Glórias do Passado: David Paas

 

David Paas


David Jan Paas, natural de Tongeren na Bélgica, tratava-se de um possante avançado centro que o Vitoria de Guimarães contratou em finais do ano de 1996 para reforçar o plantel às ordens de Jaime Pacheco na época de 1996/97.

Paas nasceu a 24 de Fevereiro de 1971 e antes de ingressar na equipa do Eendracht Aalst, clube onde o Vitoria de Guimarães o foi contratar, alinhou pelas equipas do Verbroedering Maasmechelen, Patro Eisden e KSK Tongeren da sua terra natal.

Mas foi efectivamente ao serviço da equipa do Eendracht Aalst na época de 1995/96 que David Paas começou a dar nas vistas no Campeonato Nacional Belga. Nessa temporada, David Paas alinhou em 30 encontros da principal competição belga onde apontou 12 tentos, tendo começado a partir daí a despertar o interesse de outros clubes.

Na época seguinte de 1996/97, ainda ao serviço do Eendracht Aalst, disputou 10 partidas do Campeonato Nacional Belga da 1ª Divisão concretizando 3 golos. Mas não conclui aquela época nas fileiras desse clube pois em Dezembro de 1996 foi contratado pelo Vitoria SC, que pretendia, com a sua aquisição, reforçar a frente de ataque da equipa que se encontrava limitada pela fraca produção do avançado brasileiro Edinho.

Na abertura do mercado de inverno da época de 1996/97, o Vitoria SC não se encontrava bem classificado no Campeonato Nacional, pelo que o plantel sob o comando de Jaime Pacheco recebeu alguns reforços como forma o caso do defesa belga Vervoort, os médios Frederick Sordstrom, Marco Ciardi e Branko Milovanovic, e o avançado David Paas.

As referências que o clube vimaranense tinha sobre o ponta de lança belga David Paas eram óptimas, motivo pelo qual avançou para a sua contratação. Tinha 25 anos de idade, naquela altura, vinha com ritmo de jogo e revelava ser um avançado com tiques de goleador.

Destacava-se essencialmente pela sua compleição física. Era forte no jogo aéreo e lutador incansável na frente de ataque. Porém, esses argumentos não chegavam para se impor, já que não possuía grande capacidade técnica, revelando mesmo algumas deficiências gritantes nesse aspecto, pelo que teve muitas dificuldades para se adaptar ao futebol português. Por isso, em Guimarães, nunca passou de uma segunda escolha não conseguindo impor-se no onze inicial dos vimaranenses.

Na primeira época em representação do Vitoria de Guimarães, que se resumiu à segunda metade da temporada de 1996/97, o belga Paas ainda chegou a ser utilizado com alguma frequência, apesar de ter apenas actuado em 3 encontros na condição de titular. No cômputo geral alinhou em 15 encontros do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1996/97 ao serviço dos vimaranenses, sendo autor de 3 golos nessa campanha.

Fez a sua estreia oficial com a camisola do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão no dia 12 de Janeiro de 1997, no Estádio do Restelo na cidade de Lisboa, no desafio que opunha o CF Belenenses a equipa vimaranense. O resultado final cifrou-se num empate a 1-1, com Paulo Madeira a adiantar a equipa do Restelo no marcador e Branko Milovanovic a empatar já perto do final do encontro.

David Paas entrou nessa partida, envergando a camisola n.º 25 do Vitoria SC, aos 75 minutos de jogo para o lugar do extremo Riva, alargando assim a frente de ataque para 4 elementos, juntamente com Capucho, Gilmar e Ricardo Lopes.

Apontou o seu primeiro golo ao serviço do Vitoria SC no jogo em que fez a sua estreia a titular no onze da cidade berço. Ocorreu na tarde chuvosa do dia 2 de Fevereiro de 1997 no Estádio Adelino Ribeiro Novo na cidade de Barcelos, na visita do Vitoria de Guimarães aquela localidade para defrontar o Gil Vicente FC. O jogo terminou também empatado a 1-1, com o golo do Vitoria SC a ser apontado por David Paas à passagem do minuto 48º e o golo da equipa dos galos de Barcelos a ser da autoria de Formoso, corria o minuto 70.

Nesse encontro, o avançado belga do Vitoria SC, David Paas, foi considerado pela crítica desportiva, juntamente com o guarda-redes gilista Mihacic, como o melhor jogador em campo, pois alem de ser o autor do golo dos vimaranenses, fez, no computo geral, um bom jogo. Parecia, nesta altura, começar a passar a fase difícil da adaptação e a mostrar alguns predicados que infelizmente não se vieram a confirmar.

Na época de 1996/97, como foi dito, apontou mais dois golos alem daquela obtido em Barcelos. David Paas marcou ainda um tento na vitória dos vimaranenses, no Estádio Magalhães Pessoa, frente à UD Leiria por 2-3, e ainda em Espinho, frente ao SC Espinho, em mais uma vitória da equipa comandada por Jaime Pacheco, desta feita por concludentes 1-4.
Permaneceu em Guimarães na época seguinte de 1997/98 onde iria actuar pelo Vitoria SC na Taça Uefa, prova cujo o acesso deveu-se ao 5º lugar conquistado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1996/97.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1997/98)
.
Seria exactamente nessa prova que David Paas veio a ter algum destaque, essencialmente pelo golo que apontou no Estádio Olímpico de Roma, frente à equipa italiana da Lazio. Depois de no jogo da 1ª mão, disputado no Estádio D. Afonso Henriques, o Vitoria SC ter sido derrotado pela poderosíssima Lazio de Roma por 0-4, a equipa de Guimarães partiu para o segundo jogo sem qualquer aspiração de apuramento, mas empenhada em dar boa replica à equipa italiana.

E começou bem a partida da 2ª mão disputada no Estádio Olímpico de Roma no dia 30 de Setembro de 1997. A equipa do Vitoria SC entrou de rompante, com a obtenção de um golo logo aos 15 segundos de jogo. É um dos golos mais rápidos da historia do futebol aquele tento da autoria de David Paas. E um magnifico golo respondendo de primeira ao cruzamento efectuado do lado direito do ataque do Vitoria SC pelo extremo Basílio Almeida.

Apesar de ter entrado praticamente a ganhar, o Vitoria SC acabou todavia por perder também o jogo da 2ª mão por 2-1, pois os golos de Signori e Nedved reverteram o marcador a favor da Lazio de Roma, naquela época treinada pelo sueco Sven Goran Eriksson.

Os desempenhos de David Paas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1997/98 foram pouco condizentes com as necessidades da equipa. O jogador teimava em não se afirmar, não passando da condição de suplente da dupla de avançados brasileira Gilmar e Edmilson.
.
Quer com Jaime Pacheco, quer com o treinador Quinito, que substitui aquele no cargo, o avançado nunca foi titular na equipa do Vitoria SC. Em 1997/98 apenas actuou em 18 encontros, sempre como suplente utilizado, tendo anotado apenas um golo na sua conta pessoal.
.
(David Paas no Vitoria SC na época de 1997/98)
.
Ainda integrou o plantel do Vitoria SC da época de 1998/99 onde ainda realizou 2 encontros oficiais do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, mas a meio da época, acabou por rescindir o contrato que o ligava ao clube vimaranenses até ao ano 2000, rumando em seguida ao RC Harelbeke do seu pais natal.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1998/99)
.
(No Vitoria Sport Clube)
.
Na primeira época no RC Harelbeke ainda alinhou em 14 encontros oficiais nos quais concretizou 4 golos. Mas seria na temporada de 1999/00 que David Paas viria novamente a destacar-se no futebol belga ao apontar 14 golos em 27 jogos ao serviço do RC Harelbeke da 1ª Liga Belga.

Foi nessa época de 1999/00 o melhor marcador da formação do RC Harelbeke e a sua figura de proa, como foi também um dos melhores marcadores da particular tabela dos mais goleadores da competição.

Por isso, na época de 2000/01 foi contratado pelo RC Genk, clube de maior cotação no panorama do futebol belga. Naquela formação permaneceu durante 2 épocas consecutivas, sem deslumbrar. Os seus registos apresentam 5 golos em 24 jogos oficiais na época de 2000/01 e somente 2 tentos em tão só 5 jogos na temporada de 2001/02.
.
Já com 31 anos de idade passou a representar a equipa do KVC Westerlo, clube belga, onde o avançado David Paas terminou a sua carreira de jogador profissional de futebol. Na época de 2002/03 fez 3 golos em 20 jogos oficiais, números que seriam melhorados na temporada de 2003/04 onde concretizou 9 tentos em 26 partidas.
.
(Em acção pelo KVC Westerlo em 2002)
.
(Com a camisola do KVC Westerlo em 2003)
.
A última época como jogador de futebol profissional foi em 2004/05 onde anotou 6 golos na sua conta pessoal em 29 jogos oficiais. No final dessa época colocou um ponto final na carreira, com 33 anos de idade, passando depois a exercer funções executivas no clube KVC Westerlo.
.
(David Paas)
.
(David Paas)
.
O antigo avançado belga do Vitoria de Guimarães, David Paas, hoje com 36 anos de idade, continua na estrutura profissional da gestão do KVC Westerlo, desempenhado funções de Director Comercial, sendo o máximo responsável pela sponsorização daquele modesto clube belga.
.
(David Paas Director Comercial do KVC Westerlo)
.
(O autografo de David Paas)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Ainda tenho uma camisola do VSC do D.PAAS, número 25.
 
eu tb tenho uma camisola do David Pass 25 branca... :D
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter