Glórias do Passado: Estádio Municipal de São Luís

 

Estádio Municipal de São Luís


O Estádio Municipal de São Luís situa-se na cidade de Faro e foi ao longo dos anos o palco de jogos do principal clube daquela cidade algarvia o Sporting Clube Farense bem como uma das principais infraestruturais desportivas daquela região do país.

Aquele recinto foi mandado edificar em 1922, curiosamente ano do nascimento do Vitoria Sport Clube, por um emigrante português radicado nos Estados Unidos da América de seu nome Manuel Santo. É precisamente do nome do impulsionador do projecto que nasce o primeiro nome atribuído ao Estádio Municipal de São Luís, já que nos seus primórdios, aquele recinto de jogos era apelidado de Santo Stadium.
.
.
O Santo Stadium, hoje denominado por Estádio de São Luís, foi construído junto à Igreja de São Luís, na cidade de Faro, e desde logo dotado de infra-estruturas e comodidades invulgares para aquele época, destinadas a bem servir o publico como várias modalidades desportivas.
.
.
Foi inaugurado em Maio ou Junho de 1923, data a partir da qual o Sporting Clube Farense, começou a utilizar aquele complexo desportivo como arrendatário.
.

.
A partir do ano de 1930, o Santo Stadium passa a designar-se de Campo de São Luís, em substituição da anterior designação, passando, definitivamente a ser intitulado por Estádio Municipal de São Luís após a aquisição daquele espaço pela Câmara Municipal de Faro.
. .
Aquele complexo desportivo da cidade algarvia ficou, a partir de 1960, dotado de iluminação artificial, em 1971 é substituído o pelado por uma superfície relvada.

Estádio Municipal de São Luís, foi um dos palcos do Campeonato do Mundo de Juniores realizado em Portugal no ano de 1991, sofrendo por via disso, diversas obras de ampliação e remodelação naquela altura, e em 1997 passou a ser composto de uma nova bancada lateral descoberta, com maior capacidade, em substituição do antigo peão.
.
.
Foi palco de inúmeros jogos das principais competições portuguesas, bem como alguns jogos de futebol internacionais, quer de selecções, quer de clubes, nas épocas em que o Sporting Clube Farense estava na alta roda do futebol luso. Actualmente, fruto da construção do novo Estádio do Algarve, bem como do quase desaparecimento do Sporting Clube de Farense, em face das inúmeras dificuldades financeiras, aquele espaço estará por certo condenado a desaparecer em alguns anos.
..
Para o Vitoria Sport Clube que ali jogou mais de duas dezenas de vezes, nunca foi um estádio muito simpático. Em 23 jogos para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, terá vencido o Sporting Clube Farense, em sua casa, em apenas 7 ocasiões, perdido 13 jogos, e empatado em 3 ocasiões.
.

.
A maior goleada conseguida pelo Vitoria Sport Clube no Estádio Municipal de São Luís, aconteceu na época de 1986/87, quando os vimaranenses derrotaram o Sporting Clube Farense por 1-4, com os golos do Vitória a ser apontados por Ademir, Adão, Ndinga e Paulinho Cascavel, e o golo dos algarvios a ser apontado por César.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter