Glórias do Passado: Jacinto João

 

Jacinto João


Adenda 1: Após a postagem deste texto e imagem relativo ao JJ recebi um email de Nuno João, filho desta velha gloria do Vitoria de Setubal, o qual fez uma incursão ao passado do seu pai, enviando-me o texto que a seguir transcrevo bem como as 3 fotos seguintes. Obrigado Nuno.
.
"Bom dia Alberto Abreu.
.
Venho desde já dar-lhe os parabéns pela página e também pelos excelentes textos que fez em relação ao meu Pai.
.
Agradeço também, visto que estes elogios vêm da parte de um Vitoriano de Guimarães e é sempre bom e fico Feliz por haver pessoas que reconhecem o valor que o meu pai teve tanto no Vitória de Setúbal como na Selecção Nacional e o que ele contribuiu para o espectáculo no futebol português com as suas habilidades.
.
Um grande abraço da parte da nossa família, visto que hoje faz 3 anos que ele faleceu em Setúbal.
.
Obrigado NUNO JOÃO."
.
Aqui ficam as 3 imagens enviadas pelo Nuno João, ao qual desde já agradecemos a gentileza:
.
(Jacinto João na Selecção de Portugal com Eusébio)
.
(Juntamente com o seus companheiros e treinador Fernando Vaz segurando a Taça de Portugal)
.

(Partida entre o Vitoria de Guimarães e Vitoria de Setubal debaixo de uma chuva diluviana na decada de 70 no Estádio do Bonfim)
.
Jacinto João foi indiscutivelmente um dos mais conceituados nomes no futebol em Portugal durante a década de 60 e 70. Mas, acima de tudo, o seu nome, ou simplesmente a alcunha “JJ”, como era popularmente conhecido, está e estará eternamente ligado ao período de ouro da história do Vitoria de Setúbal.
.
Jota Jota era mais uma das pérolas africanas que sobressaíam no futebol português na década de 60, notabilizando-se ao serviço do Vitoria de Setúbal, clube no qual alinhou durante 13 épocas e fez praticamente toda a sua carreira de jogador à excepção de uma temporada passada no Brasil em 1975/76 representando a Associação Desportiva Portuguesa dos Desportos.
.
(Jacinto João capa da prestigiada Revista Idolos do Desporto)
.
(V. Setubal decada de 60)
.
(V. Setubal 1967/68)
.
(Vitoria de Setubal decada de 60)
.
Nasceu em Luanda no dia 24 de Janeiro de 1944 e naquela cidade iniciou a pratica do futebol representando oficialmente o Atlético de Luanda. Em 1963 tentou a sua sorte no futebol português conseguindo entrar no SL Benfica para prestar provas. O período à experiência no clube da luz não foi frutífero acabando por regressar a Angola.
.
Ingressou na equipa do Vitoria de Setúbal na época de 1965/66 e na cidade do Sado permaneceu ate ao final da sua carreira em 1978/79. Com Jacinto João, a equipa do Vitoria de Setúbal atingiu o topo do futebol português. Mas não só. Também a Europa ficou a conhecer a capacidade e o perfume do futebol sadino.
.
(V. Setubal 1969/70)
.
(V. Setubal 1967/68)
.
(V. Setubal 1970/71)
.
(Caricatura da equipa do V. Setubal vencedora da Taça de Portugal)
.
No tempo em que Jacinto João jogou em Setúbal a equipa do Vitoria conseguiu os melhores resultados de sempre da sua história no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Sagrou-se vice campeão nacional na temporada de 1971/72, sob o comando do mestre José Maria Pedroto que tanto o apreciava, numa altura em que a dupla atacante Jacinto João e o gigante José Torres faziam autenticas misérias nas defesas adversárias.
.
Conquistou ainda três 3º lugares e dois 4º lugares no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, ainda ganhou uma Taça de Portugal e realizaram notáveis carreiras nas competições internacionais de clubes. A equipa sadina ganhou projecção internacional mercê das brilhantes campanhas europeias realizadas, atingindo por duas ocasiões os quartos de final da Taça Uefa, concretamente nas épocas de 1970/71 e em 1972/73.
.
(Lance de Jacinto João no seu estilo peculiar num V. Setubal-FC Porto)
.
(Equipa do SL Benfica e V. Setubal perfilada na decada de 70)
.
(V. Setubal 1971/72)
.
(V. Setubal decada de 70)
.
Por tudo isso Jacinto João é dos jogadores mais reconhecidos no seio da massa associativa do Vitoria de Setúbal tornando-se mesmo num verdadeiro símbolo do clube sadino. Os números efectivamente não enganam. Alem das brilhantes classificações colectivas, os títulos conquistados e as campanhas internacionais, individualmente, Jacinto João, representou o Vitoria de Setúbal em 268 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão nas 13 épocas em que ali jogou. Apontou 66 golos na principal competição.
.
(V. Setubal decada de 70)
.
(V. Setubal 1973/74)
.
(V. Setubal 1971)
.
Realizou ainda 48 partidas internacionais com a camisola verde e branco do Vitoria de Setúbal, divididas entre jogos na Taça Uefa e Taça das Taças. Nas competições internacionais apontou 5 golos ao longo da sua carreira.

Falando em golos, Jacinto João marcou um dos mais importantes golos da história do Vitoria de Setúbal. Foi na final da Taça de Portugal de 1966/67 disputado no Estádio Nacional no Jamor no dia 9 de Julho de 1967. O adversário daquela final foi a Académica de Coimbra, equipa onde se destacavam Toni e Vieira Nunes.
.
Numa tarde de verão com a temperatura elevadíssima típica para aquela época do ano, Vitoria de Setúbal - treinado por Fernando Vaz antigo técnico do Vitoria minhoto - e Académica de Coimbra disputavam a conquista da Taça de Portugal. O jogo foi equilibradíssimo e obrigou à realização de dois prolongamentos para encontrar o vencedor. Quando o resultado teimava em não sair do 2-2 e depois de 144 minutos de um interminável jogo, o Vitoria de Setúbal acabou por chegar à vitória com um golo do seu jogador mais adorado – o seu ídolo Jacinto João.
.
(V. Setubal 1972/73)
.
(V. Setubal 1976/77)
.
(V. Setubal 1973/74)
.
(V. Setubal 1876/77)
.
O popular Jota Jota era um extremo esquerdo daqueles bem típicos da moda antiga. Chamavam-lhe o “feiticeiro do drible” tal a forma como ludibriava os adversários com as suas fintas, simulações e arrancadas vitoriosas. Tinha um pé esquerdo simplesmente maravilhoso, com uma habilidade impar e de onde brotava a verdadeira magia do futebol.
.
(Caricatura de Jacinto João)
.
(V. Setubal 1977/78)
.
(Em 1977/78 com o equipamento alternativo do V. Setubal)
.
(V. Setubal 1977/78)
.
Jacinto João representou também a Selecção Nacional de Portugal entre 1968 e 1974. Ao longo da carreira contabilizou uma internacionalização pela Selecção “B” e dez pela selecção principal portuguesa. Nessa dezena de internacionalizações apontou dois golos.

A sua estreia com a camisola das quinas fez-se no dia 27 de Outubro de 1968 no Estádio Nacional no Jamor no encontro a contar para a qualificação para o Campeonato do Mundo do México em 1970 na partida entre Portugal e a Roménia. A equipa lusa, treinada pela dupla José Maria Antunes e Otto Gloria, venceu o desafio por 3-0 com um dos golos a ser apontado precisamente por Jacinto João que na frente de ataque jogou com Simões e Eusébio.

O segundo golo da sua história ao serviço de Portugal apontou-o na Dinamarca em 1970 num confronto entre as selecções daqueles países na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 1972. Aquele jogo disputado no dia 4 de Outubro de 1970 no Estádio Idraeskuset em Copenhaga terminou com a vitória da selecção portuguesa por 0-1 com um golo da autoria de Jacinto João.
.
A última presença da sua carreira em representação de Portugal verificou-se no dia 3 de Abril de 1974 no Estádio da Luz no particular entre Inglaterra e a Selecção Nacional. O técnico português era por esta altura José Maria Pedroto tendo aquele jogo acabado com uma igualdade a 0-0.
.
(Camisola de Portugal)
.
Com 13 anos de vida ao serviço do Vitoria de Setúbal, por muitas vezes Jacinto João cruzou-se com os destinos do Vitoria de Guimarães. Também o Vitoria minhoto sofreu com as capacidades de Jota Jota. Destacam-se, desde logo, as vitórias alcançadas pelo Vitoria de Setúbal no Estádio Municipal de Guimarães em 1967/68 por 0-2, em 1970/71 por 2-3 e em 1973/74 por 1-4, quase sempre com insuportável influência de Jacinto João.
.
(V. Setubal 1977/78)
.
(V. Setubal 1978/79)
.
(V. Setubal 1977/78)
.
(V. Setubal 1977/78)
.
Este magnífico jogador deixou a carreira de futebolista no final da década de 70, com 35 anos de idade. Porem, o seu nome ficara para sempre registado na história do futebol português e na do Vitoria de Setúbal em particular. A vida de Jota Jota terminou em 29 de Outubro de 2004 altura em que foi vítima de uma paragem cardíaca que foi fatal.
.
O Vitoria de Setúbal presta-lhe a merecida homenagem com a colocação de uma estatua em bronze na entrada do Estádio do Bonfim o palco de muitas e muitas tardes de glorias ao serviço da equipa sadina.
.
(Estátua de Jacinto João no atrio do Estadio do Bonfim)


.
Adenda 2: O adepto e poeta do Vitoria de Setubal Miguel Aleixo realizou também ele uma incursão ao passado para nos deixar um poema dedicado ao Jacinto João da sua autoria. Aqui fica nesta postagem o poema:
.
"No dia 29 de Outubro Setúbal acordou a chorar,
Ao saber que desaparecera
Quem em tempos, nos fez vibrar.
.
Os seus dribles serpentinos
E as simulações magistrais,
Fizeram levantar Estádios Portugueses e Mundiais...
.
Com o 11 na camisola
E um pé esquerdo estonteante,
J.J. foi a figura
De uma equipa entusiasmante.
.
Dava pena ver defesas
Arrastarem-se pelo chão,
Sempre que tinham pela frente
O Enorme Jacinto João !!!
.
Onde quer que tu te encontres,
Ficarás sempre na História
Esta cidade agradece
O que fizeste pelo Vitória !!!
.
Obrigado Jota !!!"
.

“ O VITÓRIA NÃO É GRANDE...É ENORME !!! “
Miguel Aleixo
(O Poeta Rebelde)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Parabéns pelo texto muito completo, bem pela excelente pesquisa de imagens.
madjer87
 
Excelente jogador, daqueles que merecem realmente uma estátua como aquela com que o brindaram no 95º aniversário do Vitória Sadino.

Um dos maiores de sempre a actuar pelos carrapaus.

Vedeta ou Marreta ?
 
Só pra referir que por baixo da "estátua" do JJ, está a seguinte frase: "Quem o viu jogar não esquece. Quem não viu, não sabe o que perdeu."
Cmpts
 
Parabens ao autor do post.

Simplesmente expetacular, uma das montagens mais expetaculares que já vi do Jota.

Parabens ao adepto vimaranense.

Saudações sadinas
 
Muito bom trabalho sobre o mitico Jota. É bonito ver que ainda existem pessoas que vem o futebol como uma arte e tratam com respeito os seus artistas mesmo que sejam de outro clube que nao o do seu coração.

Força Vitoria!!! (Qual?... Podem ser os dois)
 
Ola ALBERTO ABREU. Hoje é dia do Aniversário do J.J., se fosse vivo faria 64 anos.Quero mais uma vez agradecer a apresentação que fazes em relação a um pouco do que foi o passado dele, meu PAI.
Um abraço NUNO JOAO
 
Hoje seria dia de mais um aniversário do mágico J.J.!
Foi alguem que ajudou e muito a bordar o meu coração de verde e branco!
Um abraço ao Nuno João e ao autor do post!
"Quem o viu jogar não esquece,quem não viu não sabe o que perdeu!"
Que a memória não esqueça!

J.P.Pedrosa
 
Grande jogador do Vitória Futebol Clube. O teu espírito sadino é imortal.
 
Olá Sr.Nuno Joao nao te esqueça que a mae do malogrado JJ ainda vive este ano completou 100 anos de vida
Joao Carlos Tiago
Sobrinho do JJ
Tel:923 498 657
Aquele abraço
 
De facto um grande jogador que Portugal já nao tem. Eu nunca o vi jogar e tal como a inscricao debaixo da sua estátua diz, nao sei o que perdi.
mas pelos resultados alacancados com a ajuda dele, peomenos posso imaginar o que pode ser...
descansa em paz!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter