Glórias do Passado: Temporada de 1941/42

 

Temporada de 1941/42


A época de 1941/42 fica marcada na história do clube como aquela em que o Vitoria Sport Clube disputou pela primeira vez o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nessa mesma temporada alcançou outro feito histórico quando se apurou pela primeira vez para a final da Taça de Portugal, a segunda mais importante prova nacional.

Entre a época de 1938/39 até à temporada de 1941/42 o Vitoria coleccionou vários sucessos desportivos, implantando-se definitivamente no panorama futebolístico nacional.

Em 1938/39 foi Campeão Distrital da A.F. de Braga, foi ainda Campeão do Minho (numa prova disputada entre os melhores classificados da A.F. de Braga e da A.F. de Viana do Castelo) e participou pela primeira vez na sua história na competição denominada de Taça de Portugal.

É precisamente nessa competição disputada no sistema de eliminatórias com jogos a duas mãos que o Vitoria cumpre o seu primeiro grande feito com clubes de dimensão nacional. Depois de eliminar a Ovarense por 5-0 no Campo do Benlhevai o Vitoria disputa com o FC Porto a eliminatória seguinte. E sensacionalmente vence o jogo da 1ª mão disputado em Guimarães no dia 14 de Maio de 1939 por 3-2, feito histórico e bastante festejado na cidade. Acaba todavia eliminado vergando ao poderio do FC Porto que derrota o Vitoria no Campo da Constituição na cidade do Porto por 11-1.

Na época de 1939/40 o Vitoria sagrou-se novamente Campeão Distrital e Campeão do Minho, provas que viria a vencer novamente na época seguinte. Assim, em 1940/41 o Vitoria conquista o penta campeonato distrital e o tri campeonato do Minho. O Vitoria era indiscutivelmente a maior força futebolística da região.

Nesta temporada de 1940/41 o Vitoria alcança um novo feito reconhecido a nível nacional. Nos quartos de final da Taça de Portugal o Vitoria teve que defrontar o Barreirense, campeão distrital da A.F. de Setúbal que militava na 1ª Divisão Nacional, recheado de jogadores internacionais portugueses. No jogo da 1ª mão o Vitoria obtém um surpreendente nulo no Barreiro.

Contudo, é no jogo da 2ª mão que acontece o imprevisto que causa espanto e repercussão a nível nacional. O Vitoria cilindra o Barreirense por 6-1 eliminando a reputada equipa da margem sul. Para a história fica a formação da equipa que alinhou nesse jogo: Ricoca; Lino e João, Castelo, Zeferino e Vitorino; Laureta, Miguel, Alexandre, Oliveira e Bravo. O treinador do Vitoria Sport Clube era novamente Alberto Augusto que havia substituído o húngaro Genecy, antigo técnico do Boavista que havia chegado a Guimarães no início daquela época.
.
(Imagem do Campo do Benlhevai no jogo referente à Taça de Portugal entre o Vitoria Sport Clube e o Barreirense, clube campeão da A.F. de Setubal)
.
A temporada de 1941/42 iniciou novamente com o título de Campeão Distrital. Essa conquista permitia ao Vitoria disputar com o campeão da A.F. de Aveiro o acesso à 1ª Divisão Nacional.

Era um jogo decisivo e importante para o clube, mas também e, essencialmente, para as gentes de Guimarães que sonhavam com a participação do clube na mais alta prova desportiva nacional.

Esse jogo histórico realizou-se no Campo da Constituição na cidade do Porto no dia 11 de Janeiro de 1942, onde o Vitoria Sport Clube defrontaria o União de Lamas. O Vitoria vence aquele decisivo encontro por 6-4, ficando para a história a equipa vitoriana que alinhou da seguinte forma: Machado; Lino e João; Castelo, Zeferino e José Maria; Laureta, Miguel, Alexandre, Ferraz e Bravo.

Estava assim concretizado o grande sonho e o Vitoria participaria no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1941/42, que se iniciava em Janeiro de 1942, onde se encontravam os maiores clubes nacionais da altura.

Registe-se o nome do Presidente da Direcção do Vitoria, o Senhor António Faria Martins, que liderava os destinos do mui nobre clube vimaranense que participava pela primeira vez na sua historia no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O Senhor António Faria Martins desempenhou vários cargos no Vitoria e nas instituições desportivas. Foi Presidente da Direcção do Vitoria, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, director do clube, dirigente na A.F. de Braga e na Federação Portuguesa de Futebol. Foi ainda Presidente Honorário do Vitoria Sport Clube até à sua morte em 1981.

O primeiro jogo do Vitória no Campeonato Nacional da 1ª Divisão ocorreu no dia 18 de Janeiro de 1942 no Campo do Benlhevai, frente ao Olhanense, em que os vimaranenses venceram de forma concludente por 4-0.

A prova era disputada por 12 clubes. O Vitoria terminou a prova classificado no 11º lugar com 13 pontos, e nos 22 jogos da competição, o clube vimaranense venceu 6 partidas, perdeu 15 e empatou apenas 1. Apontou um total de 43 golos e encaixou 76.

O Benfica foi o campeão nacional da 1ª Divisão na temporada de 1941/42, com o Sporting CP em 2º lugar e o Belenenses na 3ª posição.

O Vitoria venceu 6 jogos, sendo 5 como visitado e 1 como visitante. A vitória alcançada fora foi destaque nacional. O Vitoria na deslocação às Salésias, em Lisboa, para defrontar o todo poderoso Belenenses venceu pela margem mínima (0-1) alcançando assim a primeira vitória obtida fora de Guimarães para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Destaque ainda para os outros encontros em que o Vitoria venceu. Assim, alem de ter derrotado o Olhanense e o Belenenses pela forma acima registada, venceu ainda no Campo de Benlhevai a Académica (4-3), Carcavelinhos (3-0), Académico do Porto (4-3) e o Leça da Palmeira (4-2). Realce ainda para o único empate na prova contra o Barreirense por 4-4.

Outro jogo que teve algum relevo em face da polémica que o envolveu, foi a recepção ao SL Benfica, em que os vimaranenses foram derrotados por 1-2, com uma arbitragem contestadíssima pelos da casa. De resto, o fiscal de linha desse jogo acabou por abandonar o jogo por não concordar com as decisões do árbitro principal. Na época, apenas o árbitro principal vinha de outras paragens, já que os árbitros assistentes eram da terra apesar de obrigatoriamente estarem inscritos no quadro de árbitros nacionais.

Esta época de 1941/42 teve ainda outro ponto alto, quando os vitorianos atingiram a final da Taça de Portugal. Na 1ª eliminatória o Vitoria derrotou copiosamente o Estoril por 7-2. Nos quartos de final os vimaranenses despacharam o Sporting de Espinho por 4-1.

O grande jogo seria nas meias-finais em Guimarães frente ao Sporting CP de Peyroteo. O Vitoria levou de vencida o grande de Lisboa por 2-1 no Campo do Benlhevai atingindo assim a final da prova.
.
(Equipa do Vitoria da temporada de 1941/42 que disputou a final da Taça de Portugal)
.
A final disputou-se no dia 12 de Julho de 1942 no Campo do Lumiar em Lisboa, sob a arbitragem de Vieira da Costa do Porto. O Belenenses apresentou a seguinte linha: Salvador Jorge; José Simões e António Feliciano; Mariano Amaro, Francisco Gomes e Serafim Neves, Artur Quaresma, António Eloi, Gilberto Vicente, José Pedro e Franklim Oliveira. O seu treinador era o português Roberto Faroleiro.

O Vitoria apresentou a seguinte formação: Machado; Lino e João; Castelo, Zeferino e José Maria; Laureta, Miguel, Alexandre, Ferraz e Arlindo. O treinador da equipa vimaranense era o Alberto Augusto.

O Belenenses, grande potência do futebol luso da época, venceu o Vitoria por 2-0 com golos de Quaresma e Gilberto, conquistando assim a Taça de Portugal.
.
Adenda 1: O visitante Vimaranes fez um incursão ao passado vitoriano e aqui deixou o hino que os adeptos do Vitoria fizeram na altura da disputa da Taça de Portugal de 1941/42 que nos levou à final da competição.
.
Machado, Lino e João
Não fugindo à tradição
Com galhardia.
Miguel, Laureta e Alexandree José Maria
Avanta, avante
Mostrai que sabeis vencer
O futebol há-de aqui permanecer.
Meia-final
É o Vitória quem vence.
A Taça de Portugal
Só a Guimarães pertence.
.
Nessa mesma incursão o Vimaranes recorda-nos ainda um jogador que marcou a decada de 40 na história do clube. Alexandre, que se estreou com a camisola do Vitoria no dia 8 de Outubro de 1941, com apenas 17 anos de idade, no jogo da 1ª jornada do Campeonato Distrital da época de 1941/42, frente ao FC Braga, que o vimaranenses venceram por um expressivo 14-0.
.
Era um avançado centro goleador que foi titular durante várias épocas no Vitoria de Guimarães, registando-se como o autor do primeiro golo do Vitoria em competições oficiais no Campo da Amorosa.
.
Nessa primeira partida realizada naquela que foi a casa do Vitoria durante cerca de 20 anos, o Vitoria venceu o Boavista FC por 3-1 com o primeiro golo a ser apontado por Alexandre.
.
Alexandre, é o jogador que se encontra no meio em baixo na foto que inicia este post, após o final da sua carreira de futebolista, estive ainda ligado ao Vitoria Sport Clube como dirigente.
.
Adenda 2: No dia 24 de Julho de 2007 recebi um email do Senhor Jorge Faria, visitante deste blogue, que fez uma incursão no passado até à longinqua época de 1941/42, onde me conta a forma e porque é que Vitoria Sport Clube e União de Lamas tiveram que disputar aquele jogo de acesso à 1ª Divisão Nacional.
.
Assim, na sua incursão ao passado, refere o Senhor Jorge Faria o seguinte: "...encontrava-me a pesquisar sobre esta época onde esperava obter "prova" de como o Vitória chegou à I divisão, ou melhor das voltas que deram para lá ter e chegar. Alem daquilo que referem no post o que procurava mesmo era a história do jogo entre o Vitória e o União de Lamas e penso que se contam tantos pormenores poderiam incluir a historia completa.
.
Na altura o Minho e o distrito de Aveiro teriam direito a 1 equipa cada no nacional da I Divisão. Porém o FC Porto não conseguiu a classificação via campeonato distrital do Porto. Os responsáveis de então decidiram que o FC Porto não poderia ficar de fora do campeonato nacional da I divisão e decidiram que o distrito do Porto teria direito a mais um lugar e que Minho e Aveiro disputariam entre si o lugar em aberto. Assim lá se "qualificou" o FC Porto na I Divisão e o Vitória teve de disputar o tal jogo com o União de Lamas que daria acesso à I Divisão a uma das equipas, no caso seria a 1.ª vez para qualquer uma delas. O FC Porto acabou campeão nacional nessa epoca."

Autor: Alberto de Castro Abreu

É sempre um prazer ler isto, e concomitantemente recordar o meu tio (Alexandre) que desta equipa fez parte. Um grande vitoriano, um grande nicolino, um grande homem.

Já agora e além de lhe dar os parabéns por mais este post, acrescento o "hino" que na altura os adeptos do Vitória fizeram aquando da tal fase decisiva da Taça de Portugal e que reza assim:

Machado, Lino e João
Não fugindo à tradição
Com galhardia.
Miguel, Laureta e Alexandre
e José Maria
Avanta, avante
Mostrai que sabeis vencer
O futebol
há-de aqui permanecer.
Meia-final
É o Vitória quem vence.
A Taça de Portugal
Só a Guimarães pertence.

Tempos de amor à camisola...
 
FICO FELIZ POR POR LER ESTES ELOGIOS AO MEU TIO E PADRINHO ALEXANDRE,COMO VITORIANO E VIMARANENSE A RESIDIR EM BRAGA À 31 ANOS, MAS SEMPRE COM O VITÓRIA E GUIMARÃES NO CORAÇÃO.
TELMO ALEXANDRE RODRIGUES FONSECA
 
Meu caro Telmo Fonseca:

Nesse link seguinte poderá conferir um pouco mais da carreira do seu tio Alexandre.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++
http://gloriasdopassado.blogspot.com/2009/03/alexandre.html
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
 
Alguém me poderá informar quem capitaneava a equipa vimarenense. Tenho muita dificuldade a arranjar dados dessa altura.
O meu muito obrigado pela coragem de fazer uma página com esta informação toda.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter