Glórias do Passado: Associação Desportiva Sanjoanense

 

Associação Desportiva Sanjoanense


A Associação Desportiva Sanjoanense foi fundada em 25 de Fevereiro de 1924, estando sedeada no concelho de São João da Madeira do distrito de Aveiro. Teve o seu auge no panorama futebolístico português na segunda metade da década de 60, altura em que militou na 1ª Divisão Nacional durante 3 temporadas consecutivas.

Contudo, não foi naquela altura que se registou a sua primeira participação no escalão maior do futebol português, dado que já na época de 1946/47 tinha entrado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Nacional, ao qual ascendeu fruto do alargamento operado no numero de clubes participantes na prova de 14 para 16 formações.

Nessa época de estreia no Campeonato Nacional da 1ª Divisão a AD Sanjoanense defrontou a equipa do Vitoria de Guimarães, vencendo a equipa minhota ambos os encontros. Em Guimarães o Vitoria SC goleou a equipa de AD Sanjoanense por concludentes 6-1. Já no encontro disputado em São João da Madeira, o Vitoria SC venceu por um tangencial 0-1.

Foi efémera a passagem da formação da AD Sanjoanense pela 1ª Divisão Nacional pois não conseguiu livrar-se da última posição da tabela classificativa do Campeonato da época de 1946/47. Somou tão somente 5 pontos em virtude de 2 vitorias caseiras (uma sobre o Boavista FC por 1-0 e outra sobre o “O Elvas” por 3-0) e 1 empate frente à Académica de Coimbra a 0-0, registado derrotas em todos os outros encontros.

Os números da primeira participação da AD Sanjoanense na 1ª Divisão Nacional foram ainda mais negativos pois apenas conseguiu apontar 26 golos em contraste com os 118 tentos consentidos. Alem daquela que foi infligida pelo Vitoria SC, sofreu ainda outras valentes goleadas como foram os 13-1 frente ao SL Benfica, 6-0 contra o FC Porto, 7-0 com o CF Belenenses, os 9-0 frente ao GD Estoril Praia ou os 8-0 em Elvas.

Este clube que adoptou como cores principais do seu emblema o preto e o branco, sendo o seu equipamento principal constituído por camisola negra e calção branco, tem como sua casa de jogos o Estádio Conde Dias Garcia em São João da Madeira, cuja lotação se cifra nos 12.000 lugares.
.
Regressado aos escalões secundários do futebol português apenas regressou ao mais alto escalão na época de 1966/67 depois de ter brilhantemente vencido o Campeonato Nacional da 2ª Divisão na época de 1965/66. Faziam parte daquela equipa jogadores que marcaram a história do clube como o caso do médio Jambane, o defesa central Saturnino, o médio Moreira, jogador natural de São João da Madeira, e ainda, o defesa Álvaro Alexandre, entre outros.
.
(Jambane)
.
(Saturnino)
.
(Moreira)
.
(Novamente Moreira com a camisola da AD Sanjoanense)
.
(Alvaro Alexandre)
.
Na época de 1966/67 a equipa do AD Sanjoanense conseguiu a manutenção na 1ª Divisão Nacional fruto do 12º lugar na tabela geral. Registe-se os números dos encontros que disputou naquele ano frente ao Vitoria SC, onde venceu em casa por 2-1 e perdeu em Guimarães pelo mesmo resultado.
.
Desta equipa que conseguiu aquele feito de se manter no convívio com os grandes clubes do futebol português destaca-se a presença de Arsénio, um guarda redes que chegou a ser distinguido com o premio “Baliza de Prata” instituído pela Agencia Portuguesa de Revistas da época de 1965/66.
.
(Arsénio)
.
Realça-se ainda a presença do defesa Freitas, que permaneceu na equipa como titular indiscutível nas 3 temporadas em que o clube participou na 1ª Divisão Nacional consecutivamente. Freitas era um defesa lateral de grande qualidade, vimaranense e fruto das escolas de formação do Vitoria SC, clube que representou durante vários anos.
.
(Freitas)
.
(Freitas com a camisola da AD Sanjoanense)
.
Outro nome importante na história do clube foi o seu capitão Almeida, sanjoanense de gema e produto da formação da AD Sanjoanense clube onde alinhou durante varias épocas.
.
(Almeida)
.
(O capitão Almeida com o equipamento da AD Sanjoanense)
.
Em 1967/68, segunda temporada na 1ª Divisão Nacional, a AD Sanjoanense foi mesmo a grande sensação da prova obtendo um meritório 10º lugar da tabela classificativa, o que uma vez mais lhe concedia o direito a permanecer naquele escalão.
.
Nesta época destaque para o guarda redes da equipa, Pedro Benje, o médio Ferreira Pinto, que apesar de natural de Benguela/Angola era considerado um jogador da casa, e ainda o avançado Valter Ferreira, que foi nesta temporada o melhor marcador da AD Sanjoanense com 7 golos apontados. Valter Ferreira que mais tarde esteve intimamente ligado ao Vitoria SC era um dos mais importantes jogadores daquela equipa. Por último, destaca-se ainda a presença de Alvarez, um avançado espanhol que apontou 4 tentos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1967/68, e que já na altura da subida de divisão era um jogador fundamental.
.
(Benje)
.
(Ferreira Pinto)
.
(Ferreira Pinto com a camisola da AD Sanjoanense)
.
(Valter Ferreira)
.
(Alvarez)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1967/68 o Vitoria SC conseguiu um empate sem golos na deslocação a São João da Madeira, mas em Guimarães, a equipa da AD Sanjoanense conseguiu a surpresa de vencer os vimaranenses por 0-1.
.
(AD Sanjoanense 1967/68)
.
Entretanto, a equipa da AD Sanjoanense deixa de ser comandada pelo técnico Monteiro Costa, o treinador das duas primeiras participações na 1ª Divisão Nacional da década de 60, o qual é substituído por Manuel de Oliveira no cargo para a época de 1968/69.

Esta seria a ultima presença do clube da cidade de São João da Madeira entre os grandes do futebol português pois não foi alem do último lugar da classificação geral acabando pois por ser relegado à 2ª Divisão Nacional. Nesta temporada de 1968/69 não foi dada sequência ao nível apresentado na época anterior pois a equipa não conseguiu amealhar mais de 9 pontos ao longo de toda a competição.

Nem mesmo as constantes substituições no comando técnico da equipa, com a entrada de Manuel da Silva para o lugar de Manuel de Oliveira e, mais tarde de Rui Maia para o lugar daquele, ajudaram a melhorar os índices exibicionais da formação da AD Sanjoanense.

O Vitoria SC, que nesta época conquistou um brilhante 3º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, mais uma vez revelou muitas dificuldades para ultrapassar a equipa da AD Sanjoanense no seu reduto, não conseguindo mais que um empate a 1-1. Já na cidade de Guimarães, a equipa de São João da Madeira acabou vergada ao poderio do ataque vitoriano formado por Mendes e Manuel e assim foi goleada por 5-0.
.
Na equipa da AD Sanjoanense que jogou pela ultima vez na sua historia no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, destacam-se o guarda redes Fidalgo, os defesas centrais Caneira e Zequinha e ainda o avançado Carlitos, o máximo realizador da equipa com 4 golos apontados em toda a competição.
.
(Fidalgo)
.
(Caneira)
.
(Zequinha)
.
(Carlitos)
.
Desde então para cá a vida da AD Sanjoanense vai passando por disputar o Campeonato Nacional da 2ª e 3ª Divisão Nacional. Dos confrontos com o Vitoria de Guimarães regista-se ainda as partidas em que se encontram pela competição rainha a Taça de Portugal. Nessa prova defrontaram-se em 5 ocasiões, com os vimaranenses a vencerem por 4 vezes contra apenas uma derrota.
.
(AD Sanjoanense 1980/81)
.
(AD Sanjoanense 1980/81)
.
(AD Sanjoanense 1981/82)
.
(AD Sanjoanense 1981/82)
.
Actualmente milita na 3ª Divisão Nacional Série C. É porem, um clube que prima pelo seu ecletismo, pois alem do Futebol possui ainda outras modalidades como o Atletismo, Basquetebol, Andebol, Ginástica e Hóquei em Patins.
.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Gostava que me informassem sobre um livro que me dizeram que tinham lançado um livro com a historia do clube, onde Aparece o José Arsénio, sendo familiar, gostava que me informassem como posso obter o mesmo.

Sem outro assunto,
Cristiana Arsénio



contacto:cristiana_arsenio_12@hotmail.com
 
Então o nosso clube não tem história no fim da década de 60 e toda a década de 70.
Devem os Sanjoanenses com fotos dessas épocas fazer chegar essa fotos.
Está muito bom mas incompleto.
Grandes jogadores passaram pela ADS e não estão nesta constelação de velhas glórias.

C.Pinho - Coimbra - Ex Atleta da ADS - todos os escalões
 
grilo uma das maiores glorias da sanjoanense nao se encontra aqui nao sei porque. um dos melhores senao o melhor jogador de todos os tempos da a.d.sanjoanense. comprimentos.
 
E o Quim Malhado... grande jogador de futebol da Sanjoanense e o irmão Manuel Malhado, grande defesa esquerdo da Sanjoanense (por sinal meu avô) também não se encontram aqui
 
Na época 81-82 também lá jogou o Canavarro (extremo esquerdo). Alguém que tenha fotos dele que me envie pf (ndcsantos1972@gmail.com). Obrigado
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter