Glórias do Passado: Jesus

 

Jesus


Um homem que joga durante 10 temporadas com a camisola do Vitoria seria sempre considerado uma grande glória do passado, mas na verdade, alem do longo tempo em que nos representou, Jesus marcou o clube, foi seu capitão de equipa e esteve presente em muitas e muitas jornadas de glória do Vitoria Sport Clube. Jesus disputou mais de 300 jogos na principal liga portuguesa de futebol, dos quais mais de 200 foram ao serviço do Vitoria, pelo que se tornam indissociáveis a carreira de Jesus e a história do clube mais representativo da cidade de Guimarães. Representou ainda o clube em vários jogos das competições europeias, bem como a Selecção Nacional de Portugal.

António Jesus Pereira, nasceu na cidade de Espinho em 11 de Fevereiro de 1955, e foi no clube da sua terra natal que deu os primeiros pontapés na bola. De novo notava-se que o seu ponto forte não seria propriamente os pés, mas sim as mãos, pelo que optou pela posição de Guarda-redes, aquela que o viria a consagrar no futebol nacional. Nos juvenis do Sp. Espinho, desde cedo despertou a cobiça dos olheiros que vagueavam pelos campos de futebol e ainda nessa mesma categoria vai para o FC Porto, corria a temporada de 1971/72. O restante percurso de formação é completado no FC Porto, onde se sagraria campeão nacional nos escalões de Juvenis e de Juniores.

Ainda contratualmente ligado ao FC Porto, vai a título de empréstimo para o Lourosa em 1973/74 por duas temporadas, regressando à casa mãe já na temporada de 1975/76, onde fez parte do plantel principal da formação portista. Seguiu-se duas temporadas no Beira-Mar e em 1978/79 chega à cidade da Povoa de Varzim, com 23 anos, para representar o Varzim SC. Manteve-se ao serviço dos poveiros durante 3 épocas consecutivas, onde alcançou logo na 1ª época um brilhante 5º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde ficaram conhecidos os “Lobos do Mar” da Povoa do Varzim. Uma grave crise financeira que acabou por afectar o desempenho da formação varzinista na temporada 1980/81 motivando a sua à descida à 2ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do Varzim SC no Estadio do Restelo na época de 1980/81)
.
(Jesus com camisoal do Varzim SC em 1980/81)
.
(Equipa do Varzim SC com Jesus, o central Torres e Andre que ficou conhecido no FC Porto)
.
(Jesus no Varzim SC)
.
Pese embora o amargo resultado colectivo obtido nessa temporada ao serviço do Varzim SC, as exibições protagonizadas por Jesus ao longo da época despertaram a atenção de José Maria Pedroto, técnico do Vitoria, que entretanto já o conhecia das camadas jovens do FC Porto, de tal modo que o contratou para ser incluído no plantel vitoriano para a época 1981/82 e em primeira linha ser o suplente do já conceituado Vítor Damas. Contudo, fruto da sua enorme potencialidade, Jesus disputa taco a taco a camisola n.º 1 com Damas durante toda a temporada, de forma tal que consegue efectivamente tornar-se o dono das redes vitorianas, alcançando merecidamente a titularidade.

É uma temporada de grande sucesso vitoriano com uma meritória classificação no 4º lugar do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, mas que infelizmente se afigurou insuficiente para o tão almejado apuramento para uma competição europeia. Esse desiderato apenas viria a ser alcançado na temporada seguinte, já com Manuel José ao leme. Sucede que, se na 1ª temporada em Guimarães foi partilhando a titularidade da baliza do Vitoria com Vítor Damas, nesta segunda temporada foi sempre suplente de Silvino, apenas anotando a presença num jogo do campeonato nacional desse ano. Silvino não lhe deu qualquer chance!
.
(Plantel do Vitoria na época de 1981/82)
.
(Jesus com a camisola do Vitoria na época de 1981/82)
.
(Jesus em 1982/83)
.
(Equipa do Vitoria na temporada de 1982/83)
.
(Novamente Jesus com a camisola do Vitoria na época de 1982/83)
.
(Plantel do Vitoria na época de 1983/84)
.
Na 3ª temporada em Guimarães inicia a época novamente como suplente de Silvino, mantendo-se a situação que vinha da época anterior, contudo, fruto de algumas más exibições daquele titular, Jesus é chamado ao posto na equipa principal e assegura a titularidade da baliza do Vitoria. Mas a temporada seguinte traz-lhe um novo concorrente de peso, o jovem cabo verdiano Neno, que vem cedido pelo Benfica no âmbito da transferência de Nivaldo do Vitoria para o clube da Luz.

Nesta temporada, acontece exactamente o inverso daquilo que aconteceu na época anterior. Raymond Goethals, treinador do Vitoria para a época 1984/85, entrega a Jesus a titularidade da baliza do Vitoria, que mais tarde viria a perder para o Neno.
.
(Equipa do Vitoria na época de 1984/85)
.
(Jesus com a camisola do Vitoria SC)
.
(Equipa do Vitoria em 1984/85 em jogo frente ao FC Vizela)
.
Só apenas na época 1985/86, já com falecido António Morais no comando técnico, é que Jesus agarra definitivamente a titularidade da baliza do Vitoria, não dando qualquer veleidade aos seus companheiros concorrentes ao lugar. A partir desta época Jesus dá inicio a uma série ininterrupta de 3 temporadas sempre como titular do Vitoria em todos os jogos disputados no campeonato nacional da 1ª Divisão.

Demonstra e convence tudo e todos da sua qualidade. Revela-se um Guarda-redes de pequena estatura, com os seus 173 cm de altura, mas de enormes reflexos e agilidade felina. A sua trajectória alternando a titularidade com o banco de suplentes na equipa vitoriana nas primeiras 4 temporadas, dará lugar a uma posição cativa no onze base do Vitoria. Tornando-se ainda em 1986/87, dado o seu carisma e personalidade, no capitão da formação vimaranense.

Que boas recordações daquele tempo. Muitas vezes dou por mim a relembrar aquela cena gravada na minha memória de ver a equipa do Vitoria a entrar em campo com o seu capitão Jesus a comandar os restantes companheiros, trazendo nas suas mãos, de um lado o par de luvas necessárias ao oficio e do outro um ursinho de peluche branco que trazia o cachecol do Vitoria atado. Mas não me recordo só da imagem. E quem não se lembra daquele som de fundo que acompanhava os últimos alongamentos ou corridas dos jogadores antes do inicio da partida no Estádio Municipal de Guimarães. Em que se ouvia: “A Comissão de Fundos para um Vitoria Maior, apresenta a constituição das equipas: Com o n.º 1 Jesus, que também é o capitão, com o n.º 2 Costeado, com o n.º 3 Miguel...”. Bons tempos, sem duvida.

E a sua inconfundível fisionomia? E o seu traje? O seu bigodinho. E aquele boné que trazia nos jogos disputados em tardes solarengas. E quando ele pequenino gritava - quem nem um desalmado - para as torres como eram Miguel e Nene, quando estes metiam agua na defesa?
.
(Vitoria em 1985/86)
.
(Equipa do Vitoria na temporada de 1985/86)
.
(Vitoria no Estadio da Luz em 1985/86)
.
(O guarda redes Jesus com a camisola do Vitoria na época de 1985/86)
.
temporada 86/87 é também para Jesus um momento alto. Nessa temporada tem exibições espantosas e memoráveis, a título de exemplo expressa-se aquela majestosa exibição em pleno Estádio Vicente Calderon, em Madrid, frente ao Atlético de Madrid onde até uma grande penalidade defendeu. Jesus voava dentro dos postes, e fora deles, apesar da sua pequena estatura, sabia impor a sua presença.
.
(Plantel do Vitoria na época de 1986/87)
.
(Jesus debaixo dos postes da baliza vitoriana no jogo da 2ª mão da 2ª eliminatória daTaça Uefa frente aos espanhóis do Atlético de Madrid)
.
( Equipa do Vitoria da 1ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1986/87)
.
(Jesus com o seu autografo)
.
(Equipa do Vitoria de 1986/87 na Povoa do Varzim)
.
(Vitoria da temporada de 1986/87)
.
(Jesus um verdadeiro simbolo do Vitória)
.
(Equipa do Vitoria na época de 1986/87)
.
(Vitoria no Estádio das Antas na época de 1986/87)
.
( Jesus guarda redes do Vitoria)
.
Esta temporada foi também marcante em termos individuais para Jesus, porque seria o ano em que se tornaria Internacional A pela Selecção Nacional de Portugal.

Jesus já contabilizava uma internacionalização pela Selecção Olímpica, quando defendeu a baliza de Portugal, num jogo disputado em Israel, no dia 30 de Outubro de 1983, em que a turma lusa saiu derrotada por 0-1.

À principal Selecção Nacional chegou no dia 4 de Fevereiro de 1987, num amigável disputado no Estádio 1º Maio em Braga, contra a congénere Belga, em que Portugal venceu por 1-0. A Selecção de Portugal “pós Saltillo”, comandada por Juca e Ruy Seabra, que teve em Jesus o Guarda-redes escolhido para titular da equipa das quinas durante todo o ano de 1987, disputando-se na altura a classificação para o Campeonato da Europa de 1988, torneio que se viria a realizar na Alemanha. Defrontou a Selecção de Malta e a Itália por duas vezes, em Lisboa e em Milão, a Suécia e a Suiça. Na memória fica o jogo disputado em San Siro, contra a Itália, com a camisola da Selecção, em que Jesus fez uma grande exibição, apesar da derrota portuguesa. O último jogo disputado por Jesus com a camisola de Portugal foi em Malta, no dia 20 de Dezembro de 1987, na vitória portuguesa por 1-0. Jesus contabilizou assim 7 internacionalizações A e 1 Olímpica. Contemporâneos da Selecção portuguesa naquela altura foram outros jogadores vitorianos. A equipa do Vitoria era quase meia selecção. Assim, juntamente com Jesus, estavam Costeado, Miguel, Nascimento, Carvalho e Adão.
.
(Jesus com a camisola da Selecção de Portugal)
.
(Selecção de Portugal com Jesus como guarda redes)
.
Na temporada de 1987/88, Jesus manteve-se titular na equipa principal do Vitoria. Foi uma época extremamente difícil, em que o clube viveu alguma instabilidade, apenas conseguindo salvar-se da descida de divisão na recta final do campeonato. Contudo, no final dessa temporada o Vitoria alcança o privilégio de disputar a final da Taça de Portugal, contra o FC Porto, campeão nacional, o que lhe permite mais uma vez, e por esta via, aceder às competições europeias. O Vitoria deixou pelo caminho o Murça (7-0), o Felgueiras (1-0), Ermesinde (3-1), Marítimo (5-2), Gil Vicente (2-0) e Portimonense (2-1). Na final disputada no Estádio do Jamor, na tarde do dia 16 de Junho de 1988, António Jesus foi o Guarda-redes titular e capitão da equipa. Foi a única final da Taça de Portugal em que Jesus esteve presente. O jogo foi apitado pelo famosíssimo e já falecido arbitro Vítor Correia, responsável por 7 jogos de interdição do nosso estádio, aquando de uma recepção ao Boavista. O FC Porto adversário nessa final, acabou por vencer o encontro por 1-0, com golo de Jaime Magalhães, sagrando-se assim vencedor da Taça de Portugal.
.
(Plantel do Vitória no inicio da temporada de 1987/88)
.
(Jesus com vários companheiros do Vitória numa viagem à Turquia)
.
(Equipa do Vitoria na temporada de 1987/88)
.
(Jesus na temporada de 1987/88)
.
(Plantel do Vitoria na época de 1987/88)
.
(Jesus na Povoa do Varzim com o Vitoria na época de 1987/88)
.
(Jesus em Alvalade com a mascote do Vitoria)
.
(A equipa do Vitoria na final da Taça de Portugal no Jamor na época de 1987/88)
.
(Jesus em acção pelo Vitoria)
.
(Jesus dando indicações ao seus companheiros de equipa)
.
No final da temporada 87/88, Jesus não chega a entendimento com o Presidente do Vitoria, Pimenta Machado, para a renovação do seu contrato, acabando por deixar Guimarães após 7 temporadas consecutivas ao serviço do Vitoria. Esse abandono deixou sempre muitos sócios em desacordo com o Presidente, criticando-o por não ter renovado o contrato ao capitão da equipa. Contudo, esse foi um ano que a Direcção entendeu renovar o plantel, acabando por abandonar Guimarães vários jogadores que até ai haviam sido marcantes.

Jesus, já com 33 anos de idade, era um Guarda-redes conceituado, e naturalmente não lhe faltaram convites para continuar a desempenhar a sua carreira de futebolista após a saída de Guimarães. Acabou seduzido pelo Leixões SC, que regressava a 1ª Divisão Nacional, treinado na altura por António Morais, técnico que tão bem o conhecia desde os tempos de miúdo no FC Porto e já graúdo no Vitoria de Guimarães.

Em Matosinhos, ao serviço do Leixões, foi praticamente titular indiscutível durante toda a temporada 88/89, mas os seus desempenhos não foram suficientes para evitar a descida do clube à 2ª Divisão Nacional, terminando o campeonato colocado no 19º lugar da classificação.
.
(Jesus no Leixões SC na época de 1988/89)
.
(Jesus no Estadio do Mar)
.
(Jesus com a camisola do Leixões SC)
.
Em face da descida de Divisão do Leixões SC, Jesus optou por continuar a jogar no escalão maior do futebol português, transferindo-se assim para o Desportivo de Chaves. Para lá do Marão, ao serviço do Desportivo de Chaves, apareceu um Jesus cheio de categoria e apesar dos seus 34 anos idade, com as suas qualidades inacreditavelmente intactas. Fez uma época de sonho. Colectivamente o Desportivo de Chaves alcançou o 5º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1989/90, logo atrás do Vitoria que se classificaria na 4ª posição. Individualmente Jesus fez um magnífica temporada, de tal forma, que venceu o prémio Adidas, prémio instituído pelo Jornal A Bola que se destinava distinguir o jogador que durante a temporada foi considerado pelos seus jornalistas mais vezes “o melhor jogador em campo”.
.
(Equipa do Desportivo de Chaves na época de 1989/90)
.
Esta temporada realizada ao serviço do Desportivo de Chaves não passou despercebida ao responsáveis vitorianos, nem ao seu técnico Paulo Autuori, que logo o escolheu para substituir o Guarda-redes Neno que entretanto havia regressado ao Benfica. Retorna assim a Guimarães na época de 1990/91 e afirma-se novamente o titular da baliza do Vitoria apesar dos 35 anos de idade. Esta temporada em Guimarães foi pautada pela mediania, acabando o Vitoria classificado na 9ª posição. Seguem-se mais duas temporadas na cidade berço (1991/92 e 1992/93) nas quais foi titular, mas já não da forma indiscutível que havia sido até então, dividindo com Madureira a camisola n.º 1 do Vitoria. Em 1991/92 é treinado pelo técnico João Alves, alcançando o Vitoria mais um classificação para as provas internacionais e no seu ultimo ano reencontra o treinador brasileiro Marinho Peres. Deixa Guimarães em 1993, completando assim o segundo ciclo como Guarda-redes do Vitoria e capitão de equipa, totalizando as já mencionadas 10 temporadas com o Rei D. Afonso Henriques ao peito.
.
(Jesus)
.
(Plantel do Vitoria na época de 1990/91)
.
(Jesus)
.
(Plantel do Vitoria na temporada de 1991/92)
.
(Jesus na época de 1991/92)
.
(Equipa do Vitoria na época de 1991/92)
.
(Jesus)
.
(Jesus)
.
(Plantel do Vitoria na época de 1992/93)
.
(Jesus)
.
(Equipa do Vitoria em 1992/93)
.
(Jesus no seu "habitat" natural)
.
Apesar da idade, decide continuar a jogar futebol, e aceita o convite para regressar à transmontana cidade de Chaves e defender a baliza do Desportivo agora a disputar a 2ª Divisão de Honra. O Chaves tentava o regresso à principal liga portuguesa e escolheu Jesus para ser o seu Guarda-redes principal. De todo modo, Jesus foi titular praticamente durante toda a época com de 1993/94. Mas seria essa a época em Jesus penduraria as suas luvas de Guarda-redes e abraçaria a carreira de treinador de futebol.

O Campeonato não estava decidido, mas o Desportivo de Chaves estava longe dos lugares de subida. Os dirigentes do Desportivo de Chaves decidem demitir o seu técnico Carlos Garcia e desafiam Jesus a assumir o comando técnico da equipa ate encontrar uma solução para o cargo. Contudo, com António Jesus como treinador a equipa flaviense vai melhorando significativamente o seu desempenho, de tal modo que fica sendo o seu técnico até final da temporada. E consegue resultados imediatos. Fruto de uma brilhante evolução o Desportivo de Chaves classifica-se na 3ª posição na Divisão de Honra e ascende assim à primeira Liga portuguesa. Estava encontrado um novo treinador para o futebol português.
.
(Desportivo de Chaves em 1993/94)
.
(Antonio Jesus já como técnico do Desportivo de Chaves)
.
Naturalmente, é António Jesus o escolhido para comandar o Desportivo de Chaves na época 1994/95 na 1ª Liga Nacional. O Chaves é a sensação no início dessa temporada, de tal modo que chega a ser apontado pelos especialistas desportivos como um forte candidato à Europa. No entanto, a equipa flaviense não era assim tão capaz e como tal foi paulatinamente baixando de rendimento. Inacreditavelmente, após uma derrota em Faro, contra o Sporting Farense, por duas bolas a zero, a direcção do Desportivo de Chaves decide demitir o seu treinador substituindo-o pelo técnico Vítor Urbano. Duro golpe, mas António Jesus não desiste e sai de cabeça erguida.
.
(Plantel do Desportivo de Chaves em 1994/95 treinado por António Jesus)
.
Na época seguinte, o Paços Ferreira na Divisão de Honra aposta em António Jesus para seu treinador principal. António Jesus abraça o projecto do clube da capital do móvel, e curiosamente constitui a sua equipa técnica com o adjunto João Costeado, seu companheiro de muitos anos no Vitoria, e José Gomes como preparador físico, actualmente técnico principal de futebol, ex-preparador físico do Benfica e técnico no Paços Ferreira, Desp. Aves e União de Leiria

Na época 1995/96, sua primeira época como treinador do Paços de Ferreira, alcança o 5º lugar no campeonato da 2ª Divisão de Honra, ficando às portas da subida à 1ª Liga. Por esse motivo, os dirigentes pacences renovam a aposta e a confiança em António Jesus como seu treinador para a nova época, contudo os maus resultados ditam a sua demissão a meio da prova. A título de curiosidade refira-se que António Jesus treinou José Mota (actual técnico do Paços de Ferreira) ainda como jogador, e é responsável pelo lançamento de Carlos Carneiro, jogador que anos mais tarde veio a representar o Vitoria.
.
(António Jesus como técnico do Paços de Ferreira)
.
(António Jesus novamente como técnico do Paços de Ferreira)
.
Ainda no decurso da temporada de 1995/96, após deixar o Paços de Ferreira, António Jesus teve pouco tempo na situação de desempregado, aceitando o convite para treinar o Sporting da Covilhã na 2ª Divisão de Honra, com o objectivo quase impossível de evitar a descida de Divisão. O desempenho da formação serrana melhora mas de forma incapaz de evitar a descida à 2ª Divisão B. Apesar desse desiderato, os responsáveis do Sporting da Covilhã apercebem-se das dificuldades da equipa e louvam o trabalho de António Jesus, mantendo-o no cargo de treinador para a temporada seguinte.

As épocas 1997/98 e 1998/99 são passadas como treinador do Sporting da Covilhã, com um plantel de muita gente jovem, mas tendo sempre como objectivo o regresso do clube serrano à 2ª Divisão de Honra. Na primeira época fica as portas da subida, quedando-se pelo 2º lugar da Zona Centro do Campeonato Nacional da 2ª Divisão B, mas na temporada seguinte alcança o 1º lugar naquela zona e sagra-se Campeão Nacional. A época 1998/99 é o ano que marca o primeiro titulo nacional alcançado como técnico. Com tão brilhante resultado é lógica a manutenção da aposta em António Jesus como técnico do Sporting da Covilhã, agora novamente a disputar a 2ª Divisão de Honra. Contudo, os maus resultados acompanham a equipa e em Março de 2000 é despedido do cargo.
.
(António Jesus como técnico do Sporting da Covilhã)
.
Do Sporting da Covilhã seguiu-se o Estarreja e o Sporting de Espinho, até que em 2004 é convidado pelo Prof. Manuel Machado para integrar a sua equipa técnica, como treinador de Guarda-redes, que vai orientar o Vitoria de Guimarães para a temporada 2004/05. O Prof. Manuel Machado é o treinador escolhido pelo recém eleito Presidente do Vitoria - Vítor Magalhães - para comandar a equipa de futebol profissional. É pois, por esta via, que Jesus regressa à cidade onde mais êxitos e certamente melhores recordações tem da sua carreira de jogador de futebol. No final da temporada, apesar do clube alcançar uma classificação que lhe permite o acesso à Uefa, o Prof. Manuel Machado acaba por não continuar à frente da equipa técnica e com a sua saída dá-se também o abandono de António Jesus a Guimarães.
.
(Plantel do Vitoria na época de 2004/05 em que António Jesus era treinador adjunto)
.
(Novamente o plantel do Vitória de 2004/05 com António Jesus a treinador Adjunto)
.
NA temporada de 2005/06 António Jesus prossegue a sua carreira como treinador principal, mas desta vez assume um clube a militar na 3ª Divisão Nacional, precisamente o Lusitânia dos Açores. Brilhantemente consegue alcançar a subida à 2ª Divisão B com ao leme do clube açoreano. Contudo, pese embora a grande temporada realizada António Jesus não permanece no comando técnico do Lusitânia dos Açores, abandonando as ilhas e regressando ao continente.
.
(António Jesus)
.
Actualmente é o treinador da equipa principal do Benfica de Castelo Branco que presentemente milita na 3ª Divisão Nacional série D.
.
(António Jesus)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Marino Peres deveria gostar de ver este post, tendo em conta a entrevista dele à AVS.
E já agora, que grande trabalho está a fazer Jesus no seu clube, da zona de despromoção para a luta pela subida. Excelente no mínimo. E que saudades de Jesus, na nossa baliza...
 
Vimaranes esta semana saiu grande entrevista com o Jesus no semanário desportivo da Beira Baixa (Tribuna Desportiva). Vou-te enviar isso
 
Cantona, obrigado pela gentileza.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter