Glórias do Passado: Emerson Almeida

 

Emerson Almeida


Emerson Heitor de Almeida, nasceu no dia 17 de Setembro de 1972 na cidade de Araranguá, município situado na zona litoral do extremo sul do Estado de Santa Catarina, bem no sul do Brasil e foi durante 2 épocas jogador no Vitoria Sport Clube.

Ainda muito jovem, Emerson começou a destacar-se no seu pais natal essencialmente ao serviço das formações do Criciuma EC ou do Joinville EC, ambas do Estado de Santa Catarina.
.
Seria contratado pelo Vitoria de Guimarães no início da época de 1994/95, rubricando com os minhotos um contrato com validade para três temporadas.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1994/95)
.
Emerson chegava a Portugal proveniente do Joinville EC, como uma das principais aquisições do Vitoria SC para a nova temporada em que teria no mister Quinito o treinador que guindaria o clube de novo aos lugares cimeiros do futebol português, objectivo que tinha sido falhado nas duas épocas anteriores.
.
Emerson ingressava no Vitoria SC com apenas 22 anos de idade trazendo consigo excelentes referências futebolísticas, de onde se destacava, essencialmente, a inclusão do seu nome no lote dos 40 pré-seleccionados do seleccionador brasileiro Carlos Alberto Parreira para representar a selecção canarinha no Mundial de 1994, competição que seria disputada nos Estados Unidos da América, de onde o Brasil saiu como treta-campeão mundial.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1994/95)
.
Naturalmente, foi gerada uma enorme expectativa junto dos adeptos vitorianos relativamente ao seu nome e aquilo que Emerson poderia fazer com a camisola do Vitoria SC. Por seu turno, Emerson, apesar de jovem, pretendia aproveitar a oportunidade para se impor no futebol português e no europeu em geral.

Emerson Almeida, preferencialmente, ocupava a posição de médio centro atacante, revelando-se muito tecnicista e talentoso, bem como senhor de um forte remate com o pé direito que usualmente recorria na execução de pontapés desferidos de fora da grande área ou na cobrança de livres directos.

Era um jogador que denotava pura classe em todas as acções que empreendia, porem, sofria de um dos grandes males do típico jogador brasileiro quando chega ao futebol europeu e essencialmente ao português. Tinha muita dificuldade em libertar-se das marcações cerradas de que era alvo e revelava muita lentidão de movimentos nas desmarcações o que o tornava presa fácil para os adversários.
.
Com o tempo foi-se adaptando ao nosso futebol, mas em Guimarães teve sempre enorme concorrência para o sector onde preferencialmente gostava de se exibir. Se na primeira época teve a concorrência de jogadores como Dane, Pedro Barbosa ou mesmo Zahovic, já na segunda temporada com o Rei D. Afonso Henriques ao peito, Emerson teve ainda como concorrente directo o internacional português Vítor Paneira.
.
(Com a camisola do Vitoria SC na temporada de 1994/95)
.
Na primeira época em Guimarães, Emerson Almeida alinhou em 5 partidas a tempo inteiro e 17 incompletas. Ao longo desses 22 desafios que alinhou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1994/95, Emerson apontou 4 golos no decorrer da prova em que o Vitoria terminou em 4º lugar alcançando deste modo o acesso as competições internacionais de clubes.

A estreia oficial de Emerson com a camisola do Vitoria SC ocorreu na noite do dia 24 de Setembro de 1994, no Estádio Municipal de Guimarães, no desafio que opôs o Vitoria SC ao Beira Mar SC a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sob a arbitragem de João Mesquita da A.F. Porto.

Num desafio realizado sobre um relvado do recinto vimaranense em muito bom estado e numa noite com algum frio típico do inicio do Outono em Portugal, o Vitoria SC teve muitas dificuldades para levar de vencida a formação aveirense treinada por Rodolfo Reis que engendrou um esquema defensivo que criava imensas dificuldades à manobra atacante da equipa da casa.

Por isso, ao intervalo Quinito, sempre audaz, decidiu operar a primeira substituição na equipa, retirando o zairense N´Dinga e lançando pela primeira vez em Portugal e ao serviço do Vitoria SC o criativo médio centro Emerson Almeida.

O Vitoria SC acabou por vencer aquela partida no último minuto do encontro com um fantástico golo da autoria do defesa central brasileiro Tanta.

O primeiro golo oficial obtido por Emerson Almeida com a camisola do Vitoria SC aconteceu no dia 20 de Novembro de 1994, também no Estádio Municipal de Guimarães, no último minuto do encontro disputado entre os vimaranenses e o Gil Vicente FC a contar para o nacional maior. O Vitoria SC que já vencia por 2-1, viu assim aumentada a vantagem para 3-1 com o golo apontado por Emerson aos 90 minutos numa partida em que o médio brasileiro foi titular na equipa vimaranense.

Relativamente a esta sua primeira época em Guimarães haverá que destacar ainda o fantástico golo que Emerson marcou no empate a 3-3 no jogo entre o FC Tirsense e o Vitoria de Guimarães.

No dia 12 de Dezembro de 1994, perante uma enorme falange de apoio vitoriana que lotava por completo o Estádio Abel Alves de Figueiredo em Santo Tirso, o Vitoria SC e a equipa da casa protagonizaram um fantástico jogo futebol com golos e muita emoção, disputado num encharcado relvado que cedo sucumbiu à intempérie que se abatia sobre o norte de Portugal há vários dias.

Nesse desafio adiantou-se o FC Tirsense no marcador por intermédio do defesa Rui Gregório logo aos 13 minutos. Aos 28 minutos já Quim Berto empatava para o Vitoria de Guimarães para logo de seguida Dane colocar os vimaranenses na frente do marcador.
.
Reagiu o FC Tirsense que empatou pelo brasileiro Evandro aos 39 minutos e ainda antes do intervalo colocou o resultado em 3-2 a favor dos da casa com um golo do lateral esquerdo Cabral. Já no decorrer do segundo tempo, Emerson entraria aos 64 minutos para o lugar de Dane, para apenas cinco minutos depois apontar o golo do empate, num fantástico pontapé desferido de muito longe da baliza adversaria. Estava consumado assim a igualdade a três bolas.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1994/95)
.
Emerson, que no plantel do Vitoria SC, era tido como o primeiro suplente titular, permaneceu em Guimarães na época seguinte, com o objectivo claro de se impor definitivamente no futebol português. As portas até pareciam bem escancaradas para o efeito devido essencialmente à saída de Pedro Barbosa para o Sporting CP.
.
(No Vitoria SC na época de 1995/96)
.
O Vitoria SC contrataria, todavia, para a época de 1995/96 o médio Vítor Paneira o que deixou Emerson Almeida novamente com concorrência de peso. Tanto com o treinador Vítor Oliveira, como mais tarde com Jaime Pacheco, Emerson nunca passou da condição de suplente no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1995/96.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1995/96)
.
Alinhou somente em 1 jogo durante os 90 minutos da partida, com os restantes 19 encontros em que foi utilizado a faze-lo em tempo parcial. Apontou nesta segunda época em Guimarães apenas 2 golos.
.
(Em 1995/96 no Vitoria SC)
.
O Vitoria SC colocou o médio Emerson na lista dos disponíveis para a época que se seguia, que seria a ultima de contrato com os vimaranenses. Acabou por ser emprestado ao CF Belenenses na temporada de 1996/97, onde encontrou como técnico principal o mister Quinito o seu primeiro treinador em Portugal.
.
O CF Belenenses que naquela altura passava por imensas dificuldades financeiras teve uma época atribulada acabando porem por garantir a manutenção na 1ª Divisão Nacional. Não foi para Emerson um ano melhor do que aqueles que tinha passado em Guimarães, pois se aqui não era titular, no Restelo raramente era utilizado.
.
(No CF Belenenses na temporada de 1996/97)
.
Apenas alinhou em 11 encontros no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1996/97, onde concretizou apenas um golo, na partida que o CF Belenenses realizou no Estádio Municipal de Chaves frente à equipa transmontana do GD Chaves.
.
Foi à passagem da 10ª jornada da competição, concretamente na tarde do dia 17 de Novembro de 1996, em que o GD Chaves empatou a 2-2 com o CF Belenenses. Emerson apontou aquele que foi o golo do empate final ao minuto 80 depois de ter entrado em campo aos 74 minutos para substituir Lito.
.

(Plantel do CF Belenenses na época de 1996/97)
.

(Em acção pelo CF Belenenses na temporada de 1996/97)
.
Sem sucesso em Portugal, Emerson regressou ao seu pais e ai desenvolveu a sua carreira, de onde se destaca a presença na equipa do CN Marcílio Dias, da cidade de Itajai, no Estado de Santa Catarina, no ano de 2002, participando no Campeonato Estadual Catarinense da 1ª Divisão.
.
Emerson Almeida, actualmente com 34 anos de idade, reside na sua cidade natal Araranguá, onde desempenha a actividade de despachante credenciado. Alem disso, possui na cidade de Araranguá um complexo desportivo com o nome de Centro de Treinamento Emerson Almeida.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Este Emerson nunca conseguiu impor-se em Portugal.
Foi sempre um jogador irregular.
No Belenenses, lembro-me da sua fragilidade física e da sua lentidão.
 
EU ERA MUITO JOVEM, POR ISSO NÃO POSSO DIZER SE ELE FOI OU NÃO UM GRANDE JOGADOR, ALÉM DISSO O CAMPEONATO PORTUGUÊS TINHA POUCO DESTAQUE AQUI NO BRASIL, MAS SEI QUE AQUI EM ARARANGUÁ O ÉMERSOM É RESPEITADO POR TODOS, TALVES NÃO PELO ATLETA QUE FOI MAS PELO HOMEM QUE É.
 
emerson foi um grande jogador, por ter passado em vários clubes e é um grande ser humano e amigo acima de tudo. tive o prazer de ter uma grande amizade apezar de pouco tempo, mais muito intenso. um abraço, Xisto!
 
Tinha um toque magico, dificilmente errava uma passe. Pena que era muito lento e gostava de sair nas noitadas. Chutava muito bem de fora da área.
 
era muito tecnico dificil de errar um passe era craque
 
pena que parou de jogar cedo aos 30 anos poderia esta a jogar ainda e com muita experiencia
 
foi campeao catarinense em 91 e 93 em 91 fez o gool do titulo estadual contra a chapecoense em 92 jogou e fez gool na libertadores e 93 salvou o criciuma com um goolaco contra o atletico paranaense em curitiba ele fez historia em criciuma
 
ele ja esta com 37 anos e mesmo assim continua jogando muito bem! ele esta jogando um campeonato no balneario morro dos conventos, em ararangua, e fez um lindo gol pelo time dele.
 
Niguem precissa falar para mim o grande jogador que ele e, eu joguei
com ele no juvenil do Criciuma e na quela epoca ele ja brilhava muito.

Valeu Parceiro!!!!!!!!!!!

Frank Veiga.
Miami,FL,USA
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter