Glórias do Passado: Temporada de 1935/36

 

Temporada de 1935/36



A temporada de 1935/36 inicia-se com a eleição dos novos corpos gerentes, com o Senhor Amadeu da Costa Carvalho, ilustre empresário da nossa região, a assumir o cargo de Presidente da Direcção do Vitoria Sport Clube. Este viria mais tarde a tornar-se no primeiro Presidente Honorário do Vitória.

A principal contratação do Vitoria para esta temporada foi Alberto Augusto, antigo internacional português, que jogara várias temporadas no SL Benfica, e que nos últimos anos era a principal estrela do SC Braga e do Comercial de Braga.

Alberto João Augusto, nasceu a 31 de Julho de 1898 em Lisboa, fazendo a sua estreia como internacional pela principal Selecção de Portugal no dia 21 de Dezembro de 1921, em jogo realizado na cidade de Madrid, frente à Selecção da Espanha. Nesse encontro, Portugal foi derrotado pela Espanha por 1-3, sendo o golo lusitano apontado pelo próprio Alberto Augusto.

Chega a Guimarães, e ao Vitoria, já com 36 anos de idade, para assumir o cargo de treinador/jogador, permanecendo como técnico do clube vimaranense durante 11 épocas.

Alem de Alberto Augusto, chega também a Guimarães, para representar o Vitória, um outro jogador importante naquele tempo. Trata-se do médio centro Zeferino, um dos primeiros profissionais do clube, contratado pelo Vitoria ao FC Porto, com uma pequena passagem pelo Gil Vicente, e que viria a acumular as funções de jogador de futebol com as de motorista. É um jogador que estará ligado a grandes conquistas do clube, no qual mais tarde viria a ser treinador nas equipas de formação.

A principal equipa do Vitoria era constituída por: Ricoca; Jaime e Alberto Augusto; Laureta, Zeferino e Lima; Constantino, João Jesus, Clemente, João da Costa e Bravo. Nesta equipa destaque também para João Jesus, cujas as qualidades se iam evidenciando constantemente. De resto, seria com João Jesus que o Vitoria realizaria a sua primeira grande transferência, quando vendeu o jogador ao SL Benfica no final da temporada de 1935/36.

A época inicia-se com a disputa da “Taça da Concórdia” entre o Vitoria e o SC Braga, sendo de facto esta competição que está na génese da Taça Amizade que mais recentemente marca os inícios das épocas dos 2 principais clubes do Minho.

O Campeonato Distrital da AF Braga da temporada de 1935/36 inicia-se com um derby entre o Vitoria e o SC Braga disputado no Campo do Benlhevai, em que os vitorianos vencem categoricamente os vizinhos bracarenses por 3-1. Bom pronuncio para a época que se iniciava mas que afinal não logrou atingir na plenitude os objectivos definidos pelos responsáveis do Vitoria.

Na verdade, o Vitoria empataria na cidade de Fafe com o S. Fafe por 1-1 e sairia derrotado por 5-0 no jogo da segunda volta disputado na cidade dos arcebispos frente ao SC Braga, em encontro onde ocorreram diversas incidências que levaram a uma imensa contestação por parte dos vitorianos.

O SC Braga sagrar-se-ia Campeão Distrital e o Vitoria vice - campeão. Todavia, essa classificação permitiu ao Vitoria disputar pela primeira vez o Campeonato da II Liga Nacional.
Vitoria caseiras sobre o Atlético de Coimbra e Oliveirense, por 4-0, e 6-0, respectivamente, e um empate frente ao Leixões por 2-2 em Guimarães. Como visitante o Vitoria golearia o Atlético de Coimbra por 1-8, e venceria a Oliveirense, por 1-2. No jogo decisivo disputado contra o Leixões, o Vitoria, acompanhado por inúmeros adeptos saiu derrotado por 1-0.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter