Glórias do Passado: Caetano

 

Caetano


António de Oliveira Caetano, conhecido no futebol português simplesmente por Caetano, nasceu no dia 5 de Julho de 1966 em Santa Maria da Feira, e como jogador de futebol representou clubes como CD Feirense, CF Estrela da Amadora, CF Belenenses, SC Beira Mar e o Boavista FC onde actuou durante 10 temporadas.

Na sua longa carreira, Caetano representou por uma temporada apenas o Vitoria de Guimarães, concretamente na época de 1991/92, quando se transferiu do Boavista FC para os vimaranenses juntamente com Jaime Alves e Frederico, pela mão do técnico João Alves. De resto, este técnico português andou vários anos de “braço dado” com Caetano, quer como colega de equipa, quer como seu treinador.

Caetano fez grande parte da sua formação no CD Feirense, onde, com apenas 13 anos de idade, fez a sua primeira inscrição federativa na época de 1979/80. Nos escalões mais jovens Caetano era um jogador que se evidenciava de tal forma que era regularmente convocado para integrar os trabalhos das selecções nacionais portuguesas. Contabilizou um total de 23 internacionalizações em representação da Selecção de Portugal, divididas por 10 actuações pelo escalão de juvenis, 9 pelos juniores, e 4 na equipa de esperanças.

Com apenas 17 anos de idade integrou, na época de 1983/84, o plantel sénior do Boavista FC treinado pelo técnico Henrique Calisto onde ainda chegou a actuar em 2 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Fez ainda parte do plantel do Boavista FC nas épocas de 1984/85 e 1985/86 treinado por Mário Wilson, apenas em 21 jornadas da primeira temporada e mais tarde João Alves no período restante. Em ambas as épocas o Boavista FC classificou em lugares cimeiros da tabela, primeiro com uma 4ª posição e na segunda temporada com um 5º lugar. Quanto a Caetano foi utilizado em ambas as épocas em 7 ocasiões.
.
(Equipa do Boavista FC na temporada de 1985/86)
.
(Caetano com a camisola do Boavista FC)
.
Caetano, já com 20 anos de idade, ganhou maior preponderância na equipa do Boavista FC na temporada de 1986/87 onde foi utilizado em 18 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, no qual a formação axadrezada ficou classificada na 8ª posição da tabela.
.
(Equipa do Boavista FC na temporada de 1986/87)
.
(No Boavista FC de 1986/87)
.
Todavia, na temporada seguinte de 1987/88, Caetano voltou a não ser uma das primeiras escolhas sendo utilizado apenas em 3 partidas, razão pela qual, no final da época foi colocado na lista de dispensados do Boavista FC. É assim que Caetano irá reencontrar novamente João Alves como seu técnico.

É que, fora dos planos do Boavista FC, Caetano vai representar nas épocas de 1988/89 e 1989/90 o CF Estrela da Amadora onde irá integrar os anos de ouro da equipa tricolor da Reboleira. Ao serviço do CF Estrela da Amadora Caetano é titular e impõe-se definitivamente como um dos bons valores do futebol português.
.
(Com a camisola do CF Estrela da Amadora)
.
Ao serviço do CF Estrela da Amadora treinado por João Alves vai conquistar o seu primeiro troféu a nível nacional, que ocorre quando na época de 1989/90 a formação tricolor vence a final da Taça de Portugal ao SC Farense. Caetano é titular no jogo da final que terminou empatado, mas já não alinha no decisivo jogo da finalíssima que enfim encontra o vencedor da competição.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 1989/90)
.
(Equipa do CF Estrela da Amadora com Caetano)
.
Os brilhantes desempenhos protagonizados por Caetano ao serviço do CF Estrela da Amadora valeram-lhe o regresso ao Boavista FC, que na época de 1990/91 veio a ser treinado por João Alves. Nesta temporada vestido de axadrezado Caetano alinhou em 29 partidas oficiais do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Na época de 1991/92 o Vitoria de Guimarães, então treinado por João Alves, que havia chegado a meio da temporada anterior. O técnico português chamou a si a responsabilidade de escolher o lote de jogadores que iriam compor o plantel vimaranense que iria disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão com o claro objectivo de atingir os lugares que permitissem o acesso às competições internacionais de clubes.

Um dos jogadores escolhidos por João Alves para incorporar o plantel do Vitoria era precisamente Caetano que entretanto tinha terminado o seu vínculo contratual com o Boavista FC. Juntamente com Caetano, vieram também do Bessa, o defesa central Frederico e o médio Jaime Alves, jogadores da inteira confiança de João Alves.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1991/92)
.
(No Vitoria de Guimarães)
.
Muita celeuma e agitação criou na altura esta audácia vitoriana em contratar 3 titulares ao seu rival axadrezado. Estes 3 jogadores estariam ainda envolvidos numa polémica disputa entre o Vitoria de Guimarães e o Boavista FC na Liga de Clubes acerca da aplicação da Lei de Transferências, exigindo o clube axadrezado uma avultada quantia compensatória pela saída dos 3 atletas.
.
(Equipa do Vitoria na época de 1991/92)
.
Ao serviço do Vitoria, Caetano foi titular indiscutível na ala esquerda da formação vimaranense. Caetano era um jogador de perfil caracteristicamente defensivo que tanto podia actuar como lateral ou como médio. Destacava-se essencialmente pelas suas capacidades de trabalho, espírito de sacrifício, revelando-se um lutador ate ao ultimo minuto de jogo, além de uma elevada disciplina táctica que o tornava extremamente útil a qualquer formação.

Usava preferencialmente o pé esquerdo. Marcava bem e atacava com perigo sempre que lhe era possível avançar no terreno. Tudo dependia das ordens técnicas que levava para o terreno de jogo. Actuava em todo o flanco esquerdo. Pelo menos assim foi no Vitoria, pois tanto jogava a médio esquerdo como a lateral.
.
(Na equipa do Vitoria na temporada de 1991/92)
.
(No Vitoria Sport Clube)
.
(Na equipa do Vitoria da temporada de 1991/92)
.
Foi titular indiscutível na equipa vimaranense comandada por João Alves que teve um excelente desempenho ao longo da época de 1991/92, tendo terminando a prova classificado em 5º lugar da tabela. Não foi mais longe, essencialmente aos inúmeros pontos perdidos em jogos disputados na cidade de Guimarães, onde com alguns empates cedeu variadíssimos pontos. Contudo, esse 5º lugar final, permitiu mais um acesso às provas internacionais de clubes.
.
Registe-se apenas o dia da estreia oficial com a camisola do Rei D. Afonso Henriques. Ocorreu logo na 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1991/92 no Estádio 22 de Junho na cidade de Famalicão. Nessa tarde escaldante do mês de Agosto e perante mais de 10.000 espectadores que faziam “rebentar pelas costuras” aquele recinto desportivo, o Vitoria cilindrou o FC Famalicão, treinado por Josip Skoblar, por 4-1 num jogo de futebol em que a equipa vimaranense protagonizou um verdadeiro hino ao futebol espectáculo. Caetano foi titular na equipa do Vitoria na posição de médio esquerdo, enquanto Fonseca ocupou-se da posição de defesa esquerdo.
.
(Numa equipa do Vitoria na época de 1991/92)
.
Pese embora a vontade do jogador em permanecer em Guimarães para cumprir o contrato com o Vitoria Sport Clube, Caetano viu-se obrigado a regressar ao Bessa para jogar novamente no Boavista FC. O Vitoria não estava na disposição de pagar uma quantia verdadeiramente milionária aos axadrezados por Caetano e Jaime Alves ao abrigo de uma absurda lei de transferências criada pela Liga de Clubes que era presidida também pelo do Boavista FC. Assim, ambos os jogadores viram-se obrigados a regressar à cidade invicta para representar a formação boavisteira.

Caetano retorna assim ao Boavista FC e aí permanecerá durante mais 4 temporadas consecutivas. Nessas 4 épocas ao serviço do Boavista FC conheceu somente um único treinador, o português Manuel José. Em 4 anos o Boavista FC conquistou três 4º lugares no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e um 9º na época de 1994/95.
.
Na primeira época, a de 1992/93, partilhou com defesa/médio Nelo a titularidade na equipa boavisteira. Nessa temporada do regresso ao Bessa disputou a final da Taça de Portugal contra o SL Benfica que viria a ganhar por 5-2 numa partida em que Caetano foi titular e substituído aos 72 minutos por Nelson.
.
(Plantel do Boavista FC na época de 1992/93)
.
(No Boavista FC na temporada de 1992/93)
.
(Na equipa do Boavista FC da época de 1992/93)
.
Já na temporada de 1993/94 Caetano foi invariavelmente o suplente de Nelo na lateral esquerda da defensiva do Boavista FC, que apostou, nesta época, num esquema assente em 3 centrais. No final da temporada Nelo acabou por ser transferido para o SL Benfica juntamente com o médio Tavares.
.
Essa transferência, abriu as portas da titularidade a Caetano na equipa do Boavista FC da época de 1994/95, que todavia por algumas vezes foi preterido na equipa principal por Fernando Mendes.
.
(Plantel do Boavista FC na época de 1993/94)
.
(No Boavista FC)
.
(No Plantel do Boavista FC na temporada de 1994/95)
.
(Caetano com o axadrezado do Boavista FC)
.
(Na equipa do Boavista FC na época de 1994/95)
.
(No Boavista FC na temporada de 1994/95)
.
Sucede que Nelo foi dispensado do SL Benfica e retornou ao Bessa na temporada de 1995/96. Consequentemente, Caetano perdeu o seu espaço na equipa do Boavista FC alinhando somente em 8 partidas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1995/96. Foi a ultima época de Caetano ao serviço do Boavista FC completando assim 10 anos com a camisola axadrezada do popular clube da cidade invicta.
.
(Plantel do Boavista FC em 1995/96)
.
(No Boavista FC na época de 1995/96)
.
No plantel do Boavista FC, treinado por Zoran Filipovic na época de 1996/97, permaneceu Nelo e pretendia-se apostar no jovem Mário Silva e nesse sentido Caetano prosseguiu a carreira em outras paragens. Assinou contrato com o CF Belenenses treinado por Quinito que mais tarde em virtude dos maus resultados foi substituído no cargo por Vítor Manuel.
.
Curiosamente, Caetano estreou-se oficialmente com a camisola azul da cruz de Cristo frente ao seu anterior clube, o Boavista FC. Foi logo na 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1996/97 disputada na noite do dia 24 de Agosto de 1996 no Estádio do Restelo. Nesse jogo presenciado por cerca de 5.000 espectadores e apitado pelo sempre polémico arbitro António Rola, os axadrezados venceram o CF Belenenses por 2-4 num fantástico jogo de futebol.
.
(Com o equipamento azul do CF Belenenses)
.
(Plantel do CF Belenenses na época de 1996/97)
.
(No CF Belenenses 1996/97)
.
(Caetano com o colega de equipa Paulo Madeira tentando travar Dibo estrela na época de 1996/97 do Rio Ave FC)
.
Na época de 1997/98 permaneceu na equipa do CF Belenenses, que seria treinada inicialmente pelo seu ex-jogador Stoycho Mladenov, numa altura em que o tradicional clube do Restelo vivia enormes dificuldades financeiras. Caetano foi titular em quase toda a época, mas o CF Belenenses não foi além da última posição na tabela classificativa sendo por via disso relegado ao escalão secundário do futebol nacional.
.
(No CF Belenenses na época de 1997/98)
.
(Em acção pelo CF Belenenses na temporada de 1997/98)
.
(Ainda com a camisola do CF Belenenses)
.
Já com 32 anos de idade ingressou no SC Beira Mar treinado por António Sousa. Alinhou em 31 partidas pela formação da cidade de Aveiro no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na época de 1998/99. Porem, a equipa do SC Beira Mar terminou a prova na 16ª posição sendo por rebaixada à 2ª Divisão de Honra. Era a segunda época consecutiva que Caetano descia de divisão.
.
(No SC Beira Mar)
.
(Plantel do SC Beira Mar na temporada de 1998/99)
.
(No SC Beira Mar em 1998/99)
.
Contudo, esta época acabou da melhor forma possível para a equipa do SC Beira Mar e para Caetano, que venceram a Taça de Portugal na edição da temporada de 1998/99, ao derrotar na final do Jamor a equipa alentejana do SC Campomaiorense por 1-0 com o golo obtido por Ricardo Sousa. Especificamente para Caetano - que foi titular neste encontro decisivo - este triunfo significava a conquista da segunda Taça de Portugal do seu particular palmares.
.
(Equipa do SC Beira Mar na época de 1998/99)
.
(Caetano no SC Beira Mar na temporada de 1998/99)
.
(Vencedores da Taça de Portugal em 1998/99)
.
O já veterano Caetano acompanhou a equipa do SC Beira Mar na 2ª Liga do Futebol Português. Todavia, nesta época perderia a condição de titular na ala esquerda da defesa beiramarense para Cristiano, defesa brasileiro que mais tarde foi transferido para o SL Benfica. A equipa do SC Beira Mar atingiria os objectivos traçados que passavam pela subida de divisão ao obter o 2º lugar na prova.
.
(Plantel do SC Beira Mar em 1999/00)
.
Caetano abraçou mais tarde a carreira de treinador de futebol com passagens pelo clube da sua terra natal, o CD Feirense, e pelo GD Aves. Em 2003/04 foi adjunto de Erwin Sanchez no comando técnico do Boavista FC e na época seguinte seria também o treinador adjunto de Luís Pedrosa no SC Salgueiros.

Retornou ao Bessa em 2005 para integrar os quadros técnicos nos escalões de formação do Boavista FC. Aí assumiu o cargo de treinador principal da equipa de juniores dos axadrezados.
.
(Plantel do Boavista FC na época de 2003/04 com Caetano como treinador adjunto)


Autor: Alberto de Castro Abreu

O Caetano no Belenenses foi sempre um jogador regular.
Fez bons jogos e ainda marcou uns golos.
A descida do Belenenses à II Divisão, e a crise financeira precipitaram a sua saída do Clube.
 
Eu sou o filho do caetano joão caetano
apareco na foto quando ele gnhou a tça de portugal ao colo dele
agora tenho 12 anos...
=)
 
Olá João, muito bem vindo a este blog e obrigado por teres deixado este comentário. Foi com muito prazer que li aquilo que escreveste.

Não deixes de falar ao teu pai deste texto e das imagens que tem aqui sobre ele e, já agora, que deixe ele proprio uma mensagem, de preferência recordando alguma história ao serviço do Vitoria de Guimarães.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
Olá, grande blogue vocês construiram aqui, parabéns pelas memórias que vão preservando e os dados que me vão fornecendo! O Caetano presentemente vive em Santa Maria da Feira, tenho-o visto muitas vezes no restaurante Renascer, na cidade, onde é presença constante, ele e o Henrique Nunes, presentemente treinador do Arouca. qualquer coisa que precisem, posso contactá-lo pessoalmente. Um abraço!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter