Glórias do Passado: Branko Milovanovic

 

Branko Milovanovic


No final do ano de 1996 ingressou no Vitoria de Guimarães o rotulado médio ofensivo Branko Milovanovic, proveniente do Desportivo da Corunha, como moeda de troca no negócio da transferência do guarda-redes internacional português Nuno Espírito Santo.

Branko Milovanovic nasceu em Osecina na antiga Jugoslávia no dia 13 de Janeiro de 1973. Começou a jogar futebol com 9 anos de idade no Pogdorica, passando depois pela formação do FK Buducnost Valjevo, ingressando com 16 anos de idade nas camadas jovens do OFK Belgrado.

Naquele clube sérvio completou o seu processo de formação como futebolista chegando à equipa sénior. Era, naquela altura, um dos jovens mais promissores do futebol jugoslavo contabilizando varias internacionalizações pela Selecção da Jugoslávia de sub-18 e sub-21.

Com apenas 19 anos de idade já alinhava pela equipa principal do OFK Belgrado. Logo na primeira época, de 1992/93, actuou em 11 partidas oficiais do Campeonato Nacional apontando 1 golo. Mas seria na segunda e terceira época na equipa principal que Branko Milovanovic iria destacar-se como um dos melhores jogadores da formação despertando assim o interesse de grandes clubes europeus na sua contratação.
.
Em 1993/94 alinhou em 31 partidas do Campeonato Nacional ao serviço do OFK Belgrado tendo apontado 4 golos e na temporada de 1994/95 jogou 29 encontros, contabilizando na sua conta pessoal o pecúlio de 5 tentos na prova.
.
(No OFK Belgrado no inicio da decada de 90)
.
Foi John Toshak que descobriu os encantos e a qualidade que brotava do futebol do médio Milovanovic, tendo aconselhado a sua aquisição ao Desportivo da Corunha clube então treinado por aquele técnico britânico. É desta forma que, com apenas 22 anos de idade, o sérvio Branko Milovanovic ingressa na já apelidada Ligas das Estrelas, para integrar o plantel do Desportivo da Corunha, intitulado como candidato ao título na época de 1995/96.

Milovanovic, apesar do enorme talento, era porem muito jovem e as oportunidades que possibilitassem a sua afirmação no futebol espanhol foram sempre muito escassas. Na primeira época em Espanha ainda alinhou em algumas partidas como suplente utilizado.
.
Fez a sua estreia no futebol espanhol numa partida a contar para 1ª Liga no dia 10 de Setembro de 1995, no encontro em que opunha as formações galegas do Compostela SAD e o Desportivo da Corunha. Milovanovic entrou a 12 minutos do final do desafio para substituir o seu compatriota Djukic, numa altura em que a equipa do Desportivo da Corunha já perdia por 4-0, resultado desastroso para um candidato ao titulo e que se manteve até ao final dos 90 minutos.
.
(No Desportivo da Corunha em 1995/96)
.
(Plantel do Desportivo da Corunha em 1995/96)
.
Se na época de 1995/96 as partidas oficiais efectuadas pelo médio sérvio foram diminutas a temporada seguinte não se avizinhava nada fácil para Branko Milovanovic, já que a equipa galega contratara para o novo ano os internacionais Rivaldo e Martins que por certo mereceriam a preferência do técnico na hora da escolha.
.
Milovanovic tentou sair do Desportivo da Corunha logo no início da época de 1996/97 em face dos vários convites recebidos de outros clubes. Acabou convencido em permanecer no clube galego aguardando a sua oportunidade. Todavia, dada a sua juventude e numa equipa recheada de “estrelas” o jovem internacional jugoslavo continuou a não ser utilizado com regularidade.
.
(Ao serviço do Desportivo da Corunha)
.
(Em 1996/97 no Desportivo da Corunha)
.
Em Guimarães, o jovem guarda-redes Nuno Espírito Santo, depois de se ter apresentado ao inicio dos trabalhos no Vitoria SC e ter pousado para a foto de família juntamente com o restante plantel, nunca mais apareceu na cidade berço de forma a participar nos treinos da pré-temporada.

Depois de uma rocambolesca historia e muitas páginas de jornais, o guarda-redes português acabou transferido do Vitoria de Guimarães para o Desportivo da Corunha por cerca de 450.000 contos. Além daquela avultada quantia em dinheiro o Vitoria SC recebeu ainda, envolvido na transferência do guardião Nuno, o médio Branko Milovanovic.

Milovanovic apostava em afirmar-se definitivamente no futebol ibérico. O Vitoria SC recebia assim no seu plantel da época de 1996/97 um jogador jovem de enorme futuro e cujas qualidades eram fartamente elogiadas.
.
Ingressa assim em Dezembro de 1996 na equipa do Vitoria SC que sob o comando de Jaime Pacheco lutava por um lugar de acesso as competições europeias de clubes. O Vitoria de Guimarães, que já detinha um lote de jogadores de inquestionável valia, reforçava assim a qualidade da equipa com este jovem internacional.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1996/97)
.
Branko Milovanovic era um médio centro de vocação ofensiva, com uma técnica talentosa. Tinha boa capacidade de remate de meia distancia e uma visão de jogo invulgar que, aliada à qualidade do passe, transformavam-no num verdadeiro rei nas assistências. Assentava-lhe como uma luva o importante papel de organizador do jogo atacante da equipa.

Contudo, tamanhas qualidades não foram suficientes para se impor na equipa do Vitoria SC. Em primeiro lugar porque a sua posição privilegiada no terreno de jogo estava ocupada pelo internacional Vítor Paneira, tão só um dos melhores jogadores portugueses.

Por outro lado, Milovanovic era algo inconsequente em algumas acções e normalmente demasiado lento o que por vezes facilitava a marcação dos adversários. Revelou também alguns problemas físicos que o impediam de manter em bom rendimento.

A primeira época no Vitoria SC, digamos que ainda foi de bom nível. Apesar de ter chegado a meio do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Milovanovic ainda representou o Vitoria SC em 17 partidas ajudando a equipa vimaranense a atingir os objectivos.

A estreia oficial com a camisola do Vitoria SC ocorreu na tarde no dia 22 de Dezembro de 1996, à passagem da 13ª jornada, no Estádio D. Afonso Henriques, aquando do desafio que opunha os vimaranenses à equipa do Leça FC. Perante uma assistência a rondar os 6.000 espectadores o Vitoria SC derrotou a equipa de Leça da Palmeira por 3-0, com três golos do avançado brasileiro Gilmar. Milovanovic, exibindo a camisola do Vitoria n.º 24, entrou aos 74 minutos para render o avançado Ricardo Lopes.

O seu primeiro golo ao serviço do Vitoria SC aconteceu duas jornadas depois, no dia 12 de Janeiro de 1996, no Estádio do Restelo em Lisboa. A equipa do CF Belenenses, anfitrião do Vitoria SC vencia por 1-0 até aos 89 minutos, altura em que o médio sérvio, depois de ter entrado em campo ao intervalo para o lugar do defesa José Carlos, concretizou o golo do empate.

A estreia como titular na equipa do Vitoria SC foi logo na semana seguinte. Desta feita a partida realizou-se no Estádio D. Afonso Henriques, na recepção dos vimaranenses ao SL Benfica. Mais de 20.000 espectadores assistiram à vitória da equipa da cidade berço por 1-0 com um golo da autoria de Quim Berto logo aos 9 minutos na conversão de uma grande penalidade. Milovanovic foi titular nessa partida e fundamental na conquista dos 3 três arrancando uma exibição bastante elogiada. Foi substituído para os aplausos aos 82 minutos do encontro pelo belga David Paas.
.
A partir desse jogo com o SL Benfica, Milovanovic foi praticamente sempre titular na equipa do Vitoria SC até ao final da época. Alem do apontado no Restelo ao CF Belenenses, marcou ainda mais 3 importantes golos ao longo desta temporada. Um na vitoria dos vimaranenses em Braga, frente ao SC Braga por 0-2. Apontou outro tento na vitoria sobre o CF Estrela da Amadora por 3-1 e ainda na vitoria sobre o SC Farense por 3-2.
.
A segunda época em Guimarães esperava-se que Milovanovic “estoirasse” definitivamente para uma grande época. Sucedeu o contrário. Longe das indicações dadas na primeira época, Milovanovic foi muito pouco utilizado quer por Jaime Pacheco, quer por Quinito. Viu o seu nome envolvido em problemas disciplinares e ainda como motivo, alegadamente, da demissão de Jaime Pacheco do cargo de treinador do Vitoria SC.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1997/98)
.
Anos depois de ter deixado Guimarães, Jaime Pacheco afirmou que o Presidente Pimenta Machado insistia sistematicamente na utilização de Milovanovic e Alexandre na equipa titular, defendia que eram jovens com qualidade e capazes de proporcionar excelentes negócios ao clube. Por seu turno o técnico não cumpria os desejos do Presidente e que por esse motivo terá sido despedido com a equipa posicionada na 2ª posição.
.
A verdade é Milovanovic não foi utilizado por Jaime Pacheco e muito pouco foi por Quinito, técnico que lhe sucedeu na época de 1997/98. Milovanovic realizou apenas 9 partidas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão daquela temporada sem obter qualquer tento.
.
(Ao serviço do Vitoria de Guimarães)
.
(Equipa do Vitoria SC em 1997/98)
.
(No Vitoria SC)
.
Ainda iniciou a nova época de 1998/99 em Guimarães, com Zoran Filipovic no comando da equipa do Vitoria SC fazendo a pré-temporada pois tinha contrato com os vimaranenses ate o ano 2000. Todavia, apenas foi utilizado em 5 partidas oficias acabando por ser transferido a meio da época para o AEK Atenas da Grécia.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1998/99)
.
(No Vitoria Sport Clube em 1998/99)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1998/99)
.
(Com a camisola do Vitoria SC na temporada de 1998/99)
.
No AEK Atenas não se afirmou alinhando apenas em 14 jogos oficias e onde apontou 2 golos na época de 1998/99. Seguiu-se o Ethnikos Asteras também da Grécia na época de 1999/00 onde marcaria o mesmo numero de golos da época anterior, mas participando em mais um jogo oficial no total de 15.
.
(No AEK Atenas em 1998/99)
.
(Em acção pelo AEK Atenas)
.
Em 2000/01 decidiu regressar ao seu pais ingressando no Milicionar Belgrado. Prosseguiu a carreira ao serviço do FC Charleroi da Bélgica nas temporadas de 2001/02 e 2002/03. Na época de 2003/04 alinhava na equipa do Vojvodina Novi Sad da Servia com 31 anos de idade.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter