Glórias do Passado: Associação Desportiva de Fafe

 

Associação Desportiva de Fafe



O concelho de Fafe tem como principal colectividade desportiva a Associação Desportiva de Fafe, um clube que foi fundado no dia 28 de Junho de 1958, pela fusão ocorrida entre o Sporting Clube de Fafe e o Clube de Futebol de Fafe, dois clubes que existiam anteriormente naquela cidade do norte do país.

A Associação Desportiva de Fafe está filiada na Associação de Futebol de Braga, e desde a sua fundação até aos dias de hoje tem-se revelado como a principal entidade futebolística daquela cidade que em tempos foi uma das mais activas na região do Minho.

O ponto alto da história do clube fafense foi quando na temporada de 1988/89 participou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão ocupando a vaga deixada em aberto pelo FC Famalicão que foi despromovido devido a um caso de corrupção num jogo frente ao Macedo de Cavaleiros.

Alem dessa participação na máxima prova futebolística nacional nos finais da década de 80, o AD Fafe é principalmente um clube de 2ª Divisão Nacional, onde conta já com cerca de 30 participações. Tem ainda, alem de diversas participações em Campeonatos Distritais da A.F. de Braga, com 13 participações no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, no qual conquistou o ceptro nacional daquele escalão na época de 1995/96, sendo este o seu único troféu com projecção a nível nacional no seu palmarés.
.
(Plantel da AD Fafe nos anos 70)
.
(Valença antiga glória da AD Fafe)
.
(Cartucho antiga glória da AD Fafe)
.
(Equipa da AD Fafe com Costeado antigo jogador do Vitoria Sport Clube)
.
(Novamente uma equipa da AD Fafe com o n.º 2 Costeado)
.
(Equipa da AD Fafe na temporada de 1981/82)
.
Participa regularmente na Taça de Portugal onde o ponto mais alto ocorreu quando atingiu por duas vezes as meias-finais daquela competição, acabando todavia eliminado numa ocasião pelo FC Porto e noutra pelo Sporting CP.

Uma dessas meias-finais em que a AD Fafe participou ficou celebre na história do futebol português e muita tinta fez correr na imprensa escrita daquela época. Aconteceu na temporada de 1978/79 quando o AD Fafe recebeu no pelado do Parque Municipal dos Desportos de Fafe, a sua casa, o Sporting CP, um grande clube nacional presidido por João Rocha e onde pontificava Manuel Fernandes e companhia.
.
(Manuel Fernades e o guarda redes da AD Fafe no celebre jogo da meia final da Taça de Portugal)
.
Nesse jogo a AD Fafe esmerou-se e conseguiu levar o jogo empatado para o prolongamento. Já durante o prolongamento, e a cerca de dois minutos do final, o arbitro Santos Luís de Coimbra assinala uma grande penalidade inexistente contra a AD Fafe. As gentes de Fafe que abarrotavam pelas costuras o humilde parque de jogos exaltaram-se de tal forma que invadiram o campo e impediram a continuação do encontro que terminou ali.
O arbitro do encontro saiu daquele recinto desportivo vestido com uma farda de policia para não ser detectado pelos apaniguados adeptos que naquela altura levaram bem alto o lema de que “com Fafe não se fanfe”.
.
(Titulo do Jornal A Bola)
.
Como acima se disse a AD Fafe utilizava como seu campo de jogos o pelado do Parque Municipal dos Desportos de Fafe que virou relvado em 1984.
.
(Dia da inauguração do relvado do Parque Municipal dos Desportos de Fafe)
.
Mas efectivamente o ponto alto da história do clube fafense, apesar de efémero, ocorreu na época de 1988/89 quando a equipa de futebol sénior participou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O plantel da AD Fafe que enfrentou aquela prova era treinado por José Rachão e composto pelos guarda redes, Quim, Lopes, Coelho e Carlos Ferreira; os defesas, Camilo, Perduv, Figueiredo, Sérgio Abreu, Cláudio, Domingos e Grosso; os médios, Gomes, Rogério Leite, Pedrinho, Ngoma, Célio, Soltil e Flávio; e os avançados, Guedes, José Albano, To Mane, Gospodinov e Abel.
.
(Equipa da AD Fafe na época de 1988/89)
.
Destaquemos alguns desses elementos: Quim, era o guarda-redes titular da equipa. Experimentado guarda-redes que alinhou em vários clubes nacionais. Quim tinha como suplente o guarda-redes Lopes que manteve essa condição praticamente toda a época. Lopes foi guarda-redes do Vitória durante várias temporadas, formado nas suas escolas, não passando na equipe sénior em Guimarães da condição de suplente.
.
(O guarda redes titular Quim)
.
(O guarda redes suplente Lopes)
.
Figueiredo era o defesa central capitão da equipa. Padinha, foi durante alguns anos uma grande esperança do futebol português no SL Benfica onde não passou de suplente de Chalana. Jogou ainda no Torreense, E. Amadora ou Portimonense.
.
(O capitão Figueiredo)
.
(Padinha)
.
Havia ainda naquela equipa da AD Fafe um paraguaio e um venezuelano. O paraguaio era Sotil. Jogador de grande habilidade e classe. Chegou a ser bastante cobiçado por clubes de maior nomeada. O venezuelano era Flávio. Filho de imigrantes portugueses e verdadeiro saltitão no futebol português porque representou alem da AD Fafe, o Académico de Viseu, o Marítimo, o Varzim, Recreio de Águeda. Hoje é António Flávio, técnico do Oliveira do Bairro que defrontou o SL Benfica na Taça de Portugal na sua edição desta época.
.
(O paraguaio Sotil)
.
(Flávio)
.
Por ultimo, José Albano. Avançado rápido que ficou famoso por ser o jogador das subidas de divisão, pois ao longo da sua carreira representou vários clubes secundários que garantiram acessos a disputar a 1ª Divisão de futebol.
.
(José Albano)
.
Nessa época de 1988/89 na 1ª Divisão Nacional de Futebol, a AD Fafe terminou classificada no 17º lugar da geral num campeonato disputado por 20 clubes. A formação fafense contabilizou 32 pontos, fruto de 9 vitórias, 14 empates, tendo sido derrotada por 15 vezes. Apontaram 29 golos, mas sofreram em toda a competição 47 tentos.

Ao longo da temporada destaca-se nos resultados alcançados pela AD Fafe, um empate a 2-2 no Estádio 1ª Maio em Braga, frente ao SC Braga, e uma vitória por 1-0, frente ao Vitoria de Guimarães, desta feita conseguida no Parque Municipal dos Desportos de Fafe. No Municipal de Guimarães, no jogo da 1ª volta o Vitoria de Guimarães venceu a AD Fafe por 2-0.
.
(O dia do jogo frente ao FC Porto na cidade de Fafe)
.
Há ainda um grande nome do futebol nacional que esta ligado à AD Fafe. Rui Costa, o jogador internacional português, actualmente ao serviço do SL Benfica, que anteriormente havia jogado na Fiorentina e no AC Milan, ambos de Itália, jogou também pela AD Fafe. Depois de terminar a formação nos juniores do SL Benfica, o Rui Costa foi cedido pelo clube encarnado à AD Fafe para rodar. Foi como futebolista do clube fafense que Rui Costa se sagrou Campeão do Mundo de Sub 20 no torneio disputado em Portugal.
.
(Rui Costa com a camisola da AD fafe juntamente com os seus companheiros da Selecção de Portugal de sub 20 Campeões do Mundo em Portugal no ano 1991)
.
(Plantel da AD Fafe na temporada de 1990/91 com Rui Costa como seu integrante)
.
Por ultimo, resta referir ao único título do palmarés da AD Fafe conquistado na época de 1995/96. O titulo de Campeão Nacional da 3ª Divisão. A série A dessa prova foi também vencida pela AD Fafe com 74 pontos, mais 6 que o Montalegre que foi o 2º colocado.

Registe-se o nome dos campeões: Paulo Rocha e Coelho os guarda redes; Carrasco, Carlitos, Camilo, Eduardo Jorge, Canuta, Licos e Martinho como defesas; José Martins, Magriço, Nuno Vinagreiro, Paulo Dores, Saulo e Fredy como médios; Pinto, Papa, que foi o melhor marcador da equipa com 18 golos em toda a época, Jorge Guimarães, José Manuel, Rica e Nuno Miguel, como avançados. O técnico da conquista foi Diamantino Brás.
.
(Equipa da AD Fafe na época de 1995/96, Campeão Nacional da 3ª Divisão)
.
(Festa do titulo de Campeão Nacional)
.
Actualmente, a AD Fafe disputa a Zona Norte da 2ª Divisão B do futebol português e tem como treinador principal, Carlitos, antigo o jogador do Vitoria de Guimarães.
.
(Equipa técnica da AD Fafe na presente temporada com Carlitos ao centro, antigo jogador do Vitoria, como treinador principal)
.
(Plantel da AD Fafe para a época de 2006/07)
.
De resto, as relações entre o clube fafense e o principal clube da cidade berço são muito próximas, com o Vitoria a ceder vários jogadores ao seu vizinho para rodagem. Recorde-se Costeado, por exemplo, que nos finais da década de 70 inícios de 80 foi cedido à AD Fafe a título de empréstimo. Ou os tempos em que o Prof. Manuel Machado foi treinador da equipa da AD Fafe.

É também comum a realização de jogos amigáveis entre os dois clubes, e o Parque Municipal dos Desportos de Fafe, foi algumas vezes a casa do Vitoria quando impedido de jogar em Guimarães.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Mais uma vez uma excelente incursão pelo passado. Desta vez por uma colectividade que muito prezo. A AD Fafe. Sempre acompanhei, em especial o Andebol modalidade que muito aprecio. Parabéns pelo post, está muito bom.

Permite-me só um apontamento, na equipa que foi campeã da 3ªdivisão na época de 95/96 referiste os jogadores campeões. Um dos quais chamaste "Magriço" penso que te estavas a referir a Jorge Duarte, o capitão, actual jogador do Leixões e que passou pelo "nosso" Vitória em 01/02 e que é filho de Manuel Duarte, magriço de 66.
 
Guima:
Antes mais seja bem vindo a este que espero continue a visitar frequentemente.

Relativamente ao Magriço, tal como diz, trata-se do hoje mais conhecido Jorge Duarte, que integrou o plantel do Vitoria de 2001/02 sob o comando de Augusto Inacio, contratado ao Desportivo das Aves e que actualmente actua pelo Leixões.

Registe-se, pela referência à modalidade do Andebol, que o Magriço, hoje mais conhecido por Jorge Duarte, tem um irmão que foi jogador de andebol. Trata-se de Jose Duarte atleta do Fafe, que tambem jogou durante várias temporadas no Desportivo Francisco de Holanda.
 
Certamente que vou continuar a passar por aqui. Espero que também passes pela bancada nascente.

Já agora, fique a saber que tal como o seu irmão José Duarte, Jorge Duarte também foi jogador de Andebol, até cerca dos 14 anos na AD Fafe.

http://bancadanascente.blogspot.com/
 
Caro Guima, o Bancada Nascente já esta linkado como um site vitoriano na pagina deste blog.
 
Passo por aqui para dar os parabéns por este excelente blog. Gostaria de deixar mais uma ajuda. No que se refere ao Carlitos actualmente treinador do Fafe, nao posso deixar de lembrar que na sua época foi uma das grandes promessas do futebol vitoriano. Muitas vezes foi chamado ás selecçoes jovens nao participando no Mundial de Riade devido a sucessivas lesoes que atrasaram a sua carreira.Sabendo da paixão do Carlitos pelo seu vitória nao podia deixar de o lembrar aqui.
 
Sem dúvida um excelente trabalho de pesquisa que pode ser perpétuado aqui neste blog, sem que os actuais recortes de jornal ou fotos amareleçam (mais)... Muitas das equipas da A. D. Fafe contaram e contam sempre, com atletas oriundos de Guimarães, do vitória e do concelho, que concerteza nunca esqueceram a sua passagem por Fafe. Uma digna e justa homenagem à A. D. Fafe, que com tenros 30 anos atingiu o patamar mais alto do Andebol Nacional e no ano seguinte em Futebol... Sem dúvida os anos de ouro da A. D. Fafe que se repetirão, literalmente, para o próximo ano ! Viva a A. D. Fafe !
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter