Glórias do Passado: Temporada de 1950/51

 

Temporada de 1950/51


Esta temporada de 1950/51 decorreu com imensas dificuldades para o Vitoria, que coleccionou uma série de resultados negativos, correndo iminente risco de descer ao escalão secundário do futebol português, algo que ainda não tinha ocorrido na história do clube vimaranense até aquela data.

O Vitoria manteve o húngaro naturalizado português Janos Biri como treinador principal e contratou Alcino ao CF Belenenses, que de resto, se trataria de um regresso à cidade berço, depois de anos antes se ter transferido exactamente do Vitoria para o clube da cruz de Cristo.

Contudo o Vitoria perdeu dois importantes jogadores, concretamente os avançados Custodio e Teixeira da Silva que se transferiram respectivamente para o Barreirense e para o Lusitano de Évora, fruto de um inusitado regulamente do transferências que previa a possibilidade de os jogadores mudarem de clube desde que obtivessem um emprego ligado à função publica noutras cidades. Foi o que aconteceu no caso destes dois atletas, com as Câmaras Municipais do Barreiro e de Évora a ingressa-los na função pública.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1950/51 o Vitoria viveu dias tremendamente difíceis, contabilizando resultados contraditórios, ora ganhando surpreendentemente a clubes mais fortes e candidatos aos lugares cimeiros, ora perdendo inexplicavelmente para clubes da mesma ou inferior valia.

Venceu no Campo da Amorosa o SL Benfica por 3-1 e empatou com o FC Porto a 2-2. Vence inesperadamente o Sporting CP, que se sagrou campeão nacional, em sua casa por 2-3. Positivamente destaca-se ainda a vitoria sobre o Atlético CP, que na época tinha uma excelente equipa, em Guimarães, por 3-1, e a vitoria fora, a única da época, em Setúbal, por 1-2, frente ao Vitoria local.

Negativamente destaca-se as derrotas caseiras frente ao Sporting da Covilhã por 1-5, Académica de Coimbra por 0-2, Boavista FC por 0-1 e GD Estoril Praia por 1-2, e os empates contra o Clube Oriental de Lisboa por 2-2, e com o SC Braga por 1-1.

O Vitoria terminou a prova classificado na 13ª posição da geral, somando apenas 18 pontos, fruto de 6 vitórias, igual número de empates e 14 derrotas. O Vitoria apontou 40 golos no decurso do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1950/51, consentindo 57 tentos.

O 13º lugar na classificação geral obrigava o Vitoria a disputar um liguilha para garantir a manutenção no escalão maior. Porem, o Vitoria não necessitou de disputar esses jogos pois o Vitoria de Setúbal, que se tinha classificado no 12º lugar, acabou por ser punido pelo ministério governamental que tutelava o desporto, com a descida de divisão por comprovadamente ter subornado jogadores do Clube Oriental de Lisboa, aquando do jogo disputado na cidade de Lisboa entre o clube sadino e popular clube de Marvila.
.
Na Taça de Portugal o Vitoria eliminou nos oitavos de final o Vitoria de Setúbal com uma vitória em Guimarães por 3-1, depois de ter sido derrotado na cidade do Sado por 2-1. Acabou todavia eliminado na ronda seguinte pela Académica de Coimbra. Na cidade berço um empate a 0-0, mas em Coimbra, uma derrota por 3-1 foi fatal às aspirações do Vitoria de Guimarães.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter