Glórias do Passado: Estádio do Bonfim

 

Estádio do Bonfim


O denominado Estádio do Bonfim situa-se na cidade de Setúbal, sendo propriedade do Vitoria Futebol Clube principal agremiação desportiva daquele cidade. É desde 1962 a casa oficial dos jogos disputados pelo Vitoria de Setúbal na condição de visitado.

Foi inaugurado no dia 16 de Setembro de 1962 e desde lá para cá foi palco de inúmeros acontecimentos desportivos de onde se destaca obviamente os jogos do Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão e da Taça de Portugal, bem como alguns jogos internacionais não só da equipa setubalense mas também da própria Selecção Nacional que ali jogou algumas vezes.
.
(Maquete do Estadio do Bonfim)
.
(Estádio do Bonfim em construção)
.
(Construção de uma das bancadas do Estádio do Bonfim)
.
(Aspecto exterior do Estádio do Bonfim no dia da inauguração)
.
(Interior do Estádio do Bonfim no dia da inauguração)
.
Era naquela época uma das mais modernas infraestruturais desportivas em Portugal tornando-se, ao longo do tempo, um dos mais tradicionais estádios do futebol português.
.
(Jogo no final da decada de 60 entre o Vitoria de Setubal e o Vitoria de Guimarães)
.
(Estádio do Bonfim em 1989)
.
(Estádio do Bonfim em 1996)
.
(Aspecto geral do Estádio do Bonfim em 1998)
.
(Bancada central do Estádio do Bonfim actualmente)
.
O Estádio está situado no Parque do Bonfim e já teve capacidade para cerca de 30.000 espectadores. Após a colocação de cadeiras individuais visando um maior conforto dos espectadores viu reduzida a sua lotação oficial para cerca de 21.000 lugares.

Actualmente, o número oficial daquele recinto cifra-se em 18.694 lugares em virtude do encerramento de uma das bancadas do topo. Todavia é uma obra que esta a ficar degrada e desactualizada, mesmo ao nível da iluminação para jogos oficiais. De resto, a Uefa não credenciou aquele recinto para provas internacionais razão pela qual o Vitoria de Setúbal teve que disputar a Taça Uefa na sua ultima participação no Estádio José de Alvalade em Lisboa.

O Vitoria de Guimarães já disputou cerca de 50 jogos oficiais no Estádio do Bonfim, sendo o saldo nos resultados ocorridos claramente favorável ao Vitoria de Setúbal. O Vitoria de Guimarães já empatou várias vezes naquele Estádio em jogos oficiais e também ganhou cerca de uma dezena de vezes.

A maior decepção naquele estádio ocorreu na época passada quando o Vitoria de Guimarães lá perdeu o acesso à final da Taça de Portugal no desempate pela transformação de grandes penalidades. O Vitoria adiantou-se primeiro no marcador mas os de Setúbal ainda empatarem perto do final do jogo. Nos penaltis, uma perdida do central brasileiro Geromel deitou por terra o sonho de milhares de vitorianos que se deslocaram de Guimarães até à cidade de Setúbal num jogo disputado a meio da semana.
.
(Bilhete do jogo entre o Vitoria de Setubal e o Vitoria Sport Clube no jogo das meias finais da Taça de Portugal na época de 2005/06)
.
Desataque-mos ainda o jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1985/86. À 15ª jornada da prova o Vitoria de Guimarães estava na luta pelo título, posicionado na 3ª posição apenas a 2 pontos do SL Benfica que era 1º. O Vitoria de Setúbal era naquela altura o 9º classificado, mas numa época que terminaria em 14º lugar, sendo relegado à 2ª Divisão Nacional.

O jogo da 16ª jornada do Campeonato, o Vitoria deslocava-se à cidade de Setúbal para defrontar o Vitoria local. Era um jogo importantíssimo na perseguição aos primeiros lugares.

O jogo disputou-se no Estádio do Bonfim com a arbitragem de Carlos Esteves da A. F. de Lisboa. O Vitoria treinado por António Morais apresentou o seguinte onze inicial: Jesus; Costeado, Valério, Toze, Miguel e Gregório Freixo; Nascimento, Bobo e Adão; Paulinho Cascavel e Costa. Houve apenas uma substituição, a entrada de Gilberto aos 75 minutos para o lugar de Nascimento.

O resultado final foi de 2-2. Marcou primeiro o Vitoria de Setúbal por César logo aos 18 minutos. O Vitoria de Guimarães empataria no final da primeira parte por intermédio de Paulinho Cascavel aos 44 minutos. Aos 58 minutos o goleador brasileiro colocou o Vitoria a vencer por 1-2. Mas, os de Setúbal, empataria já perto de final novamente por intermédio de César aos 81 minutos de jogo.
.
(Estádio do Bonfim)
.
(Topo do Estádio do Bonfim)
.
(Bancada lateral do Estádio do Bonfim)
.
Quanto ao Estádio do Bonfim, diz-se que tem os dias contados, a edilidade setubalense bem como o principal clube da cidade estão a estudar a possibilidade da construção de novo Estádio.
.


Autor: Alberto de Castro Abreu

SERA QUE É NECESSARIO NOVO ESTADIO?
A MANUTENÇAO É CARA?
A CIDADE DE SETUBAL CRESCEU ASSIN TANTO EM POPUÇLAÇAO?
UM ESTADIO NOVO E CARO,,,,E OS PREÇOS DOS BILHETES?
BEM MELHOR E TER CAMPO DE TREINO
SAUDAÇOES DESPORTIVAS
EL CID
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter