Glórias do Passado: Moreirense Futebol Clube

 

Moreirense Futebol Clube


O Moreirense Futebol Clube é um clube que assenta as suas raízes na Vila de Moreira de Cónegos no Concelho de Guimarães. Este clube foi fundado no ano de 1938, em resultado da oficialização de uma equipa de futebol formada por um conjunto de homens que regularmente se encontravam para amigavelmente e como forma de convívio disputar umas partidas de futebol.

A primeira apresentação oficial do Moreirense FC às gentes da sua terra ocorreu no dia 1 de Setembro de 1938 num encontro de futebol realizado no Campo Abílio Barros e Ilda Celeste Vieira em Moreira de Cónegos. Dias depois, precisamente no em 1 de Novembro de 1938, o Moreirense FC filia-se na Associação de Futebol de Braga, efectuando desta forma o seu registo federativo definitivo que lhe permitia a participação em competições oficiais organizadas sob a égide daquela Associação.

Foi primeiro Presidente da Direcção do Moreirense FC o Senhor Álvaro Almeida. Como primeiro Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube teve o Senhor António Félix, que naquela altura já presidia à Assembleia Geral do Boavista FC, popular clube da cidade do Porto, pelo que, deduz-se, será fruto dessa ligação que advém a explicação para o equipamento axadrezado do Moreirense FC, todavia nas cores verde e branca.
.
(Formato do equipamento do Moreirense FC)
.
Durante a primeira época de existência -1938/39 - a pratica futebolística do Moreirense FC resumia-se a alguns encontros de carácter amigável. Mas logo na segunda época de existência oficial, o Moreirense sagrou-se Campeão do Concelho de Guimarães na categoria de Promoção, que lhe permitiu disputar a competição distrital da qual também se sagrou Campeão.

Adicionou ao seu palmares em tão poucos anos de vida dois títulos de Campeão Distrital da 2ª Divisão da A.F. Braga, concretamente nas temporadas de 1941/42 e 1942/43.

Em 1973/74 o Moreirense FC passa a utilizar o Campo de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, que ao longo dos anos veio a sofrer obras de melhoramentos. Primeiro com a colocação de relva em substituição do campo pelado, posteriormente bancadas com cobertura e finalmente electrificação para jogos oficiais. Actualmente, o recinto de jogos do Moreirense FC denomina-se de Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, na Vila de Moreira de Cónegos.
.

(Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas)

.

A vida do clube até finais da década de 70 resumia-se ao futebol distrital da A.F. Braga, mas a partir dessa altura a pequena formação daquela zona industrial do concelho de Guimarães foi subindo paulatinamente até atingir o ponto mais alto da sua historia quando militou na 1ª Liga do futebol português no inicio deste século.

Em 1978/79 o Moreirense FC ascende à 3ª Divisão Nacional em face do 2º lugar obtido no Campeonato Distrital da A.F. Braga, tendo como treinador o ex jogador do Vitoria e do FC Porto Gualter. Em 1982 a família Almeida Freitas toma conta dos destinos da formação de Moreira de Cónegos, que aposta definitivamente no desenvolvimento desportivo do modesto clube. Em 1984/85 Moreirense FC foi Vice – Campeão da Série A da 3ª Divisão Nacional o que lhe permitiu o feito inédito de ascender à 2ª Divisão Nacional.
.

(Plantel do Moreirense FC na época de 1978/79)
.
(Plantel do Moreirense FC na temporada de 1984/85)
.
(Equipa do Moreirense FC na temporada de 1991/92)
.
Na temporada de 1994/95 conquista o Campeonato Nacional da 2ª Divisão B, depois de vencer também a Zona Norte daquela competição. Nesta famosa equipa verde e branca destacavam-se jogadores como os avançados Denô e João de Deus e o médio Beto Andrade. O Moreirense FC entra assim nas competições profissionais do futebol português disputando na temporada de 1995/96 a 2ª Divisão de Honra.
.
(Plantel do Moreirense FC na época de 1994/95)
.
(Equipa principal do Moreirense FC na temporada de 1994/95)
.
Durante a temporada de 1996/97 toma possa da presidência da Direcção do clube o Senhor Vítor Magalhães que permanecera no cargo cerca de 8 anos. É durante o seu mandato à frente dos destinos do clube que o Moreirense FC atinge à 1ª Liga Portuguesa.
.
(Plantel do Moreirense FC na época de 1996/97)
.
O clube permanece ininterruptamente na 2ª Divisão de Honra até à temporada de 1999/00, altura em que desce de novo à 2ª Divisão B, para regressar um ano mais tarde ao escalão secundário do futebol português, sagrando-se, novamente Campeão da Zona Norte da 2ª Divisão B na época de 2000/01.
.
(Plantel do Moreirense FC em 1999/00)
.
O Moreirense FC atinge a notoriedade ao nível nacional bem antes de chegar ao principal patamar do futebol português. Por sortilégios da Taça de Portugal, a prova rainha do calendário nacional, o Moreirense FC calhe em sorte, ou em azar, no ponto de vista do Vitoria Sport Clube, em 3 edições consecutivas da competição, redundando em outras tantas eliminações do principal clube do concelho de Guimarães.

Na edição de 1998/99 o Vitoria foi derrotado no Estádio D. Afonso Henriques pelo Moreirense FC por 2-3 nos 32 avos de final. Na época seguinte nova vitoria do conjunto de Moreira de Cónegos em Guimarães por 0-1 nos quartos de final. E finalmente, na temporada de 2000/01, nova vitoria do Moreirense FC por 4-3, desta feita no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

A ligação entre estes dois clubes do concelho foi sempre muito estreita, quer ao nível da cedência de jogadores ou na realização de jogos amigáveis. Com a ascensão do Moreirense FC ao topo do futebol português os encontros entre as duas formações do concelho de Guimarães passaram a ter um carácter oficial, numa primeira fase através da Taça de Portugal, como acima se referiu, e depois marcada por encontros a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Liga.

Em 2001/02 o Moreirense FC atinge o feito inédito de ascender à 1ª Liga Portuguesa, sagrando Campeão Nacional da 2ª Liga Nacional de Futebol. Papel importante neste desiderato assumiu o Prof. Manuel Machado, que liderava a equipa técnica que levou a equipa de Moreira de Cónegos à 1ª Liga, bem como um conjunto de jogadores formados nas camadas jovens do Vitoria Sport Clube.
.
(Prof. Manuel Machado)
.
O Moreirense FC participou assim pela primeira vez na época de 2002/03 na 1ª Liga Portuguesa e por lá se manteve 3 temporadas consecutivas até descer novamente ao escalão secundário no final da época de 2004/05. Na 1ª época obteve um tranquilo 12º lugar na geral e na 2ª épcoca um 9º lugar. Em 2004/05 não conseguiu garantir a permanência, quedando-se no 16ª posição e sendo rebaixado à 2ª Liga.
.
(Equipa do Moreirense FC em 2002/03)
.
(Guarda redes João, internacional por Angola, várias temporadas ao serviço do Moreirense FC)
.
( Plantel do Moreirense FC na temporada de 2003/04)
.
(O sul americano Quintana no Moreirense FC na época 2003/04)
.
(Uribe no Moreirense FC na época de 2003/04)
.
(Equipa do Moreirense FC em 2003/04)
.
(O jovem Castro destaque do Moreirense FC na época de 2004/05)
.
(Falecido João Manuel no Moreirense FC na temporada de 2004/05)
.
Na época de 2005/06 voltou a descer mais um degrau no panorama futebolístico nacional, militando actualmente na 2ª Divisão Nacional B, série A, onde em 2006/07 se classificou na 3ª posição. Presentemente o clube de Moreira de Conegos é dirigido por Ernesto Fernandes ex jogador do SC Braga e treinado por Dito seu companheiro de equipa nos arsenalistas.
.
Existe um singularidade nos encontros entre o Moreirense FC e o Vitoria Sport Clube que aqui podemos tambem destacar. Trata-se do golo baliza a baliza obtido pelo guarda da redes francês do Vitoria Jerome Palatsi num jogo frente ao Moreirense FC. Vejam o link seguinte:

***********************************************

.
***********************************************


Autor: Alberto de Castro Abreu

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.
 
gostei deste informação do moreirense.. parabens.. ;)
 
gostei muito eu vivo em lisboa e foi a primeira vez que vi o site do meu querido moreirese quano estava-mos na 1 liga era muito bom porque via muitos jogos e muitos amigos espero que voltemos a 1 depresa um grande abraso para todos os mureireses.muito obrigado. ass.eusebio leiras
 
eu gostaria que me irformassem qual foi a atividade do moreirense entre os anos 1938 a 1973, e quero salientar o desempenho atual do moreirense que é sem duvida de um grande clube de futebol.parabens e continuem........ força moreirense

 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter