Glórias do Passado: Jorge

 

Jorge


Jorge Augusto Pinto, mais conhecido simplesmente por Jorge, nasceu na cidade do Rio de Janeiro no Brasil, no dia 15 de Março de 1959. Tratava-se de um defesa polivalente que jogou no Vitoria de Guimarães quase 3 temporadas consecutivas. Na verdade, poucos se lembrarão da sua passagem pelo Vitoria, pois foi parca a sua utilização em Guimarães, ou mesmo do percurso da sua carreira futebolística.

De facto, poucos dados foi possível reunir acerca deste jogador que desta feita relembramos. Jorge chegou ao Vitoria no decurso da temporada de 1988/89 por indicação do treinador Geninho, mas em Guimarães encontrou uma concorrência de peso para o lugar de defesa central que normalmente era ocupada por Germano, ou os brasileiros Bené ou Nené.

Na verdade Jorge era um defesa central de raiz com apenas 1.80 mt de altura. Dada a sua baixa estatura denotava algumas dificuldades em se impor no centro da defesa, mas revelava-se extremamente útil pela sua versatilidade. De facto, Jorge alem de defesa central, a sua posição natural, cumpria com facilidade as funções de lateral, ou de libero, posição na qual a maior parte das vezes foi utilizado enquanto esteve ao serviço do Vitória.
.
(Plantel do Vitoria na época de 1988/89, com Jorge atras de Geninho)
.
Na época seguinte com brasileiro Paulo Autuori como treinador do Vitoria, Jorge voltou a ser pouco utilizado. É que, alem dos defesas centrais de qualidade que acima se referiu o Vitoria contratou ainda para a temporada de 1989/90 o defesa William que simplesmente foi o patrão da defensiva vitoriana.
.
(Plantel do Vitoria na temporada de 1989/90 com Jorge ao lado de Paulo Autuori)
.
Naquela que foi a ultima época de Jorge em Guimarães revelou-se mesmo aquela em que foi mais vezes utilizado no Vitoria, havendo mesmo períodos em que foi titular na equipa treinada por Paulo Autuori, e posteriormente por Pedro Rocha e João Alves. Na época de 1990/91 Jorge beneficiou com a transferência de William para o SL Benfica abrindo assim espaço a uma maior utilização na equipa do Vitoria.
.
Foi por exemplo titular da equipa do Vitoria que nessa temporada defrontou os turcos do Fenerbache para a Taça Uefa. Foi titular no jogo da 1ª mão na Turquia que o Vitoria saiu copiosamente derrotado por 3-0 e no jogo da 2ª no Estádio Municipal de Guimarães em que os vimaranenses perderam por 2-3, com os golos dos locais a ser apontados por Soeiro e Basaula.
.
(Plantel do Vitoria na época de 1990/91 com Jorge na fila de cima ao lado do guarda redes Vitor Novoa)
.
No final desta época de 1990/91 o defesa brasileiro Jorge, já com 30 anos de idade, deixou o Vitoria. Mais nenhum registo se possui do rumo que tomou a carreira deste brasileiro que jogou no Vitoria. Alias, nem mesmo como é que a mesma se desenhou antes de chegar a Guimarães. Jorge entrou como desconhecido e saiu para o desconhecido.
.
(Em cima ao lado de Basílio numa equipa do Vitoria da época de 1990/91)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter