Nacional no início da década de 80 e guindou-a aos sucessos consecutivos até atingir a 1ª Divisão do futebol português. Alias, é com o professor Neca, histórica personagem do clube, que o CD Aves irá atingir a 1ª Divisão Nacional também em 1999/00 e 2005/06.
.
(Professor Neca)
.
Em 1984/85 o CD Aves venceu a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional, contabilizando mais um ponto que o GD Chaves e o Paços de Ferreira. Garantido o acesso ao primeiro escalão do futebol português, disputou seguidamente a fase final da 2ª Divisão Nacional com o SC Covilhã e o CS Marítimo. Venceu a fase final e arrebatou o título de Campeão.
.
Na sua primeira participação na 1ª Divisão Nacional de futebol o CD Aves continua a ser treinado pelo Professor Neca. O plantel era constituído na sua larga maioria por jogadores pouco conhecidos, quase todos com experiência apenas na 2ª Divisão.
.
(CD Aves época 1985/86)
.
Foram estes os nomes que compunham o CD Aves na temporada de 1985/86, época da sua primeira participação na 1ª Divisão Nacional: Os guarda-redes foram Silvino, internacional português que mais tarde jogou no Vitoria de Guimarães, SL Benfica, FC Porto, entre outros, e o já referido Nini.
.
Na defesa jogaram Ruben, José Augusto, antigo jogador do Vitoria SC, Antero, Claudemiro, Vasco, também ex Vitoria SC, e Canário. No meio campo destacava-se Edmur, produto das escolas do Vitoria SC e filho do famoso atacante do clube minhoto, Silva, Carlinhos, que era o capitão da equipa, Ventura, Ruca, Carlos Roberto, Marcos, Rui Manuel.
.
(Ruben)
.
(Carlinhos)
.
(Silva)
.
(Edmur)
.
No ataque o plantel continha os seguintes elementos: Luís Filipe, Alain Thiriart, Vieira, também formado nas escolas do Vitoria de Guimarães, Gabriel, Marconi, Rui Alberto, Du e Jorge Oliveira.

Refira-se que no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1985/86 o CD Aves foi o 13º classificado com 22 pontos, provenientes de 7 vitorias e 8 empates alcançadas na competição, e 15 derrotas. A equipa avense apontou 25 golos contra os 42 consentidos.

Registe-se ainda que os 25 golos obtidos pela formação do CD Aves no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1985/86 foram apontados por Alain, que marcou 7 sendo o melhor marcador da equipa, Edmur e Carlinhos que apontaram 4 cada um, Ruca e Luís Filipe com 3, Ruben, Antero, Silva e Vieira todos com 1 golo.
.
(Luis Filipe)
.
(Marconi)
.
Quanto aos resultados alcançados pelos comandados do professor Neca na prova destaca-se, desde logo, as vitorias caseiras sobre o SC Braga e Académica de Coimbra ambas por 2-1 e as vitorias extramuros frente ao SC Salgueiros por 1-2 e novamente à Académica de Coimbra, desta feita na cidade dos estudantes, por 0-1.

E frente ao Vitoria de Guimarães? Dois jogos disputados, duas derrotas averbadas pela equipa da Vila das Aves, que sucumbiu ao enorme poderio da equipa vimaranense comandada por António Morais que terminou o Nacional posicionada no 4º lugar.

Recordemos o jogo a contar para a 6ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1985/86 quando a equipa do Vitoria SC se deslocou ao novo Estádio do Clube Desportivo das Aves para defrontar a equipa local. O jogo disputou-se numa tarde de sábado, com a arbitragem de Raul Ribeiro da AF Aveiro, com o Vitoria SC a alinhar com o seguinte onze inicial: Jesus; Costeado, Valério, Teixeirinha, Miguel e Cerqueira; Nascimento e Bobo; Roldão, Paulinho Cascavel e Costa. Assinale-se que o Vitoria SC, concretamente o seu técnico António Morais, não fez qualquer alteração na equipa ao longo do encontro.
.
Por seu turno, a equipa do CD Aves apresentou a seguinte formação inicial: Silvino; Edmur, José Augusto, Antero, Carlinhos e Ruben; Silva, Rui Manuel e Alain; Lui Filipe e Rui Alberto. O Professor Neca operou uma substituição aos 66 minutos com a entrada de Ventura para o lugar de Ruben.
.
(GD Aves temporada de 1985/86)
.
Quanto à história do jogo referir que o Vitoria SC venceu por 0-1 com um golo da autoria, como não poderia deixar de ser, do avançado brasileiro Paulinho Cascavel, apontado à passagem do minuto 56. O Vitoria SC, secundado por uma enorme falange de apoio, venceu merecidamente o desafio no recinto do seu vizinho CD Aves, dando seguimento à brilhante campanha que vinha realizando. Alias, com esta vitória na Vila das Aves o Vitoria SC ascenderia mesmo à 1ª posição da classificação a par do Sporting CP.

Reza a crónica da partida que se tratou de um jogo viril, com os homens da equipa do CD Aves a usar de alguma dureza para parar as investidas do futebol mais técnico do Vitoria SC. De resto, a equipa de Guimarães controlou toda a partida, teve as melhores ocasiões de golo, restando somente à formação das Aves esporádicos contra-ataques sem contudo provocar qualquer sensação de perigo junto da baliza à guarda de Jesus.

Relativamente ao jogo da 2ª volta disputado no Estádio Municipal de Guimarães, à passagem da 21ª jornada, referir tão só que o Vitoria SC venceu novamente a equipa do CD Aves, desta feita, pelo resultado de 2-0, com os golos apontados pelo médio internacional Adão aos 4 minutos de jogo e novamente por Paulinho Cascavel aos 86 minutos na transformação de uma grande penalidade.

Como acima se referiu o CD Aves quedou-se pela 13ª posição na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1985/87, nesta que foi a sua primeira presença no patamar mais alto do futebol português. Esta classificação obrigou a equipa nortenha a disputar a Liguilha juntamente com o Varzim SC, CF União da Madeira e o RD Águeda. Nesse mini campeonato foi a equipa varzinista que levou a melhor garantindo assim um lugar na 1ª Divisão Nacional na temporada seguinte, relegando o CD Aves novamente à 2ª Divisão Nacional.
Na década de 90 o CD Aves entrou, desde o inicio, na recém criada competição a denominada 2ª Divisão de Honra e não mais desceu desse escalão. Contabiliza, desde então, 15 participações na 2ª Divisão de Honra ou Liga de Honra.
.
(CD Aves época 1990/91)
.
(CD Aves na decada de 90)
.
(CD Aves época de 1991/92)
.
(CD Aves temporada de 1992/93)
.
(CD Aves temporada de 1993/94)
.
(CD Aves temporada de 1994/95)
.
(CD Aves temporada de 1994/95)
.
(CD Aves época de 1995/96)
.
(CD Aves temporada de 1996/97)
.
(CD Aves época de 1996/97)
.
(CD Aves época de 1997/98)
.
(CD Aves temporada de 1998/99)
.
(CD Aves temporada de 1999/00)
.
(Jorge Duarte)
.
(Octavio)
.
(Quim Costa)
.
(Vieira)
.
(CD Aves época de 1999/00)
.
Voltou a disputar a 1ª Divisão Nacional ou a 1ª Liga Nacional nas épocas de 2000/01 e 2006/07 fruto de um 3º lugar na 2ª Divisão de Honra na temporada de 1999/00 e um 2º lugar na Liga de Honra na época de 2005/06, sagrando-se vice.campeão nacional. O obreiro das subidas foi sempre o Professor Neca, mas invariavelmente, a equipa do CD Aves não consegue a manutenção no principal escalão do futebol português.
.
(Abilio)
.
(Douala)
.
(CD Aves 2000/01)
.
(Nuno Afonso)
.
(Quinzinho)
.
(Tó Luis)
.
(CD Aves época de 2001/02)
.
(CD Aves época de 2003/04)
.
(CD Aves temporada de 2004/05)
.
(CD Aves época de 2004/05)
.
Alem das participações mencionadas na 2ª Divisão de Honra e na 1ª Divisão Nacional, o CD Aves tem 15 presenças na 2ª Divisão Nacional e 20 na 3ª Divisão. Na Taça de Portugal participou em 39 edições, sendo o seu melhor resultado obtido na época de 1993/94 quando atingiu os quartos de final da prova.
.
Depois de uma época a jogar na 1ª Liga, presentemente, a equipa do CD Aves milita na Liga de Honra em 2007/08. É um clube estável, sem duvida, nesta altura, o mais representativo do concelho, com um projecto futebolístico sólido assente não só na sua equipa profissional mas também na sua escola de formação que contempla equipas em todos os escalões etários.
.
(CD Aves época de 2007/08)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Espectacular!
É bom saber q somos recordados, ainda para mais com um trabalho de tal mestria.
Muit bom de facto.
Abraç'Avense
 
Brutal!

obviamente com destaque no www.desportivodasaves.blogspot.com !

OBRIGADO, vivó AVES!
 
Parabens, e acima de tudo, OBRIGADO!
 
MUITO OBRIGADO PELA REPORTAGEM E PELA SENSATEZ DAS TUAS PALAVRAS...

MUITO OBRIADO MESMO

ZE.FA2000@HOTMAIL.COM
 
Muito, muito bom! Parabéns!
 
Não tenho palavras! Sou sócio e adepto do Aves, é verdadeiramente incrível.
Grande Abraço
 
Sem dúvida, um grande trabalho!

É de facto impressionante o rigor dos dados fornecidos, e com certeza que, principalmente, todos os avenses agradecem este esforço!

Continuação do excelente trabalho.

Abraços Avenses
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter