Glórias do Passado: Eskilsson

 

Eskilsson



Eskilsson é o perfeito exemplo da expressão de altos, loiros e toscos, frequentemente aplicada aos jogadores de futebol provenientes do mercado nórdico. Eskilsson era de facto loiro, era alias muito famosa a sua farta cabeleira; era também muito alto, mas essencialmente era muito, mas mesmo muito tosco.

Chegou sensacionalmente a Portugal no verão de 1988 para reforçar a equipa do Sporting CP comandada pelo treinador uruguaio Pedro Rocha. Estávamos no tempo em que o clube leonino era presidido pelo controverso Jorge Gonçalves. Eskilsson foi uma das contratações de Jorge Gonçalves para preencher as famosas unhas do leão.

Hans Vimma Eskilsson, nasceu na cidade Ostersund na Suécia no dia 23 de Janeiro de 1966 e com apenas 7 anos de idade já jogava futebol nas escolinhas de futebol do Ope IF. Ainda miúdo passou a representar o IFK Ostersund principal clube da sua cidade natal.

Já ao serviço da equipa sénior do IFK Ostersund transferiu-se para um dos principais clubes suecos o IFK Norrkoping onde jogou durante duas temporadas. Eskilsson era já internacional sueco pela selecção de sub 21.

Em 1987/88 transferiu-se para o Hammarby onde despertou o interesse do Sporting CP, clube português para o qual acabou por se transferir na temporada seguinte. As suas exibições mereceram também chamadas frequentes à principal selecção nacional sueca onde Eskilsson acabou por contabilizar 8 internacionalizações.
.
(Eskilsson com a camisola da Selecção da Suécia)
.
Na década de 80 e inícios de 90 o futebol sueco estava extremamente bem cotado em Portugal, principalmente pelas aquisições de Stromberg, Maniche, Mats Magnusson ou Johnas Tern pelo SL Benfica treinado por Seven Goran Eriksson.

Coube ao Sporting CP na época de 1988/89 fazer uma incursão no mesmo mercado e contratar os serviços de Eskilsson. Foi contudo uma decepção imensa pois não revelava qualidades que justificassem a sua contratação e como tal nunca sequer colocou em causa a titularidade de Paulinho Cascavel o ponta de lança titular da equipa do Sporting CP.
.
(Eskilsson a sua caricatura)
.
O SC Braga ainda acreditou em Eskilsson e contratou-o ao Sporting CP para o incluir no seu plantel de 1989/90 que disputaria o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ao serviço dos arsenalistas Eskilsson confirmou integralmente aquilo que havia demonstrado na época anterior e nunca conseguiu afirmar-se.

Acabou por regressar à Suécia para representar o AIK mas logo na temporada de 1991/92 retornou ao nosso país para integrar o plantel do GD Estoril – Praia comandado por Fernando Santos que estava de regresso ao principal escalão luso. Mais uma vez não foi feliz e apenas foi utilizado por Fernando Santos em 4 ocasiões não tendo apontado qualquer golo.

De resto, Fernando Santos até lhe alterou a posição em que actuava em campo transformando aquele que até aí tinha sido um avançado, num defesa central.
.
(Plantel do GD Estoril - Praia na época de 1991/92 com Eskilsson no grupo)
.
(Eskisson com a camisola do GD Estoril - Praia)
.
Abandonou Portugal definitivamente prosseguindo a sua carreira na Suécia e na Escócia. Retornou ao Hammarby para jogar durante 3 épocas ajudando aquela formação a ascender à 1ª Liga Sueca. Em 1995 ainda jogou algum tempo no Vasalunds IF e rumou na temporada de 1995/96 para o Hearts Of Midlothian FC da Escócia para mais uma experiência fora do seu pais natal.
.
(Eskilsson no Hearts da Escócia)
.
(Em acção pelos escoceses do Hearts)
.
(Actuando pelo Hearts da Escócia)
.
Regressou definitivamente à Suécia para representar novamente o Hammarby onde terminou a sua carreira de futebolista em 2001 depois de uma grave lesão.
.
(Eskilsson sem a sua farta cabeleira no Hammarby)
.
(Festejando um golo ao serviço do Hammarby)
.
Eskilsson abraçou depois a carreira de treinador de futebol no clube da sua cidade natal o Ostersunds IF sem grande sucesso. Fez ainda trabalhos de observador de jogadores para o Hammarby e ocasionalmente participa em programas de desporto na televisão.

Actualmente, o Eskilsson, antigo jogador profissional de futebol, hoje com 41 anos de idade, é um conceituado jogador profissional de poker, participando frequentemente em diversos torneios nacionais e internacionais.
.
(Eskilsson exibindo um premio conquistado no poker)
.
(Eskilsson actualmente)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter