Regista a história do futebol português que o Clube Desportivo Feirense foi fundado no dia 19 de Março do ano de 1918 tendo a sua sede na Vila da Feira, actual concelho de Santa Maria da Feira.
A equipa que inicialmente equipava com camisola listada de cores vermelha e preta, realizou o seu primeiro desafio de futebol no dia 4 de Maio de 1924 na Vila da Feira onde venceu a formação do Lourosa por 2-1.
Apenas na temporada de 1930/31 é que o CD Feirense participou pela primeira vez numa prova oficial. Disputou o Campeonato de Promoção da Associação de Futebol de Aveiro numa altura em que já equipava a camisola de cor azul, mas com os calções e as meias de cor preta. No primeiro jogo oficial da sua história a equipa do CD Feirense perdeu em Cortegaça por 2-1.
A verdadeira viragem e evolução no rumo da história do CD Feirense deu-se com a entrada para a presidência da direcção do clube do Senhor Marcolino de Castro. Foi com ele à frente dos destinos do clube que a formação do CD Feirense atingiu o ponto mais alto do futebol português quando pela primeira vez na sua história disputou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Seria no reinado de Marcolino de Castro que o Clube Desportivo Feirense passou a utilizar o equipamento com as cores que actualmente usa, como camisola azul e calção branco.
Em 1955/56, o CD Feirense apurou-se participou pela primeira vez na 3ª Divisão Nacional. Na temporada de 1959/60 sagrou-se Campeão Distrital da A.F. Aveiro conquistando pela primeira vez este troféu regional que voltaria a vencer nas épocas de 1965/66 e 1967/68.
Juntaria a vitória no distrital de 1959/60 ao feito de atingir um lugar de acesso à 2ª Divisão Nacional que iria disputar pela primeira vez na época de 1960/61. Logo na segunda época na 2ª Divisão Nacional conseguiu o feito de subir pela primeira vez à 1ª Divisão Nacional do futebol português.
.
Venceu a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional da temporada de 1961/62 e dessa forma garantiu um lugar na elite do futebol português. Na época de 1962/63 na 1ª Divisão Nacional, a equipa do CD Feirense não conseguiu escapar ao último lugar da tabela classificativa sendo, em face disso, despromovida ao escalão secundário.
.
(Equipa do CD Feirense na época de 1962/63)
.
Naquele Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1962/63 o CD Feirense foi derrotado pelo Vitoria Sport Clube em ambos os encontros realizados na prova. No Campo da Amorosa, em Guimarães, o CD Feirense foi derrotado pelos vimaranenses por 2-1, enquanto que, no Estádio Marcolino de Castro, na Vila da Feira, recinto que foi inaugurado nesta época, o Vitoria SC voltou a vencer, desta feita, por 1-3.
.
O CD Feirense regressaria de novo ao convívio das principais equipas do futebol na nacional na época de 1977/78. Venceu a Zona Centro da 2ª Divisão Nacional na temporada de 1976/77. O CD Feirense beneficiou com o facto de ter sido deslocado da série da Zona Norte para a série da Zona Centro que havia sido criada precisamente nesta temporada.
.
(Equipa do CD Feirense na temporada de 1976/77)
.
Na 1ª Divisão Nacional da época de 1977/78 o CD Feirense voltou a ser o último classificado e, por isso, novamente relegado à 2ª Divisão Nacional. Nos confrontos com o Vitoria SC registou-se novamente mais duas vitórias da equipa da cidade berço de Portugal.
.
No Estádio Municipal de Guimarães, o Vitoria SC venceu o CD Feirense por 2-1. No pelado do Estádio Marcolino de Castro, apesar das dificuldades colocadas, os vimaranenses venceriam de novo pela margem mínima de 0-1.
.
(Equipa do CD Feirense na temporada de 1977/78)
.
(Plantel do CD Feirense na temporada de 1977/78)
.
(Equipa do CD Feirense na época de 1980/81)
.
Voltaria a disputar a 1ª Divisão Nacional na temporada de 1989/90 depois de ter vencido mais uma vez a Zona Centro da 2ª Divisão Nacional na época anterior. Contudo, mais uma vez foi efémera a passagem do CD Feirense pela principal liga portuguesa de futebol.
.
Foi novamente o último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão voltando a ser relegado ao segundo patamar das competições nacionais, desta feita, à 2ª Divisão de Honra que havia sido recentemente criada.
.
(Plantel do CD Feirense na época de 1989/90)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1989/90 o Vitoria goleou a equipa do CD Feirense no Estádio Municipal de Guimarães por uns contundentes 4-0. No jogo disputado pelos vimaranenses no Estádio Marcolino de Castro, na Vila da Feira, recinto de jogo já dotado de relva natural desde Setembro de 1987, o Vitoria alcançou um empate a 0-0.
.
Nesta equipa do CD Feirense destacava-se essencialmente pela sua juventude e por ser formada apenas por jogadores portugueses. Henriques Nunes que era o técnico naquela altura e foi-o ainda por vários épocas, como acontece presentemente, tinha sob o seu comando jogadores como os defesas Valido e Morgado, e o médio Resende que se sagraram Campeões do Mundo de Juniores em Riade por Portugal, e ainda, o jogador Pedro Martins que mais tarde viria a dar cartas no Vitoria de Guimarães e no Sporting CP.
.
(Equipa do CD Feirense na temporada de 1989/90)
.
A partir daquela época nunca mais a equipa do CD Feirense esteve na 1ª Divisão Nacional, passando a grande parte dos últimos anos da sua história a militar na 2ª Liga Portuguesa.
.
(Equipa do CD Feirense na época de 1990/91)
.
(Equipa do CD Feirense na temporada de 1994/95)
.
(plantel do CD Feirense na época de 1994/95)
.
(Plantel do CD Feirense em 1995/96)
.
(Novamente o plantel do CD Feirense na época de 1995/96)
.
(Plantel do CD Feirense na temporada de 1996/97)
.
(Novamente o plantel do CD Feirense para a época de 1996/97)
.
(Plantel do CD Feirense para a época de 1997/98)
.
(Plantel da equipa do CD Feirense na temporada de 1998/99)
.
(Equipa do CD Feirense na época de 2003/04)
.
Na última época, de 2006/07, o CD Feirense voltou a reencontrar o Vitoria de Guimarães em provas oficiais. Com os vimaranenses a militar na 2ª Liga portuguesa o CD Feirense jogou na 1ª volta no Estádio D. Afonso Henriques onde arrancou um empate a 1-1, com os golos a serem apontados por Ghilas para o Vitoria de Guimarães e por Márcio para os forasteiros.
O jogo da 2ª volta do campeonato redundou em novo empate entre CD Feirense e Vitoria SC, desta feita a 0-0. Este jogo ficaria marcado pela polémica do preço dos ingressos para os adeptos do Vitoria de Guimarães, com o presidente do clube de Santa Maria da Feira a faltar lamentavelmente ao compromisso assumido com os dirigentes do Vitoria, inflacionando os preços a cobrar aos vitorianos.
Quanto ao jogo, realizado no dia 7 de Abril de 2007 e sob arbitragem de Jorge Sousa, o CD Feirense, treinado por Henrique Nunes, alinhou com o seguinte onze inicial: Paiva; Márcio, Hélder Sousa, Luciano e Hernâni; Carlos Pinto, Vitinha e Cris; Gaúcho, Jorge Leitão e Gabi.
O Vitoria sob o comando de Manuel Cajuda apresentou a seguinte formação inicial: Nilson; Rissut, Sereno, Franco e Danilo; Otacilio, Desmarets e Flávio Meireles; Tchomogo, Brasília e Henrique. Na segunda metade entraraiam o médio Ghilas e o avançado Bacari.
.
(CD Feirense - Vitoria SC na época de 2006/07)
.
O Clube Desportivo Feirense, alem do futebol profissional de de formação em todas as faixas etárias, tem ainda outras modalidades desportivas como o cicloturismo, andebol, natação ou ginástica. No ciclismo, modalidade que o clube albergou durante alguns anos, destaca-se a vitória de Fernando Carvalho no ano de 1990 na 52ª Volta a Portugal em Bicicleta.
.
Este clube actua presentemente no Estádio Marcolino de Castro em Santa Maria da Feira e possui ainda um complexo desportivo de qualidade para apoiar a formação e a equipa de futebol profissional. Nesse local, esta projectado a construção do novo estádio do CD Feirense.
.
(Estádio Marcolino de Castro em Santa Maria da Feira)
.
(Complexo Desportivo)
.