Glórias do Passado: Ginásio Clube de Alcobaça

 

Ginásio Clube de Alcobaça



O Ginásio Clube de Alcobaça, como a própria denominação indica, está sedeado na cidade de Alcobaça, no distrito de Leiria, e foi fundado em 1 de Junho do ano de 1946. As suas cores principais são o azul e branco. Consta do seu palmarés 7 títulos de Campeão Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Leiria (em 1946/47, 1950/51, 1953/54, 1955/56, 1957/58, 1958/59 e 1971/72), 3 títulos de Campeão de Distrital da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Leiria (1992/93, 1995/96 e 2000/01) e finalmente 1 titulo de vencedor da Taça do Distrito de Leiria em 1971/72, alem de vários títulos regionais conquistados pelas camadas jovens do clube.

Contam ainda com 14 participações na 2ª Divisão Nacional ou agora denominada de 2ª Divisão B e 34 participações no Campeonato Nacional da 3ª Divisão.

Todavia, o ponto alto da história do GC Alcobaça é a subida à principal divisão do futebol português, quando disputou o Campeonato da 1ª Divisão na temporada de 1982/83, após ter vencido a Zona Centro do Campeonato Nacional da 2ª Divisão na época anterior sob o comando técnico do treinador Dinis Vital.

Nessa altura, era presidente da Direcção do GC Alcobaça o conhecido Guerra Madaleno, que por várias vezes foi candidato, sem sucesso, à presidência da Direcção do SL Benfica.

A única participação do GC Alcobaça na 1ª Divisão Nacional na temporada de 1982/83 não foi, porem, brilhante, dado que, na verdade, acabou por ser novamente relegado no final da prova ao escalão secundário, e a partir dai caiu em queda livre até aos distritais.

Na época de 1982/83, o GC Alcobaça terminaria a prova classificado na última posição da tabela, contabilizando, somente 15 pontos em 30 jogos disputados, correspondentes a 4 vitórias, 7 empates e 19 derrotas. Ao longo da prova sofreram 56 golos e apontaram apenas 20.

O Plantel do GC Alcobaça naquela temporada era constituído pelos guarda-redes Jorge e Domingos; e como jogadores de campo: João Cabral, Nelito, Cavungi, Russo, Luís Cláudio, Américo, Corinto, Modas, Germano, Raul Neto, Alfredo, Lelo, Romão, Jorge Oliveira, José Rui, Teixeira, Boavida, Varela e Duarte.
.
(Plantel do Ginásio Clube de Alcobaça na temporada de 1982/83)
.
A equipa principal e mais utilizada naquela temporada era a seguinte: Domingos; Modas, Alfredo, Russo e Varela; Jorge Oliveira, José Romão, Lelo e Cavungi; João Cabral e Nelito. Nesta equipa, destaco desde já 3 nomes: Alfredo, Romão e Cavungi.
.
(Equipa do Ginásio Clube de Alcobaça época de 1982/83)

O Alfredo, trata-se, efectivamente de Alfredo da Costa Silva Guimarães, que nasceu a 11 de Abril de 1954 na cidade de Guimarães. Vimaranense de gema, Alfredo era um defesa jogou várias épocas com a camisola do Vitoria, não só nos escalões de formação, como na principal equipa vitoriana.
.
(Alfredo com a camisola azul do GC Alcobaça em 1982/83)
.

O Romão, é na verdade, José Pratas Romão, alentejano, nascido a 13 de Abril de 1954, meio campista que jogou no Vitoria Sport Clube nos inícios da década de 70. Actualmente, José Romão é treinador de futebol tendo treinado ao longo da sua carreira várias equipas da 1ª Divisão do futebol português.
.
(José Romão no GC Alcobaça em 1982/83)
.
Cavungi era a estrela da companhia do GC Alcobaça. Tratava-se de um angolano, médio de ataque de muita qualidade que jogou várias temporadas nos principais palcos do futebol português. Jogou, por exemplo, alem do GC Alcobaça no SL Benfica e no SC Braga.
.
(Cavungi, num campo pelado no GC Alcobaça em 1982/83)
.
A formação do GC Alcobaça disputa os seus jogos na condição de visitado no Estádio Municipal de Alcobaça, na altura que este clube jogou na 1ª Divisão, era um campo pelado, com capacidade para 15.000 lugares e com iluminação artificial para treinos. Hoje, aquele espaço está dotado de um relvado de qualidade e de uma pista de atletismo em tartan.
.
(Estádio Municipal de Alcobaça em 1983)

(Estádio Municipal de Alcobaça nos dias de hoje)
.
Na temporada de 1982/83 o GC Alcobaça perdeu os dois jogos que disputou contra o Vitoria Sport Clube no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, ambos pelo mesmo resultado: 1-0. Na 1ª volta o jogo foi no Estádio Municipal de Guimarães. O jogo da 2ª volta, penúltima jornada do campeonato, disputado no Estádio Municipal de Alcobaça, fica de certa forma ligado á história do Vitoria. É que nessa temporada o Vitoria, treinado pelo jovem Manuel José, estava na luta pelo acesso às competições europeias com o Boavista FC. Uma vitória naquele jogo em Alcobaça significava obtenção, desde logo, do carimbo necessário na conquista do 4º lugar no campeonato.

Foram por isso vários os vitorianos que acompanharam a equipa até Alcobaça naquele jogo decisivo que viria a correr de feição, com a equipa do Vitoria a levar de vencida o GC Alcobaça pela margem mínima de 0-1, mas suficiente para conquistar o 4º lugar no Campeonato Nacional e assim regressar às competições europeias.
.

Autor: Alberto de Castro Abreu

boa noite so queria dizer aqui uma coisa o ano em que o alcobaça teve mais protagonismo foi na epoca 1981/82 e nem uma foto tem dessa epoca!
 
Caro Anónimo:

Realmente nem uma foto tenho sobre a época de 1981/82 do Alcobaça. Talvez você tenha uma. Fico a aguardar o seu envio para o seguinte email: gloriasdopassado@gmail.com
 
só é pena se terem esquecido que o ginasio ja exestio.
agora como é da camera de alcobaça MORREU.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter