Glórias do Passado: Temporada de 1953/54

 

Temporada de 1953/54


No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1953/54 o Vitoria Sport Clube alcançou a 8ª posição na tabela classificativa, numa prova disputada por 14 emblemas, que decorreu sem grandes sobressaltos para os vimaranenses que com tranquilidade atingiram o objectivo de garantir a permanência no principal escalão do futebol português.

O Vitoria amealhou ao longo da competição 25 pontos em virtude das 10 vitórias alcançadas e 5 empates. Foi derrotado por 11 ocasiões. A equipa vimaranense apontou 44 golos, mas sofreu 64 tentos.

O técnico da formação do Vitoria foi mesmo da época anterior, o português Cândido Tavares. O plantel da equipa vimaranense – quase totalmente profissional e sem jogadores naturais de Guimarães – sofreu várias entradas e apenas duas saídas de vulto, a do notável ponta de lança Franklim que abandonou a carreira e a do defesa Lourenço que foi transferido para o Sporting CP.
Entraram para reforçar o Vitoria Sport Clube o guarda-redes espanhol Meca e o também espanhol Juanim, vindo do Celta de Vigo. Em Portugal foram recrutados Queirós e Bibelino ao FC Porto, o avançado Miguel ao Elvas e Gilberto e Rola ao Sporting CP, jogadores que foram envolvidos no negócio da transferência de Lourenço de Guimarães para o clube da capital portuguesa.
.
(Bibelino com a camisola do Vitoria Sport Clube)
.
(Queirós com o equipamento do Vitoria de Guimarães)
.
(O avançado Miguel com a camisola do Vitoria)
.
(Novamente Miguel com o equipamente completo branco e preto do Vitoria Sport Clube)
.
A equipa base do Vitoria, usada por Cândido Tavares nesta temporada era constituída frequentemente da seguinte forma: Silva; Queirós, Cerqueira e Costa; Bibelino e Rebelo; Silveira, Caraça, José da Costa, Miguel e Rola.

Na principal prova nacional destacam-se pela positiva os resultados alcançados pelo Vitoria nos encontros frente ao SL Benfica que foi 3º classificado na prova. Assim, em Lisboa, o Vitoria obteve um surpreendente empate a 2-2. Já no Campo da Amorosa derrotou os encarnados por 2-1. De resto, em Guimarães apenas perdeu contra o Sporting CP, campeão nacional, e frente ao FC Porto.

Por seu turno, fora de Guimarães, o Vitoria apenas venceu por uma vez, em Évora frente ao Lusitano por 1-2, e alem do empate alcançado frente ao SL Benfica, obteve uma igualdade no marcador frente ao V. Setúbal e contra o Oriental de Lisboa, em ambas as partidas por 2-2.

Negativamente há ainda que contar com as expressivas goleadas sofridas frente ao Sporting CP por 5-0 em Lisboa, na Tapadinha frente ao Atlético CP e no terreno do SC Covilhã, ambas por 5-1, no Barreiro frente ao FC Barreirense por 6-3, e ainda a mais vergonhosa de todas, na cidade invicta contra o FC Porto, quando o Vitoria foi copiosamente derrotado pelos portistas por 10-0.
.
Já pela Taça de Portugal, na sua edição da época de 1953/54, o Vitoria depois de eliminar o SC Covilhã, com uma vitoria de 3-0 em Guimarães e uma derrota por 5-4 no domicilio dos serranos, encontrou o Boavista FC nos quartos de final. No Bessa o Vitoria obteve um esperançoso empate a 1-1, mas depois sofreu em casa uma derrota por 2-3, acabando assim eliminado da competição que viria a ser vencida pelo Sporting CP, que juntava o troféu desta competição ao titulo alcançado no Campeonato.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter