Glórias do Passado: Capucho

 

Capucho


Nuno Fernando Gonçalves da Rocha, nasceu no dia 21 de Fevereiro de 1971 na cidade de Barcelos. Comummente apelidado no mundo do futebol por Capucho, era uma extremo direito, internacional português, que representou durante duas temporadas o Vitoria Sport Clube, além de ter jogado ao serviço do Gil Vicente FC, Sporting CP e FC Porto no futebol português, e já no final da carreira, alinhou ainda pelo Glasgow Rangers e Celta de Vigo no estrangeiro.

A história de Capucho no futebol português conta-se ao longo de 13 épocas realizadas no primeiro escalão nacional, onde disputou 368 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando 59 golos. Durante a sua carreira coleccionou 13 títulos, concretamente um Campeonato do Mundo de sub 20 em selecções por Portugal, uma Taça Uefa, três Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira.

Pela Selecção de Portugal, alem de a ter passado nos seus escalões de formação, nomeadamente no Mundial de Sub 20, esteve ainda presente já como profissional sénior, nos Jogos Olímpicos de 1996, no Campeonato da Europa de 2000 e no Mundial de 2002.

Capucho nasceu para o futebol no clube da sua terra, o Gil Vicente FC, remontando a sua primeira inscrição federativa à época de 1984/85, quando com apenas 13 anos representava o clube minhoto nos escalões mais jovens.

Desde muito novo que Capucho se destacava pelas suas inquestionáveis capacidades técnicas. Dotado de excelente envergadura física para a sua idade, logo despertou interesse dos clubes de maior nomeada, essencialmente, após se tornar um efectivo nas convocatórias para os estágios das selecções portuguesas mais jovens.

O ponto alto da sua formação foi a participação no Campeonato do Mundo de Juniores disputado em Portugal em 1991 onde a equipa das quinas treinada pelo professor Carlos Queirós conquistou o segundo título consecutivo, repetindo assim a façanha realizada dois anos antes em Riade na Arábia Saudita.

Todavia, Capucho não era um titular indiscutível nessa selecção pois tinha como concorrente directo aquele que terá sido um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos – Luís Figo. Alias, no decorrer de toda a sua carreira e no seu percurso que escreveu ao longo dos anos na Selecção de Portugal, Capucho teve sempre vários concorrentes de peso, não só Luís Figo, como em certa altura Sérgio Conceição ou Pedro Barbosa. Daí que nunca se tenha afirmado como titular da selecção portuguesa apesar da inegável qualidade para tal.
.
(Jogadores Campeões do Mundo de Juniores em 1991)
.
(Selecção de Portugal Campeã do Mundo em 1991)
.
Com 19 anos de idade Capucho faz a sua estreia na 1ª Divisão Nacional ao serviço do clube do Galo de Barcelos. Pela mão do treinador Rodolfo Reis, que facilmente se apercebeu do seu talento, Capucho é lançado no principal escalão do futebol português no dia 26 de Agosto de 1990 no confronto entre o Gil Vicente FC e Marítimo, em que os gilistas venceram por 2-0 e o jovem internacional português entrou aos 87 minutos de jogo.

Gradualmente, Capucho foi conquistando o seu espaço na equipa do Gil Vicente FC que na época de 1990/91 se classificou na 13ª posição da tabela. Curiosamente, Capucho ainda chegou a ser companheiro de equipa da estrela brasileira Paulinho Cascavel, aquele em início de carreira e este já no seu prematuro final em face das lesões que o apoquentavam.

Capucho logo no seu primeiro ano no patamar mais alto do futebol luso alinhou em 20 jogos não tendo porém apontando qualquer golo.
.
O seu ano de afirmação seria a época seguinte de 1991/92 em que o Gil Vicente FC era comandado pelo treinador português António Oliveira. Era já o jovem futebolista Campeão do Mundo de sub 20 que se tornou a grande revelação da equipa gilista nessa época, exteriorizando todas as suas capacidades técnicas.
.
(Gil Vicente FC na época de 1991/92)
.
(Capucho no Gil Vicente FC na temporada de 1991/92)
.
(Gil Vicente FC na época de 1991/92)
.
Era um jogador elegante com toque de classe e verdadeiramente decisivo naquela temporada de 1991/92 para o Gil Vicente FC que alcançou a manutenção em grande medida devido ao contributo de Capucho. 30 jogos e 3 golos apontados foi o saldo final da época em que Capucho teve como colegas de equipa dois ex jogadores do Vitoria – os veteranos Miguel e Laureta.
.
Destaca-se, porque se trata de uma marca histórica na carreira de qualquer jogador de futebol, o seu primeiro golo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ocorreu logo na 1ª jornada da edição de 1991/92 do Campeonato Nacional no Estádio 1º de Maio em Braga. Em jogo apitado pelo controverso arbitro José Silvano de Vila Real, debaixo de um calor tórrido de verão e perante cerca de 5.000 espectadores, o SC Braga venceu o Gil Vicente FC por 2-1, com os golos dos bracarenses a ser apontados por Chiquinho Carlos e Rogério Leite, e pelos gilistas, o golo foi obtido pelo jovem Capucho que reduziu o marcador a três minutos do final do jogo.
.
(Plantel do Gil Vicente FC na temporada de 1991/92)
.
(Homenagem da Direcção do Gil Vicente FC)
.
A época 1992/93 marca a saída de Capucho da sua cidade natal com destino à capital portuguesa onde o Sporting CP pretendia reunir o máximo de jogadores possível da geração mundialista de juniores campeões do mundo por Portugal. Em Alvalade já moravam alguns daqueles mundialistas como Peixe, Figo, Paulo Torres, Paulo Sousa, ou Nelson, entre outros, aos quais se juntaria Capucho contratado pelo Presidente Sousa Sintra ao Gil Vicente FC.
.
Era lógico de resto este passo rumo a um clube de maior dimensão. Era considerado um dos futebolistas mais promissores da sua geração, avaliação acentuada em grande medida pelos seus desempenhos ao serviço do Gil Vicente FC. O inglês Bobby Robson era o treinador principal do Sporting CP na época de 1991/93, em que o clube de Alvalade terminou classificado na 3ª posição da tabela do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Capucho e João Vieira Pinto)
.
(Na época de 1992/93 em acção pelo Sporting CP)
.
(Plantel do Sporting CP na época de 1992/93)
.
Capucho foi utilizado em 27 partidas daquela competição tendo apontado 3 golos. Não era titular, mas era utilizado com bastante assiduidade como de resto os números comprovam.
.
Apontou o seu primeiro golo ao serviço dos leões de Alvalade á passagem da 28ª jornada, no Estádio Dr. Alves Vieira em Torres Vedras, casa emprestada ao Sporting CP para receber o Desportivo de Chaves. Os leões venceram aquela partida na noite do dia 18 de Abril de 1993 por 5-0, com Capucho a apontar o 3º golo dos leões aos 88 minutos, depois de ter entrado em campo aos 62 minutos para substituir Peixe.
.
(No Sporting CP na época de 1992/93)
.
(Na temporada de 1992/93 pelo Sporting CP)
.
Na segunda época em Alvalade, com Robson primeiro e o professor Carlos Queirós depois, Capucho manteve alguma intermitência na sua utilização. Em 1993/94 jogou 9 partidas durante os noventa minutos de jogo, e em 16 ocasiões foi titular substituído, ou suplente utilizado, apontando 6 golos ao longo de todas as 25 partidas que participou no nacional maior.
.
Jogou aquele decisivo jogo para a conquista do título frente ao SL Benfica em que os encarnados venceram em Alvalade por 3-6, com uma fantástica e inesquecível exibição de João Pinto. O Sporting CP, que terminou novamente na 3ª posição, perdia assim o título de campeão para o grande rival da 2ª circular num jogo em pleno covil do leão. Nessa aziaga temporada de 1993/94, o Sporting CP perderia ainda a edição da Taça de Portugal para o FC Porto, depois de os portistas vencerem por 2-1 no jogo da finalíssima. A Capucho foi titular quer no jogo da final, quer no jogo da finalíssima disputados no Estádio do Jamor.
.
(Plantel do Sporting CP na época de 1993/94)
.
(Em 1993/94 com a camisola do Sporting CP)
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1993/94)
.
(Plantel do Sporting CP na época de 1993/94)
.
A sua terceira e ultima época em Alvalade foi a pior de todas e que impulsionou em grande medida a sua vontade em mudar de rumo. Capucho foi muito pouco utilizado pelo técnico Carlos Queirós, contabilizando apenas, 1 jogo completo e 12 em tempo parcial com a obtenção de tão só 1 golo.
.
A Capucho nem tão pouco foi convocado para a final da Taça de Portugal a que o Sporting CP teve acesso novamente na época de 1994/95, que desta feita iria vencer, depois de derrotar os insulares do Marítimo por 2-0. Era o primeiro título nacional de Capucho.
.
(Plantel do Sporting CP na temporada de 1994/95)
.
(No Sporting CP na época de 1994/95)
.
(Equipa de Esperanças de Portugal em 1994)
.
No defeso da temporada de 1995/96 o Sporting CP empreendeu grande investida na cidade berço contratando Pedro Barbosa e Pedro Martins ao Vitoria de Guimarães. Na negociação com o Vitoria, o presidente do clube vimaranense exigia que fossem envolvidos jogadores como moeda de troca alem de uma elevada quantia pecuniária. Um desses jogadores que o Vitoria exigia era precisamente Capucho, que chegaria a Guimarães juntamente com Edinho e Ramirez.

No panorama nacional surpreendeu bastante a saída do Sporting CP a título definitivo do jogador Capucho, uma das grandes esperanças do futebol português que, com 24 anos de idade, rubricava um contrato valido por 3 temporadas com o Vitoria Sport Clube.
.
Chega assim a Guimarães na época de 1995/96 na equipa orientada pelo treinador português Vítor Oliveira. Todavia, este técnico não seria muito feliz em Guimarães. Montou uma equipa recheada de bons valores ofensivos, com um esquema demasiadamente retraído. Acabou por ser substituído pelo jovem técnico Jaime Pacheco numa aposta arrojada do presidente Pimenta Machado.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1995/96)
.
(Com a camisola do Vitoria SC na temporada de 1995/96)
.
Nesta época, o Vitoria terminaria a maior prova nacional classificado na 5ª posição, depois de uma recuperação fantástica e ainda a tempo de garantir o acesso às provas internacionais, Capucho foi o jogador mais utilizado do plantel. Actuou em 33 jogos, dos quais 20 foram a tempo inteiro, concretizando 8 golos ao longo de toda a prova.

O seu primeiro golo com a camisola do Vitoria ocorreu à 7ª jornada da principal competição nacional no Estádio Abel Alves de Figueiredo em Santo Tirso, num jogo que terminou empatado a 2-2 entre o Tirsense e o Vitoria. Capucho apontou logo aos 3 minutos o 1º golo dos vimaranenses, que aumentariam a vantagem por Edinho aos 23 minutos. Contudo, já perto do final de jogo, com a equipa vitoriana extremamente retraída, o Tirsense chegaria ao empate aos 82 e 87 minutos por intermédio de Daoudi e Rebelo respectivamente.
.
Esta época ficou todavia marcada por uma pequena vingança pessoal de Capucho ao seu anterior clube Sporting CP, pois o internacional português apontaria 2 golos, um em cada um dos jogos em que o Vitoria defrontou os leões de Alvalade. Assim, à 11ª jornada, no Estádio D. Afonso Henriques, Vitoria e Sporting CP empataram a 1-1, com o golo do Vitoria a ser apontado pelo mencionado Capucho, aos 33 minutos da 1ª parte, e o Sporting CP a empatar a contenda a 7 minutos do fim do jogo por Ouatarra.
.
(Capucho no Vitoria SC)
.
(Equipa do Vitoria de Guimarães em 1995/96)
.
(Em acção pelo Vitoria frente ao FC Barcelona na Taça Uefa)
.
O jogo da 2ª volta seria bem mais saboroso para as gentes de Guimarães. O Sporting vencia ao intervalo por 2-0, com os golos apontados por Pedro Barbosa e Sá Pinto. Porem, os vitorianos empreenderam na 2ª parte daquele encontro da 28ª jornada do campeonato uma das mais brilhantes reviravoltas da historia do clube, acabando por derrotar o Sporting CP por 2-3, com os golos obtidos por Edinho, Capucho e Armando já no ultimo minuto do encontro.

Nas competições europeias Capucho representou o Vitoria nos 4 jogos em que o clube participou nesta temporada. Foi titular nos jogos da primeira eliminatória frente aos belgas do Standard de Liege bem como nos jogos da segunda eliminatória frente aos espanhóis do FC Barcelona. Em Barcelona, no jogo da 1ª mão, recordo uma chance que Capucho teve para colocar o Vitoria na frente no marcador quando completamente isolado não conseguiu bater o guarda redes espanhol Busquets.
.
(Frente ao Anderlecht no jogo da Taça Uefa)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1995/96)
.
Capucho apresentou no Vitoria um futebol de qualidade, cumprindo uma época notável. Apresentou-se ligeiramente diferente daquilo que demonstrava no Sporting CP, mais liberto das amarras tácticas que Carlos Queirós implantava que algemavam o seu enorme talento. Constituiu-se uma peça fulcral no futebol do Vitoria. De resto, ficou famosa a ala direita dos vimaranenses composta por José Carlos, Vítor Paneira e Capucho. Fica na memória de todos as brilhantes manobras ofensivas gizadas por este trio de jogadores que praticamente jogavam de olhos fechados.
.
É certo que com Vítor Oliveira era um avançado que jogava mais perto do ponta de lança, mas com Pacheco veio para extremo direito sem qualquer papel defensivo. Já no final desta época foi fortemente assediado pelo FC Porto e Compostela SAD que pretendiam a sua aquisição a todo o custo.
.
(Em 1995/96 no Vitoria SC)
.
(No Vitoria SC na época de 1995/96)
.
As suas exibições foram tão brilhantes que António Oliveira, o seleccionador nacional português, convocou Capucho para a Selecção A de Portugal. É como futebolista profissional do Vitoria que Capucho realiza o seu primeiro jogo pela principal selecção nacional. Para a historia fica registado que Capucho efectuou a sua primeira internacionalização A por Portugal no dia 21 de Fevereiro de 1996, na cidade do Porto, no jogo particular entre a selecção das quinas e a da Alemanha, em que os visitantes venceram por 1-2.

O nome de Capucho integraria ainda o lote dos 30 pré-selecionados por António Oliveira para o Campeonato da Europa de 1996 disputado em Inglaterra. Porém, Capucho acabou por ficar de fora dos eleitos que iriam disputar a prova em terras de Sua Majestade.

Ficaria, digamos com um prémio de consolação, com a convocatória para integrar a Selecção Olímpica de Portugal que em 1996 disputou os Jogos Olímpicos. Foi titular de Portugal durante toda a competição obtendo um golo na vitória dos portugueses sobre a França nos quartos de final da competição. Portugal venceu por 2-1 com os golos lusos a serem apontandos por Capucho e Calado.

O ano de 1996 marcaria ainda a estreia em jogos oficiais de Capucho pela principal selecção portuguesa. Ainda como jogador do Vitoria de Guimarães, Capucho alinhou por Portugal na vitória frente à Albânia por 0-3 em jogo disputado em Tirana no dia 9 de Outubro de 1996 a contar para a fase de apuramento para o Mundial de 1998.

Capucho manteve-se em Guimarães na época de 1996/97 apesar do forte assedio que foi alvo. Manteve-se como um jogador determinante e influente na manobra da equipa, continuando a distinguir-se pela sua habilidade técnica e rapidez de movimentos no flanco direito, apresentando-se com o seu drible curto cada vez mais apurado.
Apontou 7 golos em 23 jogos realizados em tempo completo e 9 em tempo parcial no Campeonato Português.
.
(Capucho em acção pelo Vitoria na época de 1996/97)
.
(Chocando com Rui Correia guarda redes do SC Braga)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1996/97)
.
(No Vitoria SC na temporada de 1996/97)
.
O Vitoria terminaria novamente na 5ª posição da tabela classificativa da I Liga de 1996/97 renovando a participação nas provas europeias de clubes. Nesta competição europeia o Vitoria fez um dos mais elevados feitos da sua história. Eliminou uma super potência do futebol da Europa. O Parma de Itália foi o adversário que saiu no caminho do Vitoria na 1ª eliminatória da Taça Uefa de 1996/97. Na 1ª mão disputada em Itália os vimaranenses foram derrotados por 2-1.
.
No jogo da 2ª mão disputado no Estádio D. Afonso Henriques o Vitoria espantou toda a Europa, realizando uma exibição de gala, derrotando os italianos por 2-0 com golos de Ricardo Lopes e Vítor Paneira, eliminando o Parma, considerado um sério candidato à conquista do troféu.
.
(Escapando a um adversário)
.
(Festejando com Edinho a eliminação do Parma)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1996/97)
.
(Pela Selecção Olimpica de Portugal)
.
(Por Portugal disputando um lance com Roberto Carlos do Brasil)
.
(Selecção Olimpica de Portugal em 1996)
.
Em face de tão evidentes qualidades e exibições protagonizadas por Capucho o cerco montando para a sua aquisição por outros clubes começou a apertar. O Vitoria tinha pouca margem de manobra para negociar o jogador pois apenas estava vinculado a um contrato com mais uma temporada de duração. O clube vimaranense estava perante duas alternativas: ou vendia o passe do jogador no final da época de 1996/97 realizando assim alguma quantia monetária, ou mantinha o jogador ate ao final do contrato sem qualquer contrapartida financeira.
.
Apesar de diminutos reditos alcançados pelo Vitoria nesta negociação, isto em face do valor do jogador, o FC Porto acabou por adquirir os seus serviços para a temporada de 1997/98 e permanecer no clube das Antas por 6 temporadas consecutivas.
.
(No FC Porto em 1997/98)
.
(Em acção pelo FC Porto em 1997/98)
.
Capucho era a principal aquisição do FC Porto treinado pelo seu conhecido António Oliveira para a temporada de 1997/98 cujo o primordial objectivo era a conquista do tetra campeonato nacional.

Chegou as Antas para substituir o brasileiro Edmilson e o búlgaro Kostadinov e dotar a equipa portista de maior capacidade no jogo de um contra um, tirando assim partido da sua excelente propensão de municiador de ataque para o avançado Mário Jardel.
.
A época nas Antas não começou da melhor maneira pois a turma azul e branca perdeu a Supertaça Cândido de Oliveira para o Boavista FC. Todavia, iria alcançar a dobradinha com a conquista do Campeonato Nacional da 1ª Liga e da Taça de Portugal na edição de 1997/98.
.
O FC Porto completava assim a conquista de quatro campeonato nacionais consecutivos com o internacional português Capucho a contabilizar 30 jogos oficiais concretizando 4 golos. Começava aqui a formar-se uma tripla de ataque que ficou na história do FC Porto, com Capucho, Drulovic e o brasileiro Mário Jardel. Capucho era um extremo direito nato, com uma capacidade de progressão no terreno com a bola controlada, sempre em busca da linha de fundo para cruzar para o goleador Mário Jardel.

A Taça de Portugal disputada no Estádio do Jamor o FC Porto levou de vencida o SC Braga por 3-1 arrebatando dessa forma aquele troféu.
.
A segunda época de Capucho no FC Porto seria o ano da afirmação. Com a saída de Sérgio Conceição, Capucho ganhou uma preponderância maior na formação portista. Já com Fernando Santos como treinador principal, Capucho conquistaria o histórico penta campeonato do FC Porto, juntando ainda ao seu pecúlio a Supertaça Cândido de Oliveira. Depois de vencer o SC Braga nas Antas por 1-0 no jogo da 1ª mão daquela decisão, o FC Porto empatou a 1-1 no jogo da 2ª mão no Estádio 1º Maio em Braga no dia 9 de Setembro de 1998, com o golo do azuis e brancos a ser apontando pelo aqui recordado Capucho aos 68 minutos.
.
(No FC Porto em 1998/99)
.
(Equipa do FC Porto em 1998/99)
.
O n.º 21 do FC Porto foi decisivo na equipa que conquistou o Campeonato Nacional da 1ª Liga na temporada de 1998/99 que representava o 5º troféu nacional consecutivo na categoria, alinhando o internacional português em 33 partidas e apontando 6 golos.
.
Destaque ainda no final da época de 1998/99 para a concretização do seu primeiro golo com a camisola das quinas num jogo em que Portugal venceu a Eslováquia por 1-0 no dia 5 de Junho de 1999.
.
(No FC Porto na época de 1998/99)
.
(Equipa do FC Porto na temporada de 1998/99)
.
Nas épocas de 1999/00 e 2000/01 o FC Porto com Fernando Santos não conseguiu conquistar o ceptro nacional que perdeu para o Sporting CP e Boavista FC.
.
Em 1999/00 Capucho alinhou em 32 partidas, sendo o autor de 6 golos no campeonato nacional. Juntou novo troféu à sua galeria com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira.
.
(Frente ao SC Farense na época de 1999/00)
.
(Equipa do FC Porto na época de 1999/00)
.
(Representando Portugal)
.
Em 2000/01 fez 33 jogos no nacional maior e apontou novamente 6 golos repetindo o pecúlio da temporada anterior. Na Taça de Portugal, na qual o FC Porto saiu vencedor, Capucho alinhou em 5 partidas e concretizou 3 golos.
.
(Frente à UD Leiria na época de 2000/01)
.
(Equipa do FC Porto no ano de 2000/01)
.
(No FC Porto em 2000/01)
.
(Com a camisola do FC Porto na época de 2000/01)
.
(Frente ao Sporting CP na época de 2000/01)
.
(Festejando com Rui Costa um golo de Portugal)
.
(Representando Portugal frente a Inglaterra)
.
(Selecção de Portugal no Euro 2000)
.
(Com a camisola de Portugal)
.
(Selecção de Portugal no ano 2000)
.
(Frente ao Sporting CP)
.
(Com o equipamento do FC Porto no seu estilo perfeito)
.
Capucho integrou ainda as formações do FC Porto da era Mourinho. Em 2001/02 o FC Porto efectuou uma época muito fraca, onde Octávio Machado foi o técnico inicial da equipa mais tarde substituído por José Mourinho.
.
(No FC Porto em 2001/02)
.
(Em acção pelo FC Porto)
.
(Equipa do FC Porto em 2001/02)
.
(O n.º 21 em acção pelo FC Porto)
.
(Festejando a conquista da Taça de Portugal)
.
Mas a época seguinte, que de resto seria a ultima de Capucho no FC Porto, foi recheada de êxitos. O FC Porto e Capucho particularmente, conquistaram a nível nacional a Supertaça Cândido de Oliveira, o Campeonato Nacional da 1ª Liga e a Taça de Portugal frente ao U. Leiria.

Todavia, o grande feito dessa época de 2002/03 foi a conquista da Taça Uefa pelo FC Porto na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha no dia 21 de Maio de 2003 frente ao Celtic de Glasgow. Em jogo arbitrado por Lubos Michel da Eslováquia, Capucho alinhou como titular na equipa portista sendo substituído já no decorrer do prolongamento por Marco Ferreira. O FC Porto venceu a partida por 3-2 e concretizou um feito histórico com a conquista do prestigiado troféu da Taça Uefa.
.
Terminada a época de 2002/03, Capucho abandonou os azuis e brancos após seis anos ininterruptos de ligação ao clube. Seduzido por novos objectivos profissionais acabou por rubricar um contrato valido por duas épocas com os escoceses do Glasgow Rangers.
.
(Segurando o troféu da Taça de Portugal)
.
(Com a camisola do FC Porto)
.
(Festejando com os companheiros a conquista da Taça Uefa)
.
(Capucho em acção no jogo da final da Taça Uefa frente ao Celtic)
.
(Exuberantes festejos de Capucho)
.
(Em acção com a camisola do FC Porto)
.
(Mais uma arrancada de Capucho no FC Porto)
.
(Equipa do FC Porto em 2002/03)
.
(Num duelo frente ao SL Benfica em 2002/03)
.
(Ultrapassando um adversário no limite do campo)
.
(No desafio frente ao Vitoria de Guimarães em 2002/03)
.
(Segurando a Taça Uefa conquistada em Sevilha)
.
(Equipa do FC Porto em 2002/03)
.
(No FC Porto em 2002/03)
.
(Em acção pelo FC Porto em 2002/03)
.
(Lance de cabeça no FC Porto na época de 2002/03)
.
(Mascarado no desafio frente ao Sporting CP)
.
Assim, em 2003/04 Capucho inicia a sua experiência no futebol internacional ao serviço do Glasgow Rangers. Mas as coisas não lhe correram de feição. Apesar de frequentemente utilizado as suas exibições não lograram convencer a exigente massa adepta dos escoceses. Alinhou em 32 jogos e marcou 6 golos. Terminou a época a treinar na equipa de reservas e no final da temporada rescindiu amigavelmente o contrato que o ligava aos escoceses.
.
(No Glasgow Rangers na época de 2003/04)
.
(Com a camisola dos Rangers da Escócia)
.
(Em acção pelo Glasgow Rangers na época de 2003/04)
.
(Foi o n.º 20 na época de 2003/04)
.
(Glasgow Rangers)
.
Prosseguiu a sua carreira nos espanhóis do Celta de Vigo onde foi a principal aquisição dos galegos para a temporada de 2004/05 com vista ao regresso à máxima divisão do futebol espanhol. No início da temporada na 2ª Divisão espanhola Capucho foi praticamente titular nas primeiras jornadas da prova, mas os resultados da equipa não era nada agradáveis em face do objectivo pretendido. O técnico Fernando Vázques foi operando diversas alterações no quadro galego que atingiu Capucho que foi perdendo preponderância na equipa.
.
(No Celta de Vigo em 2004/05)
.
(Equipa do Celta de Vigo na temporada de 2004/05)
.
No final da temporada o Celta de Vigo acabou por atingir o objectivo delineado ascendendo à 1ª Liga espanhola. Capucho abandonaria a equipa galega e também a sua carreira de jogador profissional de futebol. Ainda esteve no início temporada de 2005/06 nas cogitações do Vitoria Sport Clube bem como do Moreirense, mas acabou por não se concretizar a transferência.
.
Actualmente, Nuno Capucho com 36 anos de idade, mantém-se ligado à modalidade em que se notabilizou, pertencendo aos quadros do futebol de formação do FC Porto, onde desempenha funções de técnico.


Autor: Alberto de Castro Abreu

tem uma mensagem na sua caixa do correio!!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter