Glórias do Passado: Peter Houtman

 

Peter Houtman


Em Janeiro de 1987 chegou ao Sporting CP um avançado centro de grande envergadura, rotulado de goleador, mas que nunca se conseguiu afirmar como titular na equipa leonina. Esse jogador trata-se de Peter Houtman, nascido no dia 4 de Junho de 1957 na cidade holandesa de Rotterdam.

É verdade que este ponta de lança holandês era muito conceituado no futebol do seu país onde marcava inúmeros golos, conquistando troféus de relevo, tanto a nível individual como colectivo. Chegaria mesmo a representar a Selecção principal da Holanda, onde concretizou 7 golos em apenas 8 internacionalizações.

O seu nome foi algumas vezes falado nos meandros do futebol luso. No início da década de 80 foi sucessivamente apontado como reforço do SL Benfica. Mais tarde, pouco tempo antes de ingressar no SC Portugal defrontou o Vitoria SC na Taça Uefa da época de 1986/87. Houtman alinhava naquela época pela equipa holandesa do FC Groningen que enfrentou o Vitoria de Guimarães nos oitavos de final da Taça Uefa.

Peter Houtman fez a sua formação como futebolista inicialmente na equipa do VV Meewenplaat, terminando esse percurso no futebol juvenil no Feyenoord Rotterdam. Cedo começou a despertar atenções as exibições daquele possante avançado centro pelo que na época de 1976/77, com apenas 19 anos de idade foi integrado no plantel principal da equipa do Feyenoord Rotterdam.

Naquela época não realizou nenhum jogo oficial pelo que na época seguinte de 1977/78 rumou ao FC Groningen onde começou a dar cartas, sagrando-se um dos melhores marcadores do campeonato holandês, apontando 23 golos em 32 partidas oficiais.

Na temporada seguinte voltou à casa mãe e ao serviço do Feyenoord Rotterdam apontou 5 golos em 15 partidas oficiais na época de 1978/79. A estreia com a camisola daquele que será certamente o seu clube do coração ocorreu no dia 27 de Agosto de 1978 na partida que terminou empata a 0-0 entre o Feyenoord Rotterdam e o NEC.
Na época de 1979/80 teve a sua primeira experiência a jogar fora do seu país natal. Representou a equipa do Clube Brugge da Bélgica onde denotou algumas dificuldades de adaptação tendo anotado somente três tentos em 15 partidas.
.
(Época de 1979/80 no Clube Brugge)
.
Era pois tempo de regressar ao clube onde mais sucesso granjeou o FC Groningen. Ali permaneceu três temporadas completas entre 1979/80 e 1981/82. Ao longo desse tempo revelou um exímio finalizador concretizando 55 golos em 91 jogos oficiais com a camisola azul celeste do FC Groningen.
.
Peter Houtman era já considerado um valor seguro do futebol holandês pelo que em 1982/83 regressa novamente ao Feyenoord Rotterdam para ai permanecer três épocas consecutivas e definitivamente afirmar-se como titular. Terá sido o melhor período da carreira de Houtman que concretizou 72 golos em 96 encontros oficiais durante aquele tempo, onde também se sagrou Campeão Nacional em 1983/84.
.
(No Feyenoord Rotterdam na temporada de 1982/83)
.
(Plantel do Feyenoord Rotterdam na época de 1983/84)
.
Foi mesmo o melhor marcador do Campeonato da Holanda na época de 1982/83 com um total de 30 golos apontados. E também um dos melhores nas épocas seguintes sendo apenas suplantado por Marco Van Basten do PSV talvez um dos melhores avançados centro de sempre.
.
Foi também neste período que chegou a Selecção da laranja mecânica de Rinnus Michels, mas onde a preponderância de Van Basten não lhe dava muitas hipóteses de vingar.
.
(Feyenoord Rotterdam na temporada de 1984/85)
.
Em 1985/86 e 1986/87 (até Janeiro de 1987) representou o FC Groningen, talvez num dos melhores períodos da história deste clube, onde Houtman continuou a denotar a sua veia goleadora. Neste ano de meio foram 30 golos em tão só 51 partidas oficiais.
.
É também neste período que Houtman defronta o Vitoria de Guimarães na competição da Taça Uefa. O Vitoria minhoto depois de eliminar o Sparta de Praga e o Atlético de Madrid viu surgir-lhe nos oitavos de final da prova os holandeses do FC Groningen onde pontificava o avançado Peter Houtman.
.
(Imagem do jogo FC Groningen-Vitoria SC)
.
Marinho Peres, treinador brasileiro dos vitorianos, engendrou um esquema que aniquilaria por completo as acções do possante avançado. Miguel e Nene os defesas centrais do Vitoria na época de 1986/87 cerraram fileiras e marcaram Peter Houtman com segurança. Também o guarda redes Jesus brilhou, parando alguns remates do avançado holandês, que não marcou qualquer golo ao Vitoria.
.
Recordemos os dois encontros dos oitavos de final da Taça Uefa de 1986/87. Na 1ª mão o Vitoria de Guimarães deslocou-se à Holanda no dia 26 de Novembro de 1986 onde foi derrotado apenas por 1-0, com um golo de Kock de Johan logo aos 5 minutos . No Oosterpark Stadium, sob a arbitragem do russo Butenko, o FC Groningen alinhou com Storm Jacques; Mason Paul, Boekweg Claus, Wolf de John, Verkuyl Mark; Olde Riekerink Edwin, Dijk Van Jan, Rossien Jos, Beg Van Den Ron; Peter Houtman e Kock de Johan.
.
(FC Groningen-Vitoria de Guimarães em 1986)
.
Por seu turno a equipa do Vitoria de Guimarães alinhou com Jesus; Costeado, Miguel, Nene, Rui Vieira e Roldão; Nascimento, N´Dinga e Adão; Paulinho Cascavel e Ademir. Marinho Peres faria apenas uma substituição com a entrada do zairense N´Kama para o lugar de Paulinho Cascavel aos 74 minutos.
.
(FC Groningen-Vitoria de Guimarães no jogo da 1ª mão)
.
O resultado de 1-0 na partida da 1ª mão foi porem insuficiente para o FC Groningen que no dia 10 de Dezembro de 1986 deslocou ao Estádio Municipal de Guimarães para ser derrotado por 3-0 por um Vitoria que se revelou demolidor. Com golos de Nascimento aos 29 minutos, N´Dinga aos 39 e Paulinho Cascavel aos 81, o Vitoria deu a volta à eliminatória eliminando dessa forma a equipa onde alinhava Peter Houtman.

Nessa partida que teve a arbitragem do checo Cristov, a equipa do Vitoria alinhou inicialmente com Jesus; Costeado, Miguel, Nene e Roldão; Nascimento, N´Dinga, Basaula e Adão; Paulinho Cascavel e Ademir. No Vitoria jogariam ainda Rui Vieira que entrou aos 79 minutos para o lugar de Basaula e Tozé que rendeu Paulinho Cascavel.
.
A equipa do FC Groningen apresentou-se em Guimarães com Storm Jacques; Mason Paul, Boekweg Claus, Wolf de John, Verkuyl Mark; Olde Riekerink Edwin, Dijk Van Jan, Rossien Jos, Beg Van Den Ron; Peter Houtman e Eijkelkamp Rene.
.
Resumo do jogo da 2ª mão da Taça Uefa: Vitoria de Guimarães-FC Groningen
.
.
Entrou no Sporting CP em Janeiro de 1987 para reforçar a linha avançada do plantel comando por Manuel José. A equipa leonina tinha perdido Jordão no início daquela época. Para o seu lugar tinha chegado o inglês Rob Mcdonald, que nunca convenceu ninguém. Foi em Peter Houtman que o Sporting CP apostou forte para fazer esquecer Jordão. Todavia, também ele não conseguiu fixar-se na equipa leonina.

Estreou-se com a camisola do Sporting CP frente ao Rio Ave FC num encontro do Campeonato Nacional da 1ª Divisão que terminou empatado a 0-0 e que levou ao despedimento de Manuel José.

Para o lugar do técnico português a Direcção leonina escolheu o inglês Keith Burkinshaw que apostou, sem grande sucesso, na titularidade de Peter Houtman, que revelava deficiências gritantes de entrosamento com os colegas de equipa.
.
(Plantel do Sporting CP na época de 1987/88)
.
Peter Houtman era caracteristicamente um avançado pouco móvel e com uma técnica pouco apurado. Era sem duvida uma presença forte na área e um finalizador de jogo aéreo, mas poucas oportunidades lhe chegava em condições de concretizar.

Em 13 jogos disputados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1986/87, Peter Houtman concretizou tão somente 3 golos, uma media bem inferior aquela que vinha revelando no futebol holandês.
.
Foi titular na equipa do Sporting CP que disputou a final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor no dia 7 de Junho de 1987 frente ao SL Benfica e que os encarnados venceram por 2-1 com dois golos de Diamantino, sendo o golo dos leões de Alvalade apontado pelo brasileiro Marlon. Nesse encontro apitado por Alder Dante, Peter Houtman foi titular numa frente de ataque formada por mais três elementos: Manuel Fernandes, Ralph Mead e Silvinho. Todavia, Houtman nunca conseguiu fugir à apertada marcação dos centrais do SL Benfica Dito e Edmundo.
.
(Plantel do Sporting CP na temporada de 1987/88)
.
Na época seguinte voltou a ser decepcionante para o internacional holandês que viu o clube leonino contratar um concorrente directo ao lugar de ponta de lança e que se afirmou definitivamente. Essa aquisição foi Paulinho Cascavel do Vitoria de Guimarães que se fartou de marcar golos com a camisola do Sporting CP.
.
Na época de 1987/88 ainda conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira ao serviço do Sporting CP, o seu único troféu em Portugal. Nessa época não foi nunca uma opção inicial do inglês Kurkunshaw. Com António Morais que sucedeu ao inglês já foi utilizado com maior regularidade, mas mesmo assim longe de atingir os índices que havia conseguido no futebol holandês. Em 1987/88 alinhou somente em 13 desafios e anotou 3 golos.
.
(Equipa do Sporting CP vencedora da Supertaça Cândido de Oliveira)
.
Com contrato com o Sporting CP foi dispensado no inicio da época de 1988/89 acabando em Novembro de 1988 por regressar ao Feyenoord Rotterdam onde voltou ao golos. Realizou 22 partidas oficiais e concretizou 7 tentos.
.
(Peter Houtman)
.
(Festejando no Feyenoord)
.
Com 32 anos de idade prosseguiu a carreira nas duas épocas seguintes, 1989/90 e 1990/91, no Sparta de Rotterdam onde em 76 jogos oficiais apontou 18 golos. Representou ainda o FC Den Haag em 1991/92, marcando 2 golos em 15 jogos e, em 1992/93 alinhou pelo Excelsior Rotterdam, onde fez 6 golos em 15 partidas oficiais.
.
Colocou um ponto final na sua carreira de jogador profissional de futebol com 36 anos de idade. Presentemente, com 50 anos de idade, continua a jogar futebol em equipas de velhas guardas. Desde 1998 que trabalha no seu clube, o Feyenoord Rotterdam.
.
(Peter Houtman)
.
(Peter Houtman com 50 anos de idade)
.
(Peter Houtman numa equipa de veteranos)
.
(Peter Houtman)
.
(Peter Houtman numa equipa de velhas guardas)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter