Glórias do Passado: Estádio Municipal de Elvas

 

Estádio Municipal de Elvas


O Estádio Municipal de Elvas fica localizado no Lugar da Fonte Nova na alentejana cidade de Elvas. É um recinto desportivo propriedade da Câmara Municipal de Elvas e o local onde a equipa de futebol do Elvas CAD costuma utilizar para realização dos seus encontros na qualidade de visitado.

Foi ali que a equipa alentejana jogou, por exemplo, nos Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão das épocas de 1986/87 e 1987/88. Naquela altura os dados oficiais apontavam para uma lotação a rondar os 15 mil lugares, num estádio que possuía iluminação artificial e um piso relvado. Era composto apenas por 3 bancadas, dividas em duas laterais e uma situada no topo norte do estádio.

A equipa do Vitoria SC apresentou-se naquele recinto desportivo pelo menos naquelas duas épocas para defrontar a equipa alentejana do Elvas CAD nos jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nessas duas ocasiões os resultados verificados no final do encontro resumiram-se a um nulo a 0-0.

Recordemos, porém, o jogo realizado na época de 1986/87 entre o Vitoria SC e o Elvas CAD. Aconteceu à 21ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão numa altura da temporada em que o Vitoria SC se encontrava no 3º lugar da tabela classificativa em clara perseguição ao líder da competição o SL Benfica, numa intensa luta pelo título de Campeão Nacional.

O Vitoria SC vinha realizando uma época a todos os níveis espectacular, apresentando um futebol tecnicamente evoluído e de qualidade. Jesus, Nené, N´Dinga, Ademir e Cascavel, comandados pelo treinador brasileiro Marinho Peres, e secundados por outros bons valores, espantavam o país e a também a Europa com a espectacularidade do seu jogo.

Todavia, a visita do Vitoria SC à cidade alentejana de Elvas aconteceu num período em que a equipa vimaranense estava a atravessar uma fase menos boa. Na classificação encontrava-se em igualdade pontual com o FC Porto e a apenas 2 pontos do SL Benfica. Um empate em casa frente ao SC Farense colocou os benfiquistas com mais 3 pontos do que o Vitoria SC pelo que o jogo seguinte, precisamente frente ao Elvas CAD, era fundamental para o clube se manter na luta pelo 1º lugar da classificação geral.
.
O Vitoria SC não foi além de um comprometedor 0-0 que colocou a equipa vimaranense definitivamente fora da luta pelo título. O Vitoria SC na tarde de 1 de Março de 1987 apresentou no Estádio Municipal de Elvas a seguinte formação inicial: Jesus; Costeado, Miguel, Nené e Adão; Basaula, Nascimento, Carvalho e Ademir; Paulinho Cascavel e Adão. Registe-se a ausência na equipa titular de N´Dinga que se encontrava naquela altura lesionado e que foi substituído pelo seu compatriota Basaula.
.

(Estadio Municpal de Elvas)

.

No decorrer do encontro, o treinador Paulo Autuori, que neste dia substituiu Marinho Peres, fez entrar N´Kama para o lugar do defesa Costeado e ainda o brasileiro Nivaldo para a posição do compatriota Ademir. O Vitoria SC tentou de todas as formas e feitios chegar ao golo que teimosamente não acontecia, ora por acção do guardião da equipa alentejana ou mesmo inépcia dos seus avançados.

O Vitoria SC, a quem só a vitoria interessava, lançou-se cedo no ataque, apesar de a primeira grande oportunidade da partida ter pertencido à equipa do Elvas CAD, num lance em que o guarda-redes Jesus efectuou uma espectacular defesa. Porém, em toda a primeira parte, o mote da partida foi o domínio da equipa do Vitoria SC que tentou chegar ao golo, criando algumas situações claras para marcar mas que infelizmente não conseguia concretizar.

O ascendente vitoriano intensificou-se na segunda metade do desafio com Paulinho Cascavel, Basaula e Ademir a desperdiçar flagrantes oportunidades de visar a baliza alentejana. O guarda-redes do Elvas CAD, Crispim, realizou uma magnífica exibição impedindo sistematicamente com um punhado de grandes defesas o golo à equipa do Vitoria SC.

O jogo ficou ainda marcado pela arbitragem do árbitro Santos Ruivo que prejudicou a equipa do Vitoria SC, essencialmente, ao não assinalar uma claríssima grande penalidade cometida sobre o avançado brasileiro Ademir. Santos Ruivo, alem da flagrante grande penalidade que não assinalou a favor do Vitoria SC, ainda manifestou durante todo um encontro uma clara tendência persecutória em relação ao jogadores vimaranenses, amarelando-os frequentemente, com o objectivo conseguido de os colocar fora do embate da jornada seguinte frente ao SL Benfica.
.

O certo é que aquele encontro realizado no Estádio Municipal de Elvas no início do mês de Março de 1987, a contar para a 21ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1986/87, terminou empatado a 0-0 o que significava lamentavelmente a despedida do Vitoria SC na luta pelo titulo de Campeão Nacional que no final da época ficou entregue ao SL Benfica.
.

(Resumo do encontro Elvas CAD - Vitoria SC da época de 1986/87. Agradecimento especial ao Pedro Ribeiro pela disponibilização deste video)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter