Glórias do Passado: Temporada 1937/38

 

Temporada 1937/38


.
Na temporada de 1937/38 o Vitoria sagrou-se novamente Campeão Distrital de Braga, conquistando o bicampeonato repetindo desta forma a façanha registada na época de 1936/37. O Vitoria começava assim a afirmar-se no panorama futebolístico da região como o principal clube, estatuto que foi solidificando e é reconhecido até aos dias de hoje.

O técnico da equipa de futebol do Vitoria Sport Clube continuava a ser Alberto Augusto, agora apenas na qualidade treinador, pois deixaria definitivamente de praticar a modalidade.

A equipa do Vitória bicampeã distrital era constituída da seguinte forma: Ricoca; Lino e João; José Maria, Zeferino e Lima; Laureta, Pantaleão, Clemente, Virgílio e Bravo.

Nesta equipa destacamos neste texto o guarda redes Ricoca. Ele que foi o guardião das balizas vitorianas durante praticamente 20 anos. Atravessa toda a década de 30 até praticamente ao final da década de 40 altura em que abandona o futebol. Conquista diversos campeonatos distritais. É considerado o melhor guarda redes do Minho, e apesar de disputar, apenas e sobretudo, provas a nível regional, Ricoca é sobejamente conhecido a nível nacional. O seu nome esta ligado aos grandes feitos do clube da cidade berço naquela época.
.

(O guarda redes Ricoca no Vitoria Sport Clube)

.
Fruto da conquista do ceptro de Campeão Distrital, o Vitoria Sport Clube participaria, nesta temporada, novamente, no Campeonato Nacional da II Liga, terminando a prova classificado no 2º lugar da sua série.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Fico também à espera da "recordação" da temporada de 42 (salvo erro), que nos levou ao 1º escalão. Por razões familiares, mas também históricas sabe-me sempre ler escritos dessa altura. E até acho que vinha a propóstio, tendo em conta o lugar onde nos encontramos.

E já agora, mais uma vez parabéns pelo blog. O futuro certamente que reservará a sua passagem para algo de capa dura...
 
Meu caro Vimaranes bem vindo ao meu blog.

Relativamente à sua solicitação, penso que a mesma estará muito proxima de ser concretizada. Por isso fique atento e logo nos poderá explicar aprofundadamente essas suas ligações familiares.

Saudações Vitorianas
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter