Glórias do Passado: João Gouveia

 

João Gouveia


João Ribeiro Gouveia, conhecido pela alcunha de “cobrinha” nasceu no dia 13 de Novembro de 1959 em Santa Marta de Penaguião, em pleno coração do Douro. Ocupava preferencialmente a posição de lateral esquerdo, tendo nascido para o futebol no Douro FC, com 15 anos de idade, remontando a sua primeira inscrição federativa à época de 1974/75.

Do Douro FC seguiu, ainda miúdo, para as camadas jovens do FC Porto, onde fez a maior parte da sua formação. Chegou a ser internacional português pela Selecção de Juniores em 4 ocasiões.

Terminado o percurso no futebol juvenil, foi integrado na equipa sénior do FC Porto na época de 1979/80, o qual representou durante 2 temporadas. No FC Porto João Gouveia não passou do estatuto de suplente de Alfredo Murça, sendo utilizado esporadicamente.
.
(Equipa do FC Porto em 1979/80, com João Gouveia em cima)
.
Após 2 épocas no plantel principal do FC Porto, acabou por sair no final da temporada de 1980/81 rumando ao Vitoria de Guimarães, clube então treinado pelo Mestre José Maria Pedroto, conhecedor das potencialidades de João Gouveia, pois havia sido seu treinador no período em que foi atleta nas camadas jovens dos azuis e brancos.

Além de João Gouveia que rubricou com o Vitoria um contrato válido para 2 épocas, chegou na mesma altura, também vindo do FC Porto, o Alfredo Murça. Por esse, motivo João Gouveia foi muito pouco utilizado na época de 1981/82 por José Maria Pedroto que sempre preferiu a experiência de Murça.
.
(Plantel do Vitoria Sport Clube na temporada de 1981/82, com João Gouveia ao lado do guarda redes Jesus)
.
Mesmo na segunda época de João Gouveia em Guimarães, com Manuel José como treinador principal, a sua utilização foi esporádica, desta feita como suplente de Laureta, ou mesmo de Murça, que naquela temporada era mais utilizado na posição de defesa central.

Terminou o contrato com o Vitoria e não permaneceu em Guimarães, seguindo viagem para Portimão, para representar o Portimonense SC na temporada de 1983/84. De Guimarães, na mesma altura, juntamente com João Gouveia, seguiram ainda o guarda-redes Damas e o médio Pedroto.
.
(João Gouveia com a camisola do Portimonense SC na época de 1983/84)
.
(Na mesma época novamente com a camisola do Portimonense SC)
.

Após uma época em Portimão, regressa na temporada de 1984/85 à cidade do Porto para representar o SC Salgueiros na 1ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do SC Salgueiros na temporada de 1984/85)
.
João Gouveia fica ainda ligado à história do SC Covilhã. Esteve ao serviço dos serranos durante 2 épocas onde foi titular indiscutível na posição de lateral esquerdo. Chegou na época de 1986/87, militando o SC Covilhã na Zona Centro da 2ª Divisão Nacional. O SC Covilhã venceu a Zona Centro, e acabou por sagrar-se Campeão Nacional da 2ª Divisão Nacional, ascendendo à principal divisão do futebol português.
.
(Plantel do SC Covilhã em 1986/87 com João Gouveia na ultima fila)
.
(Equipa do SC Covilhã com João Gouveia)
.
Na 2ª época no SC Covilhã, desta feita na 1ª Divisão Nacional, João Gouveia teve como colega de equipa Gregório Freixo, que havia sido seu companheiro no tempo do Vitoria de Guimarães. O SC Covilhã, equipa humilde, e com o mais baixo orçamento da liga, acabou por ser relegada novamente ao escalão inferior, pois acabaria classificada na última posição da tabela no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1987/88.
.
(João Gouveia em acção com a camisola do SC Covilhã na época de 1987/88 em jogo frente ao Boavista FC no Estadio do Bessa)
.
João Gouveia jogou depois 2 épocas no SC Beira Mar e em 1990/91 representou o Marítimo SC treinado pelo ex jogador do Vitoria Ferreira da Costa. A época de 1990/91 seria a ultima época de João Gouveia na principal liga do futebol português.
.
(João Gouveia com a camisola do Beira Mar na época de 1988/89)
.
(Equipa do Beira Mar na temporada de 1988/89, com João Gouveia, alem de Paquito e Costeado)
.
(Novamente João Gouveia com a camisola do Beira Mar em 1988/89)
.
(Plantel do Beira Mar em 1989/90)

(Plantel do Marítimo SC na época de 1990/91, com João Gouveia na fila de cima, como 1º do lado esquerdo)
.
A descida na sua carreira foi vertiginosa. Com 32 anos e depois de estar na 1ª Divisão jogou nos anos seguintes em campeonatos regionais. Primeiro, no Ponte da Barca na época de 1991/92, e depois no Sandinenses, clube do concelho de Guimarães, que na temporada de 1992/93 disputava a série B da 1ª Divisão Distrital de Braga.

Na altura, João Gouveia vivia e trabalhava na vizinha Vila das Taipas. Todavia, não terminou a época no Sandinenses, pois em Março de 1993, rescindiu amigavelmente o seu contrato com o clube, depois de um inquérito disciplinar pelo facto de João Gouveia ter tentado agredir por 2 vezes um colega de equipa durante um treino.

O clube de S. Martinho de Sande acabaria por sagrar-se campeão distrital da Associação de Futebol de Braga e desta forma ascender pela primeira vez à 3ª Divisão Nacional feito para o qual João Gouveia muito contribuiu.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Olá.
Grande João Gouveia!
Se ele quiser vender camisola...
miguelpsc@hotmail.com
Abraço
 
é meu tio lool
 
e um espetacular esta pessoa como treinador....

abrassos.
 
garra,determinação que dispotava cada lance e a vontade de ganhar era assim este jogador , um abraço jony bigodes .
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter