Glórias do Passado: Recreio Desportivo de Águeda

 

Recreio Desportivo de Águeda


O Recreio Desportivo de Águeda é a mais importante agremiação desportiva da cidade de Águeda sendo que a data da sua fundação remonta ao ano de 1926 e encontrando-se filiado na Associação de Futebol de Aveiro.

Do ponto de vista desportivo teve o ponto alto da sua história na temporada de 1983/84 quando a sua equipa de futebol sénior disputou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão pela primeira e única vez.

.

(Plantel do RD Agueda na época de 1983/84 na 1ª Divisão Nacional)

.
A equipa de futebol actua, quando joga na qualidade de visitado, no Estádio Municipal de Águeda, hoje uma moderna infraestrutura desportiva, mas que na época de 1983/84, ano em que o principal clube da terra esteve no plano mais alto do futebol português, era um humilde campo de futebol pelado.

O Recreio Desportivo de Águeda conta no seu historial com uma participação na 1ª Divisão Nacional de futebol, e uma participação na 2ª Divisão de Honra, dezoito na 2ª Divisão Nacional, e outras tantas na 3ª Divisão Nacional.
.

(Equipa do RD Agueda na época de 1978/79)
. (Equipa do RD Agueda na temporada de 1980/81)
.

(Equipa do RD Agueda na época de 1981/82 na 2ª Divisão Nacional a disputar Zona Centro)
.

(Equipa do RD Agueda que disputou a 2ª Divisão de Honra na época de 1990/91)

.
Actualmente, milita na 3ª Divisão Nacional, disputando a série C daquele campeonato, depois de na temporada transacta se ter sagrado Campeão Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Aveiro, e assim ascender aos Campeonatos Nacionais.

Como acima dissemos o ponto alto da história do RD Águeda ocorreu na época de 1983/84 quando disputou o principal campeonato do futebol português depois de ter vencido a zona centro da 2ª Divisão Nacional na temporada de 1982/83. Era treinador do conjunto o magriço José Carlos, que alias, viria a ser o técnico da equipa na 1ª Divisão.

(Equipa do RD Agueda da época de 1982/83 que garantiu o acesso à 1ª Divisão Nacional)

.
Naquela época como clube primodivisionário, o RD Águeda terminou a prova na 15ª posição da tabela classificativa não evitando, por isso, o retorno ao escalão secundário do futebol português. Nas 30 jornadas disputadas, o RD Águeda contabilizou apenas 19 pontos, fruto de 7 vitórias alcançadas, 5 empates e 18 derrotas. Apontou 25 golos, mas sofreu 55 tentos, sendo uma das piores defesas do Campeonato Nacional.
.

(Plantel do RD Águeda na temporada de 1983/84 na 1ª Divisão Nacional)
.

Contra o Vitoria Sport Clube realizou 2 jogos correspondentes a cada uma das voltas da competição, numa prova em que os vimaranenses treinados numa primeira fase pelo austríaco Herman Stessl e mais tarde pelo jogador/treinador Alfredo Murça.

O primeiro encontro entre as duas formações disputou-se à 11ª jornada do Campeonato Nacional, no pelado do Estádio Municipal de Águeda. A equipa do RD Águeda venceu o Vitoria de Guimarães por 3-0 naquele que foi o resultado sensação daquela jornada. O Vitoria que se encontrava no topo da tabela nunca se adaptou às condições do campo e foi copiosamente derrotado pelo conjunto de Águeda.

(Equipa do RD Águeda na época de 1983/84)

.
O jogo apitado por Ezequiel Feijão de Setúbal decorreu numa tarde fria de Outono, alinhando a equipa do RD Águeda com: Tibi; Rodrigues Dias, Paulo César, Jorginho e Sá Pereira; Belo, Nogueira e António Jorge; Orlando, César e Flávio. Na segunda parte entrariam Cambraia para o lugar de António Jorge e Simão para o lugar de Jorginho.


(Tibi enquanto guarda redes do RD Águeda, ele que chegou a ser internacional português quando esteve ao serviço do FC Porto)
.

(O defesa central Jorginho no RD Águeda na época de 1983/84. Jogador que depois se notabilizou ao serviço do D. Chaves e no Sporting CP)

.

(Sá Pereira jogador do RD Águeda, actualmente treinador de futebol)


(Nogueira um dos principais jogadores do RD Águeda na época de 1983/84, que foi Campeão Nacional ao serviço do Sporting CP)

.
O Vitoria SC alinhou com Silvino na Baliza. O quarteto defensivo composto por Gregório Freixo, Amândio, Tozé, e Alfredo Murça. Na linha media jogou o brasileiro Nivaldo, Paquito, Joaquim Murça e Laureta e no ataque os brasileiros Paulo Ricardo e Da Silva. Ao intervalo entrou Eldon para o lugar de Paulo Ricardo e mais tarde Barrinha para o lugar de Alfredo Murça.

Ao intervalo a equipa do Águeda já vencia por 1-0 com o golo apontado aos 36 minutos por Belo na transformação de uma grande penalidade. Na segunda parte a vantagem seria elevada para 3-0 com golos de Flávio, aos 76 e 85 minutos.
.

(Flávio autor de 2 golos contra o Vitoria no Estadio Municipal de Águeda)
.

Já no jogo da segunda volta, disputado à 26ª jornada no Estádio Municipal de Guimarães, o Vitoria goleou o RD Águeda por 6-1. Este jogo ficou marcado pela greve dos árbitros nacionais ao futebol português. Neste jogo de Guimarães frente ao RD Águeda, o árbitro do encontro seria um jovem de apenas 24 anos de idade de nome Francisco Salgado da Associação de Futebol de Braga.

Este jogo apenas começaria às 16.45h em virtude de o árbitro designado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol não ter comparecido o que implicou a necessidade de escolher um outro árbitro à última hora.

Numa excelente tarde sol, com cerca de 8.000 espectadores nas bancadas do Estádio Municipal de Guimarães o Vitoria realizou um excelente exibição goleando a frágil equipa do Águeda que todavia, naquela altura, ainda não se encontrava em lugares de descida na tabela.

O Vitoria alinhou nesse jogo com Silvino; Costeado, Amândio, Barrinha e Alfredo Murça; Kiki, Paquito e Gregório Freixo; Fonseca, Eldon e Paulo Ricardo. No segundo tempo, Da Silva entraria para o lugar de Paquito.

O Vitoria que ao intervalo já vencia por 3-0, teve como autor dos seus golos nesta partida, Gregório Freixo que apontou 2, um aos 33 minutos e outro aos 68 minutos na transformação de uma grande penalidade. Paulo Ricardo, Eldon, Kiki e Da Siva apontariam os outros 4 golos da goleada de 6-1 infligida ao RD Águeda. O golo do conjunto de Águeda foi apontado aos 62 minutos por intermédio do avançado brasileiro César.
.

(Avançado brasileiro César, autor do golo do RD Águeda no em Guimarães)


http://campeoesdeagueda.blogspot.com/

http://orgulhoaguedense.blogspot.com/


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter