Glórias do Passado: Temporada de 1951/52

 

Temporada de 1951/52


Na temporada de 1951/52 o Vitoria SC participou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão disputado por 14 clubes, onde as principais novidades eram o FC Barreirense e o SC Salgueiros que regressam ao convívio dos grandes clubes portugueses.

Nesta edição do Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria de Guimarães atravessou alguma dificuldades quedando-se classificado no final da prova apenas na 10ª posição da tabela geral, contabilizando 21 pontos, fruto de 9 vitorias e 3 empates alcançados, já que derrotado foi por 14 ocasiões. A título de curiosidade sempre se dirá que o Vitoria apontou apenas 28 golos, sofrendo 47.

O Vitoria tinha nesta época um novo treinador: um húngaro chamado Alexandre Peics que havia treinado o CF Belenenses, pelo qual se sagrou Campeão de Lisboa em 1943/44, e o Sporting CP na temporada de 1949/50. Chegou por isso a Guimarães como um conceituado técnico que aplicaria um novo sistema táctico muito em voga naquela altura. O modelo de jogo era conhecido pelo WM onde havia uma marcação homem a homem dos defesas centrais aos avançados centro o que na altura era alvo de muita controvérsia na doutrina táctica do futebol mundial.
Peics que permaneceria em Guimarães apenas uma época integral e apenas parte da temporada seguinte, altura em que seria substituído por Cândido Tavares, contudo, em Portugal ainda treinou SC Braga e o CD Cova da Piedade.
.
(Alexandre Peics o treinador do Vitoria)
.
Para esta época os principais reforços da equipa do Vitoria foram pescados na formação do SL Benfica. Veio Lourenço, um jogador polivalente que tanto actuava na linha da frente como assumia com mestria funções em terrenos mais recuados, que passado apenas duas épocas foi transferido pelo Vitoria para o Sporting CP.

O outro jogador recrutado ao SL Benfica foi o avançado António Teixeira, uma jovem promessa do futebol português que apenas permaneceu no Vitoria de Guimarães por uma temporada, já que no final da época de 1951/52 foi transferido para o FC Porto por 150 contos, considerando-se esta como a mais cara transferência do futebol português até ao momento.

A verdade é que António Teixeira revelou ao serviço do Vitoria todas as suas enormes capacidade futebolísticas, mas foi ao serviço do FC Porto que se consagrou definitivamente como um dos melhores jogadores portugueses.

António Dias Teixeira, de seu nome completo, nasceu na cidade de Lisboa no dia 16 de Setembro de 1930 e conquistou o seu primeiro Campeonato Nacional da 1ª Divisão na época de 1949/50 ao serviço do SL Benfica treinado pelo inglês Ted Smith. Todavia, Teixeira não passava de um mero suplente que apenas alinhou em 3 partidas nessa temporada.
Já pelo FC Porto conquistou dois ceptros nacionais. O 1º na época de 1955/56 sob a batuta do técnico brasileiro Dorival Yustrich onde António Teixeira alinhou em 22 partidas e apontou 13 golos consagrando-se como o segundo melhor marcador da formação azul e branca.
.
(FC Porto Campeão Nacional na época de 1955/56. Teixeira é o segundo em cima ao lado do guarda redes portista. Nesta imagem destaca-se tambem Jose Maria Pedroto que foi treinador do Vitoria)
.
O seu 2º Campeonato Nacional conquistado com a camisola do FC Porto ocorreu na longínqua época de 1958/59 sob o comando do treinador Bela Guttman que substitui a meio da temporada Otto Bumbel. António Teixeira foi decisivo para a conquista deste título com os 25 golos apontados ao longo da prova, sagrando-se o melhor marcador do FC Porto e o segundo a nível nacional, so suplantado pelo benfiquista José Aguas.
.
(FC Porto Campeão Nacional na temporada de 1958/59 com Teixeira em segundo da direita para a esquerda, em cima, com a faixa de Campeão)
.
Teixeira foi internacional português por 9 vezes, 7 das quais ao serviço da Selecção A de Portugal ao serviço da qual apontou 1 golo logo no jogo da sua estreia, e em 2 ocasiões pela Selecção B.

A sua estreia ao serviço da Selecção Nacional aconteceu no dia 27 de Maio de 1957 no Estádio Nacional em Lisboa contra a equipa da Itália em jogo de apuramento para o mundial de 1958. Portugal venceu a Itália por 3-0 com golos apontados por Vasco, Teixeira e Matateu.
Relativamente ao clube da cidade berço e concretamente a esta época de 1951/52 existe mais um facto a destacar e que se inscreverá nos acontecimentos históricos da vida do Vitoria Sport Clube. É no decurso desta temporada que chega a Guimarães o espanhol Lara que se tornará tão só como o primeiro jogador de futebol da nacionalidade estrangeira a representar o Vitoria Sport Clube em jogos de carácter oficial.
.
(Lara com o equipamento do Vitoria)
.

A equipa base do Vitoria era composta da seguinte forma: Silva; Vieira, Cerqueira e Costa; Matias e Rebelo; Nuno, Lourenço, Antonio Teixeira, Alcino e Franklim.

O Campeonato Nacional da 1ª Divisão decorreu com alguma dificuldades para o Vitoria que permaneceu sempre pela metade mais baixa da tabela classificativa. Ao longo da prova destacam-se, pela positiva, os resultados alcançados frente ao SL Benfica (2-1) que mais uma vez foi derrotado pelo Vitoria no Campo da Amorosa, e o empate alcançado a 0-0 no terreno do CF Belenenses. Pela negativa destaca-se desde logo o facto de o Vitoria não ter conseguido obter qualquer triunfo fora de portas e apenas conseguido dois empates, contabilizando por derrotas todos os restantes encontros disputados fora do Campo da Amorosa.

Alem do mais, algumas dessas derrotas foram bem expressivas, como o resultado 6-1 frente ao Sporting CP, que se sagrou Campeão Nacional, os 4-0 que o Vitoria sofreu frente ao Boavista FC, Atlético CP ou GD Estoril Praia, ou os 4-1 com que os vimaranenses perderam contra o FC Porto.

.
Quanto ao percurso do Vitoria na Taça de Portugal da época de 1951/52 foi demasiado efémero. O Vitoria foi eliminado logo na 1ª ronda pelo SC Salgueiros no jogo de desempate. Em Guimarães e no Porto o mesmo resultado, vitoria dos visitados por 2-1. No jogo de desempate o Vitoria foi copiosamente derrotado pelo SC Salgueiros por 4-0.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter