Glórias do Passado: Zé Carlos

 

Zé Carlos


O guarda-redes internacional brasileiro Zé Carlos representou o Vitoria na temporada de 1994/95, a única em Guimarães, na equipa então liderada pelo mister Quinito, que brilhantemente conquistou o 4º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

José Carlos da Costa Araújo nasceu na cidade do Rio de Janeiro no Brasil no dia 7 de Fevereiro de 1962. Foi um dos mais conceituados guarda-redes brasileiros nos finais da década de 80 e princípios da década de 90, chegando mesmo a representar a principal selecção brasileira de futebol.

A sua carreira sénior iniciou-se em 1983 no Americano FC, clube sedeado em Campo Goytacazes no Rio de Janeiro. No mesmo ano entrou no clube lhe viria a dar maior projecção, o CR Flamengo do Rio de Janeiro, uma das mais importantes agremiações desportivas e onde Zé Carlos jogaria cerca de 10 anos.

Em 1984 teve uma passagem pelo Rio Branco, o mais popular clube do Estado do Espírito Santo, regressando no final de ano ao CR Flamengo, onde desenvolveu a sua carreira. Apenas a partir do ano 1986 é que Zé Carlos tornou-se o guarda-redes titular da equipa carioca e começou a ganhar os primeiros títulos da sua carreira.
Ainda como suplente no CR Flamengo havia ganho já a Copa Rio de Janeiro em 1985, mas como principal guarda-redes dos rubro negro conquistou o Estadual Carioca em 1986 e a Copa do Rio de Janeiro novamente.
.
(Equipa do CR Flamengo em 1986)
.
(Zé Carlos com a camisola do CR Flamengo)
.
A partir de 1987 afirmou-se definitivamente como um dos melhores guarda-redes brasileiros na defesa da baliza da equipa carioca que naquela altura era um verdadeiro papa títulos, pois contava com jogadores de craveira internacional como Aldair, Jorginho, Zico, Júnior e Renato Gaúcho, entre outros.

Pese embora as qualidades reveladas e o reconhecimento nacional em relação aos seus desempenhos ao serviço do CR Flamengo, de tal forma que passou a merecer varias convocatórias para representar a selecção brasileira, a verdade é que a opinião dos exigentes adeptos rubro negros nunca foi unânime em relação à sua pessoa e por alguma vezes foi vaiado, injustamente, em pleno Maracanã.
.
Em 1987 conquistou o mais importante troféu brasileiro de clubes, quando o CR Flamengo se sagrou Campeão Brasileiro. No mesmo ano, ao serviço da Selecção Olímpica do Brasil venceu o Torneio Pré-Olimpico.
.
(Equipa do CR Flamengo em 1987)
.
(Em 1987 a equipa do CR Flamengo com Zé Carlos)
.
(Zé Carlos carregando o troféu do brasileirão de 1987)
.
(Equipa do CR Flamengo em 1987)
.
(No ano de 1987 a equipa do CR Flamengo)
.
Alias, em 1988, no decorrer dos Jogos Olímpicos de Seul, o Brasil conquistou a medalha de prata na competição de futebol, com Zé Carlos a ser um dos membros da equipa olímpica brasileira como suplente do guarda redes Taffarel, pelo que poucas vezes foi utilizado. Nesse ano, com a Selecção do Brasil, conquistou ainda o Torneio Bicentenário da Austrália.

Ao serviço da Selecção Olímpica do Brasil, Zé Carlos contabilizou 10 internacionalizações, em partidas onde a canarinha venceu 6 jogos, perdeu 1 e empatou 3, com o guardião Zé Carlos a consentir 8 tentos em todos esses encontros.
.
O ano de 1988 foi para Zé Carlos, também ao nível de clubes, um ano recheado de honrosas conquistas de onde se destaca a vitoria do CR Flamengo na Copa Guanabara e em Torneios internacionais de prestigio como a Taça Kirin ou o Torneio Colombiano Huelva em Espanha.
.
(Zé Carlos com Zico, uma das maiores lendas do futebol mundial, na equipa do CR Flamengo)
.
No ano seguinte venceu mais uma vez a Copa Guanabara e ainda aquele que foi o seu principal titulo ao serviço da Selecção do Brasil, quando conquistou a Copa América de Selecções em 1989. Ao nível de selecção brasileira o ponto alto da sua carreira seria mesmo a participação no Campeonato do Mundo de Itália de 1990, integrando o lote de 22 convocados pelo seleccionador brasileiro Sebastião Lazaroni para disputar a competição.

Zé Carlos, a quem foi atribuído o n.º 22 no Mundial de 90 em Itália, era o terceiro guarda redes naquela selecção brasileira, atrás de Taffarel do Internacional de Porto Alegre, que era o titular e Acácio, na altura a representar o Vasco da Gama, mas que também iria jogar em Portugal, que era o principal suplente. Mesmo assim, ainda alinhou em dois encontros relativos às eliminatórias sul americanas destinadas a apurar as selecções que iriam disputar aquele Campeonato do Mundo em 1990.

Na Selecção A do Brasil, Zé Carlos contabilizou 3 internacionalizações, em jogos em que apenas sofreu 1 golo, com a canarinha a vencer dois encontros e a empatar outro.
Pelo CR Flamengo conquistou em 1990 mais dois troféus em dois prestigiados torneios internacionais de clubes, concretamente com a vitória na Taça Marlboro e na Taça Sharp, mas o mais importante seria a vitória na Copa do Brasil desta época.
.
(Equipa do CR Flamengo em 1989)
.
(Zé Carlos não conseguiu evitar o golo da equipa do Botafogo)
.
(Equipa do CR Flamengo em 1989)
.
(Zé Carlos com a camisola do CR Flamengo)
.
(Equipa do CR Flamengo em 1990)
.
(Em 1990 a equipa do CR Flamengo)
.
Em 1991 conquistaria mais títulos oficiais pelo CR Flamengo. O popular mengão conquistou o Campeonato Estadual Carioca de 1991 e a Taça da Cidade do Rio de Janeiro, sendo estes os últimos troféus conquistados na sua primeira passagem pelo clube da cidade maravilhosa.
.
(Equipa do CR Flamengo em 1991)
.
No primeiro semestre do ano de 1992 representou o Cruzeiro de Belo Horizonte. Foi efémero porem a permanência na capital mineira, pois em meados desse ano transferiu-se para o futebol português, para a sua primeira aventura fora do seu país natal.

Chegou ao SC Farense treinado pelo catalão Paco Fortes, como um experiente e conceituado guardião de 30 anos de idade, para substituir o guarda-redes Lemajic que havia rumado ao Bessa para representar o Boavista FC.
.
No SC Farense, Zé Carlos esteve duas temporadas, em 1992/93 e 1993/94, sempre treinado pelo mesmo técnico. Em ambas as épocas foi titular indiscutível na baliza dos leões do Algarve, alinhando em 27 partidas na primeira época e em 30 na segunda, deixando à condição de suplente os guarda-redes portugueses Luís Manuel e Candeias.
.
(Plantel do SC Farense na época de 1992/93)
.
(No SC Farense na temporada de 1992/93)
.
Fez a sua estreia com a camisola do SC Farense e em relvados portugueses no dia 30 de Agosto de 1992 no Estádio 22 de Julho na cidade de Famalicão, em partida a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão que opunha famalicenses aos algarvios. Nesse encontro o FC Famalicão venceu por 1-0 com um tento da autoria do avançado Mihtarsky.
.
Defrontou o Vitoria de Guimarães, aquele que viria a ser o seu futuro clube, oficialmente pela primeira vez no dia 18 de Abril de 1993 no Estádio de S. Luís em Faro em jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, em que o SC Farense numa radiante tarde de sol goleou os vimaranenses por 4-1, com o tento do Vitoria a ser apontado aos 70 minutos por Paulo Bento.
.
(Equipa do SC Farense na época de 1992/93)
.
(Plantel do SC Farense na temporada de 1993/94)
.
(Em 1993/94 no SC Farense)
.
(Equipa do SC Farense na temporada de 1993/94)
.
No final da época de 1993/94 o guarda-redes Brassard deixou o Vitoria regressando ao SL Benfica no final do contrato de empréstimo de uma temporada. Para a época de 1994/95 foi contratado o internacional brasileiro Zé Carlos que assim integraria o plantel do Vitoria às ordens do mister Quinito onde já se encontrava os guarda-redes portugueses Madureira e o jovem Nuno Espírito Santo.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1994/95)
.
À partida, Zé Carlos seria o guarda-redes principal do Vitoria. E assim foi, Zé Carlos começou como titular na baliza do Vitoria. Todavia, à 10ª jornada, depois de uma derrota do Vitoria no Estádio das Antas frente ao FC Porto por 3-0, Quinito decidiu dar uma oportunidade a Madureira que assim foi o titular no encontro da semana seguinte frente ao Gil Vicente FC.
.
Todavia, o azar haveria de bater à porta do português Madureira que nesse encontro frente aos gilistas se lesionou com gravidade, sendo substituído pelo jovem Nuno que era assim lançado na baliza do Vitoria.
.
(No Vitoria SC na temporada de 1994/95)
.
Zé Carlos regressou à baliza do Vitoria na 12ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão num empate dos vimaranenses em Chaves, frente ao Desportivo local por 1-1. Porem, também Zé Carlos foi vítima do azar e à 15ª jornada no Estádio do Restelo, já perto do final do encontro entre o Vitoria e o CF Belenenses, lesionou-se também com gravidade cedendo o seu lugar a Nuno.

A partir de então, Nuno foi o dono da baliza do Vitoria. Zé Carlos ainda regressaria à 22ª jornada para realizar aquele que seria o último jogo do internacional brasileiro com a camisola do Vitoria de Guimarães. Esse jogo correu muito mal a Zé Carlos. Apesar de o Vitoria ter vencido o encontro frente ao Beira Mar em Aveiro por 2-3, o guarda redes do Vitoria foi o evidente culpado nos dois lances dos golos aveirenses.

Caracteristicamente, Zé Carlos era um guarda-redes alto, com uma excelente envergadura, bons reflexos e uma elasticidade assinalável. Se em Faro foi um guarda-redes das defesas impossíveis, ágil e seguro e onde a regularidade era o seu toque essencial, já em Guimarães, revelou muita lentidão nos movimentos e dificuldades no jogo aéreo.

Pelo Vitoria estreou-se oficialmente na 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1994/95 no Estádio Municipal de Guimarães num encontro entre o Vitoria e o Boavista FC, em que os vimaranenses venceram por 2-0 com golos de Pedro Barbosa e Pedro Martins.
.
Pelo Vitoria contabilizou assim 15 jogos no Campeonato Nacional, sendo que Madureira, com 1 jogo realizado e Nuno com 20 jogos, foram os outros guarda-redes utilizados pelo Vitoria Sport Clube. Manifestamente, não foi ao serviço do Vitoria um guarda-redes feliz e por esse facto não viu renovado o contrato que o ligava ao conjunto da cidade berço.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1994/95)
.
Na época seguinte ainda permaneceu em Portugal para representar o FC Felgueiras que acabava de subir à 1ª Divisão Nacional. No FC Felgueiras, apesar de ostentar o n.º 12, foi o guarda-redes principal, tendo como suplente Lopes, também ele um ex jogador do Vitoria.
.
A equipa felgueirense, treinada por Jorge Jesus e onde a principal estrela era Sérgio Conceição, não conseguiu resistir ao poderio dos adversários e acabou por ser relegada novamente à 2ª Divisão de Honra no final da época de 1995/96.
.
(Zé Carlos no FC Felgueiras)
.
(Equipa do FC Felgueiras na temporada de 1995/96)
.
Zé Carlos que alinhou em 26 jogos oficias no Nacional maior pelo FC Felgueiras, fez a sua estreia na 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1995/96 no Estádio Dr. Machado de Matos em Felgueiras, no desafio que terminou empatado 2-2 entre o FC Felgueiras e o GD Chaves.
.
(No FC Felgueiras na época de 1995/96)
.
(Plantel do FC Felgueiras na temporada de 1995/96)
.
(Com a camisola do FC Felgueiras na temporada de 1995/96)
.
No final da época em Portugal, retornou ao Brasil para realizar o 2º semestre do ano de 1996 ao serviço do CR Flamengo, o principal clube da sua historia, onde ainda conquistou o Campeonato Estadual Carioca, a Taça da Cidade do Rio de Janeiro e a Copa Guanabara, todos no ano de 1996.

Foi nesta altura que adicionaria um elemento histórico importante na sua carreira de jogador do CR Flamengo. Aos assinaláveis 352 efectuados com a camisola do popular clube da Gávea, Zé Carlos adicionou a obtenção de um golo num jogo de carácter oficial.
.
Ocorreu no dia 27/02/1997 no Estádio Vivaldo Lima em Manaus. Defrontavam-se o Nacional e o CR Flamengo para a Copa do Brasil. A um minuto do final do encontro, já o mengão vencia por 2-5, quando o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor do conjunto da cidade do Rio de Janeiro. Zé Carlos, que foi o guarda-redes do CR Flamengo nesse encontro foi desafiado pelos companheiros a converter o castigo máximo, o que conseguiu, vencendo assim o encontro por 2-6, com o guardião internacional brasileiro, naquela altura com 35 anos de idade, a apontar o único golo oficial da sua carreira.
.
(Equipa do CR Flamengo na temporada de 1996)
.
Neste regresso ao CR Flamengo, o guardião Zé Carlos apenas permanceu por um ano já que no segundo semestre do ano de 1997 seguiu para a Bahia para representar o Vitoria da Bahia no Campeonato Nacional.

Seguiu-se na sua carreira as formações do Esporte Clube XV de Novembro da cidade de Piracicaba no interior do Estado de S. Paulo onde disputou o estadual paulista de 1999. Mais tarde representou o América do Rio de Janeiro onde jogaria o Campeonato Nacional da 1999.

O seu último clube como jogador de futebol foi o Tubarão FC, clube da cidade de Tubarão no Estado de Santa Catarina no Brasil, onde em 2000 ainda venceu o Torneio Selectivo Catarinense de 2000.
.
Depois de encerrar a notável carreira de jogador profissional, Zé Carlos permanece ligado ao futebol, nomeadamente, como supervisor desportivo no América do Rio de Janeiro.


Autor: Alberto de Castro Abreu

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2009/interna/0,,OI3858004-EI13759,00-Exgoleiro+do+Flamengo+se+encontra+em+estado+grave.html

de acordo com a fonte ex goleiro do flamengo se encontra internado em estado grave devido a m cancer no abdomen que ja teria tomado conta do sistema digestivo
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter