Glórias do Passado: Kipulu

 

Kipulu


Kipulu Kioma nasceu em Kinshasa a capital do antigo Zaire, actualmente RD Congo, no dia 3 de Maio de 1965 e chegou ao Vitoria de Guimarães na temporada de 1987/88. Este jogador era um avançado de baixa estatura que preferencialmente jogava no apoio a um ponta de lança descaindo frequentemente para as faixas do terreno.

Chegou ao Vitoria numa época em que o mercado africano se tornava um alvo preferencial nas contratações clube vimaranense essencialmente em face do sucesso que tinham sido as aquisições de N´Dinga, N´Kama e Basaula na temporada anterior. Assim, novamente pelas mãos do empresário Valter Ferreira, veio para o Vitoria mais um jogador africano internacional pela Selecção do Zaire por 3 ocasiões.
.
No Zaire tinha representado o Fikin, Asson & Freres e o Vita Club, um dos principais clubes e pelo qual se tinha destacado no futebol do seu país africano. Kipulo chegou assim para integrar o lote de jogadores que ficaria às ordens de René Simões, o treinador brasileiro que o Vitoria havia contratado no inicio da temporada de 1987/88 para substituir Marinho Peres que tinha realizado a brilhante campanha pelo Vitoria na época de 1986/87.
.
(Plantel do Vitoria no inicio da temporada de 1987/88 com Kipulu sentando entre Réné e Edu)
.
Kipulu começou a temporada como titular na equipa do Vitoria fazendo dupla de avançados com o seu conterrâneo N´Kama. Fez a sua estreia oficial na 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1987/88 no Estádio da Povoa de Varzim, frente ao Varzim SC, que resultou num empate a 2-2, depois de a turma vitoriana ter estado a perder por 2-0. Os golos do Vitoria nesse encontro foram apontados por N´Kama na cobrança de um livre directo e por René.
.
(Kipulu)
.
Ao serviço do Vitoria Kipulu realizou 28 partidas oficiais no Campeonato Nacional, tendo apontado 2 golos ao longo da prova. O seu primeiro golo com a camisola do Vitoria foi conseguido à passagem da 3ª jornada do Campeonato Nacional no encontro em que os vimaranenses visitaram a cidade da Covilhã para defrontar o Sporting local.
O Vitoria venceu aquele encontro por 1-2 com o primeiro golo a ser apontado por Kipulu, cerca da meia hora de jogo, correspondendo de cabeça a um cruzamento para o interior da grande aérea. O outro golo obtido com a camisola do Vitoria ocorreu em Espinho, numa vitória que os vimaranenses alcançaram por 1-3 frente ao Sporting de Espinho.
.
(Plantel do Vitoria na temporada de 1987/88 com Kipulu sentado ao lado de N´Dinga)
.
Posteriormente, Kipulu acabou por perder a titularidade na equipa do Vitoria, passando para a condição de suplente de Caio Júnior ou, esporadicamente, fazendo dupla de ataque com Décio António um avançado brasileiro.

Já com António Oliveira como treinador principal do Vitoria em substituição de René Simões a utilização de Kipulu como titular foi muito escassa limitando-se tão só a ser utilizado no decorrer das segundas partes quando era necessário dar maior dinâmica ao ataque vitoriano.
.
(Kipulu em acção num jogo frente ao SC Braga com N´Dinga por perto)
.
Nas competições internacionais em que o Vitoria participou na época de 1987/88, concretamente na Taça Uefa, o avançado Kipulo acabou por importante na campanha que o Vitoria realizou. Foi o autor do golo do triunfo por 1-0 no jogo da 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça Uefa disputado no Estádio Municipal de Guimarães no dia 30 de Setembro de 1987 frente ao Tatabanya e que garantiu o apuramento para a seguinte ronda.

Marcou também um golo na vitória por 2-0 dos vimaranenses frente ao Viktovice no jogo disputado no dia 25 de Novembro de 1987 a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da competição internacional da Uefa.
.
(Equipa do Vitoria na época de 1987/88 com Kipulu segurando a mascote e a bola)
.(Kipulu juntamente com outros companheiros do Vitoria numa viagem à Turquia em 1987)
.
O Vitoria atravessou na época de 1987/88 enormes dificuldades para se manter na 1ª Divisão Nacional, salvando todavia a época com a presença no Estádio do Jamor para disputar a final da Taça de Portugal frente ao FC Porto que acabou por vencer a competição.
.
No final da época operou-se em Guimarães a uma profunda remodelação no plantel do Vitoria sendo que, desde início da preparação, o nome de Kipulu sempre figurou na lista dos jogadores dispensados pelo clube da cidade berço.

Esteve a um passou de rubricar contrato com o SC Farense no âmbito da transferência do lateral direito Nando de Faro para o Vitoria, mas acabou por assinar um vínculo contratual com o FC Tirsense para a temporada de 1988/89.

Nessa temporada a equipa nortenha venceu a Zona Norte do Campeonato da 2ª Divisão Nacional sob o comando do Prof. Neca ascendendo por essa via ao principal escalão do futebol português. Para esse feito muito contribuiu os golos e as exibições de Kipulu que se destacou como um dos melhores jogadores do FC Tirsense. Kipuli apontou de resto 16 golos nas 33 partidas que alinhou naquela temporada.

Na época seguinte, ainda sob o comando do Prof. Neca, Kipulu manteve praticamente ao longo de toda a temporada a condição de titular, alinhando em 30 jogos oficiais, mas concretizando somente 5 golos. O FC Tirsense acabou por atingir uma classificação meritória correspondente ao 9º lugar na tabela classificativa, garantindo assim a permanência na 1ª Divisão Nacional.
.
(Plantel do FC Tirsense na temporada de 1989/90 com Kipulu sentado)
.
No último ano ao serviço do FC Tirsense, Kipulu apenas actuou em 3 partidas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1990/91 não tendo obtido qualquer tento. O clube nortenho também não foi nada feliz na competição sendo no final da prova relegado ao escalão secundário.
.
(Plantel do FC Tirsense na época de 1990/91)
.
Seguiu carreira no Sporting de Espinho treinado pelo mister Quinito na 2ª Divisão de Honra na época de 1991/92. Ao serviço do Sporting de Espinho participou em 25 jogos no Campeonato Nacional apontando 3 golos decorrentes de uma utilização que não passava pela titularidade. Na verdade, Kipulu era um suplente utilizado em praticamente todos os jogos sendo considerado uma verdadeira arma secreta de Quinito.
.

(Sporting de Espinho na época de 1991/92)
.

Após aquela época ao serviço do Sporting de Espinho, Kipulu desapareceu completamente do futebol português sendo desconhecido o percurso que seguiu a sua carreira de futebolista profissional. Pelo menos até à época de 1996/97 quando apareceu ao serviço do Dragões Sandinenses que militava a Série B da 3ª Divisão Nacional que terminou a prova na 7ª posição.

Jogou ainda pelo Mangualde na temporada de 1997/98 na Zona Centro da 2ª Divisão B onde alinhou em 24 partidas da competição apontando 7 golos, que não foram porem suficientes para ajudar a equipa a permanecer naquele escalão.

A última aparição de Kipulu é ao serviço da equipa do Nelas da 3ª Divisão Nacional do futebol Português na temporada de 1998/98.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Jogou no Sporting da Covilhã na época 1994 - 1995, penso que veio do Sp. Lamego - http://historiascc.fotopic.net/p56453402.html
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter